A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NEOPOSITIVISMO V Carnap:.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NEOPOSITIVISMO V Carnap:."— Transcrição da apresentação:

1 NEOPOSITIVISMO V Carnap:

2 Carnap: Carnap E A Linguagem Fisicalista Como Linguagem Universal Da Ciência: Os dois núcleos do fisicalismo em Neurath: A concepção da linguagem como fato físico (concepção que prescindia da questão da linguagem como projeção do mundo); A exigência da ciência unificada em bases fisicalistas; Para lembrar: Doutrina neopositivista, segundo a qual a linguagem da física é, de direito, a linguagem de toda a ciência.

3 Carnap: Aceitou a tese da universalidade da língua fisicalista;
Porém, sem insistir na redução da linguagem a fato físico e sem rejeitar a função simbólica dos sinais. Escreve Carnap: “Nós, nas discussões do Circulo de Viena, chagamos à concepção de que a linguagem física é a linguagem-básica de toda a ciência, uma linguagem universal que abrange os conteúdos de qualquer outra linguagem científica”.

4 Para Carnap, o Fisicalismo é tese lógica, que não fala de coisas, mas de palavras.
Mas de que coisas falam essas palavras? Como podemos determinar a relação linguagem-realidade? Schlick lembrava que não se podia conformar com a proposta dos convencionalistas de considerar válida toda linguagem não-contraditória: Dizia ele: “uma linguagem não-contraditória não é suficiente para explicar a ciência: até uma fábula bem elaborada pode ser não-contraditória sem que por isso possa ser considerada científica”.

5 Crítica elaborada por Russell:
“Os convencionalistas pareciam se esquecer de que o objetivo das palavras é o de se ocupar de coisas diferentes das palavras. Para eles, é como se a ciência fosse mais ou menos como uma fábula bem estruturada: tratar-se-ia sempre de jogos de palavras. Schlick, porém, insiste no fato de que a ciência é um jogo de sinais, sim, mas um jogo que é jogado no tabuleiro da natureza. Os convencionalistas, parecem dizer no princípio era o verbo, enquanto Schlick queria afirmar que no princípio era aquilo que o verbo significa”.

6 Definição de fisicalismo
No positivismo lógico, especialmente para Rudolf Carnasp ( ), teoria segundo a qual os diversos campos do conhecimento, inclusive as chamadas ciências humanas, devem elevar a física à condição de um paradigma científico universal, supondo que todos os aspectos da realidade, inclusive estados mentais e afetivos, somente adquirem plena compreensibilidade e concretude se analisados como realidades físicas. Para lembrar: fisicalismo ou fisicismo Doutrina neopositivista, segundo a qual a linguagem da física é, de direito, a linguagem de toda a ciência.


Carregar ppt "NEOPOSITIVISMO V Carnap:."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google