A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A prokaryotic alternative oxidase present in the bacterium Novosphingobium aromaticivorans Pal Stenmark, Par Nordlund FEBS Letters 552 (2003) 189-192.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A prokaryotic alternative oxidase present in the bacterium Novosphingobium aromaticivorans Pal Stenmark, Par Nordlund FEBS Letters 552 (2003) 189-192."— Transcrição da apresentação:

1 A prokaryotic alternative oxidase present in the bacterium Novosphingobium aromaticivorans Pal Stenmark, Par Nordlund FEBS Letters 552 (2003) 189-192

2 Introdução A AOX Ocorrência: Todas as plantas superiores, alguns fungos, tripanossomas e na bactéria N. Aromaticivorans. Funções: Transferir diretamente elétrons da ubiquinona reduzida para o oxigênio; Em algumas plantas volatilizar aminas para atrair polinizadores; Evitar formação de ROS, pelo acumulo de ubiquinona reduzida quando a via principal estiver bloqueada, ou quando a carga energética estiver alta; Plasticidade metabólica, balanceando o metabolismo de carbono e o transporte de elétrons.

3 Introdução

4 Regulação:

5 Introdução Regulação: Em plantas, a enzima é homodimérica e tem sua atividade aumentada pela redução das pontes dissulfeto entre as sub-unidades; É também estimulada por α-ceto ácidos, especialmente o piruvato, o qual reage com grupos sulfidrilas da porção N-terminal da proteína; Em fungos, a enzima é monomérica e não é estimulada por α-ceto ácidos, porém é estimulada por ADP, AMP e GMP.

6 Introdução Regulação:

7 Introdução

8 Materiais e Métodos Clonagem e expressão: A AOX de N. aromaticivorans (NaAOX) foi clonada no plasmídio pUNI-10, originando o vetor pUNI-NaAOX. pUNI-NaAOX foi então recombinado com o vetor de alto nível de expressão pHB-MALc2X e e ao de baixa expressão pHB-MALc2M, originando os vetores de expressão pNaAOX-C2X e pNaAOX-C2M, ambos com proteína de fusão MPB Ensaio de complementação: Bactérias E.coli heme-deficientes (SASX41B) foram transformadas pelos vetores de expressão e induzidas por IPTG.

9 Materiais e Métodos Regulação da NaAOX em N. aromaticivorans A expressão da NaAOX foi medida por Western blot, usando um anticorpo para a AOX de S. guttatum Foram analisadas culturas de N.aromaticivorans em meios com glicose ou lactose, com e sem agitação para modular diferentes níveis de oxigênio

10 Resultados e Discussão Atteia, A et al. 2003

11 Resultados e Discussão A NaAOX possui 229 aminoácidos; Possui 58% de similaridade com a AOX de A. thaliana, não incluindo ~134 aminoácidos na porção N-terminal; Não possui a cisteína regulatória; Pelo tamanho reduzido, deve possuir os atributos mínimos para uma AOX funcional.

12 Resultados e Discussão Aparentemente a indução da construção de alto nível de expressão por IPTG levou ao estresse das células, impedindo a formação de colônias; Bactérias portando essa construção expressaram a NaAOX em altos níveis quando induzidas em meio LB líquido.

13 Resultados e Discussão

14

15 Durante o ciclo de vida, a bactéria é exposta a condições nas quais as oxidases normais são inibidas; Juntamente com o o Complexo I, a AOX possibilitaria o bombeamento de prótons quando tais oxidases estivessem inibidas; O aumento dos níveis da NaAOX em condições de baixa concentração de oxigênio, indica que a proteína não atua simplesmente na eliminação do excesso de oxigênio celular;

16 Resultado e Discussão Como N. aromaticivorans utiliza muitos compostos como fonte de carbono e energia e a glicose possui maior energia do que a lactose, a NaAOX deve atuar balanceando o metabolismo de carbono e o transporte de elétrons; A alta similaridade entre a AOX de N. aromaticivorans e a de plantas é um forte indício que o gene tenha sido adquirido diretamente de plantas por transferência horizontal; Outro indicio forte de transferência horizontal é a existência de espécies do gênero Novosphingobium que têm plantas como habitat.


Carregar ppt "A prokaryotic alternative oxidase present in the bacterium Novosphingobium aromaticivorans Pal Stenmark, Par Nordlund FEBS Letters 552 (2003) 189-192."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google