A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientações Básicas para a execução do Projeto da Disciplina de Desenvolvimento de Alimentos Para Fins Especiais Profa. Cláudia Câmara Faculdade Católica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientações Básicas para a execução do Projeto da Disciplina de Desenvolvimento de Alimentos Para Fins Especiais Profa. Cláudia Câmara Faculdade Católica."— Transcrição da apresentação:

1 Orientações Básicas para a execução do Projeto da Disciplina de Desenvolvimento de Alimentos Para Fins Especiais Profa. Cláudia Câmara Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo Curso de Nutrição

2 Passo a Passo 1° passo - Formação do grupo
2° passo – Escolha do tema geral 3° passo – Revisão bibliográfica (legislação, pesquisas atuais) 4° passo – Elaboração do projeto 5° passo – Apresentação do projeto 6° passo – Desenvolvimento 7° passo – Análise e discussão dos resultados 8° passo – Apresentação do relatório final

3 Etapas do Trabalho PRÉ PROJETO IDEIA X VIABILIDADE EMBASAMENTO TEÓRICO
DELINEAMENTO EXPERIMENTAL PROJETO DESENVOLVIMENTO EXECUÇÃO AJUSTES RELATÓRIO FINAL AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS

4 Elementos do Pré Projeto
Capa, Folha de Rosto e Sumário Apresentação da Proposta Categoria Público alvo Justificativa (respaldo legal) Objetivos: gerais e específicos Parâmetros e restrições legais Análise de Viabilidade Insumos Processo custo Referências Bibliográficas Anexos (opcional)

5 Elaboração do Pré-Projeto
Análise de viabilidade técnica e financeira Viabilidade técnica Equipamentos; Infra-estrutura; Fornecedores de matérias-primas e insumos. Viabilidade financeira Levantamento do custo do projeto.

6 Elementos do Projeto Capa, Folha de Rosto e Sumário
Introdução (proposta + justificativa) Objetivos: gerais e específicos Revisão da literatura Metodologia Formulação inicial Delineamento Experimental Análise Sensorial Estimativa de Custo Cronograma Referências Bibliográficas Anexos

7 Elaboração do Projeto Introdução Objetivos: finalidade do projeto
Problema central do trabalho; Diagnóstico da situação atual; Justificativa / relevância do tema. Objetivos: finalidade do projeto Geral Específicos Revisão da Literatura Revisão teórica sobre os temas principais do trabalho

8 Elaboração do projeto Metodologia Tipo de estudo/pesquisa
Local de estudo/cenário Métodos e técnicas necessárias para alcance do objetivo proposto. Formulação original Tecnologia de fabricação Fluxograma do processo Padronização Análise sensorial Critérios para seleção e padronização da formulação Tipo de teste para avaliação sensorial (teste, parâmetro, escala, formulário) e teste de aceitação (critérios).

9 Algumas orientações básicas
Um texto científico deve ser completo em si mesmo. Portanto nunca escreva de forma que sua presença deva ser sempre necessária para explicar ao leitor o que é que você quis dizer com aquilo que você disse.

10 Algumas orientações básicas
O uso da primeira pessoa tem sido proibido no texto científico, em especial quando o pesquisador não tem renome. O uso da linguagem impessoal é recomendável sempre. Evitar o uso da terceira pessoa. Exemplos: Pode-se em vez de podemos; Foi realizado em vez de realizamos.

11 Citações Citação é uma menção no texto, de uma informação colhida em outra fonte. A citação pode ser: Transcrição: define-se como uma transposição ipsis litteris ( tal e qual) do conteúdo da fonte pesquisada; Paráfrase: consiste numa citação livre do texto. Trata-se de uma mescla do pensamento do autor com o pensamento do investigador.

12 Citação Direta A citação é direta quando reproduzem uma fonte original. Ex.: Para Salomão (1977, p.10) “a escolha específica do assunto deve ser uma deliberação de considerável antecedência em relação a data-limite para execução do trabalho.”

13 Citação Indireta Citação é indireta quando reproduzimos informações de uma fonte intermediária. Neste caso trata-se de uma citação de citação. Ex.: Para Salomão (apud RAUEN, 2002, p. 91) “a escolha específica do assunto deve ser uma deliberação de considerável antecedência a data-limite para execução do trabalho”.

14 Referências Bibliográficas
Chama-se referenciação o trabalho de identificação dos elementos relevantes das fontes de informação utilizadas pelo pesquisador. Por meio da referenciação, o leitor deve ser capaz de encontrar a obra consultada pelo pesquisador. A referenciação deve seguir as normas da Católica que tem como referência a ABNT.


Carregar ppt "Orientações Básicas para a execução do Projeto da Disciplina de Desenvolvimento de Alimentos Para Fins Especiais Profa. Cláudia Câmara Faculdade Católica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google