A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PARA UMA ESCOLA SOCIOCOGNITIVA Mª Fátima Pires – DESTREZAS DE PENSAMENTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PARA UMA ESCOLA SOCIOCOGNITIVA Mª Fátima Pires – DESTREZAS DE PENSAMENTO."— Transcrição da apresentação:

1 PARA UMA ESCOLA SOCIOCOGNITIVA Mª Fátima Pires – ami_taf@hotmail.com DESTREZAS DE PENSAMENTO

2 2. A COMPARAÇÃO COMPARAR É UMA DESTREZA DE PENSAMENTO, QUE CONSISTE EM IDENTIFICAR E ARTICULAR AS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ESSENCIAIS ENTRE DUAS OU MAIS ENTIDADES, PARA ALCANÇAR UM PROPÓSITO ESPECÍFICO.

3 POR QUE É IMPORTANTE ENSINAR A COMPARAR? É condição para estabelecer relações, que levam ao pensamento abstracto Quem não utiliza a comparação, percebe as entidades ou conhecimentos de modo separado, SEM RELAÇÃO SIGNIFICATIVA, tornando a aprendizagem um acto repetitivo, desligado, portanto será um desenvolvimento superficial.

4 PRINCIPAIS ERROS AO COMPARAR 1. Exploração pouco sistemática e profunda dos dados. Início rápido e impreciso. 2. Poucas semelhanças e diferenças: as mais evidentes e superficiais. 3. Dificuldade em estabelecer a categoria e completar as características em relação a ela. 4. A comparação estabelecida NÃO está de acordo com um propósito. 5. Pouca flexibilidade para mudar de categorias, quando o propósito assim o requer. 6. Inexistência ou pobreza das conclusões. 7. Tendência a que as conclusões não se apoiem nas categorias preestabelecidas.

5 PASSOS A SEGUIR PARA O ENSINO EXPLÍCITO DA COMPARAÇÃO 1. Precisar o conceito de comparação. O que é? 2. Identificar os elementos (conteúdo de ensino) que se vão comparar. 3. Estabelecer um propósito. 4. Identificar as semelhanças de acordo com categorias ou critérios. 5. Estabelecer as diferenças, segundo as categorias ou critérios. 6. Tirar conclusões.

6 COMPARAÇÃO - OFICINA DE APLICAÇÃO OBJECTIVO: “Aprofundar no conhecimento do pensamento crítico e criativo, através do processo mental da comparação”. “Aprofundar no conhecimento do pensamento crítico e criativo, através do processo mental da comparação”.

7 ENSINO EXPLÍCITO da COMPARAÇÃO Actividade 1: Para iniciar o ensino explícito de qualquer processo mental é necessário esclarecer o conceito, neste caso, o de comparação. Para iniciar o ensino explícito de qualquer processo mental é necessário esclarecer o conceito, neste caso, o de comparação.

8 ENSINO EXPLÍCITO da COMPARAÇÃO * Rever o que entendemos por comparação. - Peça aos alunos que anotem num papel o que entendem por comparar – Que é a COMPARAÇÃO? - Peça aos alunos que anotem num papel o que entendem por comparar – Que é a COMPARAÇÃO? Dê tempo para reflectirem sobre o que sabem sobre o assunto e, a seguir, partilhar no grupo - turma, Dê tempo para reflectirem sobre o que sabem sobre o assunto e, a seguir, partilhar no grupo - turma, construindo, colectivamente o conceito. Actividade 2: - Distribua um ( - Distribua um ORGANIZADOR GRÁFICO que será preenchido, segundos as instruções. (ORGANIZADORES GRÁFICOS ajudam a ordenar a informação, de modo a permitir destacar o mais importante e identificando as relações existentes).

9 ENSINO EXPLÍCITO da COMPARAÇÃO A COMPARAÇÃO: organizador Gráfico PROPÓSITO:_____________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ EMQUE SE PARECEM ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________

10 EM QUE SE DIFERENCIAM Em relação a: Conclusão:

11 ENSINO EXPLÍCITO da COMPARAÇÃO Actividade 3: Identifique os elementos a comparar Defina com os alunos os elementos a comparar com o fim, neste caso, previamente definido pelo docente Pensamento críticoPensamento criativo Propósito: aprofundar o conhecimento sobre pensamento crítico e criativo, através do processo mental de comparação

12 ENSINO EXPLÍCITO da COMPARAÇÃO Actividade 4: Actividade 4: A comparação é uma destreza de aprofundamento e ampliação do conhecimento Para aprofundar e ampliar o conhecimento, o aluno tem que dispor de informação suplementar e integrá-la nos conhecimentos prévios, utilizando o processo mental da comparação. - -Forneça aos alunos informação complementar sobre o tema. - -Dê tempo para ser lida e, de seguida, aplique o processo de comparação, como segue:

13 ENSINO EXPLÍCITO da COMPARAÇÃO Actividade 5: Estabeleça as semelhanças, desafiando o pensamento para além do evidente Trata-se de desafiar o próprio pensamento e o dos alunos, a fim de conseguir o maior nº possível de semelhanças, indo além do óbvio, a partir da informação. - -Peça aos alunos que o façam individualmente, utilizando o organizador gráfico, para dar lugar à criatividade pessoal. - -Realize um plenário, completando o trabalho - -Levante questões chave, para lhes desafiar o pensamento: - Que outras semelhanças encontra? - Pertencem todas à mesma categoria? - Que outras categorias poderíamos encontrar? - Entendemos todos o mesmo por categoria?

14 ENSINO EXPLÍCITO da COMPARAÇÃO - Podem ser ensinados explicitamente - São características do bom pensamento - São hábitos mentais produtivos - Potenciam-se com a interacção social - São destrezas complexas que implicam subdestrezas - Partilham destrezas e apoiam-se mutuamente - Impregnam todo o nosso sentir e agir EM QUE SE PARECEM Como poderia ficar o exercício:

15 ENSINO EXPLÍCITO da COMPARAÇÃO Actividade 6 IDENTIFICAR AS DIFERENÇAS Estabelecem-se as diferenças, segundo os critérios ou atributos da comparação. Para tal, sugere-se: - -Apresente alguns critérios para estabelecer as diferenças e apoiar o ensino explícito (de início). - -Peça aos alunos que indiquem: outros critérios possíveis e completem-nos com as características; dê-lhes características e peça que descubram o critério comum

16 ENSINO EXPLÍCITO da COMPARAÇÃO Pensamento crítico - Avaliação da informação para saber em que acreditar e como agir. - Actividades centradas em: Análise, síntese, indução, dedução, abstracção. - Diminuir a impulsividade para favorecer a reflexão. EM RELAÇÃO A CONCEITO ACTIVIDADES CURRICULARES MODOS DE OPERAR ATITUDES VALORIZAÇÃO SOCIAL Outras categorias Pensamento criativo - Combinação de ideias de modo original, eficiente, fluído e flexível. - Actividades centradas em: fluidez, flexibilidade, associações inusuais. - Dar livre curso às ideias para ampliar alternativas. O exercício podia ficar assim: EM QUE SE DIFERENCIAM

17 ENSINO EXPLÍCITO da COMPARAÇÃO Importa saber que os critérios relevantes na comparação dependem do propósito estabelecido. Poderiam estabelecer-se outros, para verificar como os critérios podem variar. - -Apresente outros, comparando: Pensamento Crítico e Criativo: Avaliar o tipo de actividades educativas numa aula, que fomentem esses tipos de pensamento. Planificar actividades pedagógicas para desenvolver as destrezas do pensamento que se pretende Estabelecer um propósito Actividade 7:

18 ENSINO EXPLÍCITO da COMPARAÇÃO Finalmente deve terminar-se com uma conclusão, de acordo com o propósito estabelecido. -Peça aos alunos que identifiquem os elementos novos que adquiriram, através do exercício de comparação (aprofundamento dos P. Crítico e Criativo) e, a partir dessa informação, elabore uma conclusão, ex.: -“A educação actual fomenta mais o desenvolvimento de um pensamento crítico do que criativo”. Existem áreas profissionais que exigem como condição prévia o maior desenvolvimento de determinado tipo de pensamento, como a arquitectura… Actividade 8: Tirar uma conclusão

19 ENSINO EXPLÍCITO da COMPARAÇÃO Toda a aprendizagem deve incluir o processo de avaliação, como retro alimentação. Neste caso importa avaliar o aprofundamento alcançado e o nível de precisão e de consecução, no processo mental de comparação. Para o aprofundamento, o professor deve suscitar a utilização do conteúdo, ao longo do processo, desafiando o pensamento com perguntas ou outras estratégias, e estimular a auto- avaliação. - Exemplica-se: Actividade 9: Avaliação do processo de comparação, aprofundamento e ampliação do conhecimento

20 ENSINO EXPLÍCITO da COMPARAÇÃO Avaliação do uso da estratégia de comparação -Durante o trabalho, os alunos: Estabeleceram, claramente, os elementos a comparar?Estabeleceram, claramente, os elementos a comparar? Identificaram as características ou atributos dos elementos que se iam comparar?Identificaram as características ou atributos dos elementos que se iam comparar? Seleccionaram categorias apropriadas ou relevantes para comparar os elementos?Seleccionaram categorias apropriadas ou relevantes para comparar os elementos? Em que etapa do processo experimentaram maior dificuldade?Em que etapa do processo experimentaram maior dificuldade?

21 ENSINO EXPLÍCITO da COMPARAÇÃO Avaliação do aprofundamento do conteúdo Que aspectos do conhecimento se aprofundaram com esta comparação?Que aspectos do conhecimento se aprofundaram com esta comparação? Que aspectos novos da informação se perceberam através da comparação?Que aspectos novos da informação se perceberam através da comparação?

22 ENSINO EXPLÍCITO da COMPARAÇÃO 1. Considero que a minha capacidade para comparar é: 1.1 Pobre 1.2 Regular 1.3 Boa 1.4 Muito Boa Fundamentação da minha resposta:------------------------------- ------------------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------------------- 2. Quando posso utilizar a comparação?------------------------- ------------------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------------------- Auto-avaliação do aluno


Carregar ppt "PARA UMA ESCOLA SOCIOCOGNITIVA Mª Fátima Pires – DESTREZAS DE PENSAMENTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google