A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Karl Marx.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Karl Marx."— Transcrição da apresentação:

1 Karl Marx

2 Karl Marx (1818-1883) Nasceu em Trier, Alemanha.
Família de classe média. Formado em jornalismo. Chegou a dirigir agências jornalísticas.

3 Marx e o materialismo histórico
É considerada a corrente mais revolucionária do pensamento social tanto no campo teórico como no da ação política. Marx tinha por objetivo: Compreender o capitalismo. Propor ampla mudança política, econômica e social. Escrever “O Capital” para todos os homens.

4 A idéia de alienação A industrialização, a propriedade privada e o assalariamento separavam o trabalhador dos meios de produção, que se tornaram propriedade privada do capitalista. Separava também o trabalhador do fruto do seu trabalho, também propriedade do capitalista. Essa é a base da alienação econômica do homem sob o capital.

5 A idéia de alienação A alienação ocorre na política também:
Representatividade (liberalismo). O Estado representa a sociedade. Na sociedade de classe esse Estado representa apenas a classe dominante e age conforme o interesse desta. Uma vez alienado o homem só pode recuperar sua condição humana pela crítica radical ao sistema econômico, político e à filosofia que o excluíram da participação efetiva na vida social.

6 As classes sociais Liberalismo: por natureza, todos os homens são iguais política e juridicamente. Marx afirma que essa igualdade natural não existe. Afirma que as desigualdades são a base da formação das classes sociais.

7 As classes sociais As desigualdades eram provocadas pelas relações de produção do sistema capitalista (proprietário e não proprietário). As relações entre os homens se caracterizam por relações de: Oposição Antagonismo Exploração burguesia X proletariado Complementaridade Interdependência A história do homem é a história da luta de classes.

8 O salário Contrato entre capitalista e operário.
Compra da força de trabalho = salário O salário deve garantir a reprodução das condições de subsistência do trabalhador e sua família.

9 Trabalho, valor e lucro Trabalho = mercadoria.
Trabalho produz mercadoria. Valor da mercadoria = tempo de trabalho gasto na sua produção. Capitalista = obter lucro.

10 Materialismo histórico
Marx desenvolve um método de análise: o materialismo histórico. Parte do princípio de que a estrutura de uma sociedade qualquer reflete a forma como os homens organizam a produção social de bens.

11 Materialismo histórico
Essa produção engloba 2 fatores básicos: As forças produtivas constituem as condições materiais de toda produção (objetos – instrumentos – homem). Cada forma de organização das forças produtivas corresponde a uma determinada forma de relação de produção. As relações de produção são as formas pelas quais os homens se organizam para executar a atividade produtiva. Elas podem ser: cooperativista, escravista, capitalista...

12 Materialismo histórico
As forças de produção e as relações de produção são condições naturais de toda atividade produtiva que ocorre na sociedade. A forma pela qual ambas existem e são reproduzidas numa sociedade constitui o que Marx denominou modo de produção.

13 Materialismo histórico
O estudo do modo de produção é fundamental para compreender como se organiza e funciona uma sociedade. As relações de produção são consideradas as mais importantes relações sociais. Analisando a história Marx identificou modos de produção específicos.

14 Materialismo histórico
Cada qual com diferentes formas de organização. O modo de produção e as desigualdades criam as contradições básicas com o desenvolvimento das forças produtivas. Essas contradições se acirram até provocar um processo revolucionário, com derrocada do modo de produção vigente e a ascensão de outro.


Carregar ppt "Karl Marx."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google