A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CULTURA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CULTURA."— Transcrição da apresentação:

1 CULTURA

2 DEFINIÇÃO É o modo como indivíduos e comunidades respondem as suas necessidades e aos seus desejos simbólicos. A cultura engloba a língua que falamos, as ideias de um grupo, as crenças, os costumes, os códigos, as instituições, as ferramentas, as artes, a religião, a ciência, enfim, todas as esferas da atividade humana. Mesmo as necessidades básicas da espécie – como a reprodução e a alimentação – são realizadas de acordo com regras, usos e costumes de cada cultura particular.

3 Mas já que a arte é um dos modos de se atribuir significados ao mundo, precisamos examinar os tipos de arte presentes em nossa cultura:

4 ARTE ERUDITA implicar um esforço para captar o significado da existência humana; exigir do público uma mudança no modo de ver o mundo; incluir o desenvolvimento da linguagem artística; envolver o modo pessoal e insubstituível de o artista ver o mundo.

5 ARTE POPULAR OU FOLCLORE
ser anônima, isto é, a forma de sua apresentação é fruto de inúmeras colaborações ao longo do tempo, sem que haja um único autor; traduzir a visão de mundo e os sentimentos coletivos do grupo no qual tem sua origem, ou seja, o conteúdo da experiência expressa na arte folclórica é comum a toda uma coletividade; desenvolver-se dentro de convenções fixas; ter como público o próprio grupo que a criou e que, em geral, é composto pelos habitantes rurais e de pequenos vilarejos; não ser inspirada nem influenciada por modas.

6 TRABALHO: ARTESÃO x ARTISTA

7 ARTESÃO o artesão confecciona;
na produção está presente a repetição de padrões tradicionais; certeza exata do tipo de produto que terá ao final de seu trabalho; confecção voltada para determinada forma e tamanho; decoração típica da região.

8 ARTISTA o artista cria; não tem uma receita ou um modelo a seguir;
não se tem a certeza do resultado final da obra; é presente a invenção e a inovação no processo de criação; a criação sofre uma grande influência das técnicas e do estilo do artista, sendo sua marca inconfundível.

9 CULTURA DE MASSA ser produzida por um grupo de profissionais que pertence a uma classe social diferente daquela do público a que se destina; ser dirigida pela demanda, passando, portanto, por modismos; ser feita para um público sem muita informação estética e mais passivo; o “povo”, nesse caso, é só o alvo da produção, não sua origem; visar ao divertimento como meio de passar tempo.

10 ENTRETENIMENTO x LAZER
A diferenciação entre entretenimento e lazer feita pela filósofa Hannah Arendt (1906 – 1975) é importante para que nos situemos diante da obra de arte e dos produtos da indústria cultural.

11 ENTRETENIMENTO dá-se no consumo de produtos que são repetitivos em sua forma ou seu conteúdo, que não trazem novas informações e que, principalmente, não causam o efeito de estranhamento; eles ajudam a manter o mundo e as pessoas como elas já são, não oferecendo oportunidades para reflexão, para mudanças; a autora coloca, ainda, o entretenimento como uma necessidade do ciclo biológico de vida.

12 LAZER que constituem o tempo livre de obrigações profissionais, familiares, políticas, sociais etc., é para ser usado como cada um quiser, visando sua auto-realização, em atividades que ajudem o indivíduo a descobrir quem é, a desenvolver seu potencial criativo, imaginativo, sua capacidade de criar novos significados para sua vida e para o mundo;

13 o desenvolvimento da compreensão de qualquer linguagem artística, bem como a prática da criação ou do consumo da arte, de modo não utilitário e visando o prazer pessoal como um fim em si, só pode se dar como lazer;

14 segundo Hannah Arendt, são bens de consumo, destinados a se consumirem no uso, exatamente como quaisquer outros bens de consumo.


Carregar ppt "CULTURA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google