A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientações para a Renovação da Matrícula 1. Obrigatoriedade da Renovação da Matrícula 2. Etapas da Matrícula 3. Calendário 4. Critérios para o “Ranking”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientações para a Renovação da Matrícula 1. Obrigatoriedade da Renovação da Matrícula 2. Etapas da Matrícula 3. Calendário 4. Critérios para o “Ranking”"— Transcrição da apresentação:

1 Orientações para a Renovação da Matrícula 1. Obrigatoriedade da Renovação da Matrícula 2. Etapas da Matrícula 3. Calendário 4. Critérios para o “Ranking” de Matrícula 5. Limite de Créditos e número mínimo de Disciplinas 6. Disciplinas Optativas 7. Matrícula em Outro período (Somente Curso de Ciências Biológicas) 8. Matrícula em outros Cursos do IBB 9. Matrícula para alunos que retornam de Intercâmbio 10. Passo a passo da Matrícula no Sistema SISGRAD Clique nos itens abaixo para obter informações: Seção Técnica de Graduação – IBB/UNESP – Campus de Botucatu Elaborado por: Renata Pires em 17/07/2015

2 Por que renovar a matrícula? A renovação de matrícula é o ato mediante o qual o aluno mantém o seu vínculo com o curso. Utilizamos o momento de renovação da matrícula para realização da inscrição em disciplinas obrigatórias e optativas. A Rematrícula é obrigatória. Para efetuá-la, o estudante deve cumprir os procedimentos descritos neste Roteiro. Lembramos que conforme a legislação vigente referente à matrícula, o aluno terá sua matrícula cancelada quando a mesma não for renovada dentro do prazo estabelecido no calendário escolar.

3 Etapas da matrícula: Etapa 1: Preparação do sistema (STG) Etapa 2: Solicitação/ Adequação (Aluno) Etapa 3: Processamento Na etapa 1 o sistema gera um coeficiente de matrícula para cada aluno. Este coeficiente é chamado Ranking de matrícula, que determinará a posição do aluno na matrícula com relação às vagas que são oferecidas para cada disciplina. Para mais detalhes sobre o Ranking, leia o item: Critérios para o “Ranking” de Matrícula. Nesta mesma etapa o sistema estabelece automaticamente as disciplinas que serão prioritárias para cada aluno. DISCIPLINAS PRIORITÁRIAS são aquelas pertencentes à sua seriação ideal ou disciplinas de anos anteriores que por algum motivo ainda não foram cumpridas. Quando o aluno deve alguma disciplina, o sistema considera que este aluno está fora da sua seriação ideal. Na etapa 2 o aluno realiza a sua matrícula e escolhe as disciplinas que deseja cursar no semestre. Se por algum motivo o aluno não tem disciplinas para cursar (Ex: alunos que estão somente realizando estágio), basta acessar o sistema, verificar se há necessidade de completar os dados referentes ao questionário do CENSO/MEC, salvar as atualizações e salvar a matrícula sem a necessidade de solicitar disciplinas. Na etapa 3 as Coordenações de Curso analisam as solicitações e são feitos os processamentos para que a matrícula conste no Histórico Escolar do aluno. As matrículas são processadas na ordem do ranking de matrícula e de acordo com as vagas disponíveis para cada disciplina. As solicitações e as análises podem ser verificadas no Sistema, no item “Re-matrícula” > "Ocorrências“. Após o período de processamento, o aluno deverá consultar sua matrícula diretamente no Histórico Escolar.

4 Calendário:

5 Critérios para o “Ranking” de Matrícula Maior coeficiente de matrícula Quantidade de créditos aprovados (desconsiderando disciplinas à frente do seu termo, caso tenha adiantado disciplinas) dividida pela quantidade total de créditos até o seu termo. O mínimo de créditos de disciplinas optativas exigidas para o curso é dividido entre o total de semestres do curso. Esse critério privilegia quem se matricula no chamado "bloco fechado“ da seriação ideal. Maior coeficiente de progressão Quantidade de créditos aprovados / quantidade total de créditos do curso. Maior coeficiente de rendimento Média das notas (médias finais) nas disciplinas aprovadas e reprovadas. Maior coeficiente de média ponderada Média das notas (médias finais) nas disciplinas aprovadas e reprovadas aplicando o peso dos créditos da disciplina: Somatório (nota * créditos) / total de créditos. Se ainda ocorrer empate, usa-se a nota final do vestibular como 5º critério. Exemplo da Tela de Solicitação:

6 Limite de Créditos e número mínimo de Disciplinas Conforme estabelecido pela Portaria Didática, é permitida matrícula em no máximo 40 créditos por semestre para os cursos de período integral e em até no máximo 32 créditos para os cursos de período noturno, incluindo-se as disciplinas optativas. Ainda, deve ser respeitado o número mínimo de 3 (três) disciplinas por período letivo. Exceto quando o aluno depender da matrícula em uma ou duas disciplinas para integralizar todos os créditos do curso, ou quando estiver impedido de se matricular em número maior de disciplinas por motivos de conflito de horário.

7 Disciplinas Optativas A inscrição em disciplinas Optativas deverá ser realizada em conjunto com as demais disciplinas do semestre, respeitando o mesmo prazo e procedimentos de inscrição. A relação de todas as disciplinas optativas a serem oferecidas no semestre, bem como os pré-requisitos, número de vagas, períodos de oferecimento, etc, estão disponíveis na página da graduação no site do IBB. Ao solicitar uma disciplina optativa o aluno deverá observar sua posição no Ranking em relação a todos os alunos que já solicitaram inscrição na mesma disciplina. Se pela sua posição no Ranking o aluno estiver fora do número de vagas oferecidas, aconselhamos que o estudante procure não depender somente da matrícula naquela disciplina e considere solicitar outra(s) disciplina(s), pois não há como garantir que haverá alteração no número de vagas iniciais. O aluno pode monitorar sua posição na matrícula durante todo o período de solicitação/adequação das disciplinas. Caso opte por realizar alguma alteração na sua solicitação, será considerada a última matrícula salva no sistema. Durante o processamento de matrícula, todas as disciplinas optativas que tiverem um número de solicitações maior que o de vagas oferecidas serão encaminhadas para análise do docente/departamento responsável ficando a critério do(s) mesmo(s) alteração do número de vagas iniciais para aprovação das matrículas pendentes. Caso o número de vagas adicionais ofertadas ainda não sejam suficientes para atender todas as solicitações, a seleção dos inscritos obedecerá o Ranking de matrícula e demais critérios estabelecidos em regulamentações próprias de cada Curso. A inscrição em disciplinas Optativas deverá ser realizada em conjunto com as demais disciplinas do semestre, respeitando o mesmo prazo e procedimentos de inscrição. A relação de todas as disciplinas optativas a serem oferecidas no semestre, bem como os pré-requisitos, número de vagas, períodos de oferecimento, etc, estão disponíveis na página da graduação no site do IBB. Ao solicitar uma disciplina optativa o aluno deverá observar sua posição no Ranking em relação a todos os alunos que já solicitaram inscrição na mesma disciplina. Se pela sua posição no Ranking o aluno estiver fora do número de vagas oferecidas, aconselhamos que o estudante procure não depender somente da matrícula naquela disciplina e considere solicitar outra(s) disciplina(s), pois não há como garantir que haverá alteração no número de vagas iniciais. O aluno pode monitorar sua posição na matrícula durante todo o período de solicitação/adequação das disciplinas. Caso opte por realizar alguma alteração na sua solicitação, será considerada a última matrícula salva no sistema. Durante o processamento de matrícula, todas as disciplinas optativas que tiverem um número de solicitações maior que o de vagas oferecidas serão encaminhadas para análise do docente/departamento responsável ficando a critério do(s) mesmo(s) alteração do número de vagas iniciais para aprovação das matrículas pendentes. Caso o número de vagas adicionais ofertadas ainda não sejam suficientes para atender todas as solicitações, a seleção dos inscritos obedecerá o Ranking de matrícula e demais critérios estabelecidos em regulamentações próprias de cada Curso.

8 Matrícula em outro período Políticas vigentes para o Curso de Ciências Biológicas Os alunos do Curso de Ciências Biológicas, período integral e noturno, poderão eventualmente, dentro do limite de carga horária semestral permitida, 40 créditos para o período integral e 32 para o período noturno, solicitar inscrição em disciplinas em períodos distintos daquele em que estiver matriculado, sendo deferidos até 4 (quatro) disciplinas por semestre. A efetivação da inscrição nas respectivas disciplinas dependerá do número de vagas remanescentes, não preenchidas pelos alunos regulares, obedecido o ranking de matrícula. As solicitações serão feitas via sistema de graduação - SISGRAD, após as matrículas regulares, conforme data informada no calendário escolar. Os alunos interessados deverão acessar o sistema na data indicada, acessar novamente a tela de matrícula e selecionar as disciplinas equivalentes do outro período (Ex. aluno do Curso de Ciências Biológicas Noturno, que deseja cursar uma disciplina no Curso Integral e vice-versa). NÃO SERÁ PERMITIDA ALTERAÇÃO DA MATRÍCULA EFETUADA NO PERÍODO DE SOLICITAÇÃO DAS DISCIPLINAS REGULARES, NEM ACRÉSCIMO DE NOVAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS OU OPTATIVAS. SÃO PERMITIDAS APENAS AS SOLICITAÇÕES REFERENTES ÀS DISCIPLINAS DO OUTRO PERÍODO. Todas as solicitações desta natureza estão sujeitas à análise e aprovação da Coordenação visando o deferimento ou indeferimento da matrícula. As solicitações e as análises podem ser verificadas no Sistema, no item “Re- matrícula” > "Ocorrências“. Após o período de processamento, o aluno deverá consultar sua matrícula diretamente no Histórico Escolar. Políticas vigentes para o Curso de Ciências Biológicas Os alunos do Curso de Ciências Biológicas, período integral e noturno, poderão eventualmente, dentro do limite de carga horária semestral permitida, 40 créditos para o período integral e 32 para o período noturno, solicitar inscrição em disciplinas em períodos distintos daquele em que estiver matriculado, sendo deferidos até 4 (quatro) disciplinas por semestre. A efetivação da inscrição nas respectivas disciplinas dependerá do número de vagas remanescentes, não preenchidas pelos alunos regulares, obedecido o ranking de matrícula. As solicitações serão feitas via sistema de graduação - SISGRAD, após as matrículas regulares, conforme data informada no calendário escolar. Os alunos interessados deverão acessar o sistema na data indicada, acessar novamente a tela de matrícula e selecionar as disciplinas equivalentes do outro período (Ex. aluno do Curso de Ciências Biológicas Noturno, que deseja cursar uma disciplina no Curso Integral e vice-versa). NÃO SERÁ PERMITIDA ALTERAÇÃO DA MATRÍCULA EFETUADA NO PERÍODO DE SOLICITAÇÃO DAS DISCIPLINAS REGULARES, NEM ACRÉSCIMO DE NOVAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS OU OPTATIVAS. SÃO PERMITIDAS APENAS AS SOLICITAÇÕES REFERENTES ÀS DISCIPLINAS DO OUTRO PERÍODO. Todas as solicitações desta natureza estão sujeitas à análise e aprovação da Coordenação visando o deferimento ou indeferimento da matrícula. As solicitações e as análises podem ser verificadas no Sistema, no item “Re- matrícula” > "Ocorrências“. Após o período de processamento, o aluno deverá consultar sua matrícula diretamente no Histórico Escolar.

9 Matrícula em outros Cursos do IBB O aluno interessado em cursar disciplinas de outros Cursos de graduação oferecidos pelo Instituto de Biociências deverá solicitar sua matrícula na condição de Aluno Especial ou Ouvinte. Os procedimentos para esta matrícula estão indicados na página da graduação no site do IBB. É importante lembrar que caso o aluno faça esta solicitação visando a equivalência de disciplina(s) no curso de origem, o interessado deverá se certificar, junto aos professores responsáveis e Coordenações de Curso, de que a equivalência pretendida é mesmo possível. Além disso, deverá buscar informações a respeito do processo de aproveitamento de créditos, uma vez que não existe equivalência automática de disciplinas cursadas como Aluno Especial. As solicitações de matrícula na condição de Aluno Especial ou Ouvintes estão sujeitas à disponibilidade de vagas e aceitação do professor responsável. O aluno interessado em cursar disciplinas de outros Cursos de graduação oferecidos pelo Instituto de Biociências deverá solicitar sua matrícula na condição de Aluno Especial ou Ouvinte. Os procedimentos para esta matrícula estão indicados na página da graduação no site do IBB. É importante lembrar que caso o aluno faça esta solicitação visando a equivalência de disciplina(s) no curso de origem, o interessado deverá se certificar, junto aos professores responsáveis e Coordenações de Curso, de que a equivalência pretendida é mesmo possível. Além disso, deverá buscar informações a respeito do processo de aproveitamento de créditos, uma vez que não existe equivalência automática de disciplinas cursadas como Aluno Especial. As solicitações de matrícula na condição de Aluno Especial ou Ouvintes estão sujeitas à disponibilidade de vagas e aceitação do professor responsável.

10 Matrícula para alunos que retornam de Intercâmbio Os alunos participantes de processos de Mobilidade Acadêmica deverão proceder com relação à matrícula da seguinte forma: 1. ALUNOS QUE ESTÃO PARTINDO PARA INTERCÂMBIO NO INÍCIO DO SEMESTRE: 1.1. Estes alunos deverão acessar o sistema, verificar se há necessidade de completar os dados referentes ao questionário do CENSO/MEC, salvar as atualizações e sair da tela de matrícula, sem a necessidade de solicitar disciplinas. 1.2. Caso o aluno ainda dependa de aprovação da Universidade de destino ou não tenha certeza de que poderá de fato realizar o intercâmbio, aconselha-se que o aluno solicite a inscrição nas disciplinas do semestre. 2. ALUNOS QUE JÁ ESTÃO EM INTERCÂMBIO DESDE O SEMESTRE ANTERIOR: Estes alunos não precisarão realizar qualquer procedimento referente à matrícula, desde que seu período de afastamento esteja devidamente regularizado. Caso contrário, deverão seguir os procedimentos indicados no item 1.1 e providenciar com urgência a regularização de sua documentação junto ao ERAPI. Lembre-se que a manutenção do vínculo com a Universidade de origem é condição necessária para a realização do intercâmbio. 3. ALUNOS QUE RETORNAM NO INÍCIO DO SEMESTRE: 3.1. Os alunos que retornam por ocasião do término do período de intercâmbio (em data anterior à matrícula) já terão o sistema liberado para a solicitação da matrícula e deverão proceder como os demais alunos para a renovação da mesma. 3.2. Os alunos que terão seu retorno antecipado, deverão informar a Seção Técnica de Graduação em até 1 dia útil anterior a data da matrícula, para que o sistema possa ser liberado para a realização da mesma. Os alunos participantes de processos de Mobilidade Acadêmica deverão proceder com relação à matrícula da seguinte forma: 1. ALUNOS QUE ESTÃO PARTINDO PARA INTERCÂMBIO NO INÍCIO DO SEMESTRE: 1.1. Estes alunos deverão acessar o sistema, verificar se há necessidade de completar os dados referentes ao questionário do CENSO/MEC, salvar as atualizações e sair da tela de matrícula, sem a necessidade de solicitar disciplinas. 1.2. Caso o aluno ainda dependa de aprovação da Universidade de destino ou não tenha certeza de que poderá de fato realizar o intercâmbio, aconselha-se que o aluno solicite a inscrição nas disciplinas do semestre. 2. ALUNOS QUE JÁ ESTÃO EM INTERCÂMBIO DESDE O SEMESTRE ANTERIOR: Estes alunos não precisarão realizar qualquer procedimento referente à matrícula, desde que seu período de afastamento esteja devidamente regularizado. Caso contrário, deverão seguir os procedimentos indicados no item 1.1 e providenciar com urgência a regularização de sua documentação junto ao ERAPI. Lembre-se que a manutenção do vínculo com a Universidade de origem é condição necessária para a realização do intercâmbio. 3. ALUNOS QUE RETORNAM NO INÍCIO DO SEMESTRE: 3.1. Os alunos que retornam por ocasião do término do período de intercâmbio (em data anterior à matrícula) já terão o sistema liberado para a solicitação da matrícula e deverão proceder como os demais alunos para a renovação da mesma. 3.2. Os alunos que terão seu retorno antecipado, deverão informar a Seção Técnica de Graduação em até 1 dia útil anterior a data da matrícula, para que o sistema possa ser liberado para a realização da mesma.

11 Passo a passo da Matrícula no Sistema SISGRAD 1. No período de matrículas, o aluno deverá acessar o sistema, no módulo “aluno de graduação”, e clicar em Re-Matrícula->Solicitação/Adequação e em seguida, selecionar as disciplinas/turmas que deseja cursar no semestre, justificando, se for o caso. 1. No período de matrículas, o aluno deverá acessar o sistema, no módulo “aluno de graduação”, e clicar em Re-Matrícula->Solicitação/Adequação e em seguida, selecionar as disciplinas/turmas que deseja cursar no semestre, justificando, se for o caso. << Voltar Avançar >> Avançar >>

12 Passo a passo da Matrícula no Sistema SISGRAD 2. Toda vez que o aluno solicita disciplina(s) que não pertencem a sua seriação ideal (não prioritárias para a sua matrícula), estas solicitações estarão SUJEITAS À APROVAÇÃO da Coordenação do Curso. Neste caso, no momento da solicitação o aluno deverá preencher a caixa de diálogo com a sua justificativa. Vale lembrar que, quando o aluno deve alguma disciplina de semestres anteriores, o sistema considera que este aluno está fora da sua seriação ideal e por isso é necessário justificar sua solicitação. 3. Após selecionar as disciplinas, confira a matrícula (disciplinas e horários) e caso não existam erros, SALVE A MATRÍCULA. << Voltar Avançar >> Avançar >>

13 Passo a passo da Matrícula no Sistema SISGRAD Observações importantes: Durante o período regular de matrícula o aluno poderá alterar sua solicitação de matrícula quantas vezes forem necessárias. A cada alteração SALVA o sistema gera uma nova matrícula. Portanto, cada vez que você alterar sua matrícula certifique-se de que a mesma foi salva corretamente. A matrícula válida é sempre a última que foi salva por você! Na opção “Emitir Horário” Não estão relacionados apenas os horários das disciplinas que o aluno eventualmente tenha solicitado matrícula, mas sim o horário de todas as disciplinas que estão sendo oferecidas no semestre. Esta opção é apenas para verificação dos horários e não serve como comprovante de matrícula. Não deixe para efetuar sua matrícula na última hora, a matrícula ocorre em 02 dias para que haja tempo de sanar dúvidas, efetuar correções e principalmente para minimizar problemas que possam existir no sistema de acesso. Desta forma, não há justificativa para não atendimento dos prazos estabelecidos. << Voltar >> Início


Carregar ppt "Orientações para a Renovação da Matrícula 1. Obrigatoriedade da Renovação da Matrícula 2. Etapas da Matrícula 3. Calendário 4. Critérios para o “Ranking”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google