Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Faculdade SENAI de Tecnologia Gráfica
Curso Superior em Produção Gráfica Gestão de Recursos Professor Flávio Botana
2
Meta do curso Formação de Líderes
3
Meta da Disciplina AMBIENTE MUDANÇAS cada vez mais rápidas e intensas
FUTURO Incertezas
4
Meta da Disciplina ERA DA INFORMAÇÃO Capital Intelectual
Thomas A. Stewart
5
Meta da Disciplina Gestão do Conhecimento
Os ativos intelectuais estão se sobrepondo aos ativos físicos
6
Meta da Disciplina CAPACITAÇÃO TÉCNICA CAPACITAÇÃO GERENCIAL
7
Meta da Disciplina “Criar uma estrutura de conhecimento que permita que os alunos desenvolvam continuamente suas habilidades gerenciais num ambiente de negócios em constante mutação”.
8
Minha Meta Um Curso com qualidade Participação Questionamento
Utilidade Aluno = Cliente
9
Pesquisa Quem são os meus clientes
Onde e como quero estar daqui a 10, 20, 30 anos
10
O mundo dos negócios Competências: Ter domínio sobre:
Métodos de Planejamento Organização, Sistemas e Métodos de Empresas Planejamento Estratégico Características de Mercado Tendências de Mercado
11
O Ambiente BUSINESS WORLD
É uma das maiores dificuldades do estudante ou do inexperiente. O ambiente faz com que uma série de teorias certas não sejam aplicáveis e que uma série de conceitos errados ou antiquados produzam resultados
12
Sua Empresa Você faz parte de uma empresa que quer e precisa ter lucro. Este lucro vai ser obtido através da diferença entre o valor de venda dos seus produtos e o valor necessário para produzi-los. Esta empresa tem recursos, clientes, fornecedores, concorrentes
13
As outras empresas Dentro deste conceito, elas são exatamente iguais à sua. Podem ser seus: Fornecedores Clientes Concorrentes Outros
14
Conflito Básico Você é cliente de alguns, fornecedor de outros, concorrente de outros, etc. Como todos querem aumentar o seu lucro através da redução do lucro dos outros, isso gera um conflito Este conflito é natural! É assim que o mundo gira.
15
Administração do Conflito
As organizações que melhor entenderem que este conflito é natural e que melhor souberem administra-lo terão mais sucesso. Este conflito não é um problema, do qual as empresas devam querer se livrar. É um processo que deve ser vivido e no qual deve ser investido a capacitação da empresa
16
A empresa que aprende Mais do que “brigar” no mundo dos negócios, é necessário aprender com os problemas, desenvolver os seus recursos para otimizar os resultados e manter a atenção sempre no resultado final e no objetivo básico da empresa: o lucro.
17
O mundo dos negócios SITUAÇÃO PROBLEMA: Exercício do Chinês
Investidor chinês quer aplicar no mercado brasileiro, preferencialmente na indústria gráfica: Quer uma análise de 3 hipóteses: Análise de empresas já existentes. Análise de ramos promissores na indústria gráfica Análise de ramos promissores fora da indústria gráfica
18
Criação da Empresa Meta: Lucro Visão: “Como eu vou obter este lucro”
19
DIFERENCIAL COMPETITIVO
Foco da Empresa O que eu vou vender: Produtos e Serviços Para quem eu vou vender: Clientes DIFERENCIAL COMPETITIVO
20
Ambiente Externo Concorrentes Fornecedores Sindicatos Governos
Instituições
21
Ambiente Interno Recursos Materiais Prédio Equipamentos
Infra estrutura Recursos Humanos Operação Staff Comando / Coordenação
22
Composição da Empresa Estratégia Competências / Conhecimentos
Modelo de Gestão Estrutura
23
Composição da Empresa Estratégia Planejamento Estratégico
Competências / Conhecimentos Modelo de Gestão Estrutura
24
Composição da Empresa Estratégia Planejamento Estratégico
Competências / Conhecimentos Gestão do Conhecimento Modelo de Gestão Estrutura
25
Composição da Empresa Estratégia Planejamento Estratégico
Competências / Conhecimentos Gestão do Conhecimento Modelo de Gestão Cultura e Liderança Estrutura
26
Composição da Empresa Estratégia Planejamento Estratégico
Competências / Conhecimentos Gestão do Conhecimento Modelo de Gestão Cultura e Liderança Estrutura Processos / Organograma
27
Gestão da Empresa Ação Verificação Análise Correção CICLO PDCA
28
Atividade 1: a Empresa Análise de uma empresa gráfica existente
Estratégia Competências / Conhecimentos Modelo de Gestão Estrutura
29
Atividade 1: a Empresa Que tipo de negócio eu abriria hoje Negócio:
Estratégia Competências / Conhecimentos Modelo de Gestão Estrutura
30
Atividade 1: a Empresa Que tipo de empresa no ramo gráfico eu abriria hoje.. Negócio: Estratégia Competências / Conhecimentos Modelo de Gestão Estrutura
31
Atividade 1: o Exercício do Chinês
32
Cultura Organizacional e Liderança
Competências: Ter domínio sobre: Métodos de Planejamento Organização, Sistemas e Métodos de Empresas Planejamento Estratégico
33
Cultura Organizacional e Liderança
SITUAÇÃO PROBLEMA: Você foi contratado para dirigir uma empresa gráfica de médio porte altamente centralizadora com sérios problemas financeiros, estruturais e motivacionais: Quero um plano de recuperação: Curto Prazo. (3 meses) Médio Prazo (1 ano) Longo Prazo (3 anos)
34
Fonte de Consulta Organizational Culture and Leadership
Edgar H. Schein Jossey-Bass Publishers
35
Cultura Organizacional
Porque precisamos entender as culturas A análise da cultura consegue explicar problemas graves na empresa (problemas de comunicação, falta de espírito de equipe, etc.) A análise da cultura é necessária para entender como as novas tecnologias afetam e são afetadas pelas organizações
36
Cultura Organizacional
Porque precisamos entender as culturas A análise da cultura é necessária no gerenciamento de empresas em vários países, regiões de características diferentes O aprendizado, o desenvolvimento e as mudanças planejadas de uma empresa não podem ser entendidas sem considerar a cultura como a principal fonte de resistências às mudanças.
37
Cultura Organizacional
Aspectos relacionados com cultura: Comportamentos regulares na relação entre as pessoas Linguagem, tradições e rituais Normas do Grupo Valores adotados Filosofia formal Regras do jogo
38
Cultura Organizacional
Aspectos relacionados com cultura: Ambiente: Layout, interação com clientes, fornecedores, colegas Modos de pensar, modelos mentais e paradigmas Modos de lidar com problemas “Símbolos”: como as pessoas se descrevem
39
Cultura Organizacional
“CULTURA” é um padrão de pressupostos básicos compartilhados, que um grupo aprendeu na medida em que resolveu seus problemas de adaptação externa e integração interna, que funcionou suficientemente bem para ser considerado válido e portanto para ser ensinado aos novos membros como o modo correto de perceber, pensar e sentir com relação a esses problemas. Edgar Schein Organizational Culture & Leadership
40
Cultura Organizacional
Criação da Cultura Pressuposto básico do líder é assumido pelo grupo e passa a ser um pressuposto básico compartilhado.
41
Cultura Organizacional
Sobrevivendo e se adaptando ao ambiente externo Pressupostos básicos compartilhados sobre: Missão e estratégia Metas Meios para se atingir as metas Medições Correções
42
Cultura Organizacional
Gerenciando a integração interna Criação de uma linguagem comum. Comunicação Definindo “castas” e critérios de inclusão e exclusão Distribuindo poder e status Desenvolvendo normas de intimidade, amizade e amor Definindo prêmios e punições Explicando o inexplicável: ideologia e religião
43
Cultura e Liderança Cultura e Liderança são duas faces da mesma moeda: os líderes primeiramente criam uma cultura quando criam a organização. Uma vez existente, a cultura determina os critérios de liderança e então determina quem irá ou não ser líder na organização O ponto crítico para os líderes é que se eles não tiverem consciência da cultura na qual eles estão envolvidos, a cultura os gerenciará. Entender cultura é bom para todos mas é ferramenta básica para líderes que efetivamente desejam exercer bem o seu papel.
44
Cultura e Liderança A diferença entre líderes e administradores / gerentes é que os líderes criam ou alteram culturas.
45
Cultura e Liderança De onde vêm as culturas
Dos credos, valores e pressupostos dos fundadores Do aprendizado conseguido com as experiências ocorridas durante a evolução da organização Novos credos, valores e pressupostos trazidos por novos membros ou líderes do grupo
46
Cultura e Liderança Como o líder transmite a cultura
O que o líder presta atenção, mede e controla. Como o líder reage nas crises e problemas. Critérios de alocação de recursos escassos Como ele desempenha o papel de treinador e professor Critérios de alocação de prêmios e status Critérios de recrutamento, seleção, promoção, punição e demissão
47
Bibliografia Gerenciando as Mudanças - Ichak Adizes
Ciclo de Vida das Organizações - Ichak Adizes
48
Mudanças O que causa a Mudança? Novo ambiente Novas pessoas
Novos fatos
49
Mudança x Cultura Não se muda sem respeitar a Cultura.
Mudar a empresa é mudar sua cultura Por isso todas as mudanças são lentas e graduais.
50
Mudança de Cultura A dinâmica da mudança Os Sistemas Humanos 3 Fases:
Descongelamento Reestruturação Cognitiva Congelamento
51
Sistemas Humanos Todos os sistemas humanos procuram manter o seu equilíbrio e procuram maximizar sua autonomia perante o meio ambiente. A segurança, o crescimento e a sobrevivência de todos é conseguida através da manutenção da integridade do sistema face as mudanças de ambiente que constantemente causam vários graus de desequilíbrio. A função das estruturas cognitivas como os conceitos, credos, atitudes, valores e pressupostos é organizar a massa de estímulos vindos do ambiente, dar lógica a eles e prover então aos membros do grupo um senso de sentido e previsibilidade aos membros do grupo.
52
Sistemas Humanos O conjunto de pressupostos compartilhados por um grupo ou organização tem esta função de dar estabilidade e de dar sentido às coisas. A evolução da cultura é portanto um dos meios nos quais o grupo ou organização preserva sua integridade e autonomia, se diferencia do ambiente e de outros grupos e portanto dá ao grupo uma identidade.
53
Mudança de Cultura Descongelamento Maus resultados (desequilíbrio)
Conexão dos maus resultados com metas e objetivos (Ansiedade / Culpa) Segurança psicológica de que podemos melhorar os resultados sem perder a identidade ou integridade
54
Mudança de Cultura Reestruturação Cognitiva Tentativa e erro
Redefinição de conceitos – “Gerência de Mudanças” Lento e Gradual Mudança de comportamento
55
Mudança de Cultura Congelamento Bons resultados
Relacionamento entre os novos comportamentos e conceitos com os resultados obtidos
56
Mudança de Cultura Mecanismos de Mudança Empresa jovem
Mudanças incrementais através da evolução Mudança provocada por terapia organizacional Mudança através da promoção de híbridos
57
Mudança de Cultura Mecanismos de Mudança Empresa adulta
Mudança através de promoções sistemáticas de subculturas específicas Mudança planejada através do desenvolvimento de novos projetos e a criação de estruturas paralelas de aprendizado Descongelamento e mudança através de sedução tecnológica
58
Mudança de Cultura Mecanismos de Mudança Empresa Madura ou em Declínio
Mudança através de inserção de elementos de fora do ambiente Descongelamento através de escândalos ou derrubada de mitos Mudança através de Viradas de Mesa Mudança através de persuasão forçada Destruição e renascimento
59
Gerência para a Mudança
Gerência é o processo de solucionar os problemas surgidos devido às mudanças
60
Boa Gerência Boa Gerência = Decisões com Qualidade Decisões sobre:
Como resolver os problemas gerados com as mudanças Como implementar estas soluções com eficiência
61
Equipe Complementar Para se ter boas decisões, precisamos ter uma equipe complementar PAEI Paei = Produtor pAei = Administrador paEi = Empreendedor paeI = Integrador
62
Implementação Para implementar é preciso “capi”
capi = comunhão de interesses entre autoridade, poder e influência. Esta comunhão só faz sentido se for a longo prazo
63
Conflito Mesmo uma boa equipe complementar tem conflitos pois “se comunica mal”. A comunhão de interesses não é ocorrência comum O CONFLITO É PARTE NATURAL DO PROCESSO DE GERENCIAR. MOSTRE-ME MUDANÇA E EU LHE MOSTAREI CONFLITO
64
Gerenciar com Conflito
Gerenciar bem as mudanças é transformar o conflito destrutivo em construtivo O conflito é construtivo e sinérgico quando pessoas diferentes entre si aprendem com suas diferenças É necessário para isso comunicação e respeito mútuos
65
Gerenciar com Conflito
Se houver a percepção de um clima favorável a todos, pelo menos a longo prazo, e se confiarmos uns nos outros, nós iremos cooperar e os conflitos de interesses poderão ser canalizados para se tornarem construtivos
66
Como ter uma gerência de sucesso
Regras de Conduta que estimulem o respeito e a confiança no processo de tomada de decisões Pessoas maduras e equilibradas Estrutura organizacional corretamente projetada
67
Gestão Integrada / Mapeamento de Processos
Fonte de Consulta: Administração de Processos – Conceitos / Metodologias / Práticas Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira Editora Atlas
68
Mudanças Temos que mudar.... Mas, mudar para onde????
69
O Ambiente da Renovação
Gestão em constante Evolução -> Novos Conceitos. Questões estratégicas e organizacionais são a parte propulsora da implementação dos novos conceitos “READMINISTRAÇÃO PARA A COMPETITIVIDADE”
70
Evolução das Organizações
Taylor Pós Taylorismo
71
Organização Pós Taylorista
Abordagem Comportamental das Organizações A administração está baseada em indivíduos Informações Decisão Ação Avaliação Conhecimento
72
Organização Pós Taylorista
Gestão Integrada Instrumentos, Sistemas e Processos devem estar perfeitamente interligados Processos Interligados Qualidade Marketing Produtividade Planejamento
73
Organização Pós Taylorista
Gestão Sistêmica O Processo sustentado por metodologias, técnicas e processos faz com que a interligação das partes seja mais lógica e evidenciada
74
Organização Pós Taylorista
Departamentalização Decomposição dos Sistemas e Processos procurando atender clientes externos e internos
75
Evolução do Mercado Maior Concorrência Maior x Melhor Globalização
Responsabilidade Ambiental Responsabilidade Social
76
Novas Necessidades Os clientes demandam:
Profissionais altamente capacitados Estruturas enxutas Decisões ágeis Decisões com Qualidade As empresas demandam: Comprometimento com os Resultados
77
Qual o caminho ADMINISTRAÇÃO POR PROCESSOS
78
Processo Processo é um conjunto estruturado de atividades sequenciais que apresentam lógica entre si, com a finalidade de atender ou suplantar as necessidades e expectativas dos clientes externos e internos
79
Processo Processo Orientado para o Cliente Processo de Suporte
Processo de Gestão
80
Processo Processo Orientado para o Cliente Vendas
Engenharia (Orçamentos) PCP Produção Entrega Cobrança Assistência Técnica
81
Mapeamento de Processos
Metodologia Como é? Como tem que ser?
82
Gestão Por Processos – Sistema Integrado ISO 9001
83
Gestão Por Processos – Organização Tradicional
84
Gestão Por Processos – Organização Com Enfoque em Processo
85
Gestão Por Processos – Cadeia de Processos
86
Gestão Por Processos – Cadeia de Processos
87
Gestão Por Processos – Redefinindo o Processo
88
Gestão Por Processos – Escopo do Processo
MISSÃO DO PROCESSO Propósito, função e/ou incumbências do processo ONDE O PROCESSO COMEÇA Qual é o limitador do processo, limites de sua abrangência O QUE ELE CONTÉM Quais as atividades principais desenvolvidas pelo processo
89
Gestão Por Processos – Escopo do Processo
ONDE TERMINA O SEU PROCESSO O que determina o final do seu processo, limites de sua abrangência O QUE ELE NÃO CONTÉM Atividades fora de seus limites de abrangência, mesmo sendo relacionadas e/ou compatíveis com o processo
90
Gestão Por Processos – Escopo do Processo
QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO PROCESSO Alvo ou afim que se quer atingir com a missão do processo Níveis de qualidade de produto ou serviço Índices de satisfação de clientes Atendendo as necessidades do negócio Competitividade e custos
91
Gestão Por Processos – Escopo do Processo
QUAIS OS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO Áreas onde o negócio não pode falhar Atividades dentro do processo que têm que dar certo ou todo processo falha PONTOS CHAVES DO PROCESSO São pontos do processo que asseguram o sucesso dos F.C.S.
92
Gestão Por Processos – Escopo do Processo
QUAIS SÃO OS SUPORTES CRÍTICOS AO PROCESSO Todas as atividades de suporte ao processo (inspeção, Informática, limpeza, outros processos, etc.
93
Ferramentas de Gestão / Sistemas Integrados
Mapeamento -> OK! Diagnóstico -> OK! É a hora da análise e solução do problema Preciso aplicar a FERRAMENTA correta.
94
Ferramentas de Gestão / Sistemas Integrados
Problema: Estratégia Ferramentas: Missão / Visão Competências Essenciais Alianças Estratégicas Planejamento Estratégico
95
Ferramentas de Gestão / Sistemas Integrados
Problema: Estratégia Ferramentas: Planejamento para Contingências Estratégia de Crescimento Gerenciamento da Mudança Avaliação do Meio Ambiente
96
Ferramentas de Gestão / Sistemas Integrados
Problema: Gestão de Recursos Humanos Ferramentas: Gestão do Conhecimento Gestão de Equipes Networking Remuneração por Desempenho Códigos de Ética Corporativa
97
Ferramentas de Gestão / Sistemas Integrados
Problema: Gestão Comercial Ferramentas: Análise de Mercado Benchmarking Pesquisas com Clientes CRM Gestão de Portfólio
98
Ferramentas de Gestão / Sistemas Integrados
Problema: Gestão Comercial (Desenvolvimento de Produtos) Ferramentas: Análise de Patentes Gestão dos direitos de propriedade intelectual e industrial Criatividade
99
Ferramentas de Gestão / Sistemas Integrados
Problema: Gestão Industrial Ferramentas: Gestão da Qualidade Total Gestão Enxuta Kaisen Reengenharia
100
Ferramentas de Gestão / Sistemas Integrados
Problema: Gestão Industrial Ferramentas: Balanced Scorecard Terceirização ou Outsourcing Gestão de Projetos Integração Logística
101
Ferramentas de Gestão / Sistemas Integrados
Problema: Gestão Industrial (Desenvolvimento de Processos) Ferramentas: Auditoria Tecnológica Prospecção Tecnológica
102
Ferramentas de Gestão / Sistemas Integrados
Problema: Gestão de Custos Ferramentas: Análise de Valor Gestão baseada em Atividades
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.