A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipos de conhecimento e método científico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipos de conhecimento e método científico"— Transcrição da apresentação:

1 Tipos de conhecimento e método científico
Profª Camila Taquetti

2 O homem e o conhecimento: o ato de conhecer
Homem aprende à sua própria maneira através de experiências interiores e exteriores, sensações e reflexões; Toda sensação reproduz a percepção de um objeto. Busca de explicações sobre o mundo e progressivamente vai construindo e conhecendo mecanismos e componentes potenciais e atuais no meio ambiente e na sociedade a que vivem. (BARROS; LEHFELD, 2000)

3 Busca incessante da verdade, do conhecimento
religião filosofia ciência Convergências e divergências entre homem e universo Medida qualitativa, quantitativa e ideológica Contradições científicas Momento científico

4 Níveis de conhecimento
Resultado de um processo histórico: educação, evolução e desenvolvimento; Dimensão de seu entendimento e ação: como o homem vê e interpreta o mundo; Se os fenômenos agem sobre seus sentidos, o conhecimento pode contribuir para o homem pode agir sobre os fatos!

5 Conhecimento científico Popular, senso comim filosófico
Teológico, religioso Popular, senso comim

6 Conhecimento Popular, Vulgar, Senso comum ou Empírico
“transmitido de geração para geração por meio de educação informal e baseado na imitação e experiência pessoal” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p.16). “é o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e os seres humanos”

7 Conhecimento popular Superficial – aparente...”por que sim”
Sensitivo – vivências e sensações Subjetivo – concepção individual Assistemático (destituído de método)– não visa sistematização Acrítico (projeções psicológicas) – verdadeiros ou não, sem cientificidade, crenças, tradição

8 Conhecimento Filosófico
Não há unanimidade de pensamento e de forma de reflexão; Não possui um traço metodológico claro; TUDO pode ser considerado objeto da filosofia, impreciso; Propicia compreender a realidade factual em seus conflitos e contradições, cuja verdade está contida no mundo, no objeto de estudo, abrindo-se para constantes transformações e mudanças; Verdade, algo transitório.

9 Conhecimento Teológico
Estudo do princípio da vida; Matéria do estudo é Deus, evidência divina

10 Conhecimento científico
Requer investigação sistemática, organização e seleção de dados, generalização; “transmitido por intermédio de treinamento apropriado, obtido de modo racional, conduzido por procedimentos científicos. Visa explicar por que e como os fenômenos ocorrem, evidenciar fatos correlacionados” (MARCONI; LAKATOS, p.16).

11 Ciência: diversas perspectivas
Conhecimento de objetos empíricos sob observação e experimentação ou puro e aplicado; Conhecimento racional, sistemático, experimental, exato e verificável (Exatas, biológicas e química); Ciência pela ciência, conhecimento puro e aplicado; Conhecimento para ação: intervenção; Obtido do estudo de causa e efeito; Considerar diferenças de paradigmas ...

12 Paradigmas de ciência Positivismo Funcionalismo Estruturalismo
Dialética Fenomenologia Modelo Holístico

13 Guia para busca do conhecimento de um fenômeno
O que conhecer? Por que conhecer? Para que conhecer? Como conhecer? Com que conhecer? Em qual local conhecer? Direcionam uma ação metodológica que direciona o conhecimento do pesquisador...

14 Conhecimento Científico
É real, factual, forma de existência que se manifesta de algum modo busca formulação de paradigmas Saber organizado e sistemático; Não é acabado, novos estudos podem surgir a partir dele; Necessidade de método, técnicas especiais para análise, compreensão da realidade;

15 O método científico Ordem, meio, caminho para atingir um certo fim... Um saber Conjunto de processos empregados na investigação científica; Adaptação do esforço às exigências do objeto a ser estudado Seleção dos meio e processos mais adequados ao objeto de pesquisa OBS: Método não substitui inteligência e esforço intelectual do pesquisador, é alicerce e suporte para desenvolvimento de pesquisa

16 Reflexões sobre o método
Não é receita, nem modelo ou fórmula É um conjunto ordenado e coerente de procedimentos que contribuem para realização de um estudo É instrumento do pesquisador Plano metodológico para atingir o objeto Método é diferente de técnica...”estratégia e tática”

17 Técnica Aplicação do plano metodológico e a forma especial de executá-lo Subordinada indispensável ao método Seu conjunto constitui o método Observação Técnicas de coleta de dados: entrevista, questionário etc.

18 Características da Ciência (p. 43-45):
Racional Coerente Representação da realidade Questionamento ou discussão sistemática Analítica Exige investigação e a utilização de métodos Agrupa objetos da mesma espécie Comunicável

19 Referências BARROS, Aidil J. S.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos da metodologia científica. 2 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2000. CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002. MARCONI, M de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.


Carregar ppt "Tipos de conhecimento e método científico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google