A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipos de conhecimento e método científico Profª Camila Taquetti.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipos de conhecimento e método científico Profª Camila Taquetti."— Transcrição da apresentação:

1 Tipos de conhecimento e método científico Profª Camila Taquetti

2 O homem e o conhecimento: o ato de conhecer  Homem aprende à sua própria maneira através de experiências interiores e exteriores, sensações e reflexões ;  Toda sensação reproduz a percepção de um objeto.  Busca de explicações sobre o mundo e progressivamente vai construindo e conhecendo mecanismos e componentes potenciais e atuais no meio ambiente e na sociedade a que vivem.  (BARROS; LEHFELD, 2000)

3 Busca incessante da verdade, do conhecimento religião filosofia ciência Convergências e divergências entre homem e universo Medida qualitativa, quantitativa e ideológica Contradições científicas Momento científico

4 Níveis de conhecimento  Resultado de um processo histórico: educação, evolução e desenvolvimento;  Dimensão de seu entendimento e ação: como o homem vê e interpreta o mundo;  Se os fenômenos agem sobre seus sentidos, o conhecimento pode contribuir para o homem pode agir sobre os fatos!

5 Conhecimento científicofilosófico Teológico, religioso Popular, senso comim

6 Conhecimento Popular, Vulgar, Senso comum ou Empírico “transmitido de geração para geração por meio de educação informal e baseado na imitação e experiência pessoal” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p.16). “é o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e os seres humanos”

7 Conhecimento popular  Superficial – aparente...”por que sim”  Sensitivo – vivências e sensações  Subjetivo – concepção individual  Assistemático (destituído de método)– não visa sistematização  Acrítico (projeções psicológicas) – verdadeiros ou não, sem cientificidade, crenças, tradição

8 Conhecimento Filosófico  Não há unanimidade de pensamento e de forma de reflexão;  Não possui um traço metodológico claro;  TUDO pode ser considerado objeto da filosofia, impreciso;  Propicia compreender a realidade factual em seus conflitos e contradições, cuja verdade está contida no mundo, no objeto de estudo, abrindo-se para constantes transformações e mudanças; Verdade, algo transitório.

9 Conhecimento Teológico  Estudo do princípio da vida;  Matéria do estudo é Deus, evidência divina

10 Conhecimento científico  Requer investigação sistemática, organização e seleção de dados, generalização;  “transmitido por intermédio de treinamento apropriado, obtido de modo racional, conduzido por procedimentos científicos. Visa explicar por que e como os fenômenos ocorrem, evidenciar fatos correlacionados” (MARCONI; LAKATOS, 2010 p.16).

11 Ciência: diversas perspectivas  Conhecimento de objetos empíricos sob observação e experimentação ou puro e aplicado;  Conhecimento racional, sistemático, experimental, exato e verificável (Exatas, biológicas e química);  Ciência pela ciência, conhecimento puro e aplicado;  Conhecimento para ação: intervenção;  Obtido do estudo de causa e efeito;  Considerar diferenças de paradigmas...

12 Paradigmas de ciência  Positivismo  Funcionalismo  Estruturalismo  Dialética  Fenomenologia  Modelo Holístico

13 Guia para busca do conhecimento de um fenômeno a) O que conhecer? b) Por que conhecer? c) Para que conhecer? d) Como conhecer? e) Com que conhecer? f) Em qual local conhecer? Direcionam uma ação metodológica que direciona o conhecimento do pesquisador...

14 Conhecimento Científico  É real, factual, forma de existência que se manifesta de algum modo  busca formulação de paradigmas  Saber organizado e sistemático;  Não é acabado, novos estudos podem surgir a partir dele;  Necessidade de método, técnicas especiais para análise, compreensão da realidade;

15 O método científico  Ordem, meio, caminho para atingir um certo fim... Um saber  Conjunto de processos empregados na investigação científica;  Adaptação do esforço às exigências do objeto a ser estudado  Seleção dos meio e processos mais adequados ao objeto de pesquisa  OBS: Método não substitui inteligência e esforço intelectual do pesquisador, é alicerce e suporte para desenvolvimento de pesquisa

16 Reflexões sobre o método  Não é receita, nem modelo ou fórmula  É um conjunto ordenado e coerente de procedimentos que contribuem para realização de um estudo  É instrumento do pesquisador  Plano metodológico para atingir o objeto  Método é diferente de técnica...”estratégia e tática”

17 Técnica  Aplicação do plano metodológico e a forma especial de executá-lo  Subordinada indispensável ao método  Seu conjunto constitui o método  Observação  Técnicas de coleta de dados: entrevista, questionário etc.

18 Características da Ciência (p. 43-45):  Racional  Coerente  Representação da realidade  Questionamento ou discussão sistemática  Analítica  Exige investigação e a utilização de métodos  Agrupa objetos da mesma espécie  Comunicável

19 Referências  BARROS, Aidil J. S.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos da metodologia científica. 2 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2000.  CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.  MARCONI, M de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.


Carregar ppt "Tipos de conhecimento e método científico Profª Camila Taquetti."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google