A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATRITO... ... útil ou prejudicial???.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATRITO... ... útil ou prejudicial???."— Transcrição da apresentação:

1 ATRITO... ... útil ou prejudicial???

2 Porque é que os ciclistas se inclinam durante as corridas???
E porque é que os capacetes têm aquela forma ??? ATRITO PREJUDICIAL A resistência que o ar oferece ao movimento dos corpos é uma força de atrito; para isso os ciclistas posicionam-se de tal modo que as forças de atrito sejam reduzidas.

3 Porque é que há o perigo de um “vaivém” espacial se incendiar quando penetra na atmosfera terrestre??? ATRITO PREJUDICIAL Porque ao penetrar na atmosfera terrestre, o “vaivém” fica sujeito a uma elevação de temperatura muito acentuada, devido ao atrito entre o ar e o “vaivém”.

4 ATRITO ÚTIL O que são as estrelas cadentes???
Há uma enorme quantidade de partículas do tamanho de grãos de areia que entram na atmosfera terrestre todos os dias. Devido ao atrito tornam-se incandescentes, dando origem às tão conhecidas “Estrelas Cadentes”!! ATRITO ÚTIL

5 ATRITO ÚTIL Já pensaste como é que um fósforo acende???
O atrito permite acender o fósforo quando o riscamos numa superfície.

6 Já pensaste porque é que numa corrida de Fórmula 1, os automobilistas mudam de pneus quando começa a chover??? ATRITO ÚTIL A superfície dos pneus é rugosa, o que resulta numa certa resistência ao movimento. Quando chove, a água torna a superfície da estrada escorregadia; os pneus perdem aderência, então é necessário substitui-los por pneus que tenham sulcos mais profundos.

7 E as chuteiras dos jogadores de futebol
E as chuteiras dos jogadores de futebol??... Porque é que têm pitões e não solas normais??? ATRITO ÚTIL Para aumentar o atrito; quanto maior for o atrito entre chuteira e o campo, menor é o risco de o jogador escorregar!

8 Qual será o motivo de um barco estar colocado em cima de uma almofada de ar, como no caso de um hovercraft?!?! ATRITO PREJUDICIAL Simplesmente para diminuir o atrito entre o barco e a superfície da água, fazendo com que ganhe velocidade.

9 Porque é que costumas lubrificar a corrente da bicicleta???
ATRITO PREJUDICIAL Ao colocares óleo na corrente vais fazer com que o atrito diminua, as mudanças “entrem” melhor e haja menos desgaste da corrente!!

10 Porque é na patinagem artística os patins são em linha???
ATRITO PREJUDICIAL Mais uma vez para reduzir o atrito, e deslizar melhor!!!

11 ENTÃO O QUE PODES CONCLUIR ACERCA DO ATRITO?
EMBORA ELE SEJA “CONTRA O MOVIMENTO” HÁ SITUAÇÕES EM QUE ELE É PREJUDICIAL, E SITUAÇÕES EM QUE É BASTANTE ÚTIL!!! BASTA PENSARES QUE... SE NÃO HOUVESSE ATRITO... ... NÃO CONSEGUIAS ANDAR!!!...


Carregar ppt "ATRITO... ... útil ou prejudicial???."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google