A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise das Demonstrações Contábeis

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise das Demonstrações Contábeis"— Transcrição da apresentação:

1 Análise das Demonstrações Contábeis
Objetivos e Critérios da Análise de Balanços

2 Objetivo da Análise de Balanços
A análise de balanços transforma dados em informações Distinção entre dados e informações: Dados: São números ou descrição de objetos ou eventos que, isoladamente, não provocam nenhuma reação no leitor Informações: Representam, para quem as recebe, uma comunicação que pode produzir reação ou decisão. Exemplo 1: Dado: Uma empresa possui um dívida de R$ Y milhões Informação:Saber se esta dívida esta adequada, elevada ou reduzida para o porte da empresa.

3 Objetivos da Análise de Balanços
Objetivo: A Análise de Balanços objetiva extrair informações das Demonstrações Financeiras para a tomada de decisões.

4 Metodologia de Análise
Escolha de Indicadores Análise Comparação com padrões Diagnósticos ou conclusões Decisões

5 Usuários da Análise de Balanços
Fornecedores Conhecer a capacidade de pagamento dos seus clientes. Clientes: Conhecer a capacidade do seu fornecedor em honrar as suas entregas de mercadoria. Bancos Comerciais e de Desenvolvimento (BNDES): Análise de Crédito. Sociedades de Crédito Imobiliário: Capacidade de pagamento das construtoras a quem empresta dinheiro

6 Usuários da Análise de Balanços
Financeiras: Análise de Crédito Corretora de Valores e Público Investidor: Identificar dentre as empresas existentes no mercado qual que pode vir a apresentar melhor possibilidade de retorno. Concorrentes: Contextualizar a sua situação econômica – financeira perante os seus concorrentes. Dirigentes: Acompanhamento situação econômico financeira da emp.

7 Análise das Demonstrações Contábeis
Avaliação dos Insumos de Análise

8 Avaliação dos Insumos da Análise
Demonstrações Financeiras que devem ser analisadas: Balanço Patrimonial Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) Demonstração de Mutação do Patrimônio Líquido (DMPL) Relatórios complementares necessários: Parecer da Auditoria Notas Explicativas Relatório da Administração O ideal é que se tenha três exercícios consecutivos, mais recentes possível, para se realizar a análise de uma empresa.

9 Análise das Demonstrações Contábeis
Padronização das Demonstrações Financeiras

10 Padronização das Demonstrações Financeiras
Antes de iniciar a análise, devem-se examinar detalhadamente as demonstrações financeiras. Este trabalho é chamado Padronização e consiste em uma crítica às contas das demonstrações financeiras, bem como na transição delas para um modelo previamente definido. Objetivos da Padronização: Simplificação Comparabilidade Adequação aos Objetivos da Análise Precisão nas classificações de contas Descoberta de erros.

11 Padronização das Demonstrações Financeiras
Simplificação: Um balanço apresentado segundo a lei das S/A, por exemplo compreende cerca de 60 contas. Isso dificulta a visualização do balanço como um todo. Comparabilidade: Com exceção das companhias que operam em ramo onde existe um plano de contas legal e obrigatório (como bancos e seguradora) toda empresa tem o seu próprio plano de contas, com maior ou menor grau de detalhes e com títulos de contas que é difícil descobrir a origem.

12 Padronização das Demonstrações Financeiras
Adequação aos objetivos da análise: Há pelo menos um conta que deve sempre ser reclassificada: Duplicatas Descontadas; do ponto de vista contábil, é uma dedução de Duplicatas a Receber; do ponto de vista de financiamentos, porém, é um recurso tomado pela empresa junto aos bancos, devido à insuficiência de recursos próprios. Precisão nas classificações de contas: É freqüente encontrar-se balanços e demonstrações de resultados com falhas nas classificações de contas, como, por exemplo, certos investimentos de caráter permanente que aparecem contabilizados no Ativo Circulante.

13 Padronização das Demonstrações Financeiras
Descoberta de erros: Há casos de erros, intencionais ou não, verificados nas demonstrações financeiras. Exemplo: Provisão para devedores duvidosos do balanço não coincide com a que foi constituída na Demonstração de resultado do Exercício. Impossível conciliar o PL Final com os resultados do exercício mais o PL Inicial.

14 Referencias: MATARAZZO, Dante Carmine. Análise Financeira de Balanços: Abordagem Básica e Gerencial. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003.


Carregar ppt "Análise das Demonstrações Contábeis"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google