A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

de Terapia Psicológica Integrada

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "de Terapia Psicológica Integrada"— Transcrição da apresentação:

1 de Terapia Psicológica Integrada
Programa de Terapia Psicológica Integrada Medicamentos + Terapia cognitivo-comportamental Dra. Marilene Zimmer

2 Esquizofrênia A esquizofrênia é uma doença heterogênea com manifestações clínicas que se modificam rápida e facilmente.

3 Integrated Psychological Therapy(IPT) Brenner et al.
O Programa de Terapia Psicológica Integrada combina estratégias psicossociais e cognitivas. É um programa de terapia cognitivo-comportamental, de aceitação mundial.

4 A partir de 2002, com a ausência de modelos de reabilitação psicossocial testados, iniciei (M. Zimmer) juntamente com o grupo de pesquisa do Programa de Esquizofrenia (Prodesq) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), a realização de um ensaio clínico randomizado, para avaliar a eficácia do IPT, bem como adaptação da técnica para a nossa realidade do Sul do Brasil.

5 O IPT consiste em um programa de psicoterapia cognitivo-comportamental dividido em cinco subprogramas: 1) diferenciação cognitiva, 2) percepção social, 3) comunicação verbal, 4) habilidades sociais e 5) resolução de problemas interpessoais; cada subprograma, por sua vez, está organizado em uma série de etapas de complexidade crescente.

6 O foco do trabalho psicoterápico dos três primeiros subprogramas se concentra no desenvolvimento de funções cognitivas básicas. Os dois últimos subprogramas focalizam o desenvolvimento de tarefas mais complexas de aquisição de habilidades sociais para correção de interação social inadequada.

7 Esse programa inclui instrução (psicoeducação ao paciente e à família- devido a relação simbiótica que os mesmos mantêm com suas mães, sendo que quando as mesmas percebem mudanças em seus filhos, podem boicotar o tratamento), aprendizagem de modelos, role-playing, feedback e reforço positivo.

8 Os conteúdos da psicoterapia envolvem situações de diferentes áreas da vida cotidiana, como convivência familiar, interação social, dificuldades de execução de tarefas na vida diária, busca de trabalho, atividades em casa, relacionamento interpessoal, convivência familiar, atividades de lazer e demais relações sociais relevantes para os pacientes.

9 Exemplos: Ir ao supermercado fazer compras (Ajuda o paciente a avaliar e monitorar seu próprio comportamento e desempenho em tarefas do dia-a-dia)‏ A TCC preocupa em: “Como viver apesar de...”

10 Diferenciação Cognitiva
Está dividido em três etapas: exercícios com cartões; sistemas conceituais verbais (hierarquias conceituais, sinônimos, antônimos, definições de palavras); e, por último, estratégias de busca.

11 Percepção Social Esse subprograma consiste na descrição e análise de slides sobre imagens da vida cotidiana.

12 Comunicação Verbal A comunicação verbal inclui as seguintes etapas: repetição literal de frases; repetição segundo o sentido de frases autoformuladas; pergunta autoformulada e resposta; o grupo interroga um dos participantes sobre um tema determinado; comunicação livre.

13 Habilidades Sociais Esse subprograma consiste na realização de role-playing sobre dificuldades sociais dos pacientes, tais como: saber iniciar e manter uma conversa; pedir informações; recusar um pedido de forma assertiva; saber defender seu ponto de vista, bem como aceitar o dos demais.

14 Resolução de Problemas Interpessoais
É o último subprograma da TCC, no qual são tratados problemas individuais dos pacientes, com estratégias passo a passo para buscar alternativas de solução.

15 Sintomas Positivos distúrbios do conteúdo do pensamento (como delírios), distúrbios da percepção (como alucinações) e manifestações comportamentais (como catatonia e agitação), que se desenvolvem num curto espaço de tempo e com freqüência acompanhando um episódio agudo.

16 Sintomas Negativos Podem ser caracterizados por uma série de padrões que sugere anormalidade da estrutura cerebral, mau desempenho escolar, maior dificuldade na manutenção de emprego (pobreza do discurso e embotamento ou incongruência de respostas emocionais, resultando em diminuição do desempenho social.

17 pobre desempenho na testagem cognitiva, pouca resposta a tratamento,
idade precoce de início e dificuldades pré – mórbidas no funcionamento social e instrumental.

18 O enfoque principal é dado na reinserção do paciente à sociedade, por isso o tratamento funciona melhor em grupo (ajudam-se entre si), do que individualmente na clínica. De forma geral, os pacientes se dão muito bem entre si, ressaltando que, a tomada de decisão é o passo mais difícil de trabalhar.

19 Referencia bibliograficas
Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2007, vol.29, n.2, pp  Epub Feb 23, ISSN   doi: /S REVISTA CIENTÍFICA ELETÔNICA DE PSICOLOGIA – ISSN: Revista Científica Eletrônica de Psicologia é uma publicação semestral da Faculdade de Ciências da Saúde de Garça FASU/FAEF e Editora FAEF, mantidas pela Associação Cultural e Educacional de Garça – ACEG. Rua das Flores, 740 – Vila Labienópolis – CEP: – Garça/SP – Tel: (0**14) – – – Ano IV – Número 7 – Novembro de 2006 – Periódicos Semestral FORMAS DE TRATAMENTO DO PACIENTE ESQUIZOFRÊNICO ALMASAN, Daisy Ariane Discente do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde – FASU/ACEG - Garça/SP - Brasil GIMENEZ, Rosane Montefusco Discente do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde - FASU/ACEG -


Carregar ppt "de Terapia Psicológica Integrada"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google