Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEliana Domingues de Escobar Alterado mais de 8 anos atrás
1
A CHEGADA À ESCOLA Cristiane Barrooso
2
Como um iniciante deve se comportar em sala para ser considerado um bom professor? SER AUTÊNTICO, sem forçar espontaneidade; FALTA DE EXPERIÊNCIA, mas os conhecimentos adquiridos na formação inicial ainda estão frescos na cabeça e isso é uma vantagem. TRABALHAR COM OS OBJETIVOS DO PPP (Projeto Político Pedagógico)
3
Segunda a pesquisa Como o professor vê a Educação, realizada pela FVC (Fundação Victor Civita), 2009 – 49% dos professores acreditam que sua formação inicial não os preparou para enfrentar a sala de aula. - Algumas medidas: I – ANOTE AS DÚVIDAS. II – MARQUE UMA CONVERSA COM A DIREÇÃO. III – PROCURE A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. IV – CIRCULE PELA ESCOLA. V – LEIA O PPP.
5
SUGESTÕES: RECONHECER O PRÓPRIO TEMOR. REFLETIR SOBRE AS CAUSAS DO TEMOR. MINIMIZAR A IMPORTÂNCIA DO PRIMEIRO DIA. PREPARAR-SE BEM PARA A TAREFA. APRESENTAR-SE. TORNAR O CONTATO INICIAL AGRADÁVEL. FALAR SOBRE O QUE VÃO APRENDER.
6
A PALAVRA É: FLEXIBILIDADE O PROFESSOR DEVE ADOTAR UMA POSTURA COERENTE COM A FAIXA ETÁRIA DA SUA TURMA. Anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio – O desafio é achar o equilíbrio entre ser firme e, ao mesmo tempo, flexível. Como os alunos começam a manifestar mais suas opiniões nesse período, é preciso ter jogo de cintura para ir adaptando o encaminhamento das aulas às necessidades que sugerem.
7
Educações de Jovens e Adultos (EJA) – A empatia é importante. Isso significa que o professor tem de ser capaz de se colocar no lugar dos alunos, imaginar e sondar as dificuldades que eles enfrentam no dia a dia fora da escola.
8
ENTRE OS MUROS DA ESCOLA CONFLITOS, inerente as relações; DIÁLOGO, forma de lidar com os conflitos; (é importante reconhecer o verdadeiro diálogo) O INDIVÍDUO REPRESENTA NA ESCOLA, comportamentos vividos fora da escola entre os muros; RELAÇÕES DE PODER, existem na escola; É NECESSÁRIO RELAÇÕES DE AFETO VERDADEIRAS, para não serem vazias;
9
AS MATURIDADES SÃO DIFERENTES; MUROS DAS ETNIAS, DIFERENÇAS SOCIAIS, ECONÔMICAS; RÓTULOS DOS ALUNOS, postura que indica a precariedade da educação; PUNIÇÃO; VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL;
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.