A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A CHEGADA À ESCOLA Cristiane Barrooso. Como um iniciante deve se comportar em sala para ser considerado um bom professor? SER AUTÊNTICO, sem forçar espontaneidade;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A CHEGADA À ESCOLA Cristiane Barrooso. Como um iniciante deve se comportar em sala para ser considerado um bom professor? SER AUTÊNTICO, sem forçar espontaneidade;"— Transcrição da apresentação:

1 A CHEGADA À ESCOLA Cristiane Barrooso

2 Como um iniciante deve se comportar em sala para ser considerado um bom professor? SER AUTÊNTICO, sem forçar espontaneidade; FALTA DE EXPERIÊNCIA, mas os conhecimentos adquiridos na formação inicial ainda estão frescos na cabeça e isso é uma vantagem. TRABALHAR COM OS OBJETIVOS DO PPP (Projeto Político Pedagógico)

3 Segunda a pesquisa Como o professor vê a Educação, realizada pela FVC (Fundação Victor Civita), 2009 – 49% dos professores acreditam que sua formação inicial não os preparou para enfrentar a sala de aula. - Algumas medidas: I – ANOTE AS DÚVIDAS. II – MARQUE UMA CONVERSA COM A DIREÇÃO. III – PROCURE A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. IV – CIRCULE PELA ESCOLA. V – LEIA O PPP.

4

5 SUGESTÕES: RECONHECER O PRÓPRIO TEMOR. REFLETIR SOBRE AS CAUSAS DO TEMOR. MINIMIZAR A IMPORTÂNCIA DO PRIMEIRO DIA. PREPARAR-SE BEM PARA A TAREFA. APRESENTAR-SE. TORNAR O CONTATO INICIAL AGRADÁVEL. FALAR SOBRE O QUE VÃO APRENDER.

6 A PALAVRA É: FLEXIBILIDADE O PROFESSOR DEVE ADOTAR UMA POSTURA COERENTE COM A FAIXA ETÁRIA DA SUA TURMA. Anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio – O desafio é achar o equilíbrio entre ser firme e, ao mesmo tempo, flexível. Como os alunos começam a manifestar mais suas opiniões nesse período, é preciso ter jogo de cintura para ir adaptando o encaminhamento das aulas às necessidades que sugerem.

7 Educações de Jovens e Adultos (EJA) – A empatia é importante. Isso significa que o professor tem de ser capaz de se colocar no lugar dos alunos, imaginar e sondar as dificuldades que eles enfrentam no dia a dia fora da escola.

8 ENTRE OS MUROS DA ESCOLA CONFLITOS, inerente as relações; DIÁLOGO, forma de lidar com os conflitos; (é importante reconhecer o verdadeiro diálogo) O INDIVÍDUO REPRESENTA NA ESCOLA, comportamentos vividos fora da escola entre os muros; RELAÇÕES DE PODER, existem na escola; É NECESSÁRIO RELAÇÕES DE AFETO VERDADEIRAS, para não serem vazias;

9 AS MATURIDADES SÃO DIFERENTES; MUROS DAS ETNIAS, DIFERENÇAS SOCIAIS, ECONÔMICAS; RÓTULOS DOS ALUNOS, postura que indica a precariedade da educação; PUNIÇÃO; VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL;


Carregar ppt "A CHEGADA À ESCOLA Cristiane Barrooso. Como um iniciante deve se comportar em sala para ser considerado um bom professor? SER AUTÊNTICO, sem forçar espontaneidade;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google