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CAPACIDADE DE CARGA EM VEÍCULOS PESADOS

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Apresentação em tema: "CAPACIDADE DE CARGA EM VEÍCULOS PESADOS"— Transcrição da apresentação:

1 CAPACIDADE DE CARGA EM VEÍCULOS PESADOS
CAPACIDADE DE CARGA EM VEÍCULOS PESADOS 1 1

2 Contexto Caminhões As soluções de transporte de longa distância notadamente mais eficientes em termos de capacidade de carga, consumo de combustível e de emissões de poluentes, demandam veículos com potências maiores e componentes mais robustos Com a introdução de exigências regulamentares a tara dos veículos tem sofrido acréscimos significativos, reduzindo capacidade de carga e se aproximando muito do limite do eixo dianteiro Os clientes tem exigido, com consequente aumento da tara: Mais itens de conforto e segurança Maior eficiência Os esforços em desenvolvimento de tecnologias e soluções técnicas mais eficientes em termos de peso não tem sido suficientes para compensar o aumento da tara devido aos itens anteriormente enumerados Receita Cost Custo Use SPECIFIED instead of USED. Customer usage to be defined prior to Concept Gate in September. 6 6

3 Evolução Volvo Caminhão Trator PBTC ≥45 ou ≥57 t
Evolução Volvo Caminhão Trator PBTC ≥45 ou ≥57 t Uso de aços especiais chassis (-25 kg) Roda disco x roda raiada (-100 kg) Pneus sem câmara (-30 kg) Molas parabólicas (-80 kg) Uso de materiais mais leves: alumínio, plástico, etc. (-10 kg) Freios a disco x a tambor (-20 kg) Parachoque plástico (-10 kg) Aumento da eficiência dos motores de 34 hp/litro para 42 hp/litro PBT: 17,1 t CMT: 51 t Tara: 7,0 t 280 CV PBT: 28,1 t CMT: 78 t Tara: 8,9 t 440 CV Total 275 kg 16 16

4 Evolução Volvo Caminhão Trator PBTC ≥45 ou ≥57 t
Evolução Volvo Caminhão Trator PBTC ≥45 ou ≥57 t Conama P5 (Euro3) (+ 150 kg) Conama P7 (Euro5) (+ 250 Kg) 6x4 para Bi-trem (+ 500 kg) Ar condicionado (+ 30 kg) Climatizador (+ 30 kg) Barras laterais (+ 30 kg) Parachoque traseiro (+ 60 kg) ABS (+ 30 kg) Tanques de combustível (+ 150 kg) ... Euro 6 (Conama P8) ~ +350kg PBT: 17,1 t CMT: 51 t Tara: 7,0 t 280 CV PBT: 28,1 t CMT: 78 t Tara: 8,9 t 440 CV 16 16

5 Economia de combustível Mudança do perfil de carga
Evolução Scania Década de 70 2012 VS 4.060kg 2.340kg 5.272kg 2.329kg Tara = 6.400kg Tara = 7.600kg Evoluções De – Para Objetivo Acréscimo de Peso Motor + Demanda ambiental Aspirado – Turbo 11 litros – 13 litros Euro 0 – Euro 5 Economia de combustível Velocidade media Atendimento Legal ~ 350kg Caixa + Eixo traseiro Freio + suspensão CMT 45t – CMT>57t Mudança do perfil de carga 200kg

6 Segurança nas estradas
Evolução Scania Década de 70 2012 VS 4.060kg 2.340kg 5.272kg 2.329kg Tara = 6.400kg Tara = 7.600kg Evoluções De – Para Objetivo Acréscimo de Peso Cabina (conforto) Básico – Ar condicionado Vidro elétrico Direção hidráulica Climatizado Banco com suspensão Isolação acústica e térmica Geladeira Retenção de motoristas Preservação da saúde do profissional ~100kg Lei de 30 de abril de 2012 SEM controle – COM controle (jornada de trabalho) Segurança nas estradas ~20kg

7 VS Evolução Scania Década de 70 2012
4.060kg 2.340kg 5.272kg 2.329kg Tara = 6.400kg Tara = 7.600kg Evoluções De – Para Objetivo Acréscimo de Peso ~100kg Cabina (Segurança) Básico – estrutura gaiola Preservação do profissional durante acidentes Freios tambor – ABS Retarder Seguranca de condução Segurança nas estradas ~120kg Demandas do embarcador Básico – FMS Rastreador Impressora Sistema Logístico ~40kg

8 Evoluções De – Para Objetivo Acréscimo de Peso
Evolução Scania Década de 70 2012 VS 4.060kg 2.340kg 5.272kg 2.329kg Tara = 6.400kg Tara = 7.600kg Evoluções De – Para Objetivo Acréscimo de Peso Demandas do cliente Básico – Defletor de ar Tanque de 600l – 770l Rentabilidade 120 kg ~150 kg

9 Evolução Scania 4 3 Comparativo 6 2 1 5 Gerações anteriores vs
Geração presente (Euro V) 6 2 1 5 1 – SCR kg kg 2 – Lei (com 2º motorista) kg kg 3 - Defletor de ar kg kg 4 - AC + Climatizador kg kg 5 - ABS kg kg 6 - Demandas do embarcador kg kg 430 kg TOTAL 45 kg

10 Evolução Daimler Trucks

11 Lei da Balança Demais países na América Latina
Lei da Balança Demais países na América Latina Os esforços em desenvolvimento de tecnologias e soluções técnicas mais eficientes em termos de peso não tem sido suficientes para compensar o aumento da tara devido aos itens anteriormente enumerados Notas: A) d<1,3m = 16t; d<1,8m = 18t; d>1,8m = 20t B) d<1,3m = 16t; d>1,3m = 18t 1) super single ou extralargo Observação no caso dos países da América Latina: Trata-se de limites de peso para veículos com motorização anterior ao Euro 5, já que essa tecnologia ainda não é exigida por enquanto nos tais países. 6 6

12 Lei da Balança Atual Resumo
Caminhões-tratores CMT≥57,0 t PBT Ônibus PBT 16,0 t 16,0 t 6,0 t 10,0 t 6,0 t 10,0 t 19,5 t 19,5 t 6,0 t 13,5 t 6,0 t 13,5 t 23,0 t 25,5 t 12,0 t 13,5 t 6,0 t 17,0 t 29,0 t 12,0 t 17,0 t

13 Lei da Balança - Proposta Resumo
Caminhões-tratores CMT≥57,0 t PBT Ônibus PBT 17,0 t 17,0 t 7,0 t 11,0 t 7,0 t 11,0 t 20,5 t 21,0 t 7,0 t 14,5 t 7,0 t 14,5 t 24,0 t 27,0 t 13,0 t 14,5 t 7,0 t 17,0 t 30,0 t 13,0 t 18,0 t

14 Lei da Balança Proposta – extensível ao PBTC
Lei da Balança Proposta – extensível ao PBTC 25,5 17 7 Os esforços em desenvolvimento de tecnologias e soluções técnicas mais eficientes em termos de peso não tem sido suficientes para compensar o aumento da tara devido aos itens anteriormente enumerados PBT = 25,5 t (implemento) PBT = 24 t (caminhão) = PBTC = 49,5 t 6 6

15 Lei da Balança Proposta
Lei da Balança Proposta Para caminhões pesados com CMT≥ 57 t produzidos a partir de Jan/ São aproximadamente unidades (19% total, 29% dos pesados) Para ônibus pesados PBT ≥ 16 t produzidos a partir de Jan/2012 Objetivo de reposição da capacidade de carga e de transporte de passageiros sem prejuízo dos operadores Os esforços em desenvolvimento de tecnologias e soluções técnicas mais eficientes em termos de peso não tem sido suficientes para compensar o aumento da tara devido aos itens anteriormente enumerados 6 6

16 Alexandre Parker (41) Obrigado!


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