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INSTRUTOR SCOPINO AULAS UMEC 2005 INSTRUTOR: SCOPINO AULA 5.

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1 INSTRUTOR SCOPINO AULAS UMEC 2005 INSTRUTOR: SCOPINO AULA 5

2 INSTRUTOR SCOPINO PERGUNTA DA AULA 4 ? SE O FREIO DE PEDAL ESTÁ BAIXO COMO IDENTIFICO ONDE ESTÁ A FALHA ?

3 INSTRUTOR SCOPINO RESPOSTA DA PERGUNTA DA AULA ANTERIOR: SE A FALHA FOR ENTRADA DE AR, ACIONANDO (bombando) O PEDAL DEVE SUBIR SE A FALHA FOR REGULAGEM INCORRETA DE LONAS, ACIONANDO O FREIO DE ESTACIONAMENTO O PEDAL TENDE A SUBIR

4 INSTRUTOR SCOPINO VÁLVULAS AUXILIARES E FLUIDO DE FREIO Estou trazendo a vocês, amigos da UMEC o conceito teórico apresentado pelas aulas do SENAI PARANÁ na visão e no dia-a-dia do CENTRO DE REPARAÇÃO AUTOMOTIVA. E a 5ª aula,como vocês já acompanharam na teoria, será agora sobre:

5 INSTRUTOR SCOPINO VÁLVULAS AUXILIARES E FLUIDO DE FREIO

6 INSTRUTOR SCOPINO VÁLVULAS AUXILIARES E FLUIDO DE FREIO O QUE TEMOS DE ITENS IMPORTANTES A SABER NO DIA-A-DIA DE NOSSAS OFICINAS

7 INSTRUTOR SCOPINO VÁLVULAS AUXILIARES E FLUIDO DE FREIO COMO JÁ VIMOS NAS AULAS ANTERIORES, A PRESSÃO DE FREIO É IGUAL EM TODOS OS PONTOS DO CIRCUITO HIDRÁULICO. MAS ESSA PRESSÃO IGUAL OCASIONARIA PROBLEMAS DE FRENAGEM. ENTÃO VAMOS APRENDER...

8 INSTRUTOR SCOPINO PRESSÃO HIDRÁULICA A DISTRIBUIÇÃO DA PRESSÃO HIDRÁULICA DEVE SEGUIR O PROJETO DO VEÍCULO, E ESTA DISTRIBUIÇÃO ALTERA A FORÇA DE FRENAGEM DE EIXOS DIANTEIROS E EIXOS TRASEIROS. PARA ESTE CONTROLE TEMOS A VÁLVULA DE CORTE FIXO E A SENSÍVEL A CARGA.

9 INSTRUTOR SCOPINO VÁLVULA DE CORTE FIXO

10 INSTRUTOR SCOPINO COMO FUNCIONA ESTA VÁLVULA, TAMBÉM CONHECIDA COMO COMPENSADOR DE FRENAGEM, POSSUI UMA RESTRIÇÃO CALIBRADA ONDE O FLUIDO PASSA, DIMINUINDO A SUA PRESSÃO PARA A TUBULAÇÃO EM QUE SE ENCONTRA INSTALADA.

11 INSTRUTOR SCOPINO VÁLVULA SENSÍVEL A CARGA

12 INSTRUTOR SCOPINO COMO FUNCIONA ESTA VÁLVULA ESTÁ FIXADA AO EIXO TRASEIRO E AO MONOBLOCO OU CHASSIS DO VEÍCULO. DE ACORDO COM A VARIAÇÃO DE ALTURA ENTRE AS SUA FIXAÇÕES, A VÁLVULA É MOVIMENTADA PERMITINDO MAIOR OU MENOR PASSAGEM DA PRESSÃO DO FLUIDO.

13 INSTRUTOR SCOPINO COMPARAÇÃO VEÍCULO CARREGADO EIXO TRASEIRO 700 KG x EIXO TRASEIRO 200 KG VEÍCULO DESCARREGADO

14 INSTRUTOR SCOPINO FLUIDO DE FREIO

15 INSTRUTOR SCOPINO O FLUÍDO É UM COMPONENTE FUNDAMENTAL PARA TODO O SISTEMA DE FREIO. TEM A CARACTERÍSTICA DE NÃO CORROER AS TUBULAÇÕES E NÃO ATACAR AS GAXETAS E VEDAÇÕES. É HIGROSCÓPICO, TEM A CAPACIDADE DE ABSORVER ÁGUA DO AMBIENTE.

16 INSTRUTOR SCOPINO ESPECIFICAÇÕES

17 INSTRUTOR SCOPINO MANUTENÇÃO POR QUESTÕES DE SEGURANÇA O FLUÍDO DE FREIO DEVE SER TROCADO PREVENTIVAMENTE. RECOMENDAÇÃO: 1 ANO OU KM, OU AINDA NA MANUTENÇÃO DO SISTEMA

18 INSTRUTOR SCOPINO TESTE.

19 INSTRUTOR SCOPINO PERGUNTA DA AULA 5 ? POSSO ELIMINAR UMA VÁLVULA DE CORTE FIXO OU UMA SENSÍVEL A CARGA ?

20 INSTRUTOR SCOPINO PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM SCOPINO


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