A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A escravatura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A escravatura."— Transcrição da apresentação:

1 A escravatura

2 Como tudo começou! No Brasil, a escravidão teve início na metade do século XVI. As plantações de cana-de-açúcar e, mais tarde, a descoberta de ouro, e de diamantes no Brasil causaram uma grande necessidade de mão-de- obra escrava africana. Os índios brasileiros, habituados a viverem da caça e da recolecção, não se adaptaram aos trabalhos duros das plantações de açúcar, e o facto de não resistirem às doenças europeias, transmitidas pelos colonos, foi outro motivo de não se adaptarem. Por isso, começaram a partir da costa africana milhares de escravos em direcção ao Brasil.

3 Mapa Este mapa ,corresponde há rota de escravatura de África para o Brasil. Guiné – Pernambuco S.Tomé – Pernambuco Angola – Baía Moçambique – Rio de Janeiro

4 Como eram comprados e marcados
Os escravos podiam ser comprados a chefes locais, prisioneiros de guerra ou capturados pelos traficantes. Eram depois marcados com um ferro em brasa como se fossem animais, e levados para armazéns, ou prisões, até serem transportados para o seu destino.

5 Como eram transportados
De seguida, eram levados para o Brasil, em navios chamados “Navios Negreiros”, em alguns navios eram transportados cerca de 700 escravos, onde demoravam entre 25 e 50 dias, mas sempre em péssimas condições. Mal alimentados, mal agasalhados e vivendo num ambiente de grande sujidade, as doenças propagavam-se com rapidez, o número de mortes de cada viagem era sempre elevado.

6 A tentativa de fuga Ao chegarem ao Brasil, eram separados e vendidos. Eram obrigados às mais duras tarefas e aos constantes maus tratos, tentavam muitas vezes fugir para o interior e esconderem-se ou começar uma nova vida em liberdade. Por isso, os colonos ricos tinham vigilantes encarregues de capturar os fugitivos.

7 Carta de Alforria A libertação dos escravos era raro. Podia, mesmo assim, ser feita através de uma carta de alforria dada pelo dono como recompensa de qualquer serviço excepcional ou, em casos muito raros, comprada pelo próprio escravo, se conseguisse juntar dinheiro. Portanto seria muito dificil e muito raro, um escravo conseguir.

8 Quando finalmente tudo acabou
Entre meados do século XVI e 1850, foi a data que finalmente a lei proíbiu o tráfico de escravos para o Brasil; de África para o Brasil foram levados entre e escravos.

9 Fim Trabalho realizado por: Beatriz Bessa nº5 6ºC Sites consultados:
Livro. Espero que goste!!!


Carregar ppt "A escravatura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google