Evolução da Educação Nutricional No contexto político, ético e científico Profª Nutti MSc Maria de Lourdes Marques Camargo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição
Advertisements

Promoção de saúde na comunidade surda – A importância de uma alimentação balanceada para um estilo de vida saudável Aline Domingues Barreto1, Bárbara Pereira.
Dr. Thomé E. Tavares Filho
OFICINA DE PLANO DE ENSINO
CECANE – NORTE – CENTRO OESTE
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Estrutural Institucional
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
FORUM PERMANENTE E INTERDISCIPLINAR DA SAÚDE / UNICAMP
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
SÉCULO XX.
Direito humano a alimentação adequada
LETRAMENTO Magda Soares, 2010.
Habilidades em Comunicação V
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Escolhendo o nosso Futuro
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Reunião Autoformação Pinheiros
A Importância da Educação Continuada
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
ETAPAS DE UM PLANO DE AÇÃO
Uma idéia atual, que vai fazer 100 anos ! ! !
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
Intervenção Participativa dos Atores: uma abordagem pedagógica para fortalecer o poder local i n p a.
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
Cadastro Único Instrumento de conhecimento da realidade brasileira, particularidades, características de cada município, potencialidades e vulnerabilidades.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
EDUCAÇÃO EM SAÚDE Profª. Mayara Thomaz.
Arquidiocese de Brasília
Luciana Tolstenko Nogueira
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gestão por Competências
Política Nacional de Habitação
Por quê investir dinheiro em uma empresa?
PLANEJANDO AS AÇÕES EM SAÚDE
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
MAX WEBER INTRODUÇÃO: Weber e seu tempo.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
Fundamentos do Comportamento Alimentar
Processo do trabalho dos serviço em enfermagem
Atuação dos agentes de Controle Social
Profª Nutti MSc Maria de Lourdes Marques Camargo
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Ciências Naturais 9.º ano
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Aula 1: Funções da Administração
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE INTERVENÇÃO EM SAÚDE
PESQUISA E EXTENSÃO. A produção de novos conhecimentos, em todas as áreas, é um processo possível, entre outras formas, através do desenvolvimento de.
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
ÉTICA, COMPUTAÇÃO E SOCIEDADE
Habilidades e características do líder
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Conhecendo a comunidade COMUNIDADE  Um grupo social determinado por limites geográficos, valores e interesses comuns;  Um grupo de pessoas ou famílias,
twitter.com/funasa.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Transcrição da apresentação:

Evolução da Educação Nutricional No contexto político, ético e científico Profª Nutti MSc Maria de Lourdes Marques Camargo

Tradicionalmente – a educação nutricional consistia em orientações oferecidas nos centros de saúde e serviços de extensão sobretudo de palestras, utilizada indiscriminadamente e como uma fria transmissão de conhecimentos. –Os conteúdos, muitas vezes baseados na descrição dos “nutrientes”, eram selecionados pelo educador sem contar com uma análise racional da problemática do educando, que englobasse seu contexto psicosocial, cultural e econômico.

Palestras Palestras

Este tipo de educação nutricional, chamada “tradicional”, tem sido objeto de numerosas análises. Atualmente, considera-se que este enfoque não é efetivo – educando a assume uma atitude passiva no processo de ensino-aprendizagem, ignorando o sentido ativo que deve caracterizar o processo educativo – a análise limitada ou inexistente das causas da má nutrição – utilização de um único canal de comunicação, o interpessoal (entre o educador e um indivíduo ou um grupo).

Atividades lúdicas Atividades lúdicas

Oficinas Oficinas

Novas tecnologias e comunicação social em Nutrição

Música Música

Educação Individual e Educação Coletiva A educação individual é uma comunicação durante a qual existe um contato pessoal entre o agente de extensão (de saúde e outros) e um membro da comunidade, com a finalidade de melhorar seu estado nutricional e o de sua família.

Educação Individual e Educação Coletiva A educação coletiva consiste em intervenções para melhorar as condições de saúde, nutrição e outras, da população em geral. A educação nutricional utiliza a comunicação social para alcançar mudanças de médio ou longo prazo nas condutas indesejáveis da população, com relação à alimentação.

O compromisso do nutricionista como educador O papel do nutricionista como educador é o de contribuir para que os indivíduos conquistem condições de vida mais dignas, favorecendo desenvolvimento de suas potencialidades físicas, intelectuais e emocionais,através da promoção de habilidades para seleção e preparo de alimentos que supram suas necessidades fisiológicas.

Educar é um processo de mudança que ocorre, no mínimo, entre duas pessoas : educador e educando. Ser um educador implica ter uma postura crítica, disposta a refazer conceitos, estabelecendo uma ponte entre o conceitual e o real, traduzindo as evidências da pesquisa científica aos níveis de compreensão do educando. O educador em nutrição busca mapear os fatores que determinam as condições nutricionais de um indivíduo ou população, para que possa traçar planos de ação educativa e de intervenção visando corrigir as distorções que dificultam o acesso a uma condição nutricional adequada.

A educação nutricional do contexto político, ético e científico A educação nunca é neutra. Confrontada com a política, com o senso comum e com a ética, ela revela a que interesse está servindo. Para atender às necessidades da população, a educação nutricional deve ser incorporada aos vários programas: saúde, agricultura, educação. Buscando a inserção das atividades educacionais em nutrição em programas mais amplos, amplia-se seu raio de atuação e os recursos disponíveis para sua execução

Questionamentos éticos sobre os programas educativos Quem decidiu a realização do programa? Para quem trabalha? Quem financia o programa? O nutricionista tem absoluta liberdade para decidir os objetivos do programa? Quem será beneficiado pelos resultados do programa? Os objetivos do programa atendem às necessidades da população alvo? Os conteúdos estão adequados para educação nutricional ?

BOA NOITE!!!