Edivaldo M. Boaventura, Ph.D. Professor Emérito da Ufba O PROBLEMA DA PESQUISA (BOAVENTURA, E. Metodologia da Pesquisa, 2 )

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Transcrição da apresentação:

Edivaldo M. Boaventura, Ph.D. Professor Emérito da Ufba O PROBLEMA DA PESQUISA (BOAVENTURA, E. Metodologia da Pesquisa, 2 )

O PROBLEMA DA PESQUISA  Não basta escolher o tema, é preciso definir o problema.  O problema é desdobrado em questões ou em hipóteses, fundamentado na literatura concernente e operacionalizado pela escolha da metodologia. 2

ESCOLHA DO TEMA  Tema é o assunto que se quer desenvolver ou aprovar.  O tema atende às condições intelectuais, predileções de leitura e motivações profissionais.  A escolha deve emanar do próprio aluno pesquisador, podendo contar com a ajuda do professor- orientador, dos professores do programa e dos colegas. 3

Escolha do tema  Aprende-se muito com os professores, muito mais com os colegas, parceiros e companheiros.  A escolha implica aprofundamento da experiência com reflexão e leitura. 4

Há três fontes do problema: 1.experiência profissional 2.dedução da teoria 3.inspiração na literatura (Donald Ary, Lucy C. Jacobs e Asghar Razavieh, 1979) 5

 A escolha não deve ultrapassar a capacidade intelectual do estudante.  Quanto mais cedo fixar-se na escolha do tópico de pesquisa melhor.  A opção germina e cresce na mente. 6

SUGESTÕES PARA A ESCOLHA DO TEMA (CAPITANT)  Definir um problema que será objeto de estudo. Não basta o tema, é preciso estabelecer o problema, núcleo central da investigação em torno do qual giram as questões, hipóteses, objetivos, metodologias e dados.  Decidir por uma disciplina. Jurídica. Econômica. Administrativa ou Educacional, exemplo da escolha pelo trabalho em uma empresa, serviço público. 7

O raciocínio – parte essencial de um trabalho, não se desencadeia quando não se estabelece devidamente um problema. Em outras palavras, o tema deve ser problematizado. Antônio J. Severino, Metodologia do trabalho científico. p. 35 8

 Selecionar um tema pouco estudado. Uma questão que parece limitada, depois de leituras e reflexões toma uma extensão considerável.  Evitar um tema de tese recente. Poderá parecer que está sendo reelaborada.  Examinar a jurisprudência. Os estudos sobre jurisprudência oferecem uma mina em assuntos discutidos. 9

 Comentar uma lei recente ou uma política dirigida à sua situação.  Discutir a natureza jurídica de uma instituição.  Reservar espaço para a história, economia, ciência social e direito comparado. 10

TEMA E PROBLEMA DA PESQUISA  Fornecer uma idéia clara, precisa e delimitada do tema.  É necessário escolher e trabalhar os termos que encerram a proposição.  A definição delimita o tema. 11

Tema e problema da pesquisa  Nem toda questão é um problema científico.  “Um problema científico é uma questão que mostra uma situação, necessitando de discussão, investigação, decisão e solução” Kerlinger. 12

 O problema é o fulcro em torno do qual gira toda a pesquisa, desdobrado em questões que ensejam, hipóteses e instrumentos a serem empregados.  Problema é uma questão ainda não resolvida ou resolvível que permite abordagem metodológica no encaminhamento de solução.  Tomando-se uma organização, como exemplo o Conselho de Educação da Bahia, em 20 anos de funcionamento, pode-se estabelecer como problema: qual a relação entre funções atribuídas e decisões tomadas? 13

COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA? 14

COMPLEXIDADE DA QUESTÃO 1.o problema deve ser formulado como pergunta – esta é a maneira mais fácil e direta de formular um problema; 2.o problema deve ser claro e preciso – para que o problema possa ser passível de solução é necessário que ele seja claro e preciso; 3.o problema deve ser empírico – ou seja, baseado na experiência, problemas científicos não devem referir-se a valores; 15

5.o problema deve ser delimitado a uma dimensão viável – a delimitação do problema guarda estreita relação com os meios disponíveis para a investigação² 4.o problema deve ser suscetível de solução - para formular adequadamente um problema é preciso ter o domínio da tecnologia adequada à sua solução; 22 Esta síntese foi trabalhada pelos alunos, tomando por base o livro de Antônio Gil, Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996, p Trabalho de equipe dos alunos da disciplina Pesquisa em Educação, Faculdade de Educação da UFBA,

PROBLEMAS, QUESTÕES E HIPÓTESES  O problema pode ser desdobrado em questões que possibilitem a sua operacionalização com entrevistas, questionários, observações sistemáticas e formulários.  Em lugar de questões, podem-se estabelecer hipóteses a serem verificadas. 17

Problemas, questões e hipóteses  O raciocínio hipotético é importante em pesquisa pois pode ser confirmado ou não.  A hipótese é um enunciado conjectural das relações entre duas ou mais variáveis.  Variáveis são propriedades que tomam valores diferentes. (KERLINGER) 18

EXEMPLOS DE QUESTÕES ORIENTADORAS DE PESQUISA  Qual o propósito de criação do Conselho em 1963?  Quais as razões da sua reorganização em 1967?  Quais as implicações da reforma educacional de 1971 para a atuação do Conselho? 19

Tais questões referiam-se aos mais importantes períodos de atuação do Conselho, isto é, sua criação, reorganização e desenvolvimento. Em cada um desses períodos, o estudo verificou: 20

1. Como se classificam as funções e as decisões do Conselho relativas aos vários níveis de educação? 2. Como se relacionam as funções atribuídas e as decisões tomadas? 3. Até que ponto as decisões do Conselho se relacionam com a educação de primeiro e segundo graus? 21

4. Até que ponto as decisões do Conselho se relacionam com a educação superior, de adultos e continuada? 5. Até que ponto as decisões do Conselho se relacionam com a administração e planejamento da educação? 22

JUSTIFICATIVA DA PESQUISA  Relevância social de um problema  Importância teórica ou aplicada  Oportunidade da investigação  Justificativa e o contexto problemático 23

DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS  Que se pretende alcançar com a dissertação?  Objetivo geral explicita os fins pretendidos da investigação  Com os objetivos, pretende-se chamar a atenção para a relevância da pesquisa 24

Não esquecer: uma pesquisa supõe que se possa procurar informações relacionadas com o problema a ser resolvido. Laville e Diònne. A constituição do saber 25

EXERCÍCIOS 1.Qual o tema e o problema de sua dissertação? Não indique apenas sobre o que pretende escrever, mas redija dissertando em parágrafos, transformando sua idéia, fruto de sua experiência ou de sua predileção por uma disciplina, em projeto. Uma vez que você já tem o tema certo, procure definir o problema. Lembre-se que o problema é o núcleo do tema. Em torno dele girará todo o seu trabalho. A definição do problema é o ponto de partida de toda a pesquisa. 26

2.Quais são as questões orientadoras da sua pesquisa? O seu problema de pesquisa só pode ser resolvido, metodologicamente, com discussão, por etapas, consultando a literatura concernente, desdobrado em questões que possibilitarão o emprego de métodos, técnicas e processos de pesquisa: observação, questionário, entrevista, formulário. EXERCÍCIOS 27

3.Como justificar a sua pesquisa? Por que você quer realizar essa pesquisa? Tem importância teórica ou prática? Qual a relevância social? Qual a contribuição que você pretende trazer com esse trabalho? Reflita sobre a motivação, dissertando sobre a opção, importância social, interesse para a comunidade e atualidade do assunto. Por que você escolheu este tema e não outro? EXERCÍCIOS 28

EXERCÍCIOS 4.Quais são os objetivos de sua investigação? Quais são os objetivos geral e específicos do seu trabalho? Evidente que os objetivos decorrem do tema e do problema. O tema-problema induz de imediato os objetivos a atingir, a ser alcançado com o seu trabalho. Logo, o que você pretende com este seu trabalho? Dando continuidade ao exercício anterior, coloque esta resposta depois da identificação do projeto, isto é, as respostas do primeiro exercício. Desta maneira, você vai elaborando o seu projeto de pesquisa de acordo com os três elementos essenciais problema, fundamentação e metodologia. 29