Ensino Fundamental, 9º Ano

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Transcrição da apresentação:

Ensino Fundamental, 9º Ano LINGUA PORTUGUESA Ensino Fundamental, 9º Ano Gêneros textuais: texto jornalístico de divulgação científica e de conto de longa extensão

Língua Portuguesa, 9º Ano, Gêneros textuais: texto jornalístico de divulgação científica e de conto de longa extensão Introdução Existem poucas diferenças entre Divulgação científica e Jornalismo Científico. O primeiro, se destina a divulgar ciência à população com finalidade de divulgar as próprias descobertas , além de colaborar a inserção da sociedade em assuntos científicos. A segunda por sua vez , se destina também à informar sobre ciência Fonte: WWW.PT.SLIDESHARE.NET

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE : Língua Portuguesa, 9º Ano, Gêneros textuais: texto jornalístico de divulgação científica e de conto de longa extensão OBSERVAÇÃO IMPORTANTE : O texto de divulgação científica não é um texto científico, mas aquele que media o conhecimento científico da comunidade de especialistas para o público leigo. O que isso quer dizer? Bem, primeiro que não há a intenção de fornecer dados técnicos – pelo contrário. As informações presentes nesse gênero textual precisam ser de fácil acesso a qualquer tipo de leitor. Fonte: WWW.PROFESSOREDMUDO.COM.BR

Língua Portuguesa, 9º Ano, Gêneros textuais: texto jornalístico de divulgação científica e de conto de longa extensão ORIGEM DO TEXTO JORNALÍSTICO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA : A redação jornalística voltada para a ciência iniciou-se no século XVI, quando a Igreja e o Estado censuravam o trabalho dos cientistas. Às reuniões ás escondidas foram uma alternativa encontrada pelos pesquisadores para manter uns aos outros informados sobre suas descobertas. Fonte: WWW.PAPAICHEGOU.COM.BR

Língua Portuguesa, 9º Ano, Gêneros textuais: texto jornalístico de divulgação científica e de conto de longa extensão No Brasil, as atividades cientificas começaram com a corte portuguesa, em 1808, com a criação dos institutos de ensino superior, algumas voltadas ás atividades cientificas. Em meados de 1990, a divulgação científica chega á internet através de jornais eletrônicos, sites de pesquisa e debate, enfim. Abrindo uma nova forma de aprender ciência. Hoje a Internet é a forma mais acessível para pesquisadores de diversas áreas.

Língua Portuguesa, 9º Ano, Gêneros textuais: texto jornalístico de divulgação científica e de conto de longa extensão O jornalismo Científico tem como função promover a divulgação da ciência ao homem leigo, sendo a ponte entre o cientista e o público não especializado. Fonte: WWW.PORTALDOPROFESSOR.MEC.GOV.BR

A veiculação de informações científicas se classificam de duas formas: Língua Portuguesa, 9º Ano, Gêneros textuais: texto jornalístico de divulgação científica e de conto de longa extensão A veiculação de informações científicas se classificam de duas formas: 1 ) Disseminação, quando a informação é voltada à um público especializado. 2 ) Divulgação, quando voltada ao público em geral. O jornalismo científico refere-se a estratégicas e mecanismos pra veiculação de fatos voltados a ciência e tecnologia. Fonte: WWW.COLEGIOWEB.COM.BR

Língua Portuguesa, 9º Ano, Gêneros textuais: texto jornalístico de divulgação científica e de conto de longa extensão É IMPORTANTE SABER QUE... Reportar assuntos científicos exige muita ética e cuidado. Um erro na checagem de informações pode comprometer o trabalho científico, causando desde procuras por curas milagrosas até histeria por informações exageradas. Por fim, a veiculação de informações científicas depende de se observar todas as facetas da ética jornalística, e assim, sendo a “ponte” do público para as novas descobertas em vários campos da ciência. . Fonte: WWW.GENEROSEMPAUTA.BLOGSPOT.COM

DIFERENÇAS ENTRE DIVULGAÇÃO CIENTIFICA E JORNALISMO CIENTÍFICO : Língua Portuguesa, 9º Ano, Gêneros textuais: texto jornalístico de divulgação científica e de conto de longa extensão DIFERENÇAS ENTRE DIVULGAÇÃO CIENTIFICA E JORNALISMO CIENTÍFICO : Existem poucas diferenças entre Divulgação científica e Jornalismo Científico. DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, se destina a divulgar ciência à população com finalidade de divulgar as próprias descobertas, além de colaborar a inserção da sociedade em assuntos científicos. JORNALISMO CIENTÍFICO, se destina também à informar sobre ciência. . Fonte: WWW.PORTALDOPROFESSOR.COM.BR

FINALIDADE DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E DO JORNALISMO CIENTÍFICO : Língua Portuguesa, 9º Ano, Gêneros textuais: texto jornalístico de divulgação científica e de conto de longa extensão FINALIDADE DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E DO JORNALISMO CIENTÍFICO : . A finalidade de ambas é praticamente igual, porém, a linguagem utilizada e o canal são diferentes. Na divulgação científica, a linguagem é coloquial, enquanto no jornalismo científico, é utilizada a linguagem jornalística e técnicas específicas para cada meio . Fonte: www.cienciahoje.uol.com.br

A ABORDAGEM DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E DO JORNALISMO CIENTÍFICO : Língua Portuguesa, 9º Ano, Gêneros textuais: texto jornalístico de divulgação científica e de conto de longa extensão A ABORDAGEM DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E DO JORNALISMO CIENTÍFICO : A abordagem e o meio de transmissão também são diferentes. Na primeira, utiliza-se uma fonte ou tema, e na segunda, se for o caso, são utilizadas várias fontes, a fim de comprovar a veracidade da informação, além de fornecer mais dados. Fonte: www.josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br Fonte: www.info.abril.com.br

Língua Portuguesa, 9º Ano, Gêneros textuais: texto jornalístico de divulgação científica e de conto de longa extensão A MÍDIA UTILIZADA : A mídia utilizada no caso da Divulgação Científica são as mais diversas; utilizam-se livros, manuais, revistas, e os próprios meios de comunicação de massa, como TV e rádio. No jornalismo científico são utilizados somente os meios de comunicação de massa. Fonte: www.telescopio-r.blogspot.com

Língua Portuguesa, 9º Ano, Gêneros textuais: texto jornalístico de divulgação científica e de conto de longa extensão  As principais características dos textos de divulgação científica são : Compreende uma prática social e, além disso, é constituído a partir da fusão de diferentes domínios discursivos, a saber: o discurso de cunho científico, o jornalístico e o quotidiano. Fonte: www.mensageiroideal.blogfolha.uol.com.br

Língua Portuguesa, 9º Ano, Gêneros textuais: texto jornalístico de divulgação científica e de conto de longa extensão A divulgação é uma recriação do conhecimento científico, para torná-lo acessível ao público-leitor distanciado das ciências, isto é, seus leitores potenciais  podem ser leigos em determinados assuntos. Fonte: www.sidneyrezende.com

Língua Portuguesa, 9º Ano, Gêneros textuais: texto jornalístico de divulgação científica e de conto de longa extensão O discurso tem um fim específico, ou seja, informar descobertas que possam contribuir para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e, para atingir tal propósito, é empregada uma linguagem simplificada, diferentemente da linguagem especializada usada pela comunidade científica.  Fonte: www.revistaogrito.ne10.uol.com.br

Língua Portuguesa, 9º Ano, Gêneros textuais: texto jornalístico de divulgação científica e de conto de longa extensão  O produtor da Divulgação Científica não é a origem do conhecimento, apenas um repassador de tal conhecimento. Assim, não cabe ao seu autor julgar as informações que está repassando. Seu objetivo maior é informar o que já foi descoberto e, se possível, apresentar a situação atual do uso dessa descoberta. Fonte: www.palavrastodaspalavras.wordpress.com

Língua Portuguesa, 9º Ano, Gêneros textuais: texto jornalístico de divulgação científica e de conto de longa extensão O texto de apresentação científica situa-se no grupo dos textos expositivos , pois pretende transmitir conhecimentos científicos . É comum que um texto jornalístico de divulgação cientifica fazer uso de alguns conceitos e de terminologia científicos básicos. Fonte: www.papeisdeparedeparacelular.org

Língua Portuguesa, 9º Ano, Gêneros textuais: texto jornalístico de divulgação científica e de conto de longa extensão A estrutura de um texto de apresentação científica não é rígida , pois depende do assunto e de outros fatores da situação, como: _ Quem produz o texto; _ Para quem produz; _ Com que finalidade Apesar disso, o autor apresenta uma tese e procura fundamentá-la em “provas” ou evidências, isto é, exemplos, comparações, resultados, dados estatísticos, etc. Fonte: editoracontexto.com.br

A linguagem empregada no texto jornalístico de divulgação científica : Língua Portuguesa, 9º Ano, Gêneros textuais: texto jornalístico de divulgação científica e de conto de longa extensão A linguagem empregada no texto jornalístico de divulgação científica : Linguagem clara e objetiva. Verbos predominantemente no presente do indicativo. O autor se coloca de forma impessoal. Emprega o padrão culto da língua. Fonte: www.osmelhoreslivrosaqui.com

Língua Portuguesa, 9º Ano, Gêneros textuais: texto jornalístico de divulgação científica e de conto de longa extensão CONTO DE LONGA DURAÇÃO “ Embora nenhum de nós vá viver para sempre , as histórias conseguem. Enquanto restar uma criatura que saiba contar a história e enquanto, com o fato de ela ser repetida, os poderes maiores do amor, da misericórdia, da generosidade e da perseverança forem continuamente invocados a estar no mundo, eu lhe garanto que... será suficiente". (Clarissa Pínkola Estés ) Fonte: www.roggycarvalhoo.blogspot.com Fonte: www.akigifs.blogspot.com

Língua Portuguesa, 9º Ano, Gêneros textuais: texto jornalístico de divulgação científica e de conto de longa extensão Os contos pretendem revelar a extensão das narrativas orais através dos tempos e seu efeito de longa duração. Se recorrermos à memória de nossa infância , verificaremos que o “contar” um texto de longa duração, que talvez tenha sido à noite, na penumbra de um quarto , com a presença de um narrador... Assim, geralmente é o encontro da arte narrativa e o canto entremeando o enredo dos contos de longa duração. Fonte :www.brasilpelaeducação.blogspot.com.br

Língua Portuguesa, 9º Ano, Gêneros textuais: texto jornalístico de divulgação científica e de conto de longa extensão Tudo isso através de livros infantis com adaptações de temas de contos tradicionais e obras em CDs , quando na ausência de um “narrador tradicional”, é possível reinstalar aqueles momentos mágicos e encantadores por intermédio de suportes contemporâneos. Fonte: www.letraseeartes.com.br

VAMOS ENTENDER A QUESTÃO DO CONTO DE LONGA DURAÇÃO !!! Língua Portuguesa, 9º Ano, Gêneros textuais: texto jornalístico de divulgação científica e de conto de longa extensão VAMOS ENTENDER A QUESTÃO DO CONTO DE LONGA DURAÇÃO !!! Fonte: www.arocacontaumconto.blogspot.com Fonte: www.toquedearte.com

Extensão Características Gerais do Conto ( DE LONGA DURAÇÃO ?? ) Língua Portuguesa, 9º Ano, Gêneros textuais: texto jornalístico de divulgação científica e de conto de longa extensão Características Gerais do Conto ( DE LONGA DURAÇÃO ?? ) Extensão O Conto é, antes de mais nada, curto. Mesmo que alguns autores insistam que determinadas narrativas de longa duração sejam também contos por suas características estruturais, pode-se considerar que estes casos estão aí para confirmar a exceção da regra. Assim, o conto é curto.  E por que curto, conciso.  Fonte: www.curiosidadesengraçadas.blogspot.com

Observação importante !!! Língua Portuguesa, 9º Ano, Gêneros textuais: texto jornalístico de divulgação científica e de conto de longa extensão Observação importante !!! Não há tempo para se espalhar em grandes detalhes, em sutilezas que destoam de seus tempos, de seu necessário ritmo de leitura.  Um conto deve estar contido entre algumas palavras (no caso de micro contos) até um máximo de cinco a seis mil palavras. Fonte: www.blogdewilliamporto.zip.net Fonte: www.wagnerpereira10.blogspot.com

Língua Portuguesa, 9º Ano, Gêneros textuais: texto jornalístico de divulgação científica e de conto de longa extensão Linhas Dramáticas Enquanto que num romance podem haver várias linhas de desenvolvimento, como por exemplo, estórias secundárias acontecendo em volta da trama do protagonista, no caso do conto a trama é única. Não há a possibilidade da dispersão no desenvolvimento da estória, dado as características de concisão do conto. Fonte: www.pequenaminima.blogspot.com Fonte: www.gasperi.blog.uol.com.br

Língua Portuguesa, 9º Ano, Gêneros textuais: texto jornalístico de divulgação científica e de conto de longa extensão Tempo O conto não tem muito espaço para idas e vindas no tempo.  A utilização de recursos como o flash-back é rara,  permanecendo a narrativa quase sempre em uma única linha de encaminhamento temporal. Fonte: www.pt.depositphoto.com

Língua Portuguesa, 9º Ano, Gêneros textuais: texto jornalístico de divulgação científica e de conto de longa extensão Espaço Dada a curta extensão do conto, os seus cenários – e sua descrição, portanto! –  são restritos, podendo o autor os reduzir ao mínimo indispensável para a sua contextualização espacial. Esta pode até ser, em alguns casos, inexistente. www.luiscarlosgusmao.blogspot.com

Língua Portuguesa, 9º Ano, Gêneros textuais: texto jornalístico de divulgação científica e de conto de longa extensão Final enigmático Alguns escritores contemporâneos escrevem a narrativa sem um final, ou até mesmo sem um desenvolvimento flagrante.  Seus contos são mais contemplativos, mais um estado d’alma, às vezes sem nexo aparente. O mais comum, no entanto, é o conto com uma estrutura tradicional, com início, meio e fim.  . Fonte: www.imagens-para-watsapp.com

Língua Portuguesa, 9º Ano, Gêneros textuais: texto jornalístico de divulgação científica e de conto de longa extensão O final deve sempre ser uma surpresa, a resolução de um enigma, ou a inversão de uma situação que deveria seguir em direção oposta, ou que pareceria sem solução. O suspense deve ser mantido até o último parágrafo, quando, depois de prender o leitor através de toda a sua leitura, o escritor lhe fornece a catarse – a risada, o susto, a surpresa. Fonte: www.iwillseeyouineternity.blogspot.com

Atividades : CHUVA ÁCIDA TRANSGÊNICOS Língua Portuguesa, 9º Ano, Gêneros textuais: texto jornalístico de divulgação científica e de conto de longa extensão Atividades : A) Há , a seguir duas propostas para a produção de textos : uma divulgação científica e outra , um texto jornalístico de divulgação científica. Escolha à vontade e desenvolva-as a partir das informações oferecidas ou de outras , que você mesmo pode pesquisar em livros especializados , nos jornais ou na Internet. CHUVA ÁCIDA TRANSGÊNICOS Fonte: www.dialogoscciencia.wordpress.com

Língua Portuguesa, 9º Ano, Gêneros textuais: texto jornalístico de divulgação científica e de conto de longa extensão B) ESCOLHA UM CONTO DE FADAS QUE OUVIU NA SUA INFÂNCIA E TRANSFORME EM UM CONTO DE LONGA DURAÇÃO, ACRESCENTANDO ASPECTOS DA VIDA COTIDIANA E REINSTALE DETALHES CONTEPORÂNEOS. DEPOIS DO TEXTO PRONTO LEIA PARA SUA TURMA E PEÇA AS OPINIÕES DE SEUS COLEGAS E PROFESSOR. SUCESSO NAS TAREFAS !!!! Fonte: www.imagensdeamizade.com

MATERIAL DE REFERÊNCIA USADO PARA AS PESQUISAS: Língua Portuguesa, 9º Ano, Gêneros textuais: texto jornalístico de divulgação científica e de conto de longa extensão MATERIAL DE REFERÊNCIA USADO PARA AS PESQUISAS: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html http://www.webartigos.com/ www.portugues.com.br www.mundoeducacao.com.br www.infoescola.com   www.youtube.com/watch www.analisedetextos.com.br Nicola, Floriana, Ernani. Português para o ensino médio. Volume Único. São Paulo, Editora Scipione. 2003, 1ª Edição. Tufano, Douglas. Estudos da Literatura Brasileira. Volume único. São Paulo. Editora Moderna. 1996, 5ª Edição. Angela Paiva, Anna Machado, Maria Auxiliadora Bezerros.Gêneros textuais & ensino.Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. Cereja, William Roberto. Português e Linguagem. São Paulo: Saraiva, 2013. RODRIGUES, Ângela Cecília de Souza. Língua falada e língua escrita. In: PRETI, Dino. Análise de textos orais. São Paulo: Humanitas, 2003, p. 15-37.