Econometria Félix Bernardo. Econometria “a Econometria procura fornecer uma base empírica para o estudo de relações entre variáveis económicas (ou, em.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS
Advertisements

Correlação e Regressão
Estatística amintas paiva afonso.
Prof. Darlan Marcelo Delgado
ANÁLISES DE REGRESSÃO.
Analise de Regressão Parte 2.
The Relation between Price and Marginal Cost in U.S. Industry Robert E. Hall The Journal of Political Economy, Vol. 96, Nº 5 (Oct., 1988), Apresentação:
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
Modelos de Regressão Múltipla.
DIRETORIA DE PESQUISAS
Regressão Linear Aula 09 Prof. Christopher Freire Souza
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Centro de Ciências e Tecnologia – CCT Departamento de Engenharia Civil - DEC ESTATÍSTICA APLICADA A HIDROLOGIA.
MB751 – Modelos de previsão
ANÁLISE DE SÉRIES DE TEMPO
ANÁLISE DE REGRESSÃO UM GUIA PRÁTICO.
EXERCÍCIO DE SÉRIES DE TEMPO E REGRESSÃO: DEMANDA POR IMPORTAÇÕES
O Uso De Modelos Econométricos Em Empresas
Estatística Aplicada (Aula 5)
A Contribuição da Econometria para a Análise Econômica
Previsão de consumos a curto prazo
Estabilidade e Estacionariedade em Séries Temporais
Profª. Sheila Regina Oro
Análise da Regressão múltipla: Inferência Revisão da graduação
Modelos de regressão Cláudio Monteiro
Aula 10. Regressão Linear Múltipla.
Estatística e Probabilidade
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Introdução ao Stata 7 de junho de 2013
XXXIII ENEGEP Um modelo de regressão linear para obtenção do limite de controle do gráfico de Z Roberto Campos Leoni Departamento de Produção, Universidade.
Aula 6 - Método não-experimental ou de seleção não-aleatória
Mario de Andrade Lira Junior lira.pro.br\wordpress 2/4/2015 lira.pro.br\wordpress - Reservados todos os direitos autorais.
Professor Antonio Carlos Coelho
Violação dos pressupostos do modelo de regressão : Autocorrelação
Professores André Fernando André Cavalieri
Introdução à Economia A CIÊNCIA ECONÓMICA “Ciência da administração dos recursos raros.” Barre, R. (1969) “Ciência que estuda o comportamento humano em.
Interpolação e Ajuste de Curvas
GRÁFICO DE CORRELAÇÃO É um método gráfico de análise que permite verificar a existência ou não de relação entre duas variáveis de natureza quantitativa,
UFSC.PósMCI.FME.Inferências Envolvendo Variâncias. (8.1) 6 Inferências Envolvendo Variâncias.
Modelagem Estatística
Professor Antonio Carlos Coelho
Contabilidade e Regressão Linear
Introdução à Econometria Professor: Gervásio F. Santos
Regressão e Previsão Numérica.
Modelagem e Avaliação de Desempenho Pós Graduação em Engenharia Elétrica - PPGEE Prof. Carlos Marcelo Pedroso 2011.
análise dos estimadores
7 Ajuste de Curvas UFSC.PósMCI.FME.Ajuste de curvas. (11.1)
Regressão.
Ajuste do Modelo Avaliação dos Coeficientes
Introdução a Teoria Microeconômica
Regressão Linear Múltipla
Ministerio da Saúde - MS Funda,cão Oswaldo Cruz - Fiocruz Dr. Pedro H. Cabello Instituto Oswaldo Cruz - IOC Laboratório de Genética Humana - LGH Análises.
Econometria Avançada Prof. Alexandre Gori Maia
Aula 12 - Relaxando as hipóteses do MCRL
PPGTI AULA 3 Prof. Dr. Márcio A. Fiori –
UM MODELO ESPACIAL DE DEMANDA HABITACIONAL PARA A CIDADE DO RECIFE ANDRÉ MATOS MAGALHÃES Professor Adjunto do PIMES-UFPE Aracaju, 26 de outubro de 2006.
Regressão Linear Simples
Correlação e regressão
AULA 3 – O Modelo de Regressão Simples
GESTÃO E GARANTIA DA QUALIDADE
Regressão linear simples
Regressão linear simples
Correlação Análise do grau de relacionamento entre duas variáveis quantitativas.
ECONOMETRIA Mestrado Profissionalizante em Finanças e Economia Empresarial EPGE / FGV Prof. Eduardo Pontual Ribeiro Abril - Junho 2008.
Inferência 1:Estimação de Parâmetros Relembrando o Teorema Central do Limite Da aula anterior: a) Os estimadores da média e da s 2 são não viciados e de.
AULA 11 – REGRESSÃO Parte I
ECONOMETRIA Mestrado Profissionalizante em Finanças e Economia Empresarial EPGE / FGV Prof. Eduardo Pontual Ribeiro Abril - Junho 2011.
Variância/ Covariância, Correlação Regressão. Variância.
ECONOMETRIA Mestrado Profissionalizante em Finanças e Economia Empresarial EPGE / FGV Prof. Eduardo Pontual Ribeiro Abril - Junho 2009.
Critérios de Escolha dos Métodos Estatísticos
Como construir modelos empíricos. Nos modelos estudados, cada fator foi fixado em dois níveis Por esta razão temos que nos contentar com uma visão limitada.
Transcrição da apresentação:

Econometria Félix Bernardo

Econometria “a Econometria procura fornecer uma base empírica para o estudo de relações entre variáveis económicas (ou, em geral, de natureza social). Para atingir este objectivo, a Econometria dedica-se ao desenvolvimento de métodos estatísticos para estimar e testar tais relações.” “a Econometria procura fornecer uma base empírica para o estudo de relações entre variáveis económicas (ou, em geral, de natureza social). Para atingir este objectivo, a Econometria dedica-se ao desenvolvimento de métodos estatísticos para estimar e testar tais relações.” Estatística aplicada à Economia Estatística aplicada à Economia Variáveis deterministicas vs variáveis aleatórias Termo de erro Termo de erro Variável(eis) explicada(s) Variáveis explicativas O que foi: O que foi:

Econometria Um caso de sucesso! Um caso de sucesso! Foco no valor esperado condicional Foco no valor esperado condicional Variáveis determinísticas como v.a. Variáveis determinísticas como v.a. Modelos lineares nos parâmetros Modelos lineares nos parâmetros Métodos de estimação não lineares Bons resultados Facilidade na inferência Simplicidade O que é: O que é:

Elasticidade Elasticidade Elasticidade Logo Logo Nos modelos lineares se as variáveis estiverem todas logaritmizadas a elasticidade sai directamente da observação dos coeficientes estimados porque : Nos modelos lineares se as variáveis estiverem todas logaritmizadas a elasticidade sai directamente da observação dos coeficientes estimados porque :

Modelos lineares nos parâmetros Caso geral Caso geral Autor Autor Com C o nível de construção de fogos Com C o nível de construção de fogos P o preço de venda de fogos P o preço de venda de fogos S a oferta de fogos no mercado S a oferta de fogos no mercado

Modelação stock-flow

Modelação do mercado habitacional português Variável explicada: A procura de habitação A procura de habitação Variáveis explicativas: Preço Preço Rendimento Rendimento V. Demográficas V. Demográficas

Dados Lamúrias e mais lamúrias (pg ): Lamúrias e mais lamúrias (pg ): “trabalha-se com os dados que há e é tudo!” “trabalha-se com os dados que há e é tudo!”

Modelo Para os preços U é o custo de posse (um dif. da taxas de juro à habit. Da CGD e da valorização dos imóveis) Y é o rendimento S o stock habitacional. E indicador de emprego Para o nível de construção O teste de autocorrelação dos resíduos (testa a boa especificação do modelo) é inconclusivo para o modelo dos preços. O teste de autocorrelação dos resíduos (testa a boa especificação do modelo) é inconclusivo para o modelo dos preços.

Boa especificação do modelo Teste de Durbin-Watson Existe autocorrelação ou correlação serial quando os termos de resíduos são correlacionados com os valores anteriores ou posteriores da mesma série. A má especificação do modelo de regressão, em função de resíduos na forma do modelo ou por exclusão de variáveis independentes importantes para a análise é uma das causas da autocorrelação. Isto ocorre principalmente em aplicações envolvendo séries temporais [ Johnston, 1977]. Existe autocorrelação ou correlação serial quando os termos de resíduos são correlacionados com os valores anteriores ou posteriores da mesma série. A má especificação do modelo de regressão, em função de resíduos na forma do modelo ou por exclusão de variáveis independentes importantes para a análise é uma das causas da autocorrelação. Isto ocorre principalmente em aplicações envolvendo séries temporais [ Johnston, 1977]. A autocorrelação pode ser verificada pela denominada estatística de Durbin-Watson [IMAPE, 1998], onde a hipótese básica é a existência de autocorrelação entre resíduos; … da estatística de Durbin-Watson para o nível de confiança α com v =n-k-1, obtém-se du que é o limite superior de variação e di, o limite inferior, assim: A autocorrelação pode ser verificada pela denominada estatística de Durbin-Watson [IMAPE, 1998], onde a hipótese básica é a existência de autocorrelação entre resíduos; … da estatística de Durbin-Watson para o nível de confiança α com v =n-k-1, obtém-se du que é o limite superior de variação e di, o limite inferior, assim: Se dw> du a hipótese básica é aceita, se dw du a hipótese básica é aceita, se dw<di é rejeitada e se ocorrer que di<dw<du o teste é inconclusivo.

Interpretação

Tópicos de interpretação Coeficientes Coeficientes Teste t Teste t R F Durbin-Watson Durbin-Watson