Conteúdos: Sinais de Pontuação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Colocação Pronominal Ilustrada
Advertisements

O PRONOME.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Orações Subordinadas Substantivas
FUNCIONAM COMO TERMO DE OUTRA ORAÇÃO.
Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O jogo.
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Sinais de pontuação.
SINAIS DE PONTUAÇÃO EDITO ROMÃO.
Os Sinais de Pontuação Olá amiguinhos!.
Pontuação.
Orações Subordinadas Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem.
SINTAXE "Sintaxe" é o estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações e das relações que se estabelecem entre as orações nos períodos.
Classe Gramatical da palavra QUE
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO.
Orações Subordinadas Adverbiais
Professora Lúcia Brasil
Classificações das conjunções
Prof. Francisco Platão Savioli
QUESTÕES DA LÍNGUA A FRASE.
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
Entre as orações. Marcilene Rodrigues Pereira Bueno
Sinais de pontuação.
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia
Prof. Francisco Platão Savioli
COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO
Pontuação : e.
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
PONTUAÇÃO Os sinais de pontuação são recursos variados e representam as pausas e entonações da fala. A pontuação dá à escrita maior clareza e simplicidade.
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
Orações Subordinadas Adjetivas
Frase-Oração-Período
ADJUNTO ADVERBIAL Adjunto adverbial é o termo que denota circunstância do fato expresso pelo verbo ou intensifica o sentido de um verbo, adjetivo ou advérbio.
ADVÉRBIOS e locuções adverbiais
Vírgula Grupo: Gabriela Amaral-553 Juliana Monteiro- 539
Frase, oração e período.
Tipos de Período Profa Shirlene Xavier
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Língua Portuguesa Prof. Izabel Período Composto por Subordinação.
PONTUAÇÃO Professora: Sandra Mary Foppa Graduada em Língua Portuguesa
Termos essenciais da oração
Uso da vírgula entre as orações do período
Língua Portuguesa Profª Joelma
Dicionário Terminológico
Entre as orações. Marcilene Rodrigues Pereira Bueno
PORTUGUÊS JURÍDICO DIREITO 2014
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Elementos da oração Funções sintácticas
Pontuação.
Sinais de pontuação:.
. ? : A Pontuação ! , ; A Pontuação de um Texto -.
Pontuação.
Colocação dos pronomes oblíquos
Cursinho Vitoriano Profª Beatriz
Em seu processo multifuncional e comunicativo.
TERMOS ACESSÓRIOS DA ORAÇÃO
PONTUAÇÃO Simone Cerullio.
PONTUAÇÃO.
Período Composto.
ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA
Período composto por coordenação
Funções sintáticas.
  É um termo da oração que se refere a um termo anterior, para dar explicações sobre ele, ampliá-lo, resumi-lo ou identificá-lo.  Entre ele e o termo.
Conjunção é a palavra invariável que liga:
Uso dos sinais de pontuação Professor Marcel Matias.
, ; : Sinais de Pontuação.
Orações Coordenadas Assindéticas: não tem conjunção. Camilo pegou-lhe nas mãos, olhou para ela sério e fixo. (ambas são orações coordenadas assindéticas.)
Transcrição da apresentação:

Conteúdos: Sinais de Pontuação UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE EXTENSÃO-LICHINGA Licenciatura em Administração e Gestão Hospitalar TÉCNICAS DE EXPRESSÃO I Docente: Luís Ausse (MA) Conteúdos: Sinais de Pontuação

De acordo com Reis e Bergstrom (1998), os sinais de pontuação servem para tornar clara e expressiva língua escrita, uma vez que esta não dispõe dos recursos da língua fala, como as pausas ou a entoação, recursos esses que de algum modo a pontuação deverá representar, pelo menos de forma aproximada. Que implicações pode dar o uso inadequado ao intentado pelo emissor? Um uso adequado da pontuação é fundamental, dado que uma pontuação incorrecta pode levar a uma interpretação diferente da pretendida. Pode levar a que o receptor capte a mensagem de forma distorcida ou até modificada. Exemplos: O réu deve ser libertado: não está provado que cometeu o crime. O réu deve ser libertado? Não! Está provado que cometeu o crime.  

os sinais de pontuação usados na LP a vírgula; o ponto; o ponto e vírgula; os dois pontos; ponto de interrogação; o ponto de exclamação; as reticências; as aspas; os parênteses; os colchetes ; e o travessão.

Classificação Pausais: a vírgula; o ponto; e o ponto e virgula.

A VÍRGULA (,) – marca pausa de pequena duração A VÍRGULA (,) – marca pausa de pequena duração. Emprega-se para separar determinados elementos dentro de uma oração ou orações dentro de um mesmo período. A vírgula assinala que a voz fica em suspenso, a espera de que o período se complete. Regras do Uso da Vírgula (i). O sujeito nunca deve ser separado do predicado por uma vírgula. Ex: As negociações sobre a paz no Oriente Médio têm sido muito difíceis.

(ii). O verbo e o complemento directo nunca são separados por uma vírgula. Ex: Aquele macaco trepou um pequeno galho. Alguns besteiros e dois peões com achas acesas passaram então o pontilhão. (iii). Separam-se por vírgulas os elementos da oração que têm idêntica função sintáctica, quando não estão ligados por uma conjunção. Ex: Para o Norte de Moçambique, Quiloa, Mombaça, Melinde, Brava, Magadoxo eram vilas de Mouros, bem construídas. Jantámos sopa, peixe assado, frango na púcara e um belo gelado. Vivo numa pequena cidade, longe do movimento, numa calma absoluta.

(iv). O vocativo é isolado por vírgula. Ex: Não saias já, filha, ainda é cedo. Tem toda a razão, senhor, Director. (v). O aposto é isolado por vírgula. Ex: O John, aquele americano alto e louro, adorou Lisboa. O Senhor Mutoropa, estudante do 1º de Direito, escorregou porque o pátio está lamascento. (vi). Coloca-se a vírgula depois de não e sim quando estes advérbios, em princípio de oração, se referem a uma oração anterior (como acontece, por exemplo, nas respostas. Ex: Não, ele nunca faria isso. Sim, acho que tens razão.

(vii). Coloca-se entre vírgulas palavras ou frases intercaladas numa oração cujas construções e sentidos se apresentam independentes da intercalada. Ex: Os moçambicanos são, com certeza, um povo solidário. A nossa Monarquia parafeudal sofreu, reflexamente, a influência das monarquias europeias... (viii). A vírgula usa-separa separar orações coordenadas, excepto quando são ligadas pela conjunção “e”, embora, neste último caso, tal possa acontecer por uma questão de estilo. Assim, separam-se geralmente por vírgulas as orações coordenadas introduzidas por mas, nem, ou, logo, porém, portanto, contudo, etc, e obrigatoriamente as que não são ligadas por uma conjunção (assindética). Ex: Não era muito inteligente, mas conseguia bons resultados nos estudos. Passeamos, vamos ao cinema, jantamos fora.

(ix). A vírgula usa-se para isolar as orações relativas explicativas ou apositivas. Ex: O leão, que te falei ontem, atacou mais uma pessoa. Todos os investimos, que pouco interessam aos políticos, são direccionados para o Norte. (x). Separam-se em geral por vírgula as orações subordinadas adverbiais, em especial quando ocorrem no início do período. Ex: Assim que chegares a casa, telefona ao teu pai. Mesmo que hoje troveje, devo ver o Euro-2015 na DSTV.*Topicalização Se as condições atmosféricas forem favoráveis, talvez possa te visita. Declarou que não aceitará a proposta, mesmo que haja fortes pressões nesse sentido.

(xi). Separam-se com vírgula algumas expressões com gerúndio ou particípio passado que equivalem orações. Ex: A Marta, estando cada vez mais distraída, esquece-se de tudo. Terminadas as conversações entre o Presidente da República e os líderes dos partidos, aguarda-se um referendo. (xii). A vírgula usa-se também para separar o nome do lugar, quando se data um escrito. Ex: Lichinga, aos 19 de Fevereiro de 2015. (xiii). Costuma-se separar por vírgula ou, em alternativa, por dois pontos ou ponto o vacativo com que se iniciam cartas, requerimentos, ofícios, etc. Caro amigo, Prezados sócios, Exmo senhor,

O PONTO (.) – assinala a pausa máxima da voz depois de um grupo fónico de final descendente; emprega-se para indicar o término de uma frase declarativa. Ao ponto que encerra um enunciado escrito, dá-se o nome de ponto final.  O ponto corresponde sempre a final descendente de um grupo fónico. O PONTO E VÍRGULA (;) – serve de intermediário entre o ponto e a vírgula e é usado para separar num período as orações da mesma natureza que tenham uma certa extensão. O ponto e vírgula denota em geral uma débil inflexão suspensiva, suficiente, no entanto, para indicar que o período não está concluído.

Classificação Os que marcam melodia: os dois pontos; ponto de interrogação; o ponto de exclamação; as reticências; as aspas; os parênteses; os colchetes; e o travessão.

Continuação. OS DOIS PONTOS (:) – servem para marcar na escrita uma sensível suspensão da voz na melodia de uma frase não concluída; emprega- se para enunciar: uma citação, uma enumeração explicativa, um esclarecimento. O PONTO DE INTERROGAÇÃO (?) – usa-se no final de uma interrogação directa. Serve para questionar ou estabelecer uma pergunta, em casos de dúvida.

Continuação. AS ASPAS (“”) – empregam-se principalmente: no início e no fim de uma citação para distingui- la do resto do contexto; para fazer sobressair expressões não peculiares à linguagem; para acentuar valor significativo de uma palavra ou expressão; para realçar ironicamente uma palavra ou expressão; para indicar o título de uma obra.

isolar orações intercaladas com verbos declarativos. Continuação. OS PARENTESES – empregam-se para intercalar num texto qualquer indicação acessória: uma explicação; uma reflexão; uma nota emocional; isolar orações intercaladas com verbos declarativos.

Continuação. OS COLCHETES – variedade de parênteses de uso restrito: quando numa transcrição de texto alheio, o autor intercala observações próprias; quando se quer isolar uma construção internamente já separada por parênteses; quando se deseja incluir numa referência bibliográfica indicação que não conste da obra citada. O TRAVESSÃO – emprega-se: para indicar nos diálogos a mudança de interlocutor e para isolar num contexto palavras e frases

Exercício de Pontuação. Pontue correctamente o texto abaixo transcrito: Numa sessão de júri, se o juízo não conhecer o código do acusado e o intérprete estiver ausente , suspender-se-á a sessão, pois, há ruído impedindo a comunicação. O mesmo ocorrerá se houver quebra de sigilo entre os jurados. Há interferência negativa no sistema de comunicação. Damião & Henriques, in “Curso de Português Jurídico.

Referência Bibliográfica Cunha, C. & Cintra, L. (1991). Breve Gramática do Português contemporâneo. Lisboa. Reis, N. & Bergstrom, M. (1998). Prontuário Ortográfico e guia da língua portuguesa. Lisboa: Notícias