ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Angelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
Advertisements

24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
CENSO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
OPERAÇÕES E LOGÍSTICA EQUIPES Perfil Recrutamento e Seleção Treinamento INSTRUMENTOS E MATERIAIS Distribuição Empacotamento CONTROLES Sistema Integrado.
Secretaria da Educação e Cultura
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SEDUCSEDUC Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Leila Brandão SECAD/MEC
Escolha PNLD 2010 Passo a Passo
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO – PNLD- NO RIO GRANDE DO NORTE
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2014
ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO
Reunião Administrativa
Cadastro de Ações de Formação
Sistema Programa 808.
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2010
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2013
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2011
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2011
Legislação Decreto nº 7.084, de 27/01/2010 dispõe sobre PNLD.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
SAG 2013 FRANQUEADOS 2013 ORIENTAÇÕES GERAIS FRANQUEADOS 2013 ORIENTAÇÕES GERAIS.
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR
Julho/2012. Educacenso 2012 Data base: 30/05/2012.
Iniciando o Censo Escolar 2011
01 Índice Treinamento para os alunos Cadastro de evento externo
Programa Sala de Leitura 2014
Encontro com os Coordenadores de Avaliação Articulando as Dimensões Técnico ‐ Operacionais Atribuições e Procedimentos de Aplicação.
Grupo : Secretaria de Educação Santa Catarina. Foco: 1 IE: INFRAESTRUTURA Pontos Relevantes: De que forma se da a definição das escolas a receber equipamentos.
Contexto de atuação do CME
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA NRE GUARAPUAVA MAIO 2011.
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2014
FNDE Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
1 Escolha PNLD 2011 Passo a Passo 1)ACESSANDO O SIMAD2a7 2)CADASTRO DO RESPONSÁVEL8a11 3)REGISTRO DA ESCOLHA12a18 4)RECUPERAÇÃO DO CÓDIGO DE SEGURANÇA19a24.
Escolha PNLD EJA 2011 Passo a Passo PROCEDIMENTOS 1.Acessando o SIMADAcessando o SIMAD 2.Cadastro do responsávelCadastro do responsável 3.Registro da escolhaRegistro.
COORDENAÇÃO ESTADUAL PARA OS PROGRAMAS DO LIVRO - FNDE Programas do Livro - FNDE.
Programas do Livro PNLD e PNLEM
Escolha PNLD 2010, 2011, 2012 Passo a Passo. Registro da Reunião de Escolha Onde encontrar o formulário? a) na internet, - Link “Guia.
ORIENTAÇÕES GRUPOS DE ESTUDOS AOS SÁBADOS
Censo Escolar 2015 Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Escolha do livro didático de Ensino Médio para o ano letivo de 2015
EDIÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO E PARADIDÁTICO
Pagamento via cartão de crédito
AÇÕES EM ADAMENTO NO PORTAL Viagens para o resgate de APCs Digitalização de obras e documentos raros - BPP e AP Vinhetas para o Portal na TVE Museu Virtual.
Escola Acessível – PDDE Estrutura
Melhor Gestão, Melhor Ensino
BASE LEGAL + Prevista no Art.210 da Constituição Federal: "Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
PNLD SÃO PAULO Abrangência PNLD Rede Pública de Ensino Fundamental: - Estadual - Municipal - Federal - Educação Especial (públicas, comunitárias.
Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2016
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
Revisita ao PPP.
Programas do Livro Camila de Oliveira COARE/CGPLI.
1 Aspectos Operacionais da Escolha e Sistemas Informatizados Rosalia de Castro Sousa Coordenadora de Produção e Distribuição Substituição.
FNDE F UNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO Janine de Almeida Menezes Coordenação de Contratos e Liquidação.
ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO PNLD 2012 Em 2010, foi publicado o Decreto 7.084, de , que regulamentou a avaliação e distribuição de materiais.
FNDE Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Msc. MONICA SOARES SETEMBRO / ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DA LEI MUNICIPAL DE CRIAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA REDE PÚBLICA.
Coordenação de Logística e Distribuição Lêda Dal O CAMINHO DO LIVRO DIDÁTICO DISTRIBUIÇÃO.
INSCRIÇÕES: De 28 de maio à 15 de junho LOCAL DE INSCRIÇÕES: DATA.
1. 2 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDENCIA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR COORDENAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO.
P ARA Q UANTOS ? Censo Escolar e Critérios de Projeção Juliana Hott Coordenação de Cálculo e Qualidade.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2016
1º ENCONTRO DE MULTIPLICADORES PNLD E PNBE DO MS 2016.
A S COMPETÊNCIAS NO ÂMBITO DOS PROGRAMAS DO LIVRO Zely Lerbach Rodrigues Divisão de Apoio aos Programas do Livro DAPLI.
Transcrição da apresentação:

ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PNLD O PNLD é o maior programa de distribuição gratuita de material didático do mundo.  Em torno de 163 milhões de livros.  Mais de 19 milhões de encomendas.  Aproximadamente 37 milhões de alunos.  Beneficiando cerca de 140 mil escolas públicas.

P rograma N acional do L ivro D idático O PNLD 2014 atenderá as escolas da rede pública de ensino de 6º ao 9º ano do ensino fundamental constantes no censo escolar. ESCOLHA DE LIVROS (PNLD/2014 ) COMPONENTE CURRICULAR Ensino Fundamental 6º ao 9º ano REUTILIZÁVEIS Língua Portuguesa Matemática Ciências História Geografia CONSUMÍVEISLíngua Estrangeira: Inglês ou Espanhol

P rograma N acional do L ivro D idático * O processo de escolha das coleções deverá ser realizado pela escola com autonomia, sem interferências externas observando as normas de conduta ( Portaria Normativa nº 7 de 05/04/2007 do MEC). ESCOLHA DOS LIVROS * O Guia de escolha de Livro Didático será disponibilizado via Internet e impresso (junho/2013); * A escolha do livro didático deve ser o resultado da discussão e consenso a fortalecer o trabalho coletivo na escola.

P rograma N acional do L ivro D idático REGISTRO DA REUNIÃO DE ESCOLHA As reuniões resultarão no preenchimento do “Registro da Reunião de Escolha PNLD/ 2014” (disponibilizado no Guia).

P rograma N acional do L ivro D idático ORIENTAÇÕES PARA O REGISTRO DA ESCOLHA DO PNLD 2014

P rograma N acional do L ivro D idático CARTA AMARELA

P rograma N acional do L ivro D idático USUÁRIO E SENHA A Carta Amarela será entregue na escola como carta registrada contendo dados de Usuário e Senha, para acesso ao Sistema de registro da escolha e a ECT nos informará dia, hora e pessoa que a recebeu na escola. Caso essa carta seja roubada ou furtada na escola depois de entregue, será necessário enviar ofício assinado pelo diretor ou secretário (a) de educação relatando o fato + Boletim de Ocorrência.

P rograma N acional do L ivro D idático O FNDE procederá conforme os prazos a seguir: ** Em até 3 dias após o início da escolha: - serão cancelados os registros de escolha constantes no Sistema; - será enviada outra carta amarela registrada, para que a escola efetue novo registro de escolha. ** Depois desse prazo, mas ainda durante a escolha: - serão cancelados os registros constantes no Sistema para essa escola, a mesma receberá um dos títulos aprovados, constantes no guia, por componente curricular; ** Depois do período de escolha: - os registros constantes no sistema não poderão ser alterados. CASO A DOCUMENTAÇÃO CHEGUE AO FNDE

P rograma N acional do L ivro D idático REGISTRO DA ESCOLHA VIA INTERNET

P rograma N acional do L ivro D idático ACESSANDO O AMBIENTE DE IDENTIFICAÇÃO

P rograma N acional do L ivro D idático CADASTRANDO O CPF

P rograma N acional do L ivro D idático DADOS DO RESPONSÁVEL

P rograma N acional do L ivro D idático CÓDIGO DE SEGURANÇA

P rograma N acional do L ivro D idático REGISTRANDO A ESCOLHA * A escola deve escolher duas opções para cada componente curricular, pois caso não se concretize a aquisição com a editora da 1ª opção, a escola receberá os livros da 2ª opção. * Caso a escola não queira receber livros de algum componente curricular, ela deverá selecionar no registro de escolha do Componente Curricular a Opção “Não desejo receber livros deste componente”.

P rograma N acional do L ivro D idático COMPROVANTE DA ESCOLHA * Gravada a escolha, o sistema exibirá comprovante da escolha. * A escola deverá verificar no comprovante, as coleções registradas para cada componente curricular. * A escolha poderá ser alterada até a data final do período de escolha, e prevalecerá a última escolha gravada.

P rograma N acional do L ivro D idático RECEBENDO LIVROS, MAS DE APENAS ALGUNS COMPONENTES

P rograma N acional do L ivro D idático RESPONSÁVEIS PELA EXECUÇÃO DO PROGRAMA MEC Disponibilizar informações dos programas; Orientar e divulgar sobre as condições de operacionalização; Promover e apoiar ações voltadas para a formação docente com vistas à escolha e ao uso do livro nas Escolas; Não disponibilizar informações privilegiadas; Adotar as providências cabíveis no caso de infringirem as normas de conduta

P rograma N acional do L ivro D idático FNDE (decreto n° de 27/01/10) Organizar e apoiar a inscrição de obras; Analisar a documentação; Realizar a triagem das obras; Apoiar o processo de escolha; Realizar a negociação de preços e formalizar os contratos de aquisição; Acompanhar e realizar o controle de qualidade da produção e distribuição das obras;

P rograma N acional do L ivro D idático SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Orientar as escolas quanto ao processo de escolha e utilização do livro didático e realizar formação para: gestores, professores e responsáveis pela execução dos programas do livro no Estado; Monitorar e promover a distribuição da reserva técnica dos livros do PNLD no Estado até a chegada nas escolas da rede pública; Desenvolver ações operacionais para o remanejamento de livros didáticos excedentes, para atender outras escolas que estão com déficit; Garantir a isonomia do processo de execução, não disponibilizando informações que privilegiem uma ou outra Editora (Titular de Direito Autoral)

P rograma N acional do L ivro D idático GESTOR E COORDENADOR Promover palestras, reuniões com professores, pais e alunos sobre a responsabilidade de cada um quanto á conservação, devolução e remanejamento dos livros didáticos e a assinatura do Termo de Responsabilidade de Utilização de Bem Público dos pais ou maiores de idade; Coordenar os professores quanto à escolha democrática do livro, contemplando as matrizes curriculares para o ensino fundamental, na data estipulada pelo FNDE; A escola que não efetuar a escolha dentro do período, receberá um dos títulos aprovados, constantes no guia, para cada componente curricular, conforme critérios de alocação definidos pelo FNDE.

P rograma N acional do L ivro D idático INTEGRIDADE DO PROCESSO DE ESCOLHA Normas de Conduta (Portaria Normativa nº 7 de 05/04/2007) AS PROIBIÇÕES VÃO DO PERÍODO DA DIVULGAÇÃO DO GUIA PELA INTERNET PELO FNDE ATÉ O FINAL DA TEMPORADA DE ESCOLHA:

P rograma N acional do L ivro D idático INTEGRIDADE DO PROCESSO DE ESCOLHA Normas de Conduta (Portaria Normativa nº 7 de 05/04/2007) EDITORAS: * Acessar as dependências das escolas para realizar divulgação dos títulos participantes; * Participar de eventos das escolas e secretarias destinados à realização das escolhas. ESCOLAS: * Aceitar vantagens oferecidas pelos editores e seus representantes. OBS: Cabe aos dirigentes e professores DENUNCIAR as violações pelo ou pelo portal do FNDE, no espaço reservado ao processo de escolha.