M.C. ESCHER ( ) Mauritus Cornelis Escher nasceu na Holanda e dedicou toda a sua vida às artes gráficas. Foi na escola de Belas Artes de Haarlem onde estudou arquitectura que conheceu o seu mestre, um professor de Artes Gráficas judeu de origem portuguesa, chamado Jesserum de Mesquita. Com este, Escher aprendeu muito, conheceu as técnicas de desenho e deixou-se fascinar pela arte da gravura. Este fascínio foi tão forte que levou Mauritus a abandonar a Arquitectura e a seguir as Artes Gráficas. Quando terminou os seus estudos, Escher decide viajar, conhecer o mundo! Passou por Espanha, Itália e fixou-se em Roma, onde se dedicou ao trabalho Gráfico. Mais tarde, por razões políticas muda-se para a Suíça, posteriormente para a Bélgica e em 1941 regressa ao seu país natal. Estas passagens por diferentes sítios, por diferentes culturas, inspiraram a mente de Escher, nomeadamente a passagem por Alhambra, em Granada, onde conheceu os azulejos mouros. Este contacto com a arte árabe está na base do interesse e da paixão de Escher pela divisão regular do plano em figuras geométricas que se transfiguram, se repetem e reflectem, pelas pavimentações. Porém, no preenchimento de superfícies, Escher substituía as figuras abstracto-geométricas, usadas pelos árabes, por figuras concretas, perceptíveis e existentes na natureza, como pássaros, peixes, pessoas, répteis, etc.
Algumas das suas obras
Pavimentações recorrendo a isometrias Isometrias são aplicações que transformam uma figura geométrica numa outra geometricamente igual à primeira, ou seja, é uma aplicação que conserva as distâncias entre os pontos e a amplitude dos ângulos.
Pavimentação com rotação Isometrias
Pavimentação com translação
Translação
Pavimentação com simetria
Técnica da “dentada” Os polígonos que pavimentam podem ser alterados para se criarem figuras irregulares que também pavimentam. Usando uma técnica simples, a técnica da “dentada” criam-se formas irregulares que se tornam padrões de pavimentação.
Procedimentos Escolhe-se um triângulo, um quadrado ou um hexágono. Seguem-se os passos demonstrados nas figuras. Sugestão - Recortar a partir de um vértice e terminar no vértice seguinte. Fixa-se a “dentada” com fita cola, depois de se fazer uma translação para o lado oposto em que foi retirada.
Se se escolher o hexágono podem-se dar três dentadas:
Se for um triângulo
“ Talvez eu tenha descoberto que a maioria dos adultos são incapazes de expressarem as suas emoções. Por esta razão, o meu trabalho é para crianças, e para que os adultos permaneçam crianças no coração.” M.C. Escher Professoras: Ilda Leal e Irene Félix 2007 Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral