Seminário WRI - A nova economia da mobilidade Eduardo A. Vasconcellos São Paulo, 26-9-2014 CONTEXTO Pobreza e exclusão Democracia frágil e cidadania inexistente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Eduardo A. Vasconcellos
Advertisements

Metrópoles sustentáveis – o papel do transporte público Belo Horizonte, 31 de agosto de 2009 Sistemas de mobilidade para as metrópoles do Brasil Ricardo.
Eduardo A Vasconcellos Denatran, 25/9/2006 Qual cidade construímos ? Quais políticas adotamos ? Quais foram os resultados ?
A problemática do transporte: um dos principais inibidores geográficos de São Paulo; A problemática do transporte: um dos principais inibidores geográficos.
MODAIS ALTERNATIVOS E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS
" Situação da Política Internacional da Mudança Climática em 2013 e Perspectivas Futuras Recife,31/10/2013 Eduardo Viola Professor Titular Instituto de.
Comércio Internacional Comércio Comércio = atividade de distribuição e venda dos bens criados pelas atividades industriais e agrícolas. Origens do Comércio:
Brasil Polo Regional de Resseguros Abril Conceito do Brasil como Polo Regional de Resseguros A atração de prêmios de fora de sua jurisdição para.
Um Novo Olhar... Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
Ministério das Comunicações. Telecomunicações e Redes Inteligentes ComandoControleMonitoramento MediçãoAutomaçãoGeração distribuída Necessidade de fluxo.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
SEMINÁRIO MOBILIDADE URBANA Joinville, maio de 2012 TARIFA DO TRANSPORTE PÚBLICO COMO POLÍTICA PÚBLICA.
A Dinâmica e Características do Modelo do Setor Elétrico Brasileiro Rubens Rosental GESEL-IE-UFRJ Cabo Verde – 8 de julho de 2009.
Lei de Cotas Lei nº 8.213/91 Adriana Barufaldi SENAI –DN 2013.
CEPAL - POLÍTICAS DE INOVAÇÃO PARA GESTORES PÚBLICOS PUCRS - Porto Alegre, Abril 2013 Painel Desafios da Política de C&TI no RS Jorge Audy Vice-Presidente.
II Seminário Internacional Projeto INCLUIR Programa Urb-AL rede 9 Veneza, maio 2006.
Audiência Pública – Senado Federal Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania Brasília, 09/12/2014.
Logística do Turismo O Exemplo São Paulo Profa. Debora Cordeiro Braga.
Desenvolvendo Estratégias e Planos de Marketing Mercadologia I Introdução;
“Mobilidade Verde – Compartilhamento de carros e bikes elétricas” Recife-PE. 05 de Agosto de 2015 Angelo leite – SERTTEL LTDA.
Segurança Alimentar e Nutricional: Caminhos para a alimentação saudável Sistematização do I Simpósio.
Inclusão digital e desenvolvimento André Urani IETS e IE-UFRJ 46 o Painel Telebrasil Florianópolis, 30 de maio de 2003.
Brasília-DF, 26 de novembro de 2013 Diagnóstico do Setor Aéreo Brasileiro e Alternativas para o Aumento da Competitividade - EMBRATUR.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Urbano Dario Rais Lopes Secretário Nacional do Transporte e da Mobilidade Urbana Ministério das Cidades.
World Café A consciência coletiva em crescimento, as relações de associação destas conversas e a importância da aprendizagem coletiva e do conhecimento.
4º Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos – FIESC – 15/9/2010 Visão estratégica e projetos futuros 4° Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos.
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DAS REDES DE TRANSPORTE
"Lição de vida, Cultivar oportunidades" PROJETO HELP Horta Educativa, Lúdica e Produtiva Bruno Portelada Elisabete Marques
Globalização e desigualdade social
IMPACTOS ECONÔMICOS DA COMPETITIVIDADE DO GÁS NATURAL Luciano Losekann Grupo de Economia da Energia Economia/UFF.
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
Errando o Alvo Gastos Sociais no Brasil José Márcio Camargo Professor do Departamento de Economia – PUC/Rio.
FORMULAÇÃO de projeto de trabalho profissional
Os impactos ambientais e os problemas sociais Dionelma da Conceição Silva Sousa Santarém – Pará Março 2016.
AS CAUSAS E OS OBSTÁCULOS AO DESENVOLVIMENTO
Resumo Boaventura S. Santos (p ) As sociedades capitalistas são constituídas por mercado, Estado e Comunidade. Em geral esta última sempre esteve.
Crescimento verde inclusivo: Dilemas de políticas Pedro da Motta Veiga Sandra Polonia Rios Junho 2013.
Serviço de Emergência Referenciada Integrado Unidade de Produção HOSPITAL DE CARIDADE SÃO VICENTE DE PAULO Jundiaí fevereiro de 2015 Organização da Gestão.
Sugestões para minimizar o problema dos congestionamentos Prof. Leandro Lopes Prof. Paulo Fitz SEMINÁRIO SOS BR-116.
SEBRAE PERNAMBUCO. O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IMBITUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA PAES LEME.
Desafios da Mobilidade Urbana Dezembro 2013 Ministério das Cidades SEMOB – Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana.
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
MEIO AMBIENTE CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA Uso dos recursos ambientais Consciência ecológica coletiva Desenvolvimento sustentável Preocupações em SC Legislação.
WORKSHOP Diretrizes para Licitação de Serviços Licitação de Serviços de Eficientização Energética em Prédios Públicos WORKSHOP Diretrizes para Licitação.
Marcio Pochmann Presidente do IPEA Brasília, 10 de agosto de 2011 Equidade fiscal no Brasil.
SISTEMA NACIONAL DE TRÂNSITO.
1 Energia Elétrica Alguns comentários Energia Elétrica Alguns comentários Reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e social 4 de agosto de 2004.
Baldur Schubert, Médico. Representante da Organização Ibero-americana de Seguridade Social (OISS) no Brasil Saúde e Seguridade Social do Servidor 61º FONAC.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Economia Contemporânea Carlos Augusto da Silva Souza.
André Santos Jornalista, Especialista em Política e Representação Parlamentar e Assessor Parlamentar do DIAP e da CNPL.
Segurança pública e Violência
SUPERINTENDÊNCIA DA ZONA FRANCA DE MANAUS SUFRAMA IMPACTOS DA CRISE ECONÔMICA BRASILEIRA NO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS 9 de outubro de 2015 COMISSÃO DE.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
Projeto: Vanguardas Europeias
Movimentos Migratórios e suas Motivações
Empreende dorismo Enquadramento Histórico. empreendedorismo  As preocupações com a temática do empreendedorismo são relativamente recentes  O mundo.
Projetos Segmento de Prospecção. Ordenação da Apresentação Eleições 2002 Cenários do Macro-Ambiente e da Indústria Financeira Jogo dos Atores.
Clauber Leite Eliana Vileider Rossana Filetti Soranz.
Inovação e Competitividade Laura Maragna Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação Comissão Europeia.
Modelagem como Ferramenta de Planejamento e Gestão de Bacias Hidrográficas visando a Remuneração por Serviços Ambientais Henrique Leite Chaves, PhD EFL-
Envelhecimento e Mercado de Trabalho Consultor Legislativo Alexandre Candido Área IX - Economia.
“Better growth” x Crescimento convencional do PIB.
União Nacional por Moradia Popular O povo que constrói a casa é o povo que constrói a história.
Investimento – Modelo Acelerador Investimento mede a variação no estoque de capital ocorrida em determinado ponto do tempo. Def. A formação bruta de capital.
HUMANISMO EM PORTUGAL NOMEAÇÃO DE FERNÃO LOPES A CRONISTA-MOR DA TORRE DO TOMBO CONTEXTO HISTÓRICO No final do século XV, a Europa passava por grandes.
Pou Área industrial - Japão. AS GRANDES ÁREAS INDUSTRIAIS A NÍVEL MUNDIAL.
Transcrição da apresentação:

Seminário WRI - A nova economia da mobilidade Eduardo A. Vasconcellos São Paulo, CONTEXTO Pobreza e exclusão Democracia frágil e cidadania inexistente Crescimento urbano desordenado Apoio ao uso intensivo do automóvel (subsídios) Abandono do TNM e negligência do TC

Seminário WRI - A nova economia da mobilidade Eduardo A. Vasconcellos São Paulo, Expansão descontrolada das cidades médias Aumento do consumo de energia e de tempo Aumento no uso do auto e da moto Aumento do consumo do espaço, do congestionamento e dos acidentes Aumento do risco de andar e de usar bicicleta Redução no uso do Transporte Coletivo Maior dificuldade para os pobres Maior iniqüidade CENÁRIOS

O futuro da mobilidade Caso exemplar de São Paulo Seminário WRI - A nova economia da mobilidade Eduardo A. Vasconcellos São Paulo,

Futuro da RMSP Simulação PITU 2030 dos impactos de investimento em infra-estrutura de TC Nota: “Modelo EMME e TRANUS” são dois sistemas de modelagem de demanda Seminário WRI - A nova economia da mobilidade Eduardo A. Vasconcellos São Paulo,

Conclusões Grande oferta de infra-estrutura de TC é essencial, mas não é suficiente para melhorar a mobilidade Opções Nada fazerAdotar novas ações (auto-regulação É imprescindível reduzir o uso do sistema) excessivo de espaço por autos Seminário WRI - A nova economia da mobilidade Eduardo A. Vasconcellos São Paulo,

Seminário WRI - A nova economia da mobilidade Eduardo A. Vasconcellos São Paulo, O que a política atual de mobilidade propõe com estes sinais ?

Seminário WRI - A nova economia da mobilidade Eduardo A. Vasconcellos São Paulo, O que a política européia de mobilidade propõe com estes sinais ?

Seminário WRI - A nova economia da mobilidade Eduardo A. Vasconcellos São Paulo, Transporte por fretamento e mobilidade Diferença entre duas políticas de mobilidade

Seminário WRI - A nova economia da mobilidade Eduardo A. Vasconcellos São Paulo, CONCLUSÃO Melhorar o TC é essencial, mas não é suficiente Usuários devem pagar por seus consumos e custos Espaço deve ser reorganizado

Seminário WRI - A nova economia da mobilidade Eduardo A. Vasconcellos São Paulo, Obstáculos Políticas históricas de mobilidade e seus mitos Interesses estabelecidos na indústria, poder executivo, poder legislativo Desigualdade de representação e de poder Oportunidades Esclarecimento das iniqüidades e desperdícios Ação dos movimentos sociais Desenvolvimento da democracia

Seminário WRI - A nova economia da mobilidade Eduardo A. Vasconcellos São Paulo,

Seminário WRI - A nova economia da mobilidade Eduardo A. Vasconcellos São Paulo,