SIMPERE / ILAESE Ato em DF dos servidores federais em greve( 15/08/12)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CAMPANHA “Igualdade de Oportunidades na Vida, no Trabalho e no Movimento Sindical” REALIZAÇÃO Central Única dos Trabalhadores Secretaria Nacional Sobre.
Advertisements

TEMAS PARA DISCUSSÃO. TEMAS PARA DISCUSSÃO TEMAS PARA DISCUSSÃO A crise mundial ameaça o crescimento dos países pobres e semi-coloniais, dito “emergentes”
Abismo fiscal nos EUA e os Riscos para 2013
O Cenário Econômico Atual
PERPECTIVAS DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Até onde vamos? Francisco Luiz Lopreato IE-Unicamp
“A importância da participação e representatividade dos Aposentados no Congresso Nacional e no Movimento Sindical”
Indicadores Municipais da Educação Maranhense: Conhecendo para Mudar
O GOVERNO LULA ( hoje).
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Neoliberalismo e Crise da Educação Pública
Mercado de Trabalho no Brasil
TENDÊNCIAS Consultoria Integrada
SEBRAE – ANEFAC - EPN Economia Brasileira: Desafios.
Economia Brasileira: Desafios
MINISTRO GUIDO MANTEGA
AULA 17 – CMBPREVESTHISTÓRIA – LIVRO PROF VICENTE
DESAFIOS DO CENÁRIO ECONÔMICO EM UM ANO ELETORAL
Paulo Bernardo Dezembro
Apresentação BRASIL: o fim de um modelo ou um ajuste cíclico? Agosto 2014.
Perspectivas econômicas para 2015
Apresentação BRASIL: o fim de um modelo ou um ajuste cíclico? Janeiro 2014.
DATA BASE – MAIO 2009 PAUTA GERAL 1 – SALÁRIO: 17% + aumento vale-refeição 2 – PLANO DE CARREIRA: garantir as conquistas do plano de carreira do magistério(Smed.
Educação básica de qualidade para todos
FPM - Nacional FPM a Nominal FPM a Real.
POLÍTICA DE FUNDOS Desafios para a construção de um Sistema Nacional de Educação Luiz Araújo.
O BRASIL NO SÉCULO XXI.
EDUCAÇÃO Base do Desenvolvimento Sustentável 1. Por que investir em educação? 2.
Rodrigo Ávila UnB – 7 de fevereiro de 2013 Conjuntura Nacional.
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2003.
UT 12 –INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
Profº. José Pires.  Risco Brasil Cai 5,7%  O Risco Brasil indica o nível de risco visto pelos estrangeiros, e por isso ele é negativamente correlacionado.
AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DO FPM. FPM Apesar da recuperação que a economia brasileira tem apresentado no pós- crise, o comportamento do FPM, desde o.
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2002.
SEMINÁRIO: A PREVIDÊNCIA E A DESONERAÇÃO EM DEBATE Araraquara, 7 de junho de 2013 A Dívida Pública passada a limpo.
EPN – ESCOLA PAULISTA DE NEGÓCIOS CENÁRIO ECONÔMICO – O MOMENTO DA ECONOMIA MUNDIAL E SEUS REFLEXOS NO BRASIL.
Como a atual política econômica e fiscal afeta o varejo
Conhecimentos básicos sobre a Grécia e causas da atual crise
Pouso Alegre, 17 de maio de 2013 O Orçamento Geral da União e o salário dos servidores públicos.
CRISE ECONÔMICA DA ARGENTINA
Estabilização, reformas e desequilíbrios macroeconômicos
Ajuste Fiscal e Dívida Pública
Cenário Macroeconômico Junho China Economia da China parece estar se estabilizando após ações do governo para estimular o crescimento. Ainda assim,
Gilson Carvalho HOMENAGENS DO 11º CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA.
Seminário da Associação Nacional dos Servidores de Carreira do Planejamento e Orçamento, Repartição de competências e recursos entre entes federados:
O BRASIL PASSA POR UMA CRISE QUE AFETA QUASE TODOS OS SETORES DA ECONOMIA
As Políticas Educacionais e a Valorização dos/as Profissionais da Educação A remuneração, a carreira e as condições de trabalho envolvem o debate sobre.
Brasília, 10 e 11 de julho de Conjuntura econômica e negociações coletivas 5º Congresso dos Bancários de Brasília/DF.
Ministério da Fazenda 11 CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Reforma Tributária e Seguridade Social Brasília Agosto de 2009.
ATO PÚBLICO CHEGA DE CORRUPÇÃO Se você quer um país melhor, junte-se a nós. Ao final de cada slide, click apenas uma vez para avançar. Repasse essa.
Crise global, fragilidades competitivas da Industria Brasileira e a ameaça Chinesa.
A crise da saúde no Brasil
GOVERNO DILMA
A Corrupção e o Sistema da Dívida Pública
Municipalização Descentralização da execução das políticas públicas, sem os correspondentes recursos financeiros para fazer frente a novas responsabilidades.
Presidenciáveis 2014 Adriano Antônio e Alexandre Adum Turma: 706.
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
Crise Europeia Causas da crise: -Impacto da crise de Salvar bancos e empresas com dinheiro público -Dívidas públicas dos países europeus – gastos.
Educação Jorge Abrahão de Castro Diretor da Diretoria de Planejamento da SPI/MP Brasília, 07 de agosto de 2014.
CNM – Finanças/Jurídico PLP 45/ CNM – Movimento Municipalista  Representação de Municípios do Brasil  Maior entidade municipalista.
Desafios do financiamento à Educação no Brasil Vitória-ES, 06 de maio de Secretaria de Estado da Fazenda.
CRESCIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL Vitória-ES, agosto de 2008, Ana Paula Vitali Janes Vescovi.
1 Henrique de Campos Meirelles Setembro de 2004 Administrando o Presente e Construindo o Futuro.
TERCEIRA CONFERÊNCIA DE CT&I IVAN ROCHA REGIONALIZAÇÃO DE C&T MARÇO DE 2005 CGEE.
Setor da Mineração Vale x UnitedSteelWorkers (USW) Canadá.
Formação Sindical Para Negociação Coletiva Negociação Coletiva e Salários no Contexto da crise: o caso brasileiro.
16 A 19 DE MAIO DE 2016 JARAGU Á DO SUL - SC. Saneamento Básico: um direito de todos. “A visão dos trabalhadores sobre o acesso ao saneamento no Brasil”
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Análise de conjuntura: o que representou 2013 e os desafios para 2014.
Transcrição da apresentação:

SIMPERE / ILAESE Ato em DF dos servidores federais em greve( 15/08/12)

Todas as projeções econômicas realizadas por entidades burguesas internacionais até início de setembro de 2012 apontam para desaceleração da economia mundial A crise mundial ameaça o crescimento dos países pobres e semicoloniais, dito “emergentes” como China, Brasil, Rússia, índia e África do Sul. Europa entra em recessão leve, Estados Unidos com crescimento fraco e desaceleração nos países “emergentes”. Esta é a situação econômica no setembro de 2012.

Quem estava segurando a onda era China, Índia, Brasil e Rússia (BRICs), porém a China iniciou desaceleração (cairá de 10% para 7 ou 8% o crescimento em 2012), o mesmo acontecendo com Índia (4%) e Brasil (1,4%). Queda de todos os índices, desde exportação até produção industrial.

EUROPA: RECESSÃO E ATAQUES AS CONQUISTAS  - 0,2% em 2012  Empresas podem mudar as condições de trabalho dos funcionários, como salários, jornada, horários e troca de cidade de forma unilateral ( Espanha).  Direitos retirados em Portugal e Grécia (13% salário e 14%( Férias) do funcionalismo)  Reformas na previdência ( aumento da idade, etc..)  Paises mais afetados com desemprego (15,8% Portugal, 25,8% na Espanha, 25,2% na Grecia )  Empresas e bancos da Alemanha grande beneficiada com União Européia  Despejos por bancos ( 400 mil pessoas despejadas de suas casa a grande maioria devido ao desemprego)

Ataque Brutais as conquistas do estado de Bem Estar Social 14N GREVE GERAL em 4 países ( Grécia, Espanha, Itália e Portugal) na EUROPA e protestos em mais 19.

. Mais provável irmos a uma, estagnação da economia mundial, resultado de uma recessão na Europa, crescimento fraco nos EUA e diminuição do crescimento nos países “emergentes”. Nova onda de ataques ao proletariado mundial. A dinâmica econômica será resultado dos embates entre as classes ao nível local e mundial, um influenciando o outro e vice-e-versa Mais provável irmos a uma, estagnação da economia mundial, resultado de uma recessão na Europa, crescimento fraco nos EUA e diminuição do crescimento nos países “emergentes”. Nova onda de ataques ao proletariado mundial. A dinâmica econômica será resultado dos embates entre as classes ao nível local e mundial, um influenciando o outro e vice-e-versa

. Pior que isso, a indústria de transformação saiu de um crescimento de 10,5% em 2010 e está em recessão, com índices abaixo de zero em Opinião do governo: “O resultado do PIB hoje é de retrovisor. O pior ficou para trás...”

Segundo dados do Banco Central (BC), o endividamento dos brasileiros voltou a bater recorde. Em agosto, conforme os números mais recentes, a dívida total das famílias equivalia a 44,46% da renda acumulada nos últimos 12 meses. O percentual é o maior desde 2005, quando o BC começou a fazer o levantamento.

Índice de calote foi de 7,6%, ou seja, 1 de cada 10 devedores não está honrando sua dívida. A orientação do governo é: se endividem mais ainda para que o Brasil não entre em crise! Porque não vai funcionar?

. Se desoneração e redução de impostos não é suficiente para retomar crescimento econômico, é suficiente para salvar o ano da grande patronal.

De desoneração da folha de pagamentos o governo perderá muitos milhões de reais em Segundo declaração de Guido Mantega no jornal O Estado de São Paulo, de 18 de agosto de 2012, “O governo tem feito várias desonerações em 2012, que somarão R$ 45 bilhões até o final do ano”. Somente com a redução do IPI em julho, o governo deixou de arrecadar R$ 1,3 bilhão de reais, segundo Secretária Receita Federal, Zayda Manatta Consequências diretas redução do FPE e FPM que estão atrelados ao FUNDEB ( FPE e FPM vem como parte do IR e do IPI), afetará salário dos professores da rede básica.

 Reforma Trabalhista ( ACE), o Acordado sobre o Legislado.   Foto: Pres. SMABC e Empre empresários pelo ACE 

Mensalão : Esquema de corrupção para aprovar propostas no congresso nacional para atacar trabalhadores como a reforma da previdência. Envolvendo esquema com dirigentes do PT.Para ser conseguente tem que anular a reforma da previdência de 2003 Mensalinho do PSDB: Está para ser arquivado.

 Trab. Correios, bancários

MP 579 – Desmonte da CHESF e outras estatais para Beneficiar o setor privado e redução de energia está sendo feita vai comprometer a geração de energia

 100% dos Royalties* para a educação para quando ( futuros contratos)  10% do PIB para quando?  Os royalties pagos ao governo, por exemplo, são relativos à extração de recursos naturais minerais, como minérios metálicos ou fósseis, como carvão mineral, petróleo.recursos naturaismineraisminérios metálicosfósseiscarvão mineralpetróleo

. A crise econômica deve aprofundar, os patrões e o governo Dilma vão continuar atacando os trabalhadores para garantir os “investimentos” a custa de arrocho salarial e ataques a direitos ( reformas) Dilma e governos vão tentar fazer mais privatizações, novas reformas trabalhistas e previdência, fim do fator previdenciário por 85/95, atacar o direito de greve do funcionalismo, entre outros. O desafio dos trabalhadores é a união, fortalecendo as suas lutas e fortalecimento da reorganização do movimento sindical brasileiro. ILAESE - INSTITUTO LATINOAMERICANO DE ESTUDOS SÓCIO- ECONÔMICOS

 PPP da COMPESA ( Esgotos)  Pontes e estradas com pedágios ( Zona norte) Geraldo Júlio um dos articuladores com a Odebrecht  OS na saúde ( IMIP)  Desenvolvimento a base de uma superexploração e benefícios, a China é aqui ( Explosões)  Educação : “Escola de referência”e fechamento de turmas do ensino fundamental.

 Geraldo Júlio do PSB, vai melhorar a cidade e a educação? E em que?

 Educação  - Cuidados com a educação infantil e promessa de construção de 42 creches; adequação das escolas do ensino fundamental ao padrão de qualidade e lançamento do programa ProUni Municipal.

 Politica do governo Eduardo Campos para educação, produtividade e não educação de qualidade, metas e aumento da exploração.  Não participou de debate promovido pelo SIMPERE  Pro-Uni é privatização  Prefeito já co-governa na transição, almoça com vereadores e busca suspender PCC dos Guarda Municipais.  Oposição na câmara limitada ( PT municipal decide apoio a gestão)  As suas prioridades iniciais. C:\Users\Margarida\Videos\Blog da Folha - Geraldo Júlio fala das prioridades do inici.mp4C:\Users\Margarida\Videos\Blog da Folha - Geraldo Júlio fala das prioridades do inici.mp4

 Luta pela Lei do piso  Aula atividade  Mobilizar a categoria para enfrentar possiveis ataques e por novas conquistas  Lutar junto a comunidade por melhoria da escola pública  Melhoria do PCCR  Condições de trabalho  Saúde do Professor

Passeata das Professores do Estado e do Recife (14/Março) pelo cumprimento da lei do piso.

Ato na Praça do Diário ( 30 de agosto/2012

 ILAESE/SIMPERE