UM SONHO DE MEIO SÉCULO. CRONOLOGIA Anúncio da presidente Dilma de investimento no MetrôPoa (R$ 1 bi) 14 outubro 2011 8 agosto 2012 Publicação no DO da.

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Transcrição da apresentação:

UM SONHO DE MEIO SÉCULO

CRONOLOGIA Anúncio da presidente Dilma de investimento no MetrôPoa (R$ 1 bi) 14 outubro agosto 2012 Publicação no DO da União da Medida Provisória da PPP 19 setembro 2012 Lançada a Manifestação de Interesse (PMI) para o MetrôPoa 7 fevereiro 2013 Entrega das Propostas de Manifestação de Interesse (PMI) para o MetrôPoa 15 abril 2013 Análise das Propostas Manifestações de Interesse

PROPOSTA DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE [PMI] Instrumento utilizado pelo setor público para obter no mercado estudos de viabilidade sobre projetos de infra-estrutura a serem executados Os estudos são essenciais para o setor público estruturar e publicar os editais das licitações dos contratos de concessão PMI serve de balizador quanto ao interesse da iniciativa privada na execução de projetos e serviços no setor público. No caso do MetrôPoa, a PMI estava aberta a qualquer alternativa de método construtivo ou modelo das estações O QUE É:

DIRETRIZES DA MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE: ● MOBILIDADE URBANA: Ligação do Centro à zona Norte, com 14,88 quilômetros de traçado e mínimo de 13 estações no trajeto. ● INTEGRAÇÃO: Integração com os diferentes meios de transporte e sistema BRT. Conexão com a rede metropolitana. ● ACESSO A TODOS: Mesma tarifa do ônibus de Porto Alegre, integrada à utilização das linhas urbanas e metropolitanas e ao Trensurb, garantindo atuais isenções ● CONFORTO: Bilhetagem eletrônica, climatização nos trens e estações, acomodações confortáveis, portas automáticas, informação e infra- estrutura de atendimento ao usuário. ● PROJETO ESTRUTURANTE: Urbanização de toda a área envolvida ao longo do trajeto do Metrô, com instalação de ciclovias, passeios e paisagismo.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DAS PROPOSTAS : * * * * * * ● DISPONIBILIDADE - Maior disponibilidade do serviço: horário de operação e frequência. ● EFICIÊNCIA - Considerando o menor tempo de viagem e as etapas do processo de deslocamento: informação, acesso ao sistema, pagamento, espera na plataforma, deslocamento, transbordo e o desembarque. ● ATENDIMENTO - Ações, estrutura física e equipamentos para interface e informação ao usuário. ● ACESSIBILIDADE - Plena acessibilidade ao sistema: deslocamento, acesso às estações e aos serviços internos, incluindo bilhetagem, embarque, desembarque e interligação com outros modais. ● CONFORTO - Melhor infraestrutura de assentos, ruído, iluminação, climatização, vibração, facilidades ergonômicas, sanitários e oferta de comércio e serviços. ● INFORMAÇÃO - Recursos de informação dinâmica e estática, visual e sonora, nos veículos, nas estações, nos acessos, no entorno e à distância. ● SEGURANÇA - Planos de emergência, ações preventivas, dispositivos e equipamentos com o objetivo de minimizar os riscos de acidentes.

PMI - PROPOSTAS APRESENTADAS Consórcio INVEPAR/ODEBRECHT que apresentou proposta de estudo e projetos, entregando os itens mínimos solicitados na PMI. A proposta foi considerada. Empresa BRUSTEN P.M. que apresentou apenas proposta comercial/orçamento para estudos e projetos solicitados na PMI, sem entregar os itens mínimos previstos. A proposta não foi considerada. DUAS PROPOSTAS RECEBIDAS:

MÉTODOS CONSTRUTIVOS MÉTODO “CUT AND COVER” [corta e cobre]: escavação rasa a partir da superfície MÉTODO “SHIELD” [tatuzão]: escavação profunda mecanizada (após solo mole, dutos e galerias)

AS ESTAÇÕES EXEMPLO ESTAÇÕES MULTIFUNCIONAIS: Terminal Mercado - Estação de grande porte, 4 níveis de subsolo EXEMPLO ESTAÇÕES SIMPLES: Rua da Praia - Estações de pequeno porte, no máximo dois níveis