Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1ª Geração: Nacionalidade
Advertisements

Romantismo - Prosa Romance urbano ou de costumes – retrato da vida a corte. Preservam as características estruturais dos folhetins estrangeiros, Os autores,
Literatura - Prof. Hélia
Revisão – professora Margarete
Prof. João Filho Língua Portuguesa.
Iracema José de Alencar.
A Prosa Romântica Brasileira
Capitães da Areia Jorge Amado ( ) Ano de Lançamento da Obra: 1937.
ART HISTORY AFTER MODERNISM ou O FIM DA HISTÓRIA DA ARTE HANS BELTING.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Tiago Quick.
P OEMA - PROCESSO COMO LINGUAGEM REVOLUCIONÁRIA Projeto Ação Social & Literatura.
A Terceira Geração Modernista Brasileira ( )
Temas: O que é história? e O tempo e a história Avaliação 1 – 13/03/2015 PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Compreender os diferentes tipos de fontes históricas.
GÊNEROS TEXTUAIS PROF. ROMIM. RESENHA 1. DEFINIÇÕES 1.1 Resenha Resumo É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de.
O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.
Belchior José R. Araújo DissertaçãoArgumentação Dissertar é o mesmo que desenvolver, explorar ou explicar um assunto. Argumentar é a.
Trabalho de Literatura AC – Livro Paradidático Lira dos Vinte Anos – Álvares de Azevedo.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
A poesia de Mário de Andrade
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA: café, indústria e movimento operário.
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN CAMPUS JOÃO CÂMARA DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS PROF: CHICO ARRUDA Conceituação de Verbo.
Jürgen Habermas (1929) Integra a segunda geração da Escola de Frankfurt. Foi integrado à escola só depois da publicação de sua teoria sobre a esfera pública.
Movimento populacional de Portugal para o Brasil; Segundo grupo que mais povoou o Brasil; Deixaram profundas heranças para a cultura e etnicidade do povo.
O Romantismo no Brasil.
Alunos: Peterson Jean Lucas Jonathan Profª: Cris.
As concepções de espaço As atividades partem do pressuposto de que o ensino de física deve ter por objetivo apresentar as teorias da física dentro de seu.
MOVIMENTO PRÉ-MODERNISTA – 1902
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Ficcionistas do RN – Recortes IFRN – Campus Natal Cidade Alta Curso Superior de Tecnologia em Produção Cultural Disciplina: Iniciação à literatura do RN.
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
Feito por:Pedro Henrique 5º ano B. A abdicação do imperador Nas primeiras décadas do século XIX, o Brasil havia saído da condição de colônia de Portugal.
Crises Imperialistas e a Primeira Guerra Mundial ( ) Prof. Alan
Síntese: Platão e Aristóteles PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON.
Foi na década de 1830,que romances estrangeiros,principalmente franceses,foram traduzidos e exibidos em jornais brasileiros em forma de folhetins. Com.
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Prof. Dr° Vagner Custódio
Profª Débora Ouriques Arcadismo ou Neoclassicismo Fachadas da cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica berço do Arcadismo brasileiro.
CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO LITERÁRIO NOVELA
Profª Débora Ouriques Arcadismo ou Neoclassicismo Fachadas da cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica berço do Arcadismo brasileiro.
SIMPÓSIO CTS – CIÊNCIA E TECNOLOGIA, SOCIEDADE – E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE A experiência Nacional da Educação do Campo como Paradigma.
L ITERATURA E ESTUDOS CULTURAIS Pontos para debate sobre a obra Teoria literária: uma introdução, de Jonathan Culler. Professor: Marcel Lúcio Matias Ribeiro.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Teatro Medieval ALEX BERNARDO É ESPECIALISTA EM ARTE-EDUCAÇÃO EM TEATRO / BACHAREL EM ARTES CÊNICAS / LICENCIADO EM ARTE.
Gustavo Rodrigues Lemos. O que é Geografia? geo – terra graphía – estudo, descrição Compreender as relações entre a natureza e a sociedade, bem como o.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Júlia Venâncio.
Trabalhando com produção textual
Lingüística Aplicada ao ensino de língua portuguesa Primeira Aula – Valesca Brasi lrala
Reunião com Orientadores Pedagógicos
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Tópicos de História da Física Clássica Aula Anterior  Características da Ciência Moderna:  Matematização da Natureza;  Mecanicismo (metáfora.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Naturalismo BRASILEIRO
ARTE GÓTICA.
CONSIDERAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA LIDA O livro lido inicia com a descrição do ambiente em que o personagem principal se encontra. Não sei como ele entrou.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
PRODUÇÃO DE TEXTO – 7º ANO CARTA ENIGMÁTICA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Prof.:Pecê.  Surgimento:  1844 – Publicação de “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo.  Término:  1881 – Publicação de “Memórias póstumas de Brás.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Os Gêneros Literários. O termo gênero é utilizado, nas diferentes formas de arte, para denominar um conjunto de obras que apresentam características semelhantes.
MEMÓRIAS & HISTÓRIAS NOSSAS LETRAS Oficinas de iniciação à leitura literária e à escrita criativa.

MÚSICAS DO MUNDO Magda Dourado Pucci Berenice de Almeida Vivemos um momento especial da história da Educação Musical Brasileira merecedor de um “abre-te.
LITERATURA BRASILEIRA PASSO FUNDO, ABRIL DE 2012.
INSTITUTO SANTA LUZIA GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira 3ª Série – EM.
O SISTEMA COLONIAL Aristocracia Rural Rei Matéria Prima ; Ouro e Prata Exclusivismo Colonial $ Colônia Metrópole Monopólio $ Produtos Manufaturados ;
HUMANISMO EM PORTUGAL NOMEAÇÃO DE FERNÃO LOPES A CRONISTA-MOR DA TORRE DO TOMBO CONTEXTO HISTÓRICO No final do século XV, a Europa passava por grandes.
Arcadismo ou Neoclassicismo
Transcrição da apresentação:

Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo

A PROSA R OMÂNTICA NO B RASIL Prof. André Araújo

U M POUCO DE H ISTÓRIA No Brasil, o desenvolvimento da prosa romântica é paralelo ao desenvolvimento da imprensa no país, que foi introduzida em Antes da vinda da Corte ao Rio de Janeiro, Portugal não permitia o desenvolvimento e a introdução da imprensa aqui no Brasil.

A atividade passou a ser desenvolvida somente com a vinda da Corte portuguesa ao Brasil, em 1808, que exigiu o desenvolvimento da colônia para atender ao seu modo de vida.

Com o desenvolvimento da imprensa, criou-se um público leitor que impulsionou um grande número de publicações em folhetins, formato que permitiu o surgimento e desenvolvimento da prosa romântica, que, ao lado da poesia, formaram toda a produção literária romântica. É importante colocar que, pelo fato da produção em prosa ter surgido no Romantismo, o nome romance é comumente associado ao movimento, muitas vezes sendo sinônimo de folhetim e de histórias românticas. No entanto, nem todo o romance é romântico/do Romantismo, uma vez que romance é apenas uma palavra que designa um gênero literário narrativo em prosa que teve vários desdobramentos ao longo do temo, como o romance realista e o romance naturalista.

ATÉ AQUI, DÚVIDAS?

A primeira obra de prosa romântica no Brasil é A moreninha, livro de Joaquim Manuel de Macedo Na época do Romantismo brasileiro, os romances seguiam os elementos das publicações europeias, que conservavam as características de folhetim, apresentando histórias na ordem cronológica com início, meio e fim.

CARACTERÍSTICAS Era comum a presença do flashback, uma volta ao passado para explicar um fato do presente. O sentimentalismo era mais visível, uma vez que toda prosa romântica tem histórias de amor que tentam quebrar barreiras, terminando no casamento ou na morte (quando o amor não era possível).

Essa idealização de um amor que quebra barreiras traz à tona a ideia de que o amor é a única forma das personagens se purificarem.

T IPOS DE ROMANCE R OMÂNTICO Romance indianista O romance indianista traz à tona a vida, cultura, crença e costumes indígenas. O índio surge como herói, representando o Brasil e os brasileiros, sendo corajoso, heroico, forte, idealizado. Há uma valorização da natureza e o espaço onde ocorre a narrativa remete ao natural, à paisagem brasileira.

Romance Urbano Os romances urbanos são os mais lidos até hoje. Em sua grande maioria, este tipo no Romantismo narrava uma história que geralmente ocorria nas capitais, na alta sociedade. Funcionava como crítica aos costumes, mostrando a sociedade e os interesses desta em uma determinada época. Os heróis e heroínas deste romance faziam ou não parte desta alta sociedade e tinham que superar várias barreiras para a felicidade e a realização do amor e do casamento (que redimia as personagens de todo o mal e imoralidade que elas pudessem ter), tal como nos outros tipos de romances românticos.

Romance histórico O romance histórico traz o retrato de costumes de uma época passada, sendo um relato que muitas vezes mistura ficção e realidade.

Romance regionalista Por fim, temos o romance regionalista, passado em ambiente rural, mostrando costumes, valores e cultura típica de uma região. Este tipo de romance trazia um maior conhecimento do Brasil sobre si próprio, uma vez que voltava seu olhar pra regiões diferentes do Brasil, trazendo à tona sua diversidade. Neste cenário rural há um herói do campo, sertanejo, alguém que pertence à sua terra e é o retrato desta. É bravo e honrado, preza a moral e os costumes de seu ambiente, colocando-se contrário às liberalidades da cidade e dos homens de lá. É importante ressaltar que não há tensão social no romance romântico regionalista, sendo este apenas um retrato regional de costumes, sem críticas.

BIBLIOGRAFIA: CAMPEDELLI, Samira Yousseff. Literatura – história & texto – vol ed. São Paulo: Saraiva, CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Literatura Brasileira: ensino médio. 2.ed. reformulada. São Paulo: Atual, CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens – vol ed. São Paulo: Atual, Sites: brasil-caracteristicas-e-autores.htm pletas/i/inocencia

Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo