EMPRESARIAL III Aula 4- Letra de Cambio e a Lei Uniforme de Genebra.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Títulos de Crédito Prof. Luiz Gustavo Combat Vieira.
Advertisements

TÍTULOS DE CRÉDITO ENDOSSO
TÍTULOS DE CRÉDITO Conceito: Vivante (art. 887, CC): é o documento necessário para o exercício literal e autônomo nele mencionado. O CC apesar de estabelecer.
DIREITO EMPRESARIAL II
NOTA PROMISSÓRIA Promessa de Pagamento; Situações Jurídicas:
Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA
Unidade III – Letra de Câmbio
NOTA PROMISSORIA.
Prof. Ms. Jimenna Rocha NOTA PROMISSÓRIA Prof. Ms. Jimenna Rocha
LETRA DE CAMBIO e AÇÃO CAMBIAL
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
TÍTULOS DE CRÉDITO APRESENTAÇÃO – ACEITE – PAGAMENTO
AS DUPLICATAS WHORKSHOP CEAP – CURSO DE DIREITO
Prof. Wiverson de Oliveira
CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplia: DIEITO EMPRESARIAL II Professor: Milton Correa Filho AULA 7 LETRA DE CAMBIO e AÇÃO CAMBIAL.
LETRA DE CÂMBIO.
DIREITO EMPRESARIAL II
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO.
CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL II Professor: Milton Correa Filho AULA 12 O CHEQUE.
Unidade III – Letra de Câmbio (cont.)
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
Duplicatas Lei 5474, de 18 de julho 1968
DATA: _____/__________/______
DIREITO EMPRESARIAL Professora: Esp. Clarissa P. Carello – Advogada
DIREITO EMPRESARIAL Professora: Esp. Clarissa P. Carello – Advogada
CLASSIFICAÇÃO DOS TÍTULOS DE CRÉDITO:
NOTA PROMISSÓRIA A nota promissória é uma promessa de pagamento que uma pessoa faz em favor de outra. Temos duas pessoas participando da nota promissória:
Unidade IV – Nota Promissória
A NOTA PROMISSORIA AULA 11 CEAP – CURSO DE DIREITO
NOTA PROMISSÓRIA INTRODUÇÃO 1.
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA; DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR? MILTON CORREA FILHO Aula 10 A constituição do credito cambiario: SAQUE Fonte: FABIO.
Direito Empresarial I – 2009 Roberta Ceriolo Sophi
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO.
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
TITULOS DE CRÉDITO Arts. 887 a 926 – CC. 2002
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
Da Lei Jurídica Regra elaborada pelo legislador, para ordenar e dirigir o comportamento do homem que vive em sociedade. Eis uma lei jurídica: “aquele que,
N OTA P ROMISSÓRIA. 5.1 P REVISÃO L EGAL Decreto n / 1908 – arts. 54 a 56; Decreto n / 1966 – Lei Uniforme sobre Letras de Câmbio e Notas.
Unidade 5 Nota Promissória
Letra de Câmbio.
Exercício de revisão LETRA DE CÂMBIO. LETRA 01 Qual o dia exato do vencimento? Quem é o proprietário da letra? Nome do tomador? Nome do sacador? Valor.
Direito e Legislação Empresarial Marcelo Toledo e Leopoldo Rocha Aula 1.
EMPRESARIAL III Aula 9- Protesto e Execução Cambiária.
Ponto 3 O CONTRATO DE SOCIEDADE DIREITO COMERCIAL III - DIREITO SOCIETÁRIO I - PRIMEIRO SEMESTRE
1 CONTRATOS EM ESPÉCIE Profª.Fernanda Nunes. 2 CONCEITO Contrato, do latim “contractu”, é trato com. É a combinação de interesses de pessoas sobre determinada.
EMPRESARIAL III Aula 8- Vencimento e Pagamento. VENCIMENTO E PAGAMENTO – AULA 8 EMPRESARIAL III VENCIMENTO E PAGAMENTO – AULA 8 EMPRESARIAL III VENCIMENTO.
TÍTULOS DE CRÉDITO Protesto. PROTESTO Conceito Ato praticado pelo credor, em cartório, para fins de incorporar ao título de crédito a prova do fato relevante.
EMPRESARIAL III Aula 10- Nota Promissória. DIREITO EMPRESARIAL AULA 10 NOTA PROMISSÓRIA – AULA 10 EMPRESARIAL III CORRE, GENTE... VAI COMEÇAR A AULA DE.
E-fatura Decreto lei 197/212 de 24 de Agosto Alterações ao Código do IVA e-fatura Decreto lei 197/212 de 24 de Agosto Alterações ao Código do IVA Gestimposto,
EMPRESARIAL III Aula 13- Duplicata.
EMPRESARIAL III Aula 12-Nota Promissória (2 Parte Aula 10)
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
EMPRESARIAL III REVISÃO AV2.
EMPRESARIAL III Aula 6 - Aceite EMPRESARIAL III ACEITE – AULA 6 EMPRESARIAL III CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DESTA AULA  Aceite: Conceito  Prazo de apresentação.
LETRA DE CÂMBIO Origem da letra de câmbio, saque, conceito, requisitos da letra de câmbio, aceite, endosso, aval, pagamento e prescrição da letra de câmbio.
EMPRESARIAL III Aula 7- Aval.
DIREITO EMPRESARIAL FOCADO NA UNIFICADA TÍTULOS DE CRÉDITO.
Cheque  Conceito Trata-se de uma ordem de pagamento à vista, no que assemelha à letra de câmbio, a qual também considera-se uma ordem de pagamento, mas.
Responsabilidade Civil
Escada Ponteana A teoria geral dos negócios jurídicos aplica-se aos contratos. O negócio jurídico é uma forma de exercício da autonomia privada. É o direito.
De onde vem o direito? (Fontes do direito) Prof. Rafael Mafei Instituições de Direito Aula 2.
Direito e Legislação Empresarial Leopoldo Rocha e Marcelo Toledo Revisão 2.
TÍTULOS DE CRÉDITO  Introdução- Origem dos títulos de crédito. Lapso temporal, bem como confiança (características).  O conceito de título de crédito.
EMPRESARIAL III Aula 1- Apresentação do Plano de Ensino Evolução Histórica dos Títulos de Crédito.
PRINCÍPIOS DE DIREITO TRIBUTÁRIO: Princípio da irretroatividade tributária.
EMPRESARIAL III Aula 5- Endosso.
Direito Comercial Títulos de Crédito. Integrantes do grupo Kércia Daniel Thuany Daisy Domingas Juliana.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender as operações cambiais, mais especificamente:  Mercado de câmbio  Classificação das operações.
Faculdade Pitágoras Professora: Fabiana Daniele Simões da Paz DIREITO CONSTITUCIONAL 3 SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL.
RECUPERAÇÃO DE EMPRESA PROF. WILIAM CARVALHO. RECUPERAÇÃO EMPRESARIAL Principais diferenças para recuperação judicial de micro e pequena empresa: I. Não.
Transcrição da apresentação:

EMPRESARIAL III Aula 4- Letra de Cambio e a Lei Uniforme de Genebra

Conteúdo Programático desta aula Letra de Cambio : Legislação Cambiária Lei Uniforme de Genebra: Evolução Histórica Letra de Cambio: Conceito. Características. Requisitos de Forma da Letra de Cambio.

Letra de Câmbio e Lei Uniforme de Genebra

ERA UMA VEZ .... ZZZZZ....

LETRA DE CÂMBIO : HISTÓRICO CAMBIO MANUAL TROCAS DE MOEDAS PERÍODO ITALIANO IDADE MÉDIA Caucio Reconhecimento da dívida CAMBIO TRAJECTÍCIO Ordem de Pagamento da quantia constante na carta Littera Cambii

Qual o conceito da Letra de Câmbio?

LETRA DE CÂMBIO : CONCEITO ORDEM DE PAGAMENTO À VISTA OU A PRAZO A B SACADOR (ORDENA) SACADO RECEBE A ORDEM REALIZA O ATO DE SACAR (SAQUE) C BENEFICIÁRIO/ TOMADOR

Letra de Câmbio : Características Ordem De Pagamento Nominativo À Ordem / Não A Ordem LETRA DE CAMBIO: CARACTERÍSTICAS Modelo Livre Abstrato

LETRA DE CÂMBIO: LEGISLAÇÃO

LETRA DE CÂMBIO – LEGISLAÇÃO COD COMERCIAL LEI UNIFORME GENEBRA 1930 1942 RATIFICAÇÃO DO TRATADO INSERÇÃO NO SISTEMA JURÍDICO BRASILEIRO DEC. 2044/ 1908 DEC. 2044/ 1908 DEC. 2044/ 1908 DEC. 57.663/66 LC / NP 1850

Lei Uniforme de Genebra no Brasil ANEXO I ART. 1 - 78 OBRIGATÓRIA LEI UNIFORME DE GENEBRA ANEXO II FACULTATIVO (RESERVA) DEC. 2044/1908

LEI UNIFORME DE GENEBRA DEC. 57.663/66 ANEXO I OBRIGATÓRIO ANEXO II RESERVA LEI UNIFORME DEC. 2044/ 1908 OBS: CÓD. CIVIL – Arts.887 – 926 - REGRA GERAL

ACORDA MENINO !!!!! MOMENTO DE REFLEXÃO....

QUAIS SÃO OS ELEMENTOS FORMAIS A LETRA DE CÂMBIO ?

SEÇÃO I – DA EMISSÃO E FORMA DA LETRA CAPÍTULO I – DAS LETRAS SEÇÃO I – DA EMISSÃO E FORMA DA LETRA 1 - A palavra "letra" inserta no próprio texto do título é expressa na língua empregada para a redação desse título. 2 - O mandato puro e simples de pagar uma quantia determinada. 3 - O nome daquele que deve pagar (sacado). 4 - A época do pagamento. 5 - A indicação do lugar em que se deve efetuar o pagamento. 6 - O nome da pessoa a quem ou a ordem de quem deve ser paga. 7 - A indicação da data em que, e do lugar onde a letra é passada. 8 - A assinatura de quem passa a letra (sacador).

__________________________ Nº 01 Vencimento dia 06 de dezembro de 2013 Valor R$ 20.000,00 No vencimento pagará(ão) V.Sa(s) por esta única via de Letra de Câmbio à Ricardo Lucas de Oliveira Na praça de Rio de Janeiro a apresentação desta cambial poderá ser feita até x*x*x da data do saque. Aceitante(s):sacado_________Roberto Dinamite_________ _________________________________________________ Rua Sâo Januário, nº 200 – Bairro São Cristóvão Cep.20.000-020 Cidade: Rio de Janeiro Estado: Rio de Janeiro____ Documentos CNPJ/CPF:11.111.111-11 Outros Doc. LETRA DE CÂMBIO ____________________________________________ aceito (amos) ou à sua ordem a importância de (Vinte mil reais) x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x* x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x Local e Data do saque Rio de Janeiro, 11 de agosto de 2013 __________________________ Adriano Baptista

PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR.....

É VÁLIDA A LETRA DE CAMBIO EMITIDA COM A AUSÊNCIA DE ALGUNS ELEMENTOS DE FORMA?

Dec. 57.663/66 – Anexo I Art. 2º - O escrito em que faltar algum dos requisitos indicados no artigo anterior não produzirá efeito como letra, salvo nos casos determinados nas alíneas seguintes: A letra em que se não indique a época do pagamento entende-se pagável à vista. Na falta de indicação especial, a lugar designado ao lado do nome do sacado considera-se como sendo o lugar do pagamento e, ao mesmo tempo, o lugar do domicílio do sacado. A letra sem indicação do lugar onde foi passada considera-se como tendo-o sido no lugar designado, ao lado do nome do sacador.

Elementos Não Essenciais da Letra de Câmbio __________________________ Nº 01 Vencimento dia 06 de dezembro de 2013 Valor R$ 20.000,00 No vencimento pagará(ão) V.Sa(s) por esta única via de Letra de Câmbio à Ricardo Lucas de Oliveira Na praça de Rio de Janeiro a apresentação desta cambial poderá ser feita até x*x*x da data do saque. Aceitante(s):sacado_________Roberto Dinamite_________ _________________________________________________ Rua Sâo Januário, nº 200 – Bairro São Cristóvão Cep.20.000-020 Cidade: Rio de Janeiro Estado: Rio de Janeiro____ Documentos CNPJ/CPF:11.111.111-11 Outros Doc. LETRA DE CÂMBIO ____________________________________________ aceito (amos) ou à sua ordem a importância de (Vinte mil reais) x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x* x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x*x Local e Data do saque Rio de Janeiro, 11 de agosto de 2013 __________________________ Adriano Baptista

SEÇÃO I – DA EMISSÃO E FORMA DA LETRA Resumo da Ópera...Elementos Essenciais da Letra de Câmbio CAPÍTULO I – DAS LETRAS SEÇÃO I – DA EMISSÃO E FORMA DA LETRA 1 - A palavra "letra" inserta no próprio texto do título é expressa na língua empregada para a redação desse título. 2 - O mandato puro e simples de pagar uma quantia determinada; 3 - O nome daquele que deve pagar (sacado). 4 - A época do pagamento. 5 - A indicação do lugar em que se deve efetuar o pagamento. 6 - O nome da pessoa a quem ou a ordem de quem deve ser paga. 7 - A indicação da data em que, e do lugar onde a letra é passada. 8 - A assinatura de quem passa a letra (sacador). OBS: SÚMULA 387 STF e ART. 891 CC

Vamos aos Exercícios...

Coletânea dos Casos Concretos SEMANA 04 CASO CONCRETO: Augusto comprou de Bernardo um apartamento no valor de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) que, com o crédito venda de seu imóvel, também comprou um apartamento, pelo mesmo valor, de seu amigo Cardoso. Por ter ouvido falar em um título capaz de vincular todas as partes, Bernardo lhe procura para prestar as seguintes orientações: 1. É possível a emissão de uma letra de câmbio, a fim de vincular Augusto ao pagamento e ainda assim dar garantia a Cardoso? (esquema no template seguinte) 2. Por nunca ter visto uma letra de câmbio, questiona acerca dos requisitos necessários para validade do título em tela.

A A C B A B C Coletânea dos Casos Concretos SEMANA 04 1ª REL. JURÍDICA VENDA DO COMPRA DO IMÓVEL IMÓVEL CREDOR DE “B” DEVEDORDE “A” DEVEDOR DE “C” CREDOR DE “A” A B SACADOR SACADO C BENEFICIÁRIO / TOMADOR

Coletânea dos Casos Concretos SEMANA 04 QUESTÃO OBJETIVA: Não é requisito essencial da Letra de Câmbio: A) Época do pagamento. B) Valor C) Assinatura do emitente D) Cláusula à ordem

Ah! Não se esqueçam de trazer o caso concreto aula 05 Cenas dos próximos capítulos... Legislação : Endosso Ah! Não se esqueçam de trazer o caso concreto aula 05

Tenham uma excelente semana !!! POR HOJE É SÓ .... Tenham uma excelente semana !!! Margô Sartori