Conjuntura Social e Política Brasileira: chaves para compreensão e caminhos para ação. Brasília-DF, jan/2016 Prof. Daniel Seidel,9969-0125 Professor da.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Neste momento de graça De esperança e luz Para narrar com firmeza Pedimos força a Jesus Com a mente iluminada Falamos da caminhada Do povo que vos conduz.
Advertisements

Manuel de Castells e o impacto da tecnologia na sociedade
PROJETO CURRÍCULO GLOBAL PARA SUSTENTABILIDADE
O PARADIGMA DO CUIDADO E RECONHECIMENTO DO OUTRO
Claudineu de Melo “Diretrizes para a Superação do Capitalismo”
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Profa. Adriana Diaféria
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Os eixos norteadores da Educação em Direitos Humanos
CONSUMO RESPONSÁVEL e COMÉRCIO ÉTICO E SOLIDÁRIO
Saúde: bem público global e direito fundamental
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Castas, Estamentos E Classes Sociais.
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Brasil e Mundialização no governo Fernando Henrique Cardoso ( ) Introdução Visamos contribuir para o debate a respeito da globalização e da inserção.
Caderno de Textos: Subsídios para debates
ESPERANÇA Walter Altmann
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
13 razões para as Mulheres votarem em Dilma Presidente
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
World Education Research Association (WERA)
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Instrumental metodológico
Questões para Formulação, Implementação e Avaliação das Políticas de Saúde 2012-Ana Maria Costa Jorge Lyra.
Políticas públicas e cidadania
Ano Tema Temática 1998 Viver e aprender Vida, conhecimento 1999
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Desenvolvimento Comunitário
3ª Parte Agir.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
Vera Masagão Ribeiro Marco regulatório e políticas de fomento às organizações da sociedade civil Desafios.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS À LUZ DOS DIREITOS HUMANOS: UMA ALTERNATIVA PARA A CULTURA DE PAZ NO AMBIENTE ESCOLAR.
Segunda Parte.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
Movimentos Sociais – Décadas de 60 e 70
Desenvolvimento e Trabalho Decente: uma agenda para o futuro
EXERCÍCIO PROFISSIONAL e PROFISSÕES SUSTENTÁVEIS
7 de Setembro “A verdade vos libertará” (Jo 8,32) A nossa Pátria vive momentos de grande sofrimento. As instituições políticas do País estão.
Feito por: Bruna Pires Daniela luz Laura Moreira Ana Carolina
REFORMA SANITÁRIA.
TEMAS DE REDAÇÃO DE TODOS OS EXAMES - ENEM
Sociologia Por quê?.
A construção histórica da Psicologia Social
A sociedade que vivemos, a escola que queremos.
Estado, Democracia, Cidadania: instituições políticas no Brasil
Pensamentos e Sonhos sobre o Brasil. 1. O povo brasileiro se habituou a "enfrentar a vida” e a conseguir tudo "na luta”, quer dizer, superando dificuldades.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
 1 Laudato Si’ Entre os pobres mais abandonados e maltratados, conta-se a nossa terra oprimida e devastada (LS 2).
QUANDO Realizou-se nos dias quatro (04) a seis (06) de Junho de dois e quinze (2015) 0NDE Casa de Retiro Assunção, em Brasília/DF CONTEXTO a partir do.
Programa Bolsa Família
FIPEN Profª Maria Inês Zampolin Coelho Outubro
Economia Popular Solidária
Com a quarta feira de cinzas, iniciamos hoje um tempo sagrado na vida da Igreja e de todo cristão: a QUARESMA. Na Bíblia, o número 40 tem um sentido.
CONAE 2010 – Brasília Prof° Ms. Marco Antonio Soares – Secretário de Direitos Humanos da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)
Democracia Disciplina: Sociologia Jurídica Professora: Andrea Cristina Martins.
TERCEIRA PARTE JULGAR “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6, 24) (Mt 6, 24) 1.
Fraternidade e a vida no Planeta CAMPANHA DA FRATERNIDADE 1.
Democratização da Gestão do SUAS e vínculo SUAS Presidente do COEGEMAS/MS Sérgio Wanderly Silva Secretário Assistência Social.
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
Laudato Sì. Preliminares  Encíclica - não com assuntos ‘religiosos’, mas ambientais.  Postura - Diálogo (n.3) – 26 vezes  Tudo está interligado (220)
CNBB.  Momento de diálogo com a sociedade com foco da justiça social e da superação do pecado social;  Leva para a sociedade uma perspectiva de vivencia.
07 de Julho de 2008, Brasília Maria das Graças Xavier Apresentação para as Conselheiras e os Conselheiros do Conselho Nacional das Cidades.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

Conjuntura Social e Política Brasileira: chaves para compreensão e caminhos para ação. Brasília-DF, jan/2016 Prof. Daniel Seidel,9969-0125 Professor da Universidade Católica, mestre em Ciência Política (UnB) e membro da CBJP da CNBB.

Três palavras geradoras... Esgotamento Criminalização Aquecimento

Esgotamento da Democracia Formal Da Democracia representativa, sem inovações Do financiamento Campanhas Eleitorais por empresas que distorce a democracia... Da corrupção, falta de ética e compromisso e submissão aos interesses privados e internacionais, rompendo com a autonomia e soberania do país Vivemos uma “Sociedade em Redes” e há o fenômeno da “autocomunicação de massa” (Manuel Castells, sociólogo espanhol)

Raízes e razões do Esgotamento da Democracia Formal Mentalidade Colonialista... “O que vem de fora é melhor...” Racismo e preconceito como herança da escravidão dos negros africanos. Clientelismo decorrente do Coronelismo... Cidadania só pelo trabalho... Getulismo! Autoritarismo, consequência dos períodos de ditaduras (civis e militares) Desprezo pelas mulheres, oriunda do machismo Consumismo... pessoas valem pelo que parecem ser.

Criminalização da Política Ninguém presta, todo mundo é igual... Fundamentalismos religiosos, políticos Fora da política o que teremos? Acirramento da intolerância e do ódio, falta de Esperança (desespero) A busca por uma solução magica ou à espera de um “salvador da pátria”

Crise política e econômica Impeachment da Presidente Dilma: a quem interessa... Congresso Nacional poderosamente fraco, porque fechado à sociedade:  Excesso de protagonismo da Câmara (ataque aos direitos sociais e humanos)  Agenda Brasil do Senado (que é um “acordo” por cima que põe a conta para o povo pagar... Politização do Judiciário: Gilmar Mendes e Juiz Moro Novidades no horizonte: - fim do financiamento de empresas nas campanhas eleitorais; - criação da Frente Brasil Popular

Aquecimento Global Novo critério ético global: não é possível continuar com o modelo tecnocrático que não considera todos os seres vivos e vê a natureza para ser explorada... Crise do excessivo e ilimitado antropocentrismo: qual nosso lugar na natureza (criação)? E qual é nosso papel? Referência para pensar a Ecologia Integral: conectar o clamor dos pobres com o clamor da Terra Mãe (Pachamama): Papa Francisco com a Encíclia “Laudato Sí” (“Louvado Sejas”)

O Planeta clama por mudanças profundas...

Uma nova ética nas relações é preciso Uma nova ética nas relações é preciso... uma economia que garanta vida digna para todas as pessoas...

Caminhos de superação Valorizar o que o povo é e tem... Reconhecer cada pessoa em sua dignidade Apoiar a organização popular Alimentar uma esperança profunda (Utopia) Delegar poder e formar novas lideranças Promover inclusão social e econômica de todos(as) Reciclar: não deixar nada se perder!

Mensagem do Papa Francisco aos Movimentos Populares (Julho 2015) Não se apequenem : a solução para os problemas do mundo será obra de quem vive outra lógica... Observem o exemplo de Maria : saber transformar situações adversas em oportunidades de construir sinais de vida! Três missões: 1) Promovam uma economia que garanta vida digna para o povo; 2) Unam comunidades e nações no caminho da Justiça e da Paz; cuidado com os novos colonialismos... 3) cuidem da vida no Planeta: o clamor da terra se junta ao clamor dos pobres