Projeto de pesquisa Concepção e estrutura

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Transcrição da apresentação:

Projeto de pesquisa Concepção e estrutura Prof. Dr. Ayres Nogueira

Projeto de pesquisa – o que é? - planejamento da pesquisa; - plano de ação para determinado tempo.

Delimitação do tema = é necessário reduzir a abrangência da pesquisa, de modo a torná-la restrita. = para delimitar o tema: - uma dificuldade de sua atividade profissional; - leitura de perspectivas de pesquisas futuras citadas nas considerações finais de trabalhos publicados.

O QUE VOU PESQUISAR? = originalidade não é pré-requisito; = “que tema, em minha área de atuação, me chama bastante atenção?”

Situar o objeto de estudo FORMA GEOGRÁFICA ESPAÇO ESPACIAL TEMPO

ESPORTE E LAZER NA ESCOLA   EXEMPLO ESPORTE E LAZER   ESPORTE E LAZER NA ESCOLA   CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES DE ESPORTE E DE LAZER PARA ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS DE NATAL

categorias do projeto de pesquisa 1. INTRODUÇÃO 2. OBJETIVOS 2.1 OBJETIVO GERAL 2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 3. JUSTIFICATIVA 4. REFERENCIAL TEÓRICO 4.1 ... 4.2 ... ... 5. METODOLOGIA 5.1 TIPO DE PESQUISA 5.2 UNIVERSO E AMOSTRA 5.3 AMBIENTE DE INTERAÇÃO 5.4 INSTRUMENTO(S) DE PESQUISA 5.5 ANÁLISE DOS DADOS 6. CRONOGRAMA 7. ORÇAMENTO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Introdução do projeto de pesquisa Delimitação do tema da pesquisa / situar objeto de estudo; trata-se de um texto que situe o objeto de estudo, de uma área ampla para um campo mais restrito de estudos; e apresente o estado da arte (pesquisas similares já publicadas [quais foram seus propósitos? Qual a abordagem adotada por cada uma? A que resultados chegaram?])   Qual a questão problema da pesquisa? (o pesquisador terá que identificar, no seu campo de estudo, algo que ainda necessita de explicações mais aprofundadas.)

PROBLEMA = QUESTÃO A SER RESPONDIDA ATRAVÉS DA PESQUISA EXEMPLO: Tema de pesquisa: ESPORTE E LAZER PARA ALUNOS DO 3º. ANO DO E.M. Possíveis problemas: Que atividades de esporte e de lazer contribuem para a qualidade de vida dos alunos do 3º. ano do Ensino Médio? * Qual a influência de atividades esportivas e de lazer na aprendizagem de alunos do 3º. ano do Ensino Médio? * Como oportunizar atividades de esporte e de lazer a alunos do 3º. ano do Ensino Médio sem prejudicar o processo cognitivo de preparação para o ENEM ?

objetivos OBJETIVO GERAL Está diretamente relacionado ao problema a ser investigado; refere-se à finalidade maior da pesquisa. (Inicia com verbo no infinitivo) OBJETIVOS ESPECÍFICOS Detalham e delimitam o alcance da pesquisa. Também definem as etapas que precisam ser cumpridas para alcançar o objetivo geral e responder à questão-problema. (sempre iniciar os objetivos específicos com verbos no infinitivo)

justificativa a) explicitar a forma como foi escolhido o objeto de estudo e como surgiu a problemática; b) relação do problema estudado com o contexto social; c) contribuição científica da pesquisa; d) explicação dos motivos que justificam a pesquisa nos planos teóricos e práticos, considerando as possíveis contribuições do estudo para o conhecimento humano e para a solução do problema em questão; e) referência aos possíveis aspectos inovadores do trabalho. Em síntese, apresente razões pessoais, sociais e científicas que indiquem a relevância de sua pesquisa. A justificativa é o momento que o autor tem para levantar argumentos convincentes na perspectiva de defender a execução de seu projeto de pesquisa. Richardson (1999, p.55) sugere alguns aspectos que devem ser considerados na argumentação em defesa do trabalho:  

Referencial teórico 4 REFERENCIAL TEORICO (CAIXA ALTA NEGRITO) Exemplo da divisão dos tópicos 4.1 CAIXA ALTA SEM NEGRITO 4.1.1 caixa baixa negrito 4.2 CAIXA ALTA SEM NEGRITO 4.2.1 caixa baixa negrito 4.2.2.2 caixa baixa sem negrito   - demonstrar domínio teórico do tema abordado. - revisar a produção acadêmica da área, explicitando as opções teóricas, em um diálogo crítico com as outras visões e concepções. - ressaltar diversas teorias: divergências, críticas e lacunas existentes, mas sempre deixando claras as opções teóricas assumidas para o estudo.

METODOLOGIA = CONJUNTO DE PROCEDIMENTOS E MÉTODOS. = TIPO DE PESQUISA: Cordeiro (1999) sugere 3 tipos de pesquisa: Exploratórias (bibliográfica e documental) Descritivas (ou de campo / observação de fatos humanos ou sociais [ou físico-químicos]) Experimentais (manipulação de variáveis, produzindo fenômenos sob condições controladas) Cordeiro (1999) aponta como principais tendências metodológicas: Método estudo de caso (estudo intenso de um indivíduo ou grupo) Método pesquisa-ação (ao mesmo tempo em que o pesquisador gera dados, deixa contribuições formativas aos participantes da pesquisa)

metodologia = UNIVERSO E AMOSTRA - UNIVERSO: todo o universo a ser estudado. Ex: “Alunos do 3º. ano do Ensino Médio” - AMOSTRA: um pedaço desse universo. Ex: “Alunos do 3º.A do Ensino Médio da Escola Estadual Escolático Mediano”. Quem são os participantes de sua pesquisa? Indique aqui o perfil (mesmo sumário, limitado, restrito) das pessoas que serão observadas ou entrevistadas ou... Se possível, defina o ano escolar, a quantidade de alunos ou de profissionais ou de... Outro exemplo: - universo [professores] / amostra [professores do ensino médio] - universo [estudantes da escola “x”] / amostra [somente as alunas dos anos finais do Ensino Fundamental]

metodologia = AMBIENTE DE INTERAÇÃO: - se for trabalhar com pesquisa de campo, caracterize o local: a Escola, a instituição “x”... ou outro ambiente em que haverá alguma ação de sua pesquisa. = INSTRUMENTOS DE PESQUISA: - Observação? Entrevista (que tipo?)? Questionário (que tipo?)? Grupo focal?... = ANÁLISE DOS DADOS: - procedimentos adotados para a análise: triangulação de dados, por exemplo. - se for quantitativa, por meio de estatística; se for qualitativa, por meio da análise do discurso.

CRONOGRAMA FASES DA PESQUISA JAN/16 FEV/16 MAR/16 ABR/16 Revisão da literatura x   Organização do(s) instrumento(s) de pesquisa Realização de atividade empírica Análise dos dados gerados Redação do trabalho (artigo científico ou projeto de intervenção) Entrega da versão final ao orientador

ORÇAMENTO DESCRIÇÃO DO RECURSO QUANTIDADE PREÇO ÚNICO TOTAL Vale transporte urbano 10 R$ 2,75 R$ 27,50 Papel A4 (500 folhas) 5 R$ 15,00 R$ 75,00 ...  

Referências bibliográficas Deverão seguir as normas da ABNT–Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2002. NBR 6023

Anexo E APÊNDICE Conforme a NBR 14724, a diferença fundamental entre Anexo e Apêndice é: ANEXO – Documento ou texto não elaborado pelo autor; APÊNDICE – Documento ou texto elaborado pelo autor.