Do campo para a cidade Migração: mudança de um lugar para outro dentro do próprio país.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os lugares que formam o mundo
Advertisements

Nossa história começa na família. Existem diferentes tipos de famílias
- FATORES GEOGRÁFICOS DA ORGANIZAÇÃO AGRÀRIA -
Os problemas sociais das cidades brasileiras
PALESTRA VIDA URBANA E VIDA RURAL
- FATORES GEOGRÁFICOS DA ORGANIZAÇÃO AGRÀRIA -
Nome: Thamires e Maria Eduarda Turma: 611 Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Chiele.
PASSEIO PARA: - usp - museu de zoologia - parque do Ibirapuera
O Brasil rural. Estrutura fundiária Estrutura que persiste desde o período colonial com as plantations de cana-de-açucar. Plantation: Latifúndios, mão.
Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH.
Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
AS ÁREAS RURAIS EM MUDANÇA. Douro Alentejo.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
Economia Informal e Precariedade
PNAD 2013 Trajetória da Extrema Pobreza. Todas as taxas de extrema pobreza calculadas por diferentes instituições convergem ao longo dos anos.
Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso DFDA/MT.
População brasileira: rumo a estabilidade demográfica Atualidades/Geopolítica Prof. Reginaldo.
 Abrange Bahia e Pernambuco, é composto por 13 municípios.  A porção pernambucana é composta por 07 municípios;  A metodologia DET abrange apenas 06.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
As atividades rurais são muito importantes para o Brasil: *geram emprego e renda; *alimentam a população; * fornecem matérias-primas para as indústrias;
Revolução Industrial História da Revolução Industrial, pioneirismo inglês, invenções de máquinas, passagem da manufatura para a maquinofatura, a vida.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN “Prêmio Água e Saneamento – FEMSA.
Mercado Saloio da EB de Freiria
6º GBM - Nova Friburgo - Setembro 2011
DEMANDA RDR 10/2015 POLÍTICA PÚBLICA PARA AVALIAÇÃO DA CDR EM 2015: SANEAMENTO E PLANSAB RDR 28/2015 PLANO DE TRABALHO DE AVALIAÇÃO DE POL. PÚBLICAS:
Reunião CTSAN 10 e 11 de março DE DEZEMBRO DE 2015 Sistemas de Abastecimento de Água – Rural – SAA-R Contribuições para propor alterações da Portaria.
"Lição de vida, Cultivar oportunidades" PROJETO HELP Horta Educativa, Lúdica e Produtiva Bruno Portelada Elisabete Marques
Globalização e desigualdade social
Errando o Alvo Gastos Sociais no Brasil José Márcio Camargo Professor do Departamento de Economia – PUC/Rio.
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
Formação da sociedade Urbano- Industrial Professor: Jeferson Geografia 220.
Internacionalização do Agronegócio Brasileiro. Esquema da apresentação Internacionalização Inserção internacional da agricultura brasileira Oportunidades.
Papel do cooperativismo no desenvolvimento local/regional.
Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa: unindo forças e compartilhando resultados para a conservação Diálogo Florestal para a Mata Atlântica.
Caixa Econômica Federal Vice-Presidência de Fundos de Governo e Loterias – VIFUG Superintendência Nacional Fundo de Garantia – SUFUG FGTS Fundo de Garantia.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
AGREGADOS MACROECONOMICOS
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
PREFEITURA MUNICIPAL DE IMBITUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA PAES LEME.
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
Aula 52: O crescimento da população brasileira 1870 a 1950 – aumentou 40 milhões (52 milhões)‏ 1950 a 1980 – aumentou 70 milhões (119 milhões)‏ 2010 –
Crescimento Populacional. Conceitos: Taxa de Natalidade; Taxa de Mortalidade; Crescimento Vegetativo; Taxa de fecundidade; Migrações;
IDADE MÉDIA CRISE DO FEUDALISMO
Gustavo Rodrigues Lemos. O que é Geografia? geo – terra graphía – estudo, descrição Compreender as relações entre a natureza e a sociedade, bem como o.
O PROBLEMA DA ESCASSEZ Necessidades humanas X Recursos produtivos
Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional - CAINDR CÂMARA DOS DEPUTADOS Brasília, 5 de maio de 2009.
FATORES GEOGRÁFICOS DA ORGANIZAÇÃO AGRÀRIA.
INSTITUCIONAL Treinamento de Formação Básica Fev-14INSTITUCIONAL Fev-14.
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
Segurança pública e Violência
População mundial: cidades e consumo
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Prof.: Eliandra Feitosa
Movimentos Migratórios e suas Motivações
O AVANÇO DA AGROPECUÁRIA NO BRASIL
AUDIENCIA PÚBLICA (05 de novembro de 2013) “Mecanismos de Financiamento de Políticas de Universalização do Saneamento Básico no Brasil” Newton L. Azevedo.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
<cabeçalho> <data/hora> <rodapé>
Experiência com o SISAR no município de Piquet Carneiro - Ce Palestrante: Expedito José do Nascimento – Prefeito Municipal de Piquet Carneiro Seminário.
ECONOMIA e NEGÓCIOS Prof. Glauco Conceitos Básicos.
Avanço Automático Toninho Vendramini Formatações.
 Empregado rural  Conceito, contratos de trabalho, direitos peculiares, prescrição, moradia e realidade social dos empregados rurais do Brasil.  Introdução.
O Estado participa das territorialidades rurais uma vez que estimula, em momentos diferentes, os modelos de produção existentes. É o caso dos projetos.
Fortaleza, Ceará 22 de junho de Concepção Geral Governo assumiu compromisso claro: Superar a Extrema Pobreza até 2014 Linha Oficial de Extrema Pobreza.
A Pastoral Urbana possui um caráter urgente e inevitável e só levando a sério esse trabalho é que seremos efetivamente fiéis ao espírito de Aparecida.
Revolução Verde – Complexos Agroindustriais
Predominam áreas: agrícolas e pastagens para animais
REVOLUÇÃO DEMOGRÁFICA RÉVOLUTION DÉMOGRAPHIQUE. Até ao séc. XVII, eram normais as crises demográficas, que se traduziam por elevadas taxas de mortalidade,
ECONOMIA.
Transcrição da apresentação:

Do campo para a cidade Migração: mudança de um lugar para outro dentro do próprio país.

Até 1960 a maioria da população brasileira morava na zona rural. Em 1970, pela primeira vez, a população urbana tornou-se mais numerosa.

Êxodo rural Migração de grande parte da população do campo para a cidade.

Causas do êxodo rural 1- O desmatamento que provoca a erosão. O solo torna-se infértil, e a família não consegue mais produzir seu alimento.

2- As máquinas agrícolas substituíram os trabalhadores rurais, eles perderam seus empregos nas fazendas.

3- Disputa pela terra Muitas pessoas não têm registro de suas propriedades, pequenos agricultores e indígenas são expulsos de onde vivem.

4- Muitas famílias migram do campo para as cidades em busca de escolas, serviços médicos, saneamento básico, luz elétrica,etc.

Consequências do êxodo rural 1- Desemprego e subemprego Geralmente, os trabalhadores rurais têm pouca oportunidade de estudo e por isso não conseguem um emprego na cidade. Sem emprego, esses trabalhadores acabam sujeitando-se ao subemprego (salário baixo e sem seus direitos garantidos pela lei).

2- Favelização Outra consequência negativa do êxodo rural é o crescimento do número de favelas. Não há moradias para todos. As que estão disponíveis são caras, principalmente as que estão situadas em bairros com bons serviços públicos.

Com poucos recursos, eles constroem habitações sem nenhum conforto e segurança, geralmente nas encostas dos morros, que podem desmoronar em época de chuvas.

3- Marginalização Significa estar à margem: do centro da cidade, da sociedade, das oportunidades que a vida urbana pode oferecer.