Cenas Juvenis: punks e darks no espetáculo urbano Helena Wendel Abramo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Advertisements

Cenas juvenis: o caso dos punks no Brasil Os primeiros grupos punks no Brasil surgem na região do ABC, no Estado de São Paulo, na década de Como.
Gosto e estratificação social Cenas: fronteiras de universos simbólicos por onde atuam e atravessam indivíduos diversos, sem necessariamente criarem vínculos.
PNEM/2014 CADERNO 2 O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO
Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
Projetos para as Famílias Rita Massarico Kawahala André Luís Kawahala Jovem Família Família & Namoro.
CONSELHO MUNICIPAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO Campinas PARTICIPAÇÃO SOCIAL CRISE OU MUDANÇA? Profa.Doraci Alves Lopes PUC-CAMPINAS Abril 2011.
O CONSUMO DA CLASSE MÉDIA BRASILEIRA Qual a Visão do Banco Mundial Sobre a Classe Média Dos Países Emergentes? O Que Pensam os Analistas Brasileiros Sobre.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Adolescência e Principais problemas de saúde na puberdade História, Conceitos e Características DISCIPLINA HSM-130 CICLO DA VIDA II Graduação em Nutrição.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
IDEOLOGIA, ALIENAÇÃO E TRABALHO:
A voz negra: de Spike Lee ao Rap In KELLNER, Douglas (2001) A cultura da mídia.
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Os chamados “Novos Movimentos Sociais” (NMS)
10 fatos sobre o comportamento dos jovens brasileiros.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
Brasília, 27 de agosto de 2012 Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e o Plano Decenal – Audiência Pública - Publicidade.
Sociedade dos indivíduos
TEORIA SOCIAL COGNITIVA
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
Aula 16.  Jean Paul Basquiat. O homem de Nápoles, acrílico e colagens sobre madeiras,1982.
REDE DE APOIO - refletirmos sobre o contexto em que estamos inseridos e as relações que podemos estabelecer a partir desse lugar no qual, nos relacionamos.
As concepções de espaço As atividades partem do pressuposto de que o ensino de física deve ter por objetivo apresentar as teorias da física dentro de seu.
COORDENADORES: Rosangela Clarice Fritsch – Pedagoga André Luis de Souza – Engenheiro Mecânico.
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
Olá, cursistas, Estamos felizes em contar com a participação de vocês no curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 28 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
Análise do Comportamento do Consumidor Bruno Ricardo Winzewski Rodrigo Costa Laurindo.
Ética e Cidadania Prof. Vonei Cene Ética e Civilização: na sociedade tecnológica! Aula 2.
Resumo Boaventura S. Santos (p ) As sociedades capitalistas são constituídas por mercado, Estado e Comunidade. Em geral esta última sempre esteve.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
XXIV Fórum Estadual das Secretarias Municipais de Educação/RS
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Prof. Dr° Vagner Custódio
PESQUISA DE MERCADO TMU – TODO MUNDO USA.
By Ilson Barros / Images from Internet. Gilberto Cardoso A. Velho (Rio de Janeiro, 1945) Antropólogo brasileiro, especializado em Antropologia Urbana,
VOLUNTARIADO e TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. SITE: Missão Incentivar e consolidar a cultura e o trabalho voluntário na cidade de São Paulo.
Avaliação da Aprendizagem. O que é avaliação? O que é avaliação escolar? O que é avaliação no ciclo de alfabetização?
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
 MBC é o Movimento Brasil Competitivo que criado em novembro de 2001, com o objetivo principal de aumentar a competitividade no país, de maneira sustentável,
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
SEGUNDO CICLO Ensino e aprendizagem de História no segundo ciclo
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
Escolha do tema 1ª ETAPA DO PROCESSO DE PESQUISA É o assunto que se deseja estudar e pesquisar. Responde`a pergunta: o que será explorado?
R da Viva Cia. de Dança São alguns dos grupos que tiveram como referência o trabalho da Roda Viva Cia. de Dança: Cia. Limites - PR Cia. Mão na Roda –
Caminhos das Definições DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do Lazer. São Paulo: Perspectiva pp
Tópicos de História da Física Clássica Aula Anterior  Características da Ciência Moderna:  Matematização da Natureza;  Mecanicismo (metáfora.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
O uso da comunicação persuasiva no Marketing Social Eliane Aparecida Fabrício Mello Heládio José James Guelph ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA I – 5 PERÍODO.
Milton Santos Por uma outra globalização. Professor da USP
PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL Prof.
Platão (428-7 a. C – a. C.) Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Foi o primeiro filósofo a sistematizar.
Trabalho: liberdade e submissão.
 A partir do fim da década de 1970 o conceito de cultura punk adquiriu novo sentido com a expressão Movimento Punk, que passou a ser usada para definir.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
CARREIRA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO SERVIDOR PÚBLICO Heloísa Lück CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CARREIRAS TÍPICAS DE ESTADO 10 de.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
COALIZÃO ALFENAS. UM ARRANJO FORMAL PARA COLABORAÇÃO ENTRE GRUPOS OU SETORES DE UMA COMUNIDADE, EM QUE CADA GRUPO MANTÉM SUA IDENTIDADE, MAS TODOS CONCORDAM.
A Pastoral Urbana possui um caráter urgente e inevitável e só levando a sério esse trabalho é que seremos efetivamente fiéis ao espírito de Aparecida.
Docente: Marcos Camara de Castro Discente: Louise Gomes Wiezel.
TEXTOS ACADÊMICOS DE ESTUDO
Transcrição da apresentação:

Cenas Juvenis: punks e darks no espetáculo urbano Helena Wendel Abramo

Cronologia Anos 70 e 80 introduziram mudanças significativas no cenário da juventude brasileira. Se nos anos 50 e 60 a cena era protagonizada pelos setores de classe média, a partir dos anos 70 e 80 a os setores populares assumem maior visibilidade.

Juventude e cenário social A cena social se diversifica com grupos e tribos de origens distintas. A juventude passa a ser compreendida como um setor de negociação a partir da categoria geracional.

Juventude Adolescentes: faixa etária de quem se encontra entre 10 aos 19 anos. Juventude: período mais amplo e delimitação esquiva. Juventude como a diferença entre gerações, mediação geracional.

A pesquisa sobre a juventude Ligada às temáticas vinculadas às grandes estruturas como: trabalho, família e educação. O lazer e a diversão são cheios de significados próprios da juventude e relegados enquanto tema de pesquisa.

Rebeldia e mercado de trabalho Muitos jovens da periferia, na medida em eu se sentem excluídos, atribuem outros sentidos ao trabalho: se você trabalha nos moldes e padrões dominantes você é um otário. O conceito de trabalho passa a ser recusado.

Lazer e liberdade O espaço de lazer passa a ser investido de diferentes sentidos, próprios dos jovens e que escapam aos padrões dominantes. A cultura juvenil passa a ser um local onde há investimento na construção de identidades e identificações próprias.

A música e a dança Exemplos de culturas de periferias urbanas: o funk, os bailes funk, o punk, o dark, o rap e o hip hop, entre outros.

A roupa do jovem Sinais de identidade: o gosto musical é um identificados de identidades e os modos de vestir são também demarcadores de identidades no universo juvenil.

A roupa e poder aquisitivo A roupa exige gastos relativamente menores na construção de um status de aparência. Para os jovens ela se torna o principal item na hierarquia de consumo. Comprar um determinado tipo de roupa passa a ser quase uma condição de circulação no espaço público.

Nos anos 70 O movimento estudantil: uma imagem positiva da rebeldia; Na cultura urbana contemporânea: uma imagem agressiva, novas questões colocadas à juventude.

Utopia e distopia Se nos anos 60 e 70 as idéias que moviam os movimentos de juventude estavam ligadas à construção de uma outra realidade sócio-histórica, transformadora e utópica, nos anos subseqüentes a perda do espaço de contestação levou à visões distópicas da vida e do mundo.

Estilo e mercado O mercado impõe, o estilo recria. Movimento ininterrupto que antes era dado pela distinção de classe social. Hoje são as subculturas urbanas que pautam este movimento.