Sustentabilidade e Níveis organização, Hierarquías Ecologicas Professor Ignacio Pablo Traversa Tejero 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS
Advertisements

ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS E TERRESTRES
Gestão Ambiental Aplicada
                                                                                                
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Aula 5: ECOSSISTEMAS TERRESTRES
ORGANIZAÇÃO GERAL DOS AMBIENTES
Ecossistemas.
DOENÇAS ALIMENTARES Profª Adriana S. Nagahashi 2015.
O Brasil rural. Estrutura fundiária Estrutura que persiste desde o período colonial com as plantations de cana-de-açucar. Plantation: Latifúndios, mão.
Tópicos de Meteorologia e Climatologia: Sistema Climático Terrestre Termodinâmica da Atmosfera (Breve Revisão Conceitual) Enio P. Souza (UFCG)
Esgotos Planeta Água: poluição
Compreender o Ambiente 8 Unidade 2. Autotróficos Produzem, maioritariamente, o seu próprio alimento através da realização da fotossíntese. Ervas Seres.
AS ÁREAS RURAIS EM MUDANÇA. Douro Alentejo.
Introdução à Fenômenos de Transporte Curso Superior Tecnólogo em Mecatrônica Industrial – Módulo IV Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário IFSC – Campus Joinville.
Propriedades de um Sistema de Engenharia
Ciências Ciclo da água. Quando bebemos um copo de água, não imaginamos que já foi utilizada milhares de vezes, pois a quantidade de água na Terra é sempre.
Sistemas de Informação Capítulo 2 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. AGROPECUÁRIA NOS PAÍSES DO NORTE Agricultura e pecuária no sistema intensivo. Tecnologias como maquinário, sementes.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Prof. Dr. Ignacio Pablo Traversa Tejero Eng.º Agrônomo Semestre 4 Créditos Conservação e Manejo de ecossistemas.
Trabalho realizado por Catarina Sousa Professora Carmo Cambão.
As atividades rurais são muito importantes para o Brasil: *geram emprego e renda; *alimentam a população; * fornecem matérias-primas para as indústrias;
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
Educação Ambiental André Simões Pires Filipe Evangelista Luana Morais da Rosa Pedro Aritana Ochoa Ricardo Franchini Disciplina Psicologia da Educação I-A.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
Agrupamento de escolas de Porto de Mós Escola Secundária de Porto de Mós Disciplina: Área de Integração Ano letivo Professora: Isaura Silva Diana.
Planeta terra A Terra como um sistema.
Água Nitrogênio Fósforo Carbono CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins.
Aula 3 – Oferta e Demanda.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa: unindo forças e compartilhando resultados para a conservação Diálogo Florestal para a Mata Atlântica.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
Introdução à Parasitologia
Geração Hidrelétrica SIE – Sistemas de Energia
Ecologia.
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
Revisão para PO2 – Ciências Professora Patrícia. O que estudamos na ecologia? É um ramo da biologia que estuda os seres vivos e suas interações com o.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP Desafios, Estratégias e Necessidades da Área de Recursos Naturais.
Morte Cadeia Alimentar
Frente 1B Aula 03 Pirâmides Ecológicas: Quantificando o ecossistema.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Aulas 1 e 2 Biologia A Procarióticos e Eucarióticos
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
SOBREVIVÊNCIA NA BIOSFERA NECESSIDADES DOS SERES VIVOS Capítulo 3 CIENCIAS DO AMBIENTE - CAP. 3.
Princípios da Agroecologia
A Teoria dos Sistemas Abertos e a Perspectiva Sociotécnica das Organizações Luciano Thomé e Castro.
O PROBLEMA DA ESCASSEZ Necessidades humanas X Recursos produtivos
Classificação dos Seres Vivos META Apresentar o sistema de classificação universal para que o aluno perceba que os seres vivos são agrupados de acordo.
AULA 4 O tratamento do meio ambiente na Constituição Federal O tratamento do meio ambiente na Constituição Federal.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com base nesse estudo realizado observa-se que a iontoforese constitui uma alternativa para potencializar e otimizar os resultados.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
1 Factores de Produção
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Paixão, A. Processos de recuperação de espólio Quinta do Contador nº13, Estrada da Serra, Tomar (Portugal) Telf (ext. 3183)
Calor como ENERGIA O calor seria uma substância (um fluido), chamado CALÓRICO, FLOGISTO OU FLOGÍSTICO, que passaria de um corpo a outro!!
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA MANEJO SUSTENTAVEL NA VITICULTURA PEDRO POHLMANN GIRIBONI VITICULTURA DE QUALIDADE DOCENTE: DR. NORTON SAMPAIO MARÇO DE 2016.
Polímeros Módulo II - Reciclagem
HIGIENE E PROBLEMAS SOCIAIS
Ecologia Profª. Andréa R. Franz.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE SENAC – SANTOS Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos ECOLOGIA Aula 1 05 jan
A Geologia, os Geólogos e os seus Métodos
Revolução Verde – Complexos Agroindustriais
ECOLOGIA Scheilla Bastos.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
ECOSSISTEMAS.
Transcrição da apresentação:

Sustentabilidade e Níveis organização, Hierarquías Ecologicas Professor Ignacio Pablo Traversa Tejero 1

Atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades” (LEROY, 1999). Caberia ao desenvolvimento econômico apropriar-se dos excedentes da natureza sem, no entanto, comprometer o “capital natural” (LOVINS 1999). Desenvolvimento sustentável

Está fundamentado em valores éticos e sociais, marcando uma filosofia de desenvolvimento que conjuga eficiência econômica, justiça social e prudência ecológica (UN, 1992). Respeita os limites de capacidade de carga dos ecossistemas (IUCN, 1991). Significa “desenvolvimento social e econômico estável, equilibrado, com mecanismos de distribuição das riquezas geradas, envolve a dimensão econômica, social, ambiental, e política, cuja promoção requer a estabilidade dos processos decisórios e das políticas públicas de desenvolvimento (Magalhães, 2003). Desenvolvimento sustentável

Seria uma construção social ainda em definição A sustentabilidade é uma noção a que se pode recorrer para tornar objetivas diferentes representações e idéias. (ACSELRAD, 2001)

Desenvolvimento sustentável Condição ambiental que implica empreendimento humano que é: – socialmente justo, – economicamente viável e – ecologicamente correto.

Na prática

8

Novo cenário do rural brasileiro: quais condições para o “desenvolvimento”? Agricultura: relação entre o homem e a natureza na busca da sobrevivência. Modernização da agricultura: A - Mudança da base técnica de produção mecânicas – Tecnologias mecânicas – máquinas e equipamentos que substituíram o trabalho humano e animal. químicas - Tecnologias químicas – insumos químicos (inseticidas, herbicidas, fungicidas) que substituíram parcialmente o trabalho e impediram “prejuízos” com pragas e doenças. biológicas -Tecnologias biológicas – Novas variedades produtivas e Organismos Geneticamente Modificados que aumentaram as produtividades.

Novo cenário do rural brasileiro: quais condições para o “desenvolvimento”? Modernização da agricultura: B - Mudança nas relações de trabalho - tendência e fortalecimento do assalariamento - diminuição das necessidades de mão-de-obra C - Mudança nas relações com o meio ambiente. - “artificialização” da natureza - recursos naturais são infinitos e substratos - projetos de recuperação dos danos

11

28 Ecologia Ecologia. oikos (casa) logos (estudo) Corpo do conhecimento referente à economia da natureza (Ernst Haeckel, 1970). Ciência que estuda como os organismos interagem entre si e com o mundo natural

29 Ecologia O objeto da Ecologia é estudar as relações entre os organismos vivos e o meio ambiente Estuda os fluxos de energia e os ciclos da matéria nos ecossistemas. Se interessa por todo o ecossistema mais que suas partes.

30 Sistemas ecológicos e níveis de organização

Níveis da Biodiversidade Genética Espécies Ecosisstemas 31

32 Abordagem de biósfera Abordagem de organismo Abordagem de população Abordagem de comunidade Abordagem de ecossistema área comum as 5 perspectivas Formas de estudo

33 Conceitos básicos Organismo. Unidade fundamental o elementar. “Vida de membrana” Energia Nutrientes População: grupo de organismos da mesma espécie que se acham numa área (potencialmente imortais). Comunidade: agrupação de populações de uma área. Hábitat: lugar onde habita um organismo. Nicho ecológico: intervalo de condições que um organismo pode tolerar e os modos de vida que ele possui (papel no sistema ecológico).

Biodiversidade Humana? 34

35

36

37 Ecossistema unidade funcional básica da vida no planeta. conjuntos de organismos com seus ambientes físicos e químicos unidade integradora para estudarem componentes: - populações, - ciclos da natureza, - produtividade vegetal, - fluxos de energia integrado de três partes: – componente abiótico (inclui todos os elementos carentes de vida) – componentes bióticos: autótrofos que captam energia solar para ser usada como alimento (plantas, fito-plancton) heterótrofos que degradam, assimilam e desintegram substâncias orgânicas.

38 O sistema Ambiental: estados estacionarios dinâmicos HOMEM vegetais micro- organismos animais retroalimentação ingresso s energía solar água poeira alelos egressos aves polen sementes patógenos límites componentes interações entradas-saídas retroalimentação Elaboração própria

39 Fluxo de energia em um ecossistema A matéria em geral, circula de forma cíclica no ecossistema, mas a energia não. A energia usada por um organismo dissipa-se em calor igual que em uma máquina. O fluxo energético no ecossistema é unidirecional e cumpre as leis termodinâmicas da Física.

A Termodinâmica estuda o movimento da energia e como a energia cria movimento (eficiência das primeiras máquinas a vapor) Therme=calor + dynamis=potência Campo da Física que estuda mudanças de temperatura, pressão e volume Calor=energia em trânsito e Dinâmica=movimento.

1ª. Lei da conservação da massa Em qualquer sistema nunca se cria nem se elmina matéria, apenas é possivel tranformá-la de uma forma em outra Conseqüência Poluição ambiental Não é possível consumir a materia até sua aniquilação Cíclos biogeoquímicos

Consequências implica a geração de resíduos em todas as atividades resíduos indesejáveis podem ser reincorporados ao meio reutilizados (reciclagem) (ciclos biogeoquímicos) Quando não existe um equilíbrio entre consumo e reciclagem: – eutrofização dos lagos, – contaminação dos solos (pesticidas e fertilizantes)

2ª. Primeira Lei da Termodinâmica Apresenta um enunciado análogo à lei da conservação da massa, só que referente à energia. “A energia pode se transformar de uma forma em outra, mas não pode ser criada ou destruída”

Um sistema (durante certa transformação) pode trocar energia com o meio ambiente sob duas formas: calor e trabalho. Como resultado da trocas a energia interna do sistema pode ou não sofrer alterações.

3ª. Segunda Lei da Termodinâmica Todo processo de transformação de energia dá-se de uma maneira mais nobre para uma menos nobre, ou de menor qualidade. Toda transformação de energia envolve rendimentos inferiores a cem por cento (calor transferido para o ambiente)

47 Leis da termodinâmica 1ª. Lei a energia pode ser transformada de um tipo para outro, mas nunca criada nem destruída. Ex.: energia solar (luz) e energia química nos alimentos. Nenhuma transformação de energia é 100% eficiente, pois se perde calor energia calórica, não recuperável para o ecossistema. 2ª. Lei da Entropia Refere-se à quantidade de energia não recuperável; é uma medida de desordem de um sistema termodinâmico fechado. Os organismos e os ecossistemas mantêm um estado altamente organizado de baixa entropia (menor desordem) mediante a transformação de energia de um alto estado de utilidade a um mais baixo.

48 Grandes princípios o leis de Ecologia Fluxo unidirecional da energia e circulação geral dos materiais Aplicam-se a todos os ambientes e a todos os organismos. Cadeia alimentar: transferência de energia química entre os organismos que procede dos vegetais

49 A perda de calor

50 Níveis tróficos 1º. produtores u organismos autótrofos (plantas) 2º. consumidores primários ou herbívoros; 3º. consumidores secundários ou animais carnívoros 4º. consumidores terciários. produção primária: taxa de assimilação dos produtores dentro do ecossistema, quantidade de matéria orgânica fixada, incluindo a usada para a respiração vegetal. produtividade primaria: matéria orgânica armazenada nos tecidos vegetais. Constitui o alimento potencialmente disponível para os heterótrofos.

51 Níveis tróficos

52 Detritívoros ou necrófagos Animais que se alimentam de restos orgânicos (saprofagia), reciclando-os e retornando-os á cadeia alimentar Ex:, urubus, minhocas, cochinilha da umidade Os detritívoros facilitam o trabalho de degradação da matéria orgânica de fungos e bactérias

53 Ecossistemas naturais Mares, Estuarios e costas Arroios e rios Lagos e lagoas Pântanos Formaciones terrestres Desertos Tundras Campos Florestas Bordas de Florestas

54 Atividade Em grupo de dois estudantes, procure informação sobre práticas sustentáveis na Viticultura Agricultura: - Biodinâmica, - Orgânica, - OrganoBiológica, - Ecológica, - Natural, - Regenerativa, - Biológica, - Permacultura, - Alternativa, - Agroecologia, - Sustentável

Fontes de informação BRAGA, B.; HESPANHOL, I.; CONEJO, J.G. Introdução à Engenharia Ambiental. 2 ed., São Paulo: Pearson Prentice Hall, RICKLEFS, R. E. A Economia da Natureza. RJ Guanabara Koogan TOLEDO VM Metabolismos rurales: hacia una teoría económico-ecológica de la apropiación de la naturaleza. Revista Iberoamericana de Economía Ecológica (7) 1-26.