Programa Parque Sanitário SOLUÇÃO TOTAL 5G. ENTIDADE PÚBLICA ENTIDADE PÚBLICA Prefeituras Municipais da Metroplan ENTIDADES PRIVADAS ENTIDADES PRIVADAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema de Informação Gerencial
Advertisements

CONSUMO RESPONSÁVEL e COMÉRCIO ÉTICO E SOLIDÁRIO
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
O Estado e o BNDES no apoio à
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
Missão Promover o conceito de Gerenciamento Integrado do Lixo Sólido Municipal Promover a reciclagem pós-consumo Difundir a educação ambiental com foco.
Ciclo de vida do produto
ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS Conjunto de ações e normas destinadas a promover e regular a gestão integrada de resíduos de modo a assegurar a seguinte.
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
Ecologística: a logística da ecologia
Resíduos.
Indicadores de Desenvolvimento Regional – terceira sessão
Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Márcia M. Rios Ribeiro Aluno:
Reciclagem do Vidro.
Agrupamento de Escolas de Alijó
Condomínio Ecológico A R.A. Park Way encontra-se inserida na Área de Proteção Ambiental das bacias do Gama e Cabeça de Veado e, portanto, com o intuito.
Política Nacional de Resíduos
A ESTRE, maior grupo de serviços ambientais do Brasil, disponibiliza soluções ambientais sob medida para os municípios, possuindo visão global de todo.
O problema do lixo termina
Vanessa Farias Pereira
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Reciclagem de Embalagens.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITÁPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL AUDIÊNCIA PÚBLICA 06 DE DEZEMBRO DE 2011.
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Tratamento dos Resíduos Sólidos – Reciclagem R S Construção Civil
André Calábria Fernanda Chagas Gabriela Veras Isabela Andrade Janielle Cunhas Sofia Ramos.
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Profª. Andréia 9º Ano Química.
Ciências O lixo – cap. 8 (6ª série) Professora: Alexsandra Ribeiro.
Profa Dra Maria Tercília Vilela de Azeredo Oliveira
Pequeno e Médio Proprietários Rurais
CIPA 2013/2014.
COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO –
CTR Nova Iguaçu.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Coleta Seletiva solidária Conheça e participe. Comissão do programa PROFESSORES: PROFESSORES: –Fernando Jesus de Oliveira, –Natal Junio Pires, –Jorge.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO EVERALDO COLODETTI Secretário Municipal de Desenvolvimento Equipe Técnica – Departamento de Economia Solidária.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
ÁREA AMBIENTAL Grupo Único. OBJETIVO ESTRATÉGICO 4 Garantir o uso ordenado dos Recursos Naturais com vistas ao desenvolvimento sócio-econômico com qualidade.
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
Uma Escola do Tamanho do Brasil
8 ADM-GERAL NOTURNO - FESVV. AMANDA MAYER DANILO ARAUJO MARILDA MATTOS PATRICK VASCONCELOS RACHEL BONIZIOLLI.
CONSTRUÇÃO DE UMA COMPOSTEIRA SUSTENTÁVEL COM A REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET EM PROL DO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NA EEEFM PROFª. BENVINDA.
Novos Modelos de Negócio Setor Automobilístico
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
45ª Assembleia Nacional da ASSEMAE Consórcios Públicos e Tecnologias Para a Resolução do Passivo Ambiental de Resíduos Sólidos Marlon do Nascimento Barbosa.
FMC – PROFª BÁRBARA SILVÉRIA RESOLUÇÃO CONAMA Nº 307.
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
O projeto Profissão Catador objetiva: Contribuir com a construção de alternativas coletivas para a organização dos Catadores de Cruz Alta, através da.
COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Delegacia da Receita Federal do Brasil de Administração Tributária de São Paulo COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Decreto n , de.
Parceiros ZENITTE Renováveis Zenitte | LE Consult Leonardo Rocha Mar_16 Parceiros ZENITTE Renováveis.
Prof. Marcelo Motta Veiga, Ph.D. Brasília - 18/08/2015 Regulação dos Serviços de Resíduos Sólidos: Desafios e Oportunidades 1.
1 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORREIOS/MS Uma parceria entre a Inclusão Social e o Cuidado com o Meio Ambiente Olga Martinez Torres.
MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO EM SALVADOR: A IMPORTÂNCIA DOS CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS AUTORA: MARCELA DE ALMEIDA SOUZA MAGALHÃES.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
twitter.com/funasa PROGRAMA APOIO AOS CATADORES FUNASA.
A Limpeza Urbana do DF e a regulação da prestação dos serviços 9º Congresso Brasileiro de Regulação Brasília - DF agosto 2015 A Limpeza Urbana do DF e.
Transcrição da apresentação:

Programa Parque Sanitário SOLUÇÃO TOTAL 5G

ENTIDADE PÚBLICA ENTIDADE PÚBLICA Prefeituras Municipais da Metroplan ENTIDADES PRIVADAS ENTIDADES PRIVADAS Instituto Alfa Brasil CDT/ULBRA CBC – CONSÓRCIO BRASILEIRO DE CONSULTORES Consórcio G5 FAURGS LM Resíduos IEPEGV “O problema do lixo é tão grande, que ainda vai se tornar um grande negócio” Lutzemberger

SITUAÇÃO ATUAL

CONDIÇÃO EXISTENTE PROBLEMA LIXO Inconveniência Gastos Insatisfação SOLUÇÃO Visível Competência Justificativa Reconhecimento De :Lixão Para: Aterro Upgrade Máquinas Algum Resultado Cooperativa De : Catador Para: Cooperado Triagem De : Sucata Para: Reciclável orgânicoenterra chorumerealimenta gásqueima vendatrabalhorenda ALGUMA

SOLUÇÕES PARCIAIS O aterro sanitário é o “Upgrade” dado aos lixões. Embora não se questione a evolução, é ainda uma solução parcial muito longe da ideal. Não resolve o problema do grande volume de material orgânico destinado ao aterro, limitando a vida útil. Uma grande quantidade de aterros estão saturados. No Brasil há áreas identificadas como críticas. Embora reduzidos, ainda há efeitos nocivos ao meio ambiente. Casos da destinação de chorume e queima de biogás ou emissão atmosférica. Os atuais sistemas organizados de triagem, na verdade são paliativos, pois visam selecionar materiais nobres, não preservam o meio ambiente. Em geral, grande quantidade acaba voltando ao lixo. As receitas com as vendas de material reciclável são limitadas por fatores técnicos e de mercado. Vide coleta seletiva (ABS - PP - PEAD - PEBD - PS - TPR - VR). A constante e crescente pressão dos órgãos ambientais e parcela da sociedade, irremediavelmente insatisfeitas com todos os esforços realizados demandam soluções mais abrangentes e eficazes. O aterro sanitário é o “Upgrade” dado aos lixões. Embora não se questione a evolução, é ainda uma solução parcial muito longe da ideal. Não resolve o problema do grande volume de material orgânico destinado ao aterro, limitando a vida útil. Uma grande quantidade de aterros estão saturados. No Brasil há áreas identificadas como críticas. Embora reduzidos, ainda há efeitos nocivos ao meio ambiente. Casos da destinação de chorume e queima de biogás ou emissão atmosférica. Os atuais sistemas organizados de triagem, na verdade são paliativos, pois visam selecionar materiais nobres, não preservam o meio ambiente. Em geral, grande quantidade acaba voltando ao lixo. As receitas com as vendas de material reciclável são limitadas por fatores técnicos e de mercado. Vide coleta seletiva (ABS - PP - PEAD - PEBD - PS - TPR - VR). A constante e crescente pressão dos órgãos ambientais e parcela da sociedade, irremediavelmente insatisfeitas com todos os esforços realizados demandam soluções mais abrangentes e eficazes.

EM BUSCA DA SOLUÇÃO TOTAL

BUSCA DA SOLUÇÃO TOTAL Levantamento do Problema O Que? Quanto? Destino? Ciclos? Derivações? Limites? Análise da Situação Respostas Confiáveis Exemplos Comparações Descobertas Achados Propostas Viáveis Formulação Hipóteses Alvos: Meio Ambiente Homem Eficiente Longevidade Sustentável POOL Tecnologias Parcerias

FILOSOFIA DA SOLUÇÃO TOTAL Capacidade Gerencial Plano Eficiente Sistemas e Diretrizes Instrução Treinamento Educação Consórcio 5 Gs G e s t ã o Graduação Geração Garantias Gratidão Parcerias Eficientes Tecnologia - Know-How Proteger Meio Ambiente Reconhecimento Público Exemplo de Civilidade Exemplo de Competência Emprego e Renda Cidadania Postura Humanista

SOLUÇÃO TOTAL Material Orgânico – a biotecnologia acelera a decomposição, transformando detrito em matéria prima para fins específicos, aumenta a capacidade e prolonga a vida útil do terreno com eficiência. Recicláveis – a triagem e separação de recicláveis, deve visar renda preservando o meio ambiente. A engenharia transforma em produtos acabados todos os materiais viáveis de reutilização, gerando renda sustentável e verdadeiramente retirando carga não biodegradável. Meio Ambiente – impacto nulo – porque o chorume tratado é utilizado para regar flores. O biogás em condição aplicável para gerar energia elétrica. Homem – iniciar um ciclo virtuoso, instruindo, treinando, educando, para transformar miseráveis catadores de lixo em cidadãos. Estimular os princípios básicos de organização familiar, civilidade, responsabilidade, cidadania, patriotismo e religiosidade. Mudar para melhor o IDH regional. Material Orgânico – a biotecnologia acelera a decomposição, transformando detrito em matéria prima para fins específicos, aumenta a capacidade e prolonga a vida útil do terreno com eficiência. Recicláveis – a triagem e separação de recicláveis, deve visar renda preservando o meio ambiente. A engenharia transforma em produtos acabados todos os materiais viáveis de reutilização, gerando renda sustentável e verdadeiramente retirando carga não biodegradável. Meio Ambiente – impacto nulo – porque o chorume tratado é utilizado para regar flores. O biogás em condição aplicável para gerar energia elétrica. Homem – iniciar um ciclo virtuoso, instruindo, treinando, educando, para transformar miseráveis catadores de lixo em cidadãos. Estimular os princípios básicos de organização familiar, civilidade, responsabilidade, cidadania, patriotismo e religiosidade. Mudar para melhor o IDH regional.

VISÃO GLOBAL DO PROGRAMA

PROGRAMA GRAVATAÍ Cooperativas Tecnologias Consórcio Município Universidades Instituto Trabalho Ensino Gestão TRANSFORMAR PAPEL ALUMIN PLÁSTIC VIDRO RENDA Biorremediação Flores OrgânicoBiogás Energia RENDA Instrução Graduação Escola Cursos Formação Cidadania Resultado Modelo DH TRIAGEM OrgânicoRecicláveis Massa Eletrolítica

O NEGÓCIO

OS OBJETIVOS GERAIS: Preservar o meio ambiente e gerar emprego e renda de forma sustentável. ESPECÍFICOS: Ao Meio Ambiente - Criar os mecanismos que limitem tanto quanto possível qualquer tipo de poluição ambiental. Retirar do lixo urbano todo material não degradável e transformá-lo em produtos que retornem à utilização pública evitando o descarte e o choque com a natureza. Tratar e destinar o material orgânico a fim específico para que a área de depósito possa ser continuamente utilizada sem exaurir sua capacidade. Economizar que a municipalidade seja obrigada a buscar novas áreas que invariavelmente seriam poluídas. Ao Homem - Disponibilizar os meios de instrução e treinamento para cultivar e incentivar o desenvolvimento do Ser Humano proporcionando educação fundamental. Dar dignidade e cunho empresarial a uma atividade marginalizada. Cultivar e incentivar de todas as formas possíveis a inserção destas pessoas numa sociedade mais justa, fraterna e solidária. Desenvolver um padrão comportamental que valorize as relações da família, a responsabilidade com a educação dos filhos entre outros. GERAIS: Preservar o meio ambiente e gerar emprego e renda de forma sustentável. ESPECÍFICOS: Ao Meio Ambiente - Criar os mecanismos que limitem tanto quanto possível qualquer tipo de poluição ambiental. Retirar do lixo urbano todo material não degradável e transformá-lo em produtos que retornem à utilização pública evitando o descarte e o choque com a natureza. Tratar e destinar o material orgânico a fim específico para que a área de depósito possa ser continuamente utilizada sem exaurir sua capacidade. Economizar que a municipalidade seja obrigada a buscar novas áreas que invariavelmente seriam poluídas. Ao Homem - Disponibilizar os meios de instrução e treinamento para cultivar e incentivar o desenvolvimento do Ser Humano proporcionando educação fundamental. Dar dignidade e cunho empresarial a uma atividade marginalizada. Cultivar e incentivar de todas as formas possíveis a inserção destas pessoas numa sociedade mais justa, fraterna e solidária. Desenvolver um padrão comportamental que valorize as relações da família, a responsabilidade com a educação dos filhos entre outros.

TRIAGEMTRIAGEM O galpão de triagem deverá atender as necessidades da operação respeitando características técnicas de modernidade, voltadas à segurança e bem estar dos operadores. Quesitos observados são: piso, telhado, pé direito, paredes, iluminação e ventilação. Em sistema organizado, as relações de 1,5 operador ton/dia, 3,5 metro linear de esteira ton/dia e 2m² ton/dia atendem os padrões ideais. Os materiais coletados serão separados por categorias (vidro - plásticos - alumínio - papelão) e encaminhados aos setores específicos para posterior transformação. Uniformes, equipamentos de proteção como luvas, máscaras e óculos e sistemas de prevenção de acidentes serão de uso obrigatório e implantados seguindo as normas do MT como forma de prover as melhores condições possíveis dentro de um ambiente de atividade notoriamente desfavorável. Equipamentos de transporte e esteiras transportadoras serão operados dentro de sistema de fluxo, garantindo continuidade e produtividade equacionada distribuída. Como forma de agregar valor ao trabalho realizado pelos cooperados da triagem e incentivar a efetiva retirada de todo material reciclável do lixo, reduzindo ao máximo os volumes encaminhados para biorremediação, haverá uma bonificação sobre os preços praticados no mercado, incrementando a receita dos cooperados. O galpão de triagem deverá atender as necessidades da operação respeitando características técnicas de modernidade, voltadas à segurança e bem estar dos operadores. Quesitos observados são: piso, telhado, pé direito, paredes, iluminação e ventilação. Em sistema organizado, as relações de 1,5 operador ton/dia, 3,5 metro linear de esteira ton/dia e 2m² ton/dia atendem os padrões ideais. Os materiais coletados serão separados por categorias (vidro - plásticos - alumínio - papelão) e encaminhados aos setores específicos para posterior transformação. Uniformes, equipamentos de proteção como luvas, máscaras e óculos e sistemas de prevenção de acidentes serão de uso obrigatório e implantados seguindo as normas do MT como forma de prover as melhores condições possíveis dentro de um ambiente de atividade notoriamente desfavorável. Equipamentos de transporte e esteiras transportadoras serão operados dentro de sistema de fluxo, garantindo continuidade e produtividade equacionada distribuída. Como forma de agregar valor ao trabalho realizado pelos cooperados da triagem e incentivar a efetiva retirada de todo material reciclável do lixo, reduzindo ao máximo os volumes encaminhados para biorremediação, haverá uma bonificação sobre os preços praticados no mercado, incrementando a receita dos cooperados.

RECICLÁVEIS PARA TRANSFOMAÇÃO - RPT VIDRO – O material separado deverá ser utilizado na fabricação de objetos de espessura mediana e de pouca precisão tipo tijolos de vidro e lentes de luminárias, uma vez que a matrizaria necessária é de moderado custo inicial e aproveitamento continuado. ALUMÍNIO- Fundido em blocos o mercado paga R$ 13/kg e transformado em diferentes tipos de produtos atinge R$ 25/kg. Uma fundição para alumínio (baixo ponto de fusão – 600º C) pode gerar renda significativa se considerada a disponibilidade de 2500 kg/dia. PLÁSTICOS – a tecnologia disponibilizada por um dos parceiros do consórcio, permite resolver de vez o problema da contaminação dos plásticos e a conseqüente desvalorização no mercado. Esta tecnologia viabiliza a produção de peças especiais como canos de esgoto, blocos de meio-fio e até blocos para construção de casas populares a preços inferiores ao concreto, com vida útil superior. Fontes dos Dados: CEMPRE - BD- CETEA – Centro de Tecnologia de Embalagem METROPLAN - DPA-UFGRS PAPELÃO e PET – o consórcio permanece discutindo as opções de aplicação de tecnologias que viabilizem a implantação das condições técnicas para transformação destes materiais em produtos acabados.

MATERIAL ORGÂNICO Definido dentro do Programa Flores Tropicais Reflorestamento, o material orgânico gerado a partir da aplicação da tecnologia de Biorremediação, será destinado ao plantio de flores. Ao longo dos 24 meses de implantação de todas as fases, serão aproximadamente 400 cooperados, atingindo 2000 pessoas, produzindo uma receita média mensal de R$ 675,00 por cooperado. O consórcio está atualmente dando os passos planejados para iniciar as atividades visando introduzir uma linha de flores tropicais no mercado europeu. Outros movimentos estão sendo planejados para os mercados Japonês e Norte Americano. Estudos complementares indicarão ainda, a viabilidade para aplicação do composto orgânico em reflorestamento e produção de leivas. Por último, existe ainda, a opção para comercializar o composto em embalagens de 25 kg, para utilização em jardins.

BIOGÁSBIOGÁS A aplicação da tecnologia de Biorremediação apresenta também, uma série de vantagens sobre questões de viabilidade de aproveitamento econômico de biogás. Com células planejadas, o processo de aceleração da decomposição orgânica, produz um volume significativo de biogás, à ordem de aproximadamente 150m³ por tonelada de lixo. No caso, haverá a disponibilidade de m³ diários. Ao invés de ser liberado na atmosfera ou queimado, o biogás será tratado para ser utilizado economicamente. O consórcio está formalizando os acordos com um grupo de pesquisadores Alemães e Suíços, vinculados à Universidade de Dusseldorf, para implantação de um modelo piloto aproveitando o biogás para geração de energia elétrica. Ainda não existem dados para estimar receitas possíveis com esta operação, todavia o consórcio estabeleceu que a Prefeitura Municipal de Gravataí, obterá um crédito de 10% sobre a energia gerada. Crédito este que será pago em moeda corrente ou kwts.

OS NÚMEROS DO PROGRAMA

INVESTIMENTOS E CUSTEIO Recursos Captados Pelo Consórcio Construção Civil 3150m²R$ Máquinas e Equipamentos R$ Unidade de Material TóxicoR$ Energia ElétricaR$ SegurançaR$ Leves e ApoioR$ Treinamento e CursosR$ Constituição CooperativasR$ Capital de GiroR$ Total R$ Custo Operacional PrefeituraR$ Admin. Local e Custos Fiscais eEventuais (30%) R$ TotalR$ Vigência Mínima do Contrato 60 meses (eficiência)

TRIAGEM - RECICLÁVEIS VIDRO Presença percentual 3% Preço mercado R$ 50,00/ton Estimativa diária kg Receita aproximada R$ 750,00 VIDRO Presença percentual 3% Preço mercado R$ 50,00/ton Estimativa diária kg Receita aproximada R$ 750,00 ALUMÍNIO Presença percentual 0,5% Preço mercado R$ 2.500,00/ton Estimativa diária kg Receita aproximada R$ 6.250,00 ALUMÍNIO Presença percentual 0,5% Preço mercado R$ 2.500,00/ton Estimativa diária kg Receita aproximada R$ 6.250,00 PLÁSTICOS Presença Percentual 15% Preço mercado R$ 250,00/ton Estimativa diária kg Receita aproximada R$ ,00 PLÁSTICOS Presença Percentual 15% Preço mercado R$ 250,00/ton Estimativa diária kg Receita aproximada R$ ,00 PET Presença percentual 1% Preço mercado R$ 700,00/ton Estimativa diária 5000 kg Receita aproximada R$ 3.500,00 PET Presença percentual 1% Preço mercado R$ 700,00/ton Estimativa diária 5000 kg Receita aproximada R$ 3.500,00 PAPELÃO Presença percentual 5% Preço mercado R$ 290,00/ton Estimativa diária kg Receita aproximada R$ 7.250,00 PAPELÃO Presença percentual 5% Preço mercado R$ 290,00/ton Estimativa diária kg Receita aproximada R$ 7.250,00 RESULTADOS MENSAIS Vidro – R$ ,00 Alumínio – R$ ,00 Papelão – R$ ,00 Plásticos – R$ ,00 PET – R$ ,00 TOTAL – R$ ,00 RESULTADOS MENSAIS Vidro – R$ ,00 Alumínio – R$ ,00 Papelão – R$ ,00 Plásticos – R$ ,00 PET – R$ ,00 TOTAL – R$ ,00

DESEMPENHO ESPERADO DO PROGRAMA PIB do Parque Sanitário : R$ 20 milhõesFLORESTropicaisFLORESTropicais COOPERATIVA 400 Cooperados Empregos RBC Receita Bruta Cooperado R$ 7.500,00/anoTRIAGEMTRIAGEM COOPERATIVA 750 Cooperados R$ ,00 RBC Receita Bruta Cooperado R$ 8.500,00/ano COOPERATIVA 250 Cooperados R$ ,00TRANSFORMTRANSFORM RBC Receita Bruta Cooperado R$ 9.500,00/ano não totalizado

OS ÍNDICES DO PROGRAMA

ÍNDICESÍNDICES A participação da UFRGS e o Departamento de Estatística viabilizam a criação e implantação de índices para medição de comparação dos resultados consolidados para futura referência. Por princípio, dois valores obtidos pelo planejamento são importantes: 1- Relação investimento / vaga de trabalho 2- Relação receita / cooperado. Por princípio, dois valores obtidos pelo planejamento são importantes: 1- Relação investimento / vaga de trabalho 2- Relação receita / cooperado.

CRONOGRAMACRONOGRAMA

Consórcio G5 Fazendo certo por princípio!

G5 – Parque Sanitário SOLUÇÃO TOTAL 5G