Faculdade Piaget PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Fisioterapia, Engenharia Ambiental, nutrição, ADM Disciplina: A Humanidade e o Futuro: Paradigmas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FAN Faculdade Nobre Curso de Direito Professor: Ibraim Vieira Lustosa.
Advertisements

OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
ENGENHARIA AMBIENTAL MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Pedagogia da pesquisa-ação
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
Miriam Aço Lusis/Sistef
Escola Superior de Educação
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Concepções de Estatística de um grupo de professores de Matemática da Escola Básica brasileira: um estudo diagnóstico Cileda de Queiroz e Silva Coutinho.
PROJETO “reinventando o ensino médio”
Afinal, o que é Planejamento?
Curso de Docência Universitária
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento.
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
Prof.ª Camila Belarmino
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
METODOLOGIA CIENTÍFICA
METODOLOGIAS ATIVAS Os sete saberes necessários à educação do futuro por Edgar Morin 1-As cegueiras do conhecimento: ao erro e a ilusão 2-Os princípios.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Universidade Federal de Uberlândia
Metodologia da Pesquisa Científica
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
E o Princípio Responsabilidade de Hans Jonas
Política Educacional Brasileira
CEAP Prof.ª Erika Figueira
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Apresentação da Disciplina
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em Gestão Pública Pós -Graduando em Metodologia.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
A CULTURA MATRÍSTICA E AS RELAÇÕES
Cristiane Jonas Francisconi
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Professor Douglas Pereira da Silva
Sexualidade na Escola.
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
PLANO DE ENSINO FEP 2° sem 2011 CURSO: Psicologia SÉRIE: 6º período TURNO: Diurno e noturno. UNIDADE DE ESTUDO: Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia.
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Dra. Livia Perasol Bedin.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
Faculdade Piaget - Brasil
Transcrição da apresentação:

Faculdade Piaget PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Fisioterapia, Engenharia Ambiental, nutrição, ADM Disciplina: A Humanidade e o Futuro: Paradigmas Ecológico, Ético, Poiético e Direitos Humanos 2° sem/2014 Prof. Fabiano Roxo O estudante construa e potencie o terceiro pilar da compreensão temporal do mundo, das coisas e de si próprio: o futuro. E, consigo, o da própria Humanidade. Integrará, assim, as 3 instâncias fundamentais: passado, presente e futuro, o que lhe possibilitará construir a coerência do processo evolutivo, e, com ela, um sentido para a existência, a sua própria vida, o seu lugar no mundo, e na sociedade. Interrogar-se sobre os paradigmas emergentes que, potencialmente, mais poderão estruturar o pensamento e a ação neste novo milênio, e com incidência imediata no século XXI. Que “figura” de Humanidade delas decorre? Que tipo de educação a potencia e consolida?

A Humanidade e o Futuro: Paradigmas Ecológico, Ético, Poiético e Direitos Humanos A flecha do tempo e a pluralidade de futuros. Os paradigmas emergentes de uma nova compreensão do mundo, da sociedade, e da pessoa: Paradigma ecológico: A deriva e transferência da ciência ecológica ambiental a praticamente todas as áreas de saber e da ação – ecologia social, ecologia humana, ecologia dos saberes, ecologia das ideias, ecologia da ação, ecologia da saúde, ecologia da educação, ecologia da política. Paradigma ético: dada a situação

A Humanidade e o Futuro: Paradigmas Ecológico, Ético, Poiético e Direitos Humanos fundante que ganhou a tomada de consciência da “incerteza” enquanto ponto incontornável do conhecimento e da ação, emergiu com força a preocupação pelas consequências, nomeadamente de longo prazo, das ações humanas e consequente responsabilidade; daí o alargamento da perspectiva ética a praticamente todas as áreas de ação humana. Paradigma poiético: a dimensão da “criatividade” também se difundiu e alargou, a várias outras dimensões, a tal ponto que, no próximo futuro, é difícil conceber a sobrevivência humana – dos povos e pessoas – sem a integração da atitude e da prática do “criar” em todas as grandes áreas do saber e da ação

A Humanidade e o Futuro: Paradigmas Ecológico, Ético, Poiético e Direitos Humanos Direitos humanos: funciona já como paradigma diretor de um novo contrato social e político a caminho de uma humanidade diversa, mas una. Futuro da espécie, futuro do planeta: um novo contrato natural? Que futuro no espaço: humanizar o espaço? Novos territórios da cultura, pluralismo, e educação: um novo contrato cultural? A vida em sociedade e direitos do Homem: um novo contrato social? Novos territórios do saber: para uma democracia cognitiva? A Humanidade da Humanidade e identidade humana: Um novo contrato ético? Saberes – Chave para a educação do futuro. Para onde vamos? O Ser Humano perante o futuro do Universo.

Ao final da disciplina o aluno estará apto a: (Objetivos) Propiciar ao graduando a oportunidade de verificar o desenvolvimento humano na sociedade. Compreender o processo da evolução da humanidade.

Objetivos Elaborar atividades que estimulem o conhecimento científico a partir do conhecimento cotidiano. Analisar textos, livros didáticos, mídias e demais recursos que abordem a Filosofia.

Conteúdo Programático AULA I -Apresentação do Plano de Ensino e Aprendizagem 2. A flecha do tempo e a pluralidade de futuros 3. Os paradigmas emergentes de uma nova compreensão do mundo 4. Os paradigmas emergentes de uma nova compreensão do mundo, da sociedade, e da pessoa: Paradigma ecológico 5. A deriva e transferência da ciência ecológica ambiental a praticamente todas as áreas de saber e da ação 6. ecologia social, ecologia humana, ecologia dos saberes, ecologia das ideias, ecologia da ação, ecologia da saúde, ecologia da educação, ecologia da política 7. Paradigma ético: dada a situação fundante que ganhou a tomada de consciência da “incerteza” enquanto ponto incontornável do conhecimento e da ação

Conteúdo Programático 8. PROVA 9. Seminário de Pesquisa – grupos 10. Paradigma poiético: a dimensão da “criatividade” também se difundiu e alargou, a várias outras dimensões, a tal ponto que, no próximo futuro, é difícil conceber a sobrevivência humana 11. Direitos humanos: funciona já como paradigma diretor de um novo contrato social e político a caminho de uma humanidade diversa, mas una. Futuro da espécie

Conteúdo Programático 12. Definição do objeto de estudo – Metodologia e técnicas, entrevistas, questionários – Elaboração de um artigo científico – Humanidade 13. Futuro da espécie, futuro do planeta: um novo contrato natural? Que futuro no espaço: humanizar o espaço 14. Novos territórios da cultura, pluralismo, e educação: um novo contrato cultural? 15. A vida em sociedade e direitos do Homem: um novo contrato social?

Conteúdo Programático 16. Novos territórios do saber: para uma democracia cognitiva? A Humanidade da Humanidade 17. Revisão Geral 18. PROVA II TDE – TRABALHO DISCENTE EFETIVO

T.D.E. SEMINÁRIO DE PESQUISA Projeto aplicado envolvendo os principais tópicos da disciplina Bibliografia para desenvolvimento do TDE recomendada pelo Professor: Maturama Romensín, Humberto; Dávila Yáñez, Ximena. Habitar humano em seis ensaios de Biologia - Cultural, SP: Palas Athena, Antropologia cultural e social 2. Evolução Humana 3. Psicologia existencial

Resenha RESENHA – grupo Seminário de Pesquisa I Eras Psíquicas da Humanidade (Maturana, 2009) Eras psíquicas da humanidade. Era psíquica arcaica. Era psíquica do apoderamento. (29 à 39) Era psíquica moderna. Era psíquica pós-moderna. Era psíquica pós-pós- moderna ( 45 à 53)

RESENHA – grupo Seminário de Pesquisa II Biologia do Tao ou o caminho do amar (59 à 71) O efêmero (71 à 83) III Leis sitêmicas e meta-sitêmicas (93 à 111) Leis sitêmicas básicas (113 à 147)

RESENHA – grupo Seminário de Pesquisa IV Reflexões sobre terapia e minhas conversas com Ximena Dávila sobre a liberação da dor cultural. (167 à 181) Reflexões desde nosso conversar (181 à 199) V Matriz Biológico-Cultural da existência humana e conversar liberador (205 à 219)

RESENHA – grupo Seminário de Pesquisa Conversar doloroso (V) ( 223 à 251) VI Autopoiese e sistemas dinâmicos fechados (259 à 269) A dificuldade (VI) (281 à 297)

Forma de Avaliação da Disciplina: A avaliação do desempenho é realizada de forma contínua a fim de diagnosticar o desenvolvimento do processo de aprendizagem por meio dos seguintes instrumentos em conformidade com as normas da IES: 1. Avaliação discursiva; 2. Avaliação objetiva; 3. Participação em sala de aula; 4. Avaliação Interdisciplinar. Forma de Avaliação da Disciplina:

Procedimentos Metodológicos AULAS EXPOSITIVAS SEMINÁRIOS DEBATES DINÂMICAS DE GRUPO EXERCÍCIOS EM CLASSE ANÁLISE DE PRÁTICAS EDUCATIVAS

Bibliografia Básica

Faculdade Paschoal Dantas Disciplina: Filosofia Prof. Fabiano Roxo

Daqui a cinco anos você estará bem próximo de ser a mesma pessoa que é hoje, exceto por duas coisas: os livros que ler e as pessoas de quem se aproximar. (Charles Jones)