DROGAS SAIBA MAIS SOBRE Criação: www.mais24hrs.blogspot.com.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DROGAS: TÔ FORA O QUE SÃO DROGAS? ONDE ELAS ESTÃO?
Advertisements

A Droga Droga (do francês drogue, provavelmente do neerlandês droog, "seco, coisa seca"), narcótico, entorpecente ou estupefaciente são termos que denominam.
Quais os tipos de drogas que existem e que efeitos elas provocam?
Diga sim à vida Estiloja.com.
Dica Geral: A juventude, ao contrário do que muitos pensam, não é eterna. Força, saúde e vida são coisas que a gente precisa poupar e saber investir,
Murilo Alvarez. NA SUA CASA DE BANHONA limpeza da sua casa de banho tenha uma atenção especial às zonasque envolvem as torneiras, aos ralos e ao chão.Limpe.
DOENÇAS ALIMENTARES Profª Adriana S. Nagahashi 2015.
O Estatuto do Idoso como ferramenta de combate à violação dos Direitos Humanos Roseli de Sousa Costa Supervisora da Centra Judicial do Idoso - TJDFT.
Componente Curricular – Educação Física Professor– Alison Pereira Batista
SAÚDE - conceitos algo difícil de definir não é concreto uma construção mental um artefacto ou construção lógica* “ uma palavra que expressa uma abstração.
Treinamento Introdutório de Segurança para Recém-admitidos
Análise comparativa entre tratamentos complementares/alternativos e convencionais no combate à dependência alcoólica Ana Ghion Prado, André Banin dos Santos.
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Tecnologias para Wireles LAN (IEEE ) Aula Computação Úbiqua Prof. Me. Diovani MIlhorim.
Trabalho realizado por Catarina Sousa Professora Carmo Cambão.
Eu – Psicanálise e Psicologia Analítica Outro – Sociologia e Mitologia
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
SEJAM BEM-VINDOS!! Rubens Berredo. INTRODUÇÃO O estresse afeta mais de 90% da população mundial e é considerado atualmente uma epidemia global. Está.
OPIÁCEOS WILSON KIOSHI MATSUMOTO PSIQUIATRA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS.
“ Regulação nervosa e hormonal em animais “ 1. 2 REGULAÇÃO NOS SERES VIVOS.
Trabalho apresentado por: João Varandas Esperança Wang Francisco Bruto Da Costa.
D R O G A S !!! Quem sou eu ???.
As aplicações do Genius X. No cenário atual do mundo dos negócios e da vida de um modo geral a tecnologia está substituindo muitas funções que antigamente.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
Prefeitura Municipal de Itajaí ESF Costa Cavalcanti Estimulando o protagonismo e empoderamento de um grupo de mulheres da comunidade do Costa Cavalcanti.
APRESENTA A humanidade consome drogas ha milhares de anos, mas foi somente a partir do século XIX que os governantes vêm tentando controlar a produção,
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
QUESTIONÁRIO.
Alimentação, Ambiente e Sustentabilidade
Prof. Dr. Luiz Antonio Corrêa Doutor em Psicologia
CENTRO DE CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO : O CASO DAS COMUNIDADES.
Coordenação de Assistência Estudantil (CDAE) e Coordenação Pedagógica (CDPD)
Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado de trabalho Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado.
Geração Hidrelétrica SIE – Sistemas de Energia
A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM E BEM ESTAR DAS CRIANÇAS E PROFESSORAS E COMO PARTE INTEGRANTE DA AÇÃO PEDAGÓGICA.
ANFETAMINAS WILSON KIOSHI MATSUMOTO PSIQUIATRA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS.
Conceitos Básicos e Diagnóstico em Dependência Química Processos Psicológicos Básicos III: Aconselhamento em Dependência Química Prof.ª Carla Eloá Ferraz.
COCAÍNA E DERIVADOS – UM PROBLEMA MUNDIAL WILSON KIOSHI MATSUMOTO PSIQUIATRA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS.
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
Definição A tarefa de definir adição tem desafiado médicos, juízes, padres, adictos, suas famílias e as pessoas em geral, por toda a história. Existem.
Charles-Louis de Secondat: Barão de Montesquieu (nascido em 1689 e morto em 1755).
MACONHA É NATURAL? WILSON KIOSHI MATSUMOTO PSIQUIATRA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS.
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
O QUE É SUSTENTABILIDADE?
Hábitos Saudáveis Para a saúde do organismo!!
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Por que Aprender? Prof. José Anizio Marim PUC-Campinas.
PROJETO GENOMA PROFESSORA: CAROLINA BOSSLE. PROJETO GENOMA LEMBRAR: GENOMA É o conjunto de todo o material genético presente em cada célula do organismo.
IMUNIDADE: capacidade de um organismo resistir a uma determinada doença ou infecção através de vários processos fisiológicos que lhes permitam distinguir.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Genius X nos Exercícios de Memória. O cérebro é um órgão, na realidade, o maior do corpo humano. Além destas características ele é sozinho, o responsável.
Anabolizantes “Corpo e Aparência 2”. Refletir sobre o corpo e a aparência no contexto contemporâneo da juventude. Refletir sobre o conceito de esteróide.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO FUNDAMENTAL.
Anam Cara É uma expressão celta que significa... Anam Cara É uma expressão celta que significa... Amigo da minha alma ou amigo d’alma.Amigo da minha alma.
Prof. Dr. Ana Raquel Karkow Picofarmacologia Cesuca Marangell, L. B., Silver, J. M., Martinez, J. M., & Yudofsky, S. C. (2004). Psicofarmacologia. Porto.
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
PRODUÇÃO DE TEXTO – 7º ANO CARTA ENIGMÁTICA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS
O QUE É DEPENDÊNCIA QUÍMICA ? A MEDICINA DEFINE COMO SENDO QUALQUER SUBSTÂNCIA QUE É CAPAZ DE MODIFICAR A FUNÇÃO DOS ORGANISMOS VIVOS, RESULTANDO EM.
RECICLAGEM DE VESÍCULAS SINÁPTICAS COM CONTEÚDO REDUZIDO
Trabalho e Sofrimento Psíquico
HIGIENE E PROBLEMAS SOCIAIS
Bases genéticas do Autismo e suas manifestações Acadêmicas Camila Piccoli da Rosa e Vânia Ramos dos Santos Elisa Sisti Docente do curso de Biomedicina.
HIGIENE E PROBLEMAS SOCIAIS
Trabalho realizado por: Iris Maria Barroso Chambel Nº:9, Turma: 6º F Maria Leonor Moita Amaral Nº:11, Turma: 6º F Disciplina: Ciências da Natureza Professora:
Os vírus. Vírus Não possuem célula Reproduzem-se somente dentro de células vivas Só possuem um tipo de material genético Podem passar por muitas mutações.
O CÂNCER BUCAL.
Aspectos Biológicos da Síndrome de Dependência
Professora: Luciana Campos Aula 4 – A palavra Gestalt vem do alemão e significa forma. Alguns estudiosos da Psicofísica (que estudavam as sensações)
Transcrição da apresentação:

DROGAS SAIBA MAIS SOBRE Criação:

DROGA: O QUE É ? TIPOS DE DROGAS

DROGA: O QUE É ?  Droga é qualquer ingrediente ou substância química, natural ou sintética que provoca alterações físicas e psíquicas numa pessoa. As drogas naturais são obtidas em plantas e em minerais, as drogas químicas são obtidas em farmácias (lembrando que todo medicamento é droga e faz mal se usado incorretamente) e drogas sintéticas que são fabricadas em laboratórios.  As drogas circulam pelo corpo e entram na corrente sanguínea causando: dependência (SNC), problemas circulatórios, cerebrais e respiratórios, que somados a outros fatores, iguais a estes citados, podem levar à morte do usuário prematuramente.

TIPOS DE DROGAS  Drogas que diminuem a atividade mental – também chamadas de depressoras. Afetam o cérebro, fazendo com que funcione de forma mais lenta. Essas drogas diminuem a atenção, a concentração, a tensão emocional e a capacidade intelectual. Exemplos: ansiolíticos (tranquilizantes), álcool, inalantes (cola), narcóticos (morfina).  Drogas que aumentam a atividade mental – são chamadas de estimulantes. Afetam o cérebro, fazendo com que funcione de forma mais acelerada. Exemplos: cafeína, tabaco, anfetamina, cocaína, crack;  Drogas que alteram a percepção – são chamadas de substâncias alucinógenas e provocam distúrbios no funcionamento do cérebro, fazendo com que ele passe a trabalhar de forma desordenada, numa espécie de delírio. Exemplos: LSD, ecstasy, maconha e outras substâncias derivadas de plantas.

COMO AS DROGAS AGEM NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC)

COMO AGEM NO SNC  O Neurotransmissor Dopamina, constitui um elo comum entre todas as Dependências Químicas, tornando-se hiperativo pela ação das drogas.  Nesse caso, a elevação pode chegar a níveis Supra-Fisiológicos, danificando e destruindo Neurônios. A Dopamina é o principal Neurotransmissor do Sistema Límbico onde se localiza o Sistema de Recompensa. Dopamina EsportesMúsicasAlimentos EXEMPLOS DO QUE PODE LIBERAR A DOPAMINA EM NOSSO ORGANISMO.

COMO AGEM NO SNC  A pessoa não usa a droga porque ela lhe dá maior prazer, mas usa a droga porque a droga é suficientemente poderosa para ativar o seu sistema de recompensa que não está respondendo adequadamente aos estímulos naturais. (Dra. Nora Volkow Diretora Psiquiatra do NIDA) Receptor Dopamina A DROGA, POTENCIALIZA A LIBERAÇÃO DE DOPAMINA Segundo a Dra. Nora Volkow, os níveis de dopamina, muito elevados pela ação das drogas, prejudicam, ou mesmo destroem as seguintes áreas cerebrais: o Giro Anterior Cingulado, que governa a atenção e regula a impulsividade, o Cortex Pré-frontal Orbital, mediador da tarefa de avaliar o estímulo ambiental, e o Cortex Pré- frontal Lateral Dorsal, que governa as funções executivas e decisórias. O comprometimento dessas regiões cerebrais corresponde aos sintomas clínicos progressivos das Dependências Químicas.

A figura esquematiza a comunicação sináptica entre dois neurônios. Acima, o neurônio pré-sináptico produz e armazena em vesículas(1) neurotransmissores(2), neste caso dopamina (DA). Mediante o estímulo apropriado a DA é liberada no espaço sináptico e se liga aos receptores (3) no neurônio pós-sináptico, desencadeando diversas repostas metabólicas. Após exercer sua ação, parte da DA volta para o neurônio pré-sináptico mediante o sistema de recaptação (4). EXEMPLO: COMO A COCAÍNA AGE NO SNC

Na presença de cocaína, esta bloqueia o sistema de recaptação (1) o que leva a um aumento na quantidade de DA no espaço sináptico potencializando os efeitos metabólicos no neurônio pós-sináptico. Na presença de cocaína, esta bloqueia o sistema de recaptação (1) o que leva a um aumento na quantidade de DA no espaço sináptico potencializando os efeitos metabólicos no neurônio pós-sináptico. EXEMPLO: COMO A COCAÍNA AGE NO SNC

DEPENDÊNCIA QUÍMICA CONSEQUÊNCIAS DO USO RELAÇÃO ENTRE CRIMES E DROGAS

DEPENDÊNCIA QUÍMICA  Uma doença: A Organização Mundial de Saúde reconhece as dependências químicas como doenças, representadas no CID (Código Internacional de Doenças) com os códigos de F-10 a F-19. Cada qual, representa um tipo específico de dependência.  A dependência química é uma síndrome caracterizada pela perda do controle do uso de determinada substância psicoativa. Os agentes psicoativos atuam sobre o sistema nervoso central, provocando sintomas psíquicos e estimulando o consumo repetido dessa substância. Alguns exemplos são o álcool, as drogas ilícitas e a nicotina.  É uma doença com características biológicas (física/tolerância, sintomas de abstinência), psicológicas (SNC, estado emocional, sintomas de abstinência), sociais (comportamentos compulsivos, e distorcidos), e espirituais (egocentrismo, ausência de um poder maior que o próprio dependente, ou a droga, ausência de Deus na vida do dependente). DOENÇA

CONSEQUÊNCIAS DO USO - IMAGENS Rompimento do palato pelo uso de cocaína Rompimento do palato pelo uso de cocaína Prisão: Consequência de comportamentos e ações advindas do uso de drogas. Prisão: Consequência de comportamentos e ações advindas do uso de drogas. Convulsões, desmaios, coma, morte. Convulsões, desmaios, coma, morte. Incapacidade de governar a própria vida Incapacidade de governar a própria vida

CONSEQUÊNCIAS DO USO

O simples uso, já constitui, aos olhos da lei, um crime. Por meio da LEI Nº , DE 23 DE AGOSTO DE 2006, no seu Art 28, não se prevê mais a prisão ao usuário, mas sim diversos mecanismos alternativos, desde prestação de serviço à comunidade, ao tratamento em instituição adequada. Contudo, por meio do uso de um simples cigarro de maconha, um comprimido de ecstasy, ou um “carreiro” de pó, o usuário financia indiretamente toda uma rede de crimes, que vão desde assaltos e roubos, ao tráfico de armas e homicídios. DROGA E CRIME

A relação, entre drogas e crime, tem ainda outra ótica muito presente. Mesmo no uso de álcool, hoje, pode-se ter consequências muito sérias, se for pego dirigindo alcoolizado, por exemplo. Se houver acidentes com vítima, o motorista alcoolizado vai para a prisão. A maconha por sua vez, ainda não é detectável, em testes no trânsito, mas sabe-se que há perca de percepção visual e reflexos para quem a usa, e em acidentes com vítimas, há o devido processo. No crack, e cocaína, devido ao grau de dependência ser mais elevado, bem como os transtornos, é mais comum, após determinado tempo de uso, o envolvimento com o furto, assaltos, ou o tráfico da própria droga, para sustentar o uso. DROGA E CRIME

PREVENÇÃO

PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS É muito difícil convencer alguém a não fazer algo que lhe dá prazer, e a droga, antes de qualquer outra coisa, é algo que oferece prazer imediato. O que pode levar uma pessoa recorrer a um entorpecente ? Baixa-estima ? Depressão ? Falta de autoaceitação ? As preocupações com a aparência, as exigências da sociedade de consumo, pelas quais muitos jovens querem ter cada vez mais coisas da moda para se sentir valorizados, os padrões de beleza muitas vezes inviáveis, a influência de modelos da mídia, tudo isso pode ser trabalhado e questionado em ambiente como a escola, por exemplo. Trazer essas questões para dentro de uma sala de aula, por exemplo, ajuda a formar o espírito crítico, ensina o estudante a pensar por si mesmo e fazer as suas próprias opções, promovendo uma autonomia intelectual. DROGA = PRAZER (+ DOR + TRISTEZA + DESTRUIÇÃO PESSOAL E FAMILIAR + DOENÇAS) = MORTE

PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS Ainda, podemos encontrar mil justificativas para o uso de drogas, desde as citadas antes, até as mais simples e fáceis. A grande pergunta, que uma pessoa talvez deva fazer à si mesmo, é: Porque não usar? Viver de forma real e verdadeira a própria vida, é uma resposta. Mas se não bastar, ter a consciência (por meio da informação) de que, o caminho final do uso de drogas, é a morte prematura, com dor para si mesmo, e para os que você ama. Ainda, podemos encontrar mil justificativas para o uso de drogas, desde as citadas antes, até as mais simples e fáceis. A grande pergunta, que uma pessoa talvez deva fazer à si mesmo, é: Porque não usar? Viver de forma real e verdadeira a própria vida, é uma resposta. Mas se não bastar, ter a consciência (por meio da informação) de que, o caminho final do uso de drogas, é a morte prematura, com dor para si mesmo, e para os que você ama.

REFERÊNCIAS DOS CONTEÚDOS PESQUISADOS Criação: