30/Abril/2014 Audiência Pública Câmara dos Deputados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Angélica Sabedot Ediluesa Mª Wierzynski Brinkmann Vanessa Kaminski
Advertisements

Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
Julho/2002 João Pessoa - PB Julho/2002 João Pessoa - PB ANEEL e a Descentralização Jaconias de Aguiar Diretor Jaconias de Aguiar Diretor Audiência Pública.
REGULAÇÃO DA INFRA-ESTRUTURA AEROPORTUÁRIA NO BRASIL
Destaques e Perspectivas da Regulação em 2012
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio/DECOM
1.
O transporte aéreo e a liberdade tarifária
AEROPORTO INTERNACIONAL
Sistema FIEMG FÓRUM METROPOLITANO DA RMBH E COLAR METROPOLITANO
O Aeroporto Histórico e Localização Configuração de Aeroportos
Aviação Civil S I S T E M A S AEROPORTUÁRIOS.
Plano Diretor de Aeroportos ___________________________
Antecedentes Aumento da pobreza e das desigualdades sociais;
Plano de Ação do DECEA para Grandes Eventos
DAC – IAC V CONGRESSO INTERNACIONAL DAS ROTAS DE INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL.
V CONGRESSO INTERNACIONAL DAS ROTAS DE INTEGRAÇÃO
Secretaria de Aviação Civil – SAC/PR
Transporte Aéreo na Amazônia Legal Secretaria de Aviação Civil
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
1. Segurança nos Aeródromos de Pequeno e Médio Porte na Região Amazônica Alexandre Gomes de Barros, Diretor 31/03/2009.
Logística de Carga no Setor Aéreo
Os (10) desafios da regulação no Brasil
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
8º Encontro de Logística e Transportes – FIESP 6 e 7 de maio de 2013
Secretaria de Aviação Civil Audiência Pública – Senado Federal 07 de março de 2012.
Izabela Davanzo de Paiva Dr. Wesllay Carlos Ribeiro
São José dos Campos, 20 junho 2010
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Audiência Pública Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle 28 de fevereiro de 2012.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Ministério do Planejamento Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Decreto n.º 8.428, de 2 de abril de 2015 Procedimento de Manifestação de Interesse.
UMA ANÁLISE DAS RECEITAS COMERCIAIS EM AEROPORTOS DE PEQUENO PORTE
“Debates sobre definições estratégicas de políticas para os portos” – Ministério dos Transportes Wilen Manteli Presidente da Associação Brasileira dos.
Pioneirismo, criatividade e inovação. Estes conceitos norteiam o trabalho da JCHEBLY desde 1976, quando iniciamos nossas atividades como a primeira empresa.
Área 5 Licitação do Serviço de Transporte Coletivo Intermunicipal na Área 5 da Região Metropolitana de São Paulo - RMSP.
Pioneirismo, criatividade e inovação. Estes conceitos norteiam o trabalho da JCHEBLY desde 1976, quando iniciamos nossas atividades como a primeira empresa.
GERA ALTO IMPACTO POR SUA LOCALIZAÇÃO E TAMANHO ALTO ALCANCE E BAIXO CUSTO POR MIL SE COMPARADO AOS MEIOS TRADICIONAIS CRIA UMA RÁPIDA RECORDAÇÃO DO PRODUTO.
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO
CADEIA DE VALOR Versão em Construção – 13/03 Gestão e Suporte GESTÃO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES Gerir compras e contratações Gerir contratos de bens e serviços.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE INVESTIMENTOS
ACESSIBILIDADE NO TRANSPORTE COLETIVO AQUAVIÁRIO
Audiência Pública: Qualidade da Telefonia Fixa e Móvel
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Superintendência de Gestão Operacional – DOGP Plataformas Elevatórias - Ambulift DIRETORIA DE AEROPORTOS JOÃO MÁRCIO JORDÃO.
Tarifas Aéreas Marcelo Pacheco dos Guaranys Diretor-Presidente da ANAC Brasília, DF, 25/11/2013.
Audiência Pública nº 07/2016 Proposta de Resolução que regulamenta a apresentação de informações relativas à movimentação aeroportuária. SUPERINTENDÊNCIA.
OPERAÇÃO FIM DE ANO 10 de dezembro de CONAERO – COMISSÃO NACIONAL DE AUTORIDADES AEROPORTUÁRIAS COMITÊ DE OPERAÇÕES ESPECIAIS OPERAÇÃO FIM DE ANO.
Cenário do Transporte aéreo no Brasil
FLORIANÓPOLIS Novo Terminal de Passageiros
Acompanhamento pelo TCU dos processos de concessões de infraestrutura aeroportuária Audiência Pública da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos.
1 Sistemas de Energia – SIE Professora: Camila Bastos Módulo VIII.
Financiamento e Gestão da Infraestrutura de Transportes do Brasil “Aeroportos e Multimodalidade“ 08/07/2013 Cleveland Prates Teixeira São Paulo, 19 de.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
Solução sistêmica para apoiar os processos de fiscalização da Arsesp Agosto/2015 IX Congresso Brasileiro de Regulação.
Concessões Aeroportuárias Marcelo Guaranys Diretor-Presidente Brasília-DF, 10 de julho de 2013 CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Viação e Transportes.
Missão: Promover a segurança e a excelência do sistema de aviação civil, de forma a contribuir para o desenvolvimento do País e o bem-estar da sociedade.
Infraestrutura Aeroportuária: O Papel da ANAC Agência Nacional de Aviação Civil Audiência Pública da CVT - Câmara dos Deputados Brasília, 14 de julho de.
Colóquio – Aviação Civil Plano Aeroviário Nacional – PAN – Anderson Ribeiro Correia Superintendente de Infra-Estrutura.
04 de setembro de 2013 Senado Federal Comissão de Serviços de Infraestrutura Segurança Operacional e o crescimento da Aviação Civil Brasileira Audiência.
Acompanhamento pelo TCU da outorga do serviço de Transporte Rodoviário Interestadual e Internacional de Passageiros (TRIIP) Audiência Pública da Comissão.
Comissão de Viação e Transportes Câmara dos Deputados Acompanhamento pelo TCU da outorga do serviço de transporte público de passageiros por meio de Trem.
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL SUPERINTENDÊNCIA DE REGULAÇÃO ECONÔMICA E ACOMPANHAMENTO DE MERCADO AUDIÊNCIA PÚBLICA Comissão da Amazônia, Integração.
Preços regulados pelo Governo Tarifas elevadas Baixo número de consumidores Competição limitada AVIAÇÃO ATÉ 2002 – Pré Liberdade Tarifária.
Audiência Pública – Câmara dos Deputados Comissão de Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Brasília – 24 de abril de 2012.
Transcrição da apresentação:

30/Abril/2014 Audiência Pública Câmara dos Deputados

Sistema de Aviação Civil Instituição ANAC Dados do Setor Gestão ANAC: linha do tempo Concessões da infraestrutura aeroportuária Desafios Programa de Fortalecimento Institucional Pleitos

Sistema de Aviação Civil

Operadores da Infraestrutura Aeroportuária Regulação, Certificação e Fiscalização Formulação da política de Aviação Civil e Fomento Sistema de Aviação Civil Concessionárias Controle do Espaço Aéreo e Prevenção e Investigação de Acidentes

Instituição ANAC

Organograma

REGULAÇÃO Regulação Técnica (Security, Safety) Regulação Econômica (Modelo de concessão de aeroportos e sua gestão, acompanhamento de mercado) Regulação da Qualidade de Serviços REGULAÇÃO Regulação Técnica (Security, Safety) Regulação Econômica (Modelo de concessão de aeroportos e sua gestão, acompanhamento de mercado) Regulação da Qualidade de Serviços CERTIFICAÇÃO Empresas aéreas Operações de aeronaves Empresas de manutenção Simuladores de vôo Profissionais Escolas e centros de treinamento Infraestrutura aeroportuária Produtos aeronáuticos Empresas de fabricação CERTIFICAÇÃO Empresas aéreas Operações de aeronaves Empresas de manutenção Simuladores de vôo Profissionais Escolas e centros de treinamento Infraestrutura aeroportuária Produtos aeronáuticos Empresas de fabricação FISCALIZAÇÃO Fiscalização de prestação de assistência a passageiros Fiscalização de segurança operacional Fiscalização de segurança contra atos de interferência ilícita FISCALIZAÇÃO Fiscalização de prestação de assistência a passageiros Fiscalização de segurança operacional Fiscalização de segurança contra atos de interferência ilícita REPRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Negociação de acordos internacionais Representação junto à Organização Internacional de Aviação Civil – OACI e outros Organismos Comunicação interna e externa Relacionamento com usuários e Ouvidoria REPRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Negociação de acordos internacionais Representação junto à Organização Internacional de Aviação Civil – OACI e outros Organismos Comunicação interna e externa Relacionamento com usuários e Ouvidoria GESTÃO INTERNA. Planejamento, orçamento, recursos humanos, tecnologia, serviços GESTÃO INTERNA. Planejamento, orçamento, recursos humanos, tecnologia, serviços Macroprocessos

Natal 22 Nuracs Regionalização

Recursos Humanos 1 ANAC Carreiras de Regulação e Fiscalização da Aviação Civil e Suporte à Regulação e Fiscalização da Aviação Civil (*) CARGOS VAGOS Carreiras/Cargos Cargos Autorizados (2006) Em exercício Vagos Qte % % I - Carreira de Regulação e Fiscalização de Aviação Civil %50138%. Especialista em Regulação de Aviação Civil (NS) %33336%. Técnico em Regulação de Aviação Civil (NM) %16843% II - Suporte à Regulação e Fiscalização da Aviação Civil %14333%. Analista Administrativo (NS) %10233%. Técnico Administrativo (NM) %4131% Total %644 37% (*) - Leis nos /2004 e /2006, Anexo I

Recursos Humanos 2 FORÇA DE TRABALHO (*) DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA LOCALIDADEQTE% RJ47532,3% DF56338,3% SP29420,0% DEMAIS1389,4% TOTAL % (*) – Carreiras de Fiscalização e Regulação, Carreira do Quadro Específico e C&T, Requisitados,

Dados do Setor

Diversificação das Tarifas < R$ = 0% 2013 = 10% < R$ = 20% 2013 = 59% > R$ = 1,84% 2013 = 0,50% Dados do setor

Tarifas Aéreas Domésticas Redução de 40% Dados do setor

Aproveitamento das Aeronaves em Voos Domésticos ,6% ,1% Melhoria 34,4% Dados do setor

Demanda do Transporte Aéreo Doméstico Fonte: ANAC/SRE/GEAC Crescimento médio de 11% ao ano 3x o crescimento do PIB Dados do setor

Passageiros Transportados versus População + 70 milhões de passageiros Dados do setor

Transporte Aéreo versus Rodoviário Dados do setor

Cancelamentos reduziram à metade Redução de 35% nos atrasos superiores a 60 min e de 23% nos atrasos superiores a 30 min Dados do setor

AERÓDROMOS * TipoQuantidade Privados≈ Públicos719 Infraero63 Concedidos4 Estados/Municípios Outros *Fonte: SAC/ANAC - Jan/2013 Principais Aeroportos Brasileiros Dados do setor

Gestão ANAC: linha do tempo

SAR Junta Recursal Audiências Públicas Fechamento regionais Consultoria E&Y 1º PE Fale com a ANAC SRE, SEI, SCD Integração do banco de dados (SACI) Liberdade tarifária internacional Auditoria OACI PSOE-ANAC Abertura Santos Dumont 2009 Decreto Acidente TAM Caos aéreo 1º Regimento Interno Início do funcionamento Lei Acidente Gol Liberdade tarifária América do Sul Certificação Phenom 100 1º RBAC publicado Regulação tarifária CGH Conselho Consultivo Linha do tempo

Resolução 141 PNAVSEC Auditoria USAP DCERTA CGA Fechamento regionais 1º Ciclo de Avaliação SPI e STI Novas instalações (DF/RJ/SP) ASGA SAC/Conaero 1ª Certificação de aeroporto SIAVANAC GRU VCP BSB Presidência da CLAC Agenda Regulatória 1º Certificação VANT GIG e CNF Conselho OACI 248 GGAF GCON SGP NURACs P&P Planejamento Estratégico SPO e SAR Fechamento de regionais Carta de Serviços Desvinculação Diretorias Linha do tempo

Concessões da Infraestrutura Aeroportuária

Consórcio vencedor: Inframérica (Infravix + Corporación America) Tráfego em 2011 : 0,0 Tráfego estimado em 2037: 10,9 milhões pax (EVTEA) Duração: 28 anos Investimento estimado: R$ 650 MM* Resultados do Leilão: Aeroporto São Gonçalo do Amarante Concessões Investimentos obrigatórios**: Sistema de Terminal de Passageiros com capacidade mínima para processar o embarque simultâneo (doméstico ou internacional) de 1094 pax na hora pico e desembarque simultaneo de 1230 pax na hora pico Sistema de Terminal de Cargas Demais sistemas correlatos conforme Anexo 2 do Contrato (PEA) * Valores do EVTEA - **Obrigação a partir de janeiro de 2015, mas acordado para a Copa

Consórcio vencedor: Invepar (Invepar + ACSA) Tráfego em 2011: 29,9 milhões pax Tráfego estimado em 2032: 53 milhões pax Duração: 20 anos Investimentos estimados: R$ 4,6 BI* Resultados do Leilão: Guarulhos Concessões Investimentos obrigatórios COPA: Terminal de passageiros: passageiros internacionais em hora pico durante o embarque e durante o desembarque. Estacionamento de veículos Área de pátio para aeronaves: 32 aeronaves Código C, com 20 pontes de embarque. Implantação de Área de Segurança de Fim de Pista (RESA) na Cabeceira 09L. * Valores do EVTEA

Consórcio vencedor: Aeroportos Brasil Viracopos (Triunfo + UTC + Egis) Tráfego em 2011 : 7,5 milhões pax Tráfego estimado em 2042: 89 milhões pax Duração: 30 anos Investimentos estimados: R$ 8,7 BI* Resultados do Leilão: Viracopos Concessões Investimentos obrigatórios COPA: Terminal de passageiros: passageiros domésticos em Hora Pico durante o embarque e no desembarque.. Pátio de Aeronaves: 35 aeronaves Código C, com 28 pontes de embarque. Implantação de RESA. * Valores do EVTEA

Consórcio vencedor: Inframérica (Infravix + Corporación America) Tráfego em 2011 : 15,3 milhões pax Tráfego estimado em 2037: 50 milhões pax Duração: 25 anos Investimento estimado: R$ 2,8 BI* Resultados do Leilão: Brasília Concessões Investimentos obrigatórios COPA: Terminal de passageiros: passageiros domésticos em Hora Pico durante o embarque e no desembarque. Pátio de aeronaves: 24 aeronaves Código C, com 15 pontes de embarque Implantação de RESA nas quatro cabeceiras. * Valores do EVTEA

Consórcio vencedor: Aeroportos do Futuro (Odebrecht + Changi) Tráfego em 2012: 17,5 milhões pax Tráfego estimado em 2038: 60,3 milhões pax Duração: 25 anos Investimentos estimados: R$ 5,7* Lance vencedor: R$ 19,018 BI Ágio: 293% Resultados do Leilão: Galeão Concessões * Valores do EVTEA

Consórcio vencedor: AeroBrasil (CCR + Zurich/Munich) Tráfego em 2012: 10,4 milhões pax Tráfego estimado em 2043: 43,3 milhões pax Duração: 30 anos Investimentos estimados: R$ 3,5 BI* Lance vencedor: R$ 1,82 BI Ágio: 66% Resultados do Leilão: Confins Concessões * Valores do EVTEA

Desafios

Tendências

Pressão de custos x necessidade de segurança Escassez de infraestrutura Setor da aviação na pauta estratégica do Governo Inclusão da classe “C” como usuários da aviação Inovações Tecnológicas Crescimento acelerado do setor aéreo Concessão dos aeroportos Pressão social pela qualidade dos serviços Meio Ambiente Pressão de custos x necessidade de segurança Escassez de infraestrutura Setor da aviação na pauta estratégica do Governo Inclusão da classe “C” como usuários da aviação Inovações Tecnológicas Crescimento acelerado do setor aéreo Concessão dos aeroportos Pressão social pela qualidade dos serviços Meio Ambiente QualidadeConcessõesSegurança Desafios

Grandes eventos Desafios Realizados A realizar

+92% +64% +35% Desafios: síntese

Programa de Fortalecimento Institucional

Fortalecimento Institucional MODERNIZAÇÃO DA AGÊNCIA EM BASES ESTRUTURANTES (SUSTENTÁVEL E PERMANENTE) PARA O ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS CARTEIRA DE PROJETOS PRIORITÁRIOS

Fortalecimento Institucional 1. Elaboração de Agenda Regulatória da ANAC 2. Gestão da Fiscalização 3. Melhoria do atendimento aos usuários 4. Gestão da Exploração Aeroportuária 4. Gestão da Exploração Aeroportuária 5. Otimização da certificação de pessoal da aviação civil 6. Implantação e implementação do PSOE-ANAC nas atividades da Agência 7. Elaboração da Metodologia de Produção de Normas Finalísticas 11. Planej.e racionalização da atuação da ANAC em Organismos Internacionais de Aviação Civil 8. Elaboração do Plano de Contingência para eventos críticos 9. Planejamento e racionalização da atuação da ANAC sobre temas de meio ambiente 10. Monitoramento da Prestação de Serviço de Transporte Aéreo de Passageiros e de Cargas

Pleitos

Reforço para as áreas de Concessões e Fiscalização. Concurso: Solicitação de autorização para novo certame para ocupação de 386 vagas (204 Especialistas em Regulação, 98 Técnicos em Regulação, 67 Analistas Administrativos e 17 Técnicos Administrativos).Cargos: Solicitação de 52 cargos para a criação da Superintendência de Regulação da Infraestrutura Aeroportuária (Concessões) e da Superintendência de Fiscalização

AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL Marcelo Guaranys Diretor-Presidente Brasília, 26 de julho de 2013