Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Subdesenvolvimento.
Advertisements

Guerra Fria Geografia.
Aulão de Revisão Geografia – 7ª série. Regionalização Regionalizar consiste em identificar áreas do planeta que possuam características comuns. Divisão.
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
Regionalização do Espaço Geográfico Mundial
Capítulo 02 – A Regionalização do Mundo
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
Regionalização por nível de Desenvolvimento
América Platina.
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
SITUAÇÃO ATUAL DE SUBDESENVOLVIMENTO E DEPENDÊNCIA.
O Brasil no contexto Geopolítico mundial
ESCOLA NORMAL ESTADUAL PADRE EMÍDIO VIANA CORREIA
O Brasil rural. Estrutura fundiária Estrutura que persiste desde o período colonial com as plantations de cana-de-açucar. Plantation: Latifúndios, mão.
{ Território e terra Território e terra. Vasto território Brasileiro Vasto território Brasileiro.
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA DO BRASIL MÓDULO 01.
" Situação da Política Internacional da Mudança Climática em 2013 e Perspectivas Futuras Recife,31/10/2013 Eduardo Viola Professor Titular Instituto de.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
Comércio Internacional Comércio Comércio = atividade de distribuição e venda dos bens criados pelas atividades industriais e agrícolas. Origens do Comércio:
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO Crescimento da população: Até 1930 – aumento com a contribuição dos imigrantes; 1934 – “Lei de Cotas” – limitações à entrada de.
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
1 BRICS Rosely Gaeta Apostila: O Brasil e os demais BRICS.
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. AGROPECUÁRIA NOS PAÍSES DO NORTE Agricultura e pecuária no sistema intensivo. Tecnologias como maquinário, sementes.
UNIP Prof. Flávio Henrique de Sarmento Seixas 1/34 Ambiente Econômico Global Integração Regional Blocos Econômicos.
ESTADO-NAÇÃO E TERRITÓRIO Prof. Geová Ferreira. 1.Estados territoriais e Estados nacionais O A fronteira é o limite entre duas partes distintas, por exemplo,
Regionalização Brasileira Educador: Luiz Lourenço.
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Países Produtores e Exportadores de Petróleo (OPEP)
João- Nº5 Nikhil – Nº13 Núria – Nº15 Sérgio – Nº20 9ºC.
Canadá DADOS PRINCIPAIS ÁREA: km² CAPITAL: Ottawa
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
Crises Imperialistas e a Primeira Guerra Mundial ( ) Prof. Alan
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.
BRICS Mário Alves Nº10 Maura Vaz Nº12 Soraia Faria Nº23 Telmo Valério Nº25 E. B. 2, 3 das Olaias Geografia 9ºC.
PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
Desenvolvimento X Subdesenvolvimento.    Dividindo o mundo Norte X Sul.  Comparando os países entre si a partir do PIB.  Analisando a realidade.
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
Crescimento Populacional. Conceitos: Taxa de Natalidade; Taxa de Mortalidade; Crescimento Vegetativo; Taxa de fecundidade; Migrações;
Czar Nobres Clero Burguesia Operários......Camponeses.
Revisão 2º ano. Composição étnica brasileira Brasil - uma nação muito miscigenada Raiz essencial da composição étnica brasileira modelada por: índios,
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
SUBDESENVOLVIMENTO. Problemas sociais: Baixos índices de qualidade de vida, de consumo. Elevadas taxas de miséria e mortalidade infantil. Concentração.
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
N.P.I.(Novos Países Industrializados)
Projeto: Vanguardas Europeias
Capítulo 40 pág.571 a 583.   Atualmente passa por mudanças politicas e sociais.  Possui a maior cadeia de montanas da América.  Possui o maior Bioma.
Movimentos Migratórios e suas Motivações
Trabalho de Geografia sobre o MERCOSUL Alunas: Gabriela Samara Lozekam Luciana Rosset 1 Imagem 1. Disponível em:. Acesso em: 06/03/2016.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Revisando Modo de Produção Feudalismo A Nova Relação Cidade-Campo A Burguesia Os Estados Nacionais Centralização Política e Econômica Capitalismo Mercantil.
Migrações 2º EM – 2015 Jeferson. Migração Deslocamento populacional representativo que possui diversas causas. Problemas Políticos;  Curdos, Palestinos.
A distribuição da população a nível mundial
PAÍSES PRODUTORES E EXPORTADORES DE PETRÓLEO (OPEP)
Estrutura da População 2º EM – 2015 Jeferson. Composição por faixa etária da população brasileira % idosos 25,6% jovens 64,4% adultos.
Diversidades regionais da Europa
GEOGRAFIA Professor: Wilson Forti Maria Clara Samapaio Nº 14 8ºB Pedro Henrique Ambrósio Nº 18 8ºB Rafaella Montebello Nº 19 8ºB.
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
O mundo subdesenvolvido. Origens do subdesenvolvimento O Neocolonialismo Durante o século XIX, principalmente em sua 2ª metade, desenvolveu- se um processo.
AULA 5 O CAPITALISMO INDUSTRIAL E A PROBLEMÁTICA URBANA Gustavo Rodrigues Lemos – EPUFABC 2016.
Colégio de Nossa Senhora de Fátima Geografia 9º ano Filipe Miguel Botelho.
O CONTINENTE AFRICANO  Prof.º Fylipe Alves Minikovski (capítulo 4 e 5 pág. 48 a 74) (capítulo 4 e 5 pág. 48 a 74)
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender  O que é o Mercosul  Como são os países membros do Mercosul  Mercosul legal e Mercosul real.
INSTITUTO SANTA LUZIA GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira 3ª Série – EM.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
Transcrição da apresentação:

Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas desenvolvidos, como EUA, Reino Unido e França. Segundo Mundo: formado pelos países socialistas ricos e pobres, como China, URSS, Polônia, Hungria. Terceiro Mundo: constituído por um conjunto muito heterogêneo de países subdesenvolvidos, como Brasil, Angola, México. Com a desintegração do bloco socialista, o Segundo Mundo deixou de existir e a regionalização do espaço Mundial em três mundos perdem o sentido.

Regionalização pelo nível de desenvolvimento A regionalização do mundo em países desenvolvidos ou subdesenvolvidos está relacionada não somente aos aspectos econômicos, mas também à qualidade de vida da população em cada grupo de países.

Os países desenvolvidos Características Gerais: Elevado padrão de vida da maior parcela da população; Dominação econômica, tecnológica e política sobre países subdesenvolvidos; Desenvolvimento industrial e tecnológico; Os setores secundário e terciário abrigam a maior parte da população ativa; Elevados investimentos em educação e em ciência;

- Baixo índice de mortalidade infantil e de analfabetismo; - Ingestão de calorias diárias muito acima do mínimo recomendado; - Predomínio de população urbana; - Expectativa de vida além dos setenta anos; - Modernos e eficientes meios de comunicação e de transporte.

Os países subdesenvolvidos As origens do subdesenvolvimento: As origens do subdesenvolvimento estão no longo período de dominação política e econômica e no tipo de relação estabelecida entre colônia e metrópole, durante a existência dos grandes impérios coloniais. A divisão internacional do trabalho (especialização de cada país no mercado mundial) sempre foi controlada pelos países ricos.

Características do subdesenvolvimento: Má distribuição de renda; Dependência econômica, política, tecnológica e até mesmo cultural em relação aos países desenvolvidos; Economia primário-exportadora (países pouco industrializados; Os setores primário e terciário da economia e o mercado informal abrigam a maior parte da população empregada. Altos índices de analfabetismo, de mortalidade e natalidade; Elevado crescimento populacional; Ingestão de calorias diárias abaixo do mínimo recomendado; Alto índice de pessoas vivendo em submoradias;

Dívidas externas impagáveis; Proliferação de grandes centros urbanos sem infraestrutura. Diferenças no subdesenvolvimento: Não existe homogeneidade entre os países subdesenvolvidos. Embora sejam todos dependentes e com problemas, uns são mais pobres do que os outros. A grande maioria dos países subdesenvolvidos manteve o mesmo status da época colonial: são exportadores de matéria-prima. Alguns dos países subdesenvolvidos se industrializaram no século XX, mas essa revolução industrial foi tardia e dependente do capital e da tecnologia dos países ricos.

O conflito Norte-Sul é de natureza essencialmente econômica, portanto diferente do extinto conflito Leste-Oeste, de natureza geopolítica. O aspecto socioeconômico é uma das formas utilizadas atualmente para a regionalização do planeta. Por esse aspecto, divide-se o mundo em países desenvolvidos, designados como países do Norte, e subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, os do Sul. A Fronteira entre esses dois mundos, não é o Equador, essa designação tem caráter socioeconômico e não geográfico. Os países ricos ou desenvolvidos localizam-se em grande parte ao norte do trópico de câncer, e os países pobres ou subdesenvolvidos localizam-se em grande parte ao sul do trópico de câncer (há muitas nações do hemisfério norte que se enquadram no Sul e muitas do hemisfério sul que se incluem no Norte). a linha divisória entre o norte industrializado e o sul subdesenvolvido, portanto, não é uma linha reta, e sim uma curva: ela passa pela fronteira entre EUA e México, entre a Europa e a África, e no oriente, no Oceano Pacífico, faz uma grande abertura para o sul, a fim de incluir a Austrália e a Nova Zelândia no Norte.