1 Agosto de 2013 Programa Educação: Compromisso de São Paulo Valorização dos quadros da Secretaria da Educação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

CARREIRA DOCENTE Reestruturação tem prazo de discussão até novembro.
Secretaria de Estado da Educação. PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO.
VALORIZAR OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARA GARANTIR A QUALIDADE DO ENSINO.
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO PELO MÉRITO Ato de Sanção da Lei Exposição do Secretário Paulo Renato Souza São Paulo, 27 outubro 2009.
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
Decreto nº de 24 de abril de 2007
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT
“Administração de Pessoal”
CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual
PLANO DE CARGOS CARREIRA E VENCIMENTOS - PCCV -
CARREIRA FORMAÇÃO VALORIZAÇÃO Maria Sufaneide Rodrigues APEOESP
Coordenação Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos
Funções e Atribuições do Diretor
ATRIBUIÇÃO DE CLASSES E AULAS
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
S PLANEJAMENTO 2014 FBB005-Chart avulso Bruno Faveri.
CAA / DER LESTE 1 REUNIÃO DE 04/07/2011
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
Análise Plano de Carreira PROMOÇÃO Matriz Curricular do Ensino Médio Três Ciclos.
Experiência de transformação do sistema de ensino através de Programa Ensino Integral e os resultados na qualidade da Educação no Estado Herman Jacobus.
DATA BASE – MAIO 2009 PAUTA GERAL 1 – SALÁRIO: 17% + aumento vale-refeição 2 – PLANO DE CARREIRA: garantir as conquistas do plano de carreira do magistério(Smed.
O MUNDO DE HOJE É DOS QUE ACREDITAM
Educação básica de qualidade para todos
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Laboratório de Ensino a Distância
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
CARREIRA DO MAGISTÉRIO
PROPOSTA DA NOVA CARREIRA DO MAGISTÉRIO
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
ATIVIDADES COMPLEMENTARES PERMANENTES
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Plano de Carreira: Desafios Gerenciais da Implanta ç ão de uma Carreira Profissional do Magist é rio no Brasil Mariza Abreu Consultora Legislativa Fortaleza,
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Políticas de valorização dos profissionais da educação
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
Resolução SE 52, de Dispõe sobre os perfis, competências e habilidades requeridos dos Profissionais da Educação da rede estadual de ensino, os.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Universidade Federal de Itajubá
PROJETO BOLSA MESTRADO/DOUTORADO
Florianópolis Capital de Santa Catarina. População: habitantes (Fonte: IBGE). IDH 0,875: capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento.
citação Complementar e demais modalidades – Publicação das Resoluções
SEMINÁRIO DO ENSINO MÉDIO Campo Grande/MS Que Ensino Médio atenderia ao jovem do Século XXI? Tema Gerador:
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Mérito e Gestão de Desempenho Thiago Souza Santos Diretor Técnico III Unidade Central de Recursos Humanos Secretaria de Planejamento e Gestão.
2º Ciclo de Acompanhamento Formativo ESTÁGIO PROBATÓRIO.
ACESSO À INFORMAÇÃO E DIREITO À EDUCAÇÃO Ananda Grinkraut e Gustavo Paiva.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília Pró Reitoria de Desenvolvimento Institucional Diretoria de orçamento LOA 2015 Execução.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
1 TEMAS ESSENCIAIS AÇÕES PROPOSTAS Previsão da Criação de Polos Educacionais no Plano Diretor, Plano Municipal de Educação e Estatuto do Magistério Municipal.
Assistência à Saúde do Servidor Assistência à Saúde do Servidor 2014 Mesas Permanentes de Negociação Bolsa de Estudos Portal para a Universidade.
PROPOSTA DE ESTATUTO DA CARREIRA DOCENTE DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA Grandes linhas de força da proposta da SREC.
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE. Elaboração do novo Estatuto do Servidor Municipal Revisão da Lei de Previdência Social Diretrizes do sistema de.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Gestão Escolar: Desafios e possibilidades Gestão Escolar: Desafios e possibilidades Eduardo Deschamps, Dr.Eng. Secretário de Estado da Educação – SC com.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
HISTÓRICO.  CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO – PREPARATÓRIA  CONCEPÇÃO PROFISSIONAL – HABILIDADES MANUAIS  CONQUISTAS :  CRIAÇÃO DA CARREIRA POR HIERARQUIA –
Marcos Regulatórios nas políticas de formação e valorização docente pós-LDB MAUÉS e CAMARGO¹.
EVOLUÇÃO DA FOLHA ,839 bi2,135 bi2,647 bi2,865 bi3,139 bi Crescimento de 70%
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA SECRETÁRIO MARCO TEBALDI TRANSFERÊNCIA DE GESTÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SC. REUNIÃO COM SDRs e GEREDs.
Transcrição da apresentação:

1 Agosto de 2013 Programa Educação: Compromisso de São Paulo Valorização dos quadros da Secretaria da Educação

2 A Rede Estadual de Ensino em Números A SECRETARIA DA EDUCAÇÃO EM NÚMEROS Atendimento da Rede Estadual4,3 milhões de alunos Professores: Quadro do Magistério (QM)233 mil professores Quadro de Servidores60 mil servidores Escolas Estaduais5,5 mil Diretorias de Ensino91 Orçamento 2013R$ ,00

Programa Educação: Compromisso de São Paulo 3 1. VALORIZAÇÃO DO CAPITAL HUMANO 2. GESTÃO PEDAGÓGICA COM FOCO NO ALUNO 5. MOBILIZAÇÃO E ENGAJAMENTO DA REDE E DA SOCIEDADE EM TORNO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 3. EDUCAÇÃO INTEGRAL 4. GESTÃO ORGANIZACIONAL E FINANCEIRA

4 Pilar 1: CAPITAL HUMANO – A GESTÃO DE PESSOAS NA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

5 Pilar 1: Capital Humano POLÍTICA SALARIAL Legislação aprovada em 2011 e medidas complementares foram fundamentais para a valorização dos quadros da Educação, fornecendo base estrutural aos avanços posteriores: LC 1.143/2011 – Reclassificação de Vencimentos do Magistério - elevará em 45,1% os ganhos da categoria entre 2011 e L C 1.204/13 – Aumento adicional 2013 – de 6 para 8% LC 1.144/2011 – Plano de Cargos e Salários dos quadros de Apoio Escolar; LC 1.158/2011 – Reclassificação de Vencimentos dos quadros administrativos e instituição do PDI – Prêmio de Desempenho Individual.

6 PROFESSORES Pilar 1: Capital Humano ANTERIORATUAL Lei Complementar 1.094/ /13 Etapas do concursoConcurso em três etapas: - 1ª etapa - prova objetiva e dissertativa (eliminatória), - 2ª etapa – curso de formação (eliminatória), - 3ª etapa de títulos (classificatória) Concurso em duas etapas: - 1ª etapa de provas (eliminatória), e; - 2ª etapa de títulos (classificatória) ConfiguraçãoEstadualRegionalizado; Possibilidade de oferta de vagas entre as regiões, quando esgotado o número de candidatos aprovados Curso de formaçãoEtapa do concursoEtapa do estágio probatório Desde janeiro de 2011, foram nomeados mais de 34 mil docentes. Segundo semestre 2013: Concurso regionalizado para 59 mil professores totalizando 93 mil vagas desde Reforço à política de ampliação do quadro de docentes efetivos e redução de temporários. INGRESSOS

7 Pilar 1: Capital Humano DIRETORES DE ESCOLA - Segundo semestre 2013: vagas; INGRESSOS ANTERIORATUAL Lei Complementar 836/ /13 Etapas do concursoConcurso em duas etapas: - 1ª etapa de prova objetiva e dissertativa (eliminatória), e; - 2ª etapa de títulos (classificatória) Concurso em duas etapas: - 1ª etapa de prova objetiva e dissertativa (eliminatória), e; - 2ª etapa de títulos (classificatória) ConfiguraçãoEstadualRegionalizado; Possibilidade de oferta de vagas entre as regiões, quando esgotado o número de candidatos aprovados BibliografiaBaseada no perfil de Diretor de Escola Baseada em uma matriz de competências e habilidades em gestão educacional e gestão escolar Estágio ProbatórioAvaliações de desempenho simples Durante o estágio probatório: 1ª Curso de Atuação em Gestão Escolar, abordando liderança e gestão. Compreende: - Elaboração de Plano de Gestão Escolar; - Prova de Conclusão do Curso. 2º Avaliação de desempenho anual com base na execução do Plano de Gestão Escolar, feita pela Comissão de Avaliação; 3º Ao final dos 3 anos – avaliação da execução do Plano pelo Conselho da Escola. Após o estágio probatório: Avaliação de Desempenho a cada 3 (três) anos, envolvendo o Conselho de Escola.

8 APOIO ESCOLAR Contratação de Agentes de Organização Escolar em Pilar 1: Capital Humano QUADROS ADMINISTRATIVOS Ingresso nas Diretorias de Ensino: 97 Analista para salas de leitura; 96 Nutricionistas para fiscalização de merenda; 800 Analistas Administrativos e Analistas de Tecnologia. INGRESSOS

PLANO DE CARREIRA 9 Plano de Carreira do Quadro do Magistério definido em Comissão Paritária ; Oito níveis e oito faixas de progressão salarial, com aumentos de 5% e 10,5% respectivamente sobre o salário no caso de alcance das metas de avaliação. Pilar 1: Capital Humano MEDIDAS COMPLEMENTARES Possibilidade de acumulação do cargo de professor efetivo com contratação temporária; Permite aumentar a carga horária de acumulação para 65 horas semanais. Novo modelo de atribuição de classes e aulas: aumenta as possibilidades de fixar o professor na unidade escolar; Projeto Presença – aproveitamento de professores de escolas municipalizadas em experiências educativas nos tempos e espaços livres da escola; Outras medidas: ingresso de docente sempre em jornada inicial; vedação de remoção para Jornada Reduzida.

Sistema de Contagem de Tempo para aposentadoria Objetivo: reduzir o interstício entre o pedido de aposentadoria e sua efetivação. Meta: do pedido da aposentadoria até o encaminhamento para a SPPREV – 15 dias. 10 PARA TODOS OS QUADROS Pilar 1: Capital Humano Programa de Perícias Médicas : Serviço implantado e iniciado em 15/07 Investimento de R$17 milhões/ano 34 unidades periciais criadas no Estado (29 em operação) Perspectiva de ampliação para mais 12 unidades 165 médicos cadastrados – novo edital em andamento Expansão prevista para 60 Unidades Periciais em Programa SP Educação com Saúde: Abrangência atual : Escolas e Diretorias de Ensino da capital e Grande São Paulo; atendimentos por psicólogos, fisioterapeutas, médicos, nutricionistas e enfermeiros em 2013; Atendimento a professores e outros quadros da Unidade Escolar; Para 2014: Perspectiva de expansão para o Interior do Estado.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO 11 Obrigado!