Vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV) em casais com relacionamentos estáveis de uma cidade do sul de Santa Catarina, Ciências.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE NUTRIÇÃO
Advertisements

Luiz Augusto Marcondes Fonseca
A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional
Desejos reprodutivos de homens e mulheres vivendo com HIV
Amorim, VMSL; Barros, MBA; César C; Carandina L; Goldbaum M.
Avaliação do Serviço de Atenção Farmacêutica Eduardo Rocha Vinholes (IC - PUIC); Graziela Modolon Alano (PQ); Cleidson Valgas(PQ) Dayani Galato (PQ) Núcleo.
Mario E. Piscoya Díaz Helder dos Santos Augusto CEDEPLAR - UFMG
O HÁBITO DE FUMAR ENTRE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS AERONÁUTICAS E FARMÁCIA Disciplina de Sociologia II Prof. Responsável: Magda Vianna de Souza (FFCH) Prof.
Fulano da Silva 1,2 *; Beltrano da Silva 1 ; Ciclano da Silva 1 ; Fulano Pereira 1 ; Beltrano Pereira 1,3 1.Graduação de Medicina da Universidade do Sul.
Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos
Título do Trabalho: Perfil das crianças e dos adolescentes cadastrados no PSF do Morro da Caixa de Tubarão – SC. CIENCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE Acadêmica.
Adesão ao tratamento farmacológico de pacientes com hipertensão arterial e /ou diabetes mellitus atendidos no Programa de Saúde da Família de Blumenau.
A representação social dos adolescentes do bairro Potecas,São José, sobre a AIDS e a liberação da distribuição de preservativos em escolas públicas. Autora.
IESC 2012 A VALIAÇÃO DE PRÁTICA EDUCATIVA NO C ENTRO DE S AÚDE 02 DE S OBRADINHO I.
Capacitação em Eventos
Morgana PRÁ1; Lalucha MASSUCHETI 2.
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
Efeitos do treinamento aeróbio nos participantes do projeto de reabilitação cardíaca e metabólica da Una da Saúde – Unisul. Luana Martins Rosa – Bolsista.
Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.
Souza, M. J.; Raulino, H. T. (PUIC - Curso de Farmácia-Habilitação Análises Clínicas, Campus Tubarão) Iacovski, B. R.; Blatt, R. C. (PUIP - Curso de Farmácia-Habilitação.
Mortalidade por Acidente de Trânsito na Cidade de Tubarão –SC, no ano de Área de conhecimento. Geisiane Custódio – Autora – Curso de Medicina do.
Avaliação do uso de medicamentos psicoativos em usuários do Sistema Único de Saúde de Tubarão, PUIC, Grande área: Ciências Saúde Área de conhecimento:
Construção de um banco de dados para armazenamento e análise dos resultados de um estudo comparativo do efeito protetor e dos efeitos adversos da vacina.
Avaliação do Estado Nutricional de Crianças Regularmente Matriculadas na Fundação Matriculadas na Fundação Joana de Angelis no Município de Tubarão- SC.
Análise dos serviços de cuidados prestados no Serviço de Atenção Farmacêutica (SAF) do Curso de Farmácia da UNISUL. Ciências da Saúde. CORRÊA, TAÍS DOS.
Ciências Médicas e da Saúde.
Marcus Vinicius Duarte; Luiz Augusto Oliveira Belmonte (Orientador).
Perfil dos Consumidores de Cereais do Município de Tubarão
USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES EM FREQUENTADORES DE ACADEMIAS DE TUBARÃO/SC. Área de conhecimento: ciências da saúde Introdução Nas últimas décadas, paralelamente.
Estudo de Utilização de Medicamentos em Colaboradores de uma Instituição de Ensino Superior do Sul de Santa Catarina. Área da Saúde. ALANO, Graziela M.
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Introdução Objetivo Metodologia Conclusão Resultados Referências
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA Dixis Figueroa Pedraza Preditores de riscos nutricionais.
TRANSTORNOS ALIMENTARES EM UNIVERSITÁRIAS DA ÁERA DA SAÚDE DE UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL Pereira, Luiza do Nascimento Ghizoni 1 ; Schuelter-Trevisol,
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA Dixis Figueroa Pedraza SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL.
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem Departamento de Enfermagem AUTO-EXAME DAS MAMAS E FATORES ASSOCIADOS EM MULHERES.
Monografia apresentada ao Programa de Residência Médica em Pediatria
ESTUDO COMPARATIVO DA AUTO-PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS DA UNIEXPERIÊNCIA, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Regina Tavares MEDEIROS, Fabiana.
II Seminário Internacional da Rede de Pesquisa sobre Drogas
Desafios da gestão loco-regional para a ampliação do acesso aos preservativos masculinos e ao teste anti-HIV na Região Metropolitana da Baixada Santista.
CÂNCER DE COLO UTERINO: ANÁLISE POPULACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO EM EVENTO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA RONCHI, M. V. T. ; LEITE, S. P. ; PATINI, B. J. T.
Prevalência de sintomas de asma, rinite e eczema atópico em adolescentes escolares do Município de São José - SC. Aplicação da primeira fase do protocolo.
MÉTODOS EMPREGADOS EM EPIDEMIOLOGIA
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Curso de Graduação de Enfermagem 4° período O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem.
DETERMINAÇÃO DE FATORES EXTRÍNSECOS AO PACIENTE PORTADOR DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS) E/OU DIABETES MELITTUS (DM) USUÁRIOS DA FARMÁCIA CENTRAL.
VALE SONHAR.
Aluna: Lara Pereira Orientador: Dr Jefferson Pinheiro Brasília, 2 de dezembro de 2015 ABORDAGEM INADEQUADA DO HPV NA INFÂNCIA:
Incontinência Urinária e Representação Social: Autopercepção de idosos na abordagem Processual Nathália Alvarenga-Martins; Cristina Arreguy-Sena, Paulo.
CARACTERIZAÇÃO DE LESÕES DE PELE EM UM CENTRO DE TRATAMENTO INTENSIVO ADULTO DE UM HOSPITAL PRIVADO *Estomaterapeuta-Unisinos; Especialista em Enfermagem.
PERFIL DE UMA POPULAÇÃO ESTOMIZADA INTESTINAL PROVISÓRIA E MOTIVOS DA NÃO RECONSTRUÇÃO DO TRÂNSITO INTESTINAL ADRIANA PELEGRINI SANTOS PEREIRA Janderson.
Castro AA, Pitta GBB. A prevalência de obesidade nos estudantes dos cursos de graduação da área da saúde. Rev Bras Obesid Fev 29;23(7):13-7. A prevalência.
INCIDÊNCIA DE COMPRA DE HORTIFRUTIGRANJEIROS ANTES E APÓS DIVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL E TÉCNICAS DE PREPARO COMO ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM SUPERMERCADO.
ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO E AS IMPLICAÇÕES NA DINÂMICA FAMILIAR EM MORADORES DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO – SC. Área de conhecimento: Ciências da saúde.
PRÁTICAS DO AMBULATÓRIO DE ONCOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC NA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA: Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde.
O impacto do atendimento odontológico domiciliar em idosos. Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da Saúde Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da.
A ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Nathalia Tavares GOMES, Regina Maria Tavares
CONSUMO DE ÁLCOOL EM GESTANTES ATENDIDAS NA REDE MUNICIPAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE EM TUBARÃO, SC – UNISUL (PUIC), CIÊNCIAS DA SAÚDE - MEDICINA. MARIA,
Estudo do cronotipo de adolescentes do colégio Dehon Área de conhecimento: Ciências da Saúde Rosas RF(Orientador), Cardoso TB (Acadêmica) Introdução O.
Título do Trabalho: A INFLUENCIA DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA NA PRATICA MEDICAMENTOSA. Diego Gotardo 1, Daisson José Trevisol 2, 1 - Acadêmico do 9º semestre.
INTRODUÇÃO O aumento nas taxas de cesariana é um fenômeno internacional. Um grande número destas operações são realizadas desnecessariamente e esta tendência.
Resultados O principais resultados encontrados foram: 16 propriedades que trabalhavam com a produção de plantas medicinais. Área total de cultivo de, aproximadamente,
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A MANIFESTAÇÃO DO FENÔMENO “BULLYING” EM ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ARARANGUÁ Ciências Humanas/ Linguagens e Artes.
Estudo comparativo do efeito protetor e dos eventos adversos da vacina contra influenza em idosos vacinados pela rede pública e privada no município de.
Consumo de álcool e tabaco através do AUDIT e FAGERSTROM em pacientes internados na clínica médica do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes.
Sueyla Ferreira da Silva dos Santos Orientadora: Tânia R. Bertoldo Benedetti Área de Concentração: Atividade Física e Saúde NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA.
Contribuição da criança no estoque domiciliar de medicamentos Ciências da Saúde. Gabriela Colonetti Beckhauser (Bolsista de Iniciação Científica- PUIC)
Estudo de utilização de medicamentos em idosos residentes na área de cobertura do Serviço de Apoio Integrado a Saúde (SAIS) PATRÍCIA LUIZ DE ARAÚJO (PUIC);
ANÁLISE DE INFORMES PUBLICITÁRIOS DE MEDICAMENTOS SOB A ÓTICA DA REGULAMENTAÇÃO DA PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS NO BRASIL (Ciências da Saúde). Greicy Borges.
Compreensão da prescrição no Sistema Único de Saúde de um município do sul de Santa Catarina: a identificação dos fatores relacionados à prescrição e ao.
Transcrição da apresentação:

Vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV) em casais com relacionamentos estáveis de uma cidade do sul de Santa Catarina, Ciências da Saúde. Taís dos Santos Corrêa (1) ; Mariana Domingues Biachin (IC); Heloisa Helena Sell (IC); Dayani Galato (2). PMUC, Farmácia, Campus Tubarão. 1. Aluna do curso de Graduação em Farmácia da Unisul. 2. Professora doutora do Mestrado em Ciências da Saúde e do curso de Farmácia da Unisul, coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Atenção Farmacêutica e Estudos de Utilização de Medicamentos (Nafeum). Introdução No contexto de vulnerabilidade para DST/HIV, Maia e colaboradores (2008), identificaram como fatores determinantes a não adoção de comportamentos preventivos, as desigualdades de renda e gênero e os papéis masculinos e femininos estabelecidos culturalmente. As DSTs estão entre as cinco principais causas de procura por serviços de saúde no país, podendo provocar sérias complicações e aumentando a chance, em pelo menos dez vezes, de contaminação pelo HIV. O acometimento, principalmente, de adultos em idade reprodutiva, com disseminação entre parceiros e a possibilidade de transmissão vertical (CARRET et al., 2004) tornam este tema de uma importância ímpar. Objetivos Identificar os fatores relacionados à vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis em casais residentes em uma cidade do sul de Santa Catarina, na perspectiva de conhecer a percepção de tais indivíduos sobre o tema, seus conhecimentos em relação à prevenção e sua adoção. Metodologia Tipo de estudo - Estudo com delineamento transversal de base populacional, consistindo numa pesquisa quantitativa com 116 indivíduos em união estável. Etapas de coleta de dados Análise dos dados – Criou-se um banco de dados contendo as variáveis do estudo, posteriormente avaliado para determinação do perfil e do comportamento dos entrevistados. Para estudar a associação entre os dados utilizou-se o qui-quadrado e a análise de variância. Adotou-se um nível de significância de 5%. Considerações éticas - Este trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unisul. Resultados A amostra foi composta por 116 indivíduos, destes 114 possuíam idade entre 18 e 84 anos (média de 48,8±15,59 anos), homens compunham 33,6% da amostra e mulheres, 66,4%. Usavam métodos preventivos (35,5%) e contraceptivos (77,8%). Eram a favor do uso de preservativos em relações estáveis (93,7%) e percebiam sempre existir o risco de contrair HIV nestes (58,7%). O conhecimento sobre DSTs baseou-se na busca de informações (71,0%). As associações realizadas entre as variáveis demonstraram que gênero masculino associou-se ao consumo de bebidas alcoólicas (p=0,0039); número médio de parceiros (p=0,0000); presença de tais sintomas nos parceiros (p=0,0092); e, possuir parceiro eventual (p=0,0002) e o gênero feminino a relatar sintomas indicativos de DSTs (p=0,0000) e tipo de parceiro (namorado ou marido) no primeiro coito (p=0,0000). Tabela 1 – Associação entre gênero e número de fatores de vulnerabilidade. * Associação estatisticamente significativa (p<0,05). Figura 1 - Prevalência de fatores de vulnerabilidade em indivíduos com relacionamentos estáveis. Conclusões Os indivíduos em relacionamentos estáveis, principalmente do gênero masculino, encontram-se expostos a grande número de fatores de vulnerabilidade simultaneamente. Mesmo que julguem ser importante o tema, os casais em relações estáveis não adotam medidas para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis. Bibliografia Maia C, Guilhem D, Freitas D. Vulnerabilidade ao HIV/Aids de pessoas heterossexuais casadas ou em união estável. Rev Saúde Públ 2008; 42: Carret MLV, Fassa AG, Silveira DS, Bertoldi AD, Hallal PC. Sintomas de doenças sexualmente transmissíveis em adultos: prevalência e fatores de risco. Rev Saúde Pública 2004; 38: Apoio Financeiro: Unisul Piloto INSTRUMENTO:  Perfil;  Práticas sobre sexualidade;  Vulnerabilidades;  Métodos de prevenção. prevenção. Coleta de dados nos Setores censitários Abordagem dos indivíduos Critérios de inclusão TCLE Preenchimento do questionário