Audiência Pública Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática Senado Federal Sergio Paulo Gallindo Presidente, Brasscom Brasília,

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Transcrição da apresentação:

Audiência Pública Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática Senado Federal Sergio Paulo Gallindo Presidente, Brasscom Brasília, 14 de julho de 2015

p. 2 Associados Institucionais Associados Apple

p. 3 Conselho de Administração e Diretoria Presidente do Conselho Laércio Cosentino Vice-Presidentes Conselheiros Fernando Martins Luciano Corsini Marco StefaniniBenjamin Quadros Carlos Zanvettor Marcelo Lyra Porto José Antônio Fechio Leonardo Framil Luiz Mattar Mariano de Beer Paulo Marcelo Lessa Moreira Sergio Paulo Gallindo Presidente Executivo Mariana Oliveira Diretora Executiva Sérgio Sgobbi Diretor de Relações Governamentais Gilmar Batistela

p. 4 R$ 489,3 Bi TIC e Telecom R$ 255,2 Bi TIC, BPO, Exportação e In House R$ 141,6 Bi TIC e BPO 7º maior do mundo Setor de Tecnologia de Informação e Comunicação Produção e relevância setorial em 2014 P RODUÇÃO S ETORIAL (R$) TIC: Hardware, Software e Serviços Telecom: Voz, Celular e Dados Fonte: Brasscom, IDC 2014 US$ 207,8 Bi TIC e Telecom US$ 108,4 Bi TIC, BPO, Exportação e In House US$ 60,1 Bi TIC e BPO 7º maior do mundo P RODUÇÃO S ETORIAL (US$) 7,7% em R$ Crescimento de TIC 8,9% do PIB Participação de TIC e Telecom R ELEVÂNCIA DO S ECTOR 1,5 milhão Empregados em TIC

p. 5 Crescimento do setor de TIC Consistentemente bem acima do PIB nacional Fonte: IDC, *BPO e In House incluídos

p. 6 Setor de TIC em 2014 – Segmentação e Crescimento

p. 7 Setor de TIC – Telefonia e Banda Larga, Fixa e Móvel Continuidade da massificação da banda larga, aumento da banda disponibilizada por acesso e modicidade tarifária são essenciais para o crescimento do setor de TIC como um todo.

p. 8 Setor de TIC – Hardware Pessoal e Móveis (R$ bilhões) Ano: 2014 Fontes: IDC, Brasscom Projeção (IDC)

p. 9 Setor de TIC – Infra Telecom e Computação (R$ bilhões) Ano: 2014 Fontes: IDC, Brasscom Projeção (IDC)

p. 10 Serviços de TI e Desoneração da Folha Relevância da medida e sua natureza estruturante Protagonismo do Setor ▶ O setor de serviços de TI e TIC foi instituído como piloto pela Lei /2011 ▶ O setor de TI e TIC é definido pela Lei /2008, Art.14, §4º Necessidade da medida e sua natureza estruturante ▶ A medida endereça vários problemas de fundo: > Falta de competitividade internacional em função do overhead sobre custo laboral. > Profissionais especializados em TI com remuneração cerca de 2,2 vezes a média nacional. > Criatividade nas relações laborais para fazer face ao alto custo laboral. > Adversa situação cambial agravada pelo aumento dos salários em patamares acima da inflação. ▶ A medida potencializa importantes vocações brasileiras: > Atendimento ao cliente, técnico, operacional ou comercial, em vários idiomas > Desenvolvimento de sistemas ou software, produtizados e sob medida. > Serviços de operação, manutenção e suporte de redes e infraestrutura computacional. > Serviços de customização, manutenção e suporte de sistemas e software.

p. 11 Serviços de TI e Desoneração da Folha Evolução da Receita Bruta, Remunerações e Vínculos de Trabalho

p. 12 Serviços de TI e Desoneração da Folha Impacto, recuperação, crescimento da arrecadação e do emprego

p. 13 Exportações de Serviços de TI Perspectivas de crescimento dependem de competitividade ▶ Superação do limiar de $1 bilhão em exportações de serviços de TI

p. 14 Manutenção da Desoneração x Alíquota CPP=4,5% Impacto na Receita Bruta, Remunerações e no Emprego

p. 15 Manutenção da Desoneração x Alíquota CPP=4,5% Impacto, recuperação, crescimento da arrecadação e no emprego A manutenção da desoneração é vantajosa para o Brasil em relação ao aumento da CPP: Evita a perda de 81 mil empregos, gera 12 mil empregos e supera a arrecadação em R$ 360 milhões.

p. 16 Serviços de TI e Desoneração da Folha Retorno do investimento inicial com contínuo crescimento do emprego Variações rel. 2011

p. 17 Por uma Reoneração Republicana da Folha Pagamentos Manutenção da alíquota de 1% para os setores ligados à cesta básica. Aumento de 50% na alíquota da CPP para todos os demais setores: 3% para o Art. 7º e 1,5% para o Art. 8º Manutenção da obrigatoriedade da incidência da CPP sobre a receita bruta. Aumento de alíquotas vigente até 2018, retornando às atuais em 2019: 2% para o Art. 7º e 1% para o Art. 8º

p. 18 Terceirização Por uma lei moderna, que assegure direitos e deveres ▶ A terceirização é uma decorrência inexorável da especialização técnica e da busca por produtividade e eficiência. É uma característica do estágio de desenvolvimento das nações. A China, cresceu como a “fabrica terceirizada do mundo” e prepare-se agora para o mesmo salto em serviços. ▶ Terceirização não é sinônimo de precarização do trabalho! A falta de uma legislação clara quanto a direitos e deveres, cria ambiente propício para condutas reprováreis. ▶ Uma lei se faz necessária ante os direitos de 12 milhões de trabalhadores terceirizados à luz da litigiosidade exacerbada, com 4,0 milhões de novos processos por ano, 3,9 milhões de processos em estoque e uma despesa de R$ 13,1 bilhões com a justiça do trabalho ▶ Os efeitos econômicos da insegurança jurídica somam R$ 24,9 bilhões de reservas de balanço nas 36 das maiores empresas de capital aberto. ▶ Urge que seja aprovada uma lei moderna que assegure direitos e deveres para todos os atores sociais, que não restrinja a terceirização de atividade- fim, e que determine a responsabilidade subsidiária da contratante, reduzindo a insegurança jurídica e aumentando a eficiência econômica.

p. 19 Tendências digitais globais terão efeitos no Brasil e representam grandes oportunidades Mobilidade Internet das Coisas 50 bilhões de dispositivos em 2020 $8,9 trilhões, mercado mundial Redes Sociais Big Data 4 Zettabytes em 2013 Serviços em Nuvem Segurança Digital US$ 150 bilhões, mercado mundial

p. 20 Internet das Coisas – Oportunidade Fonte: Intel

p. 21 Internet das Coisas – Possibilidades no Brasil (cont.) Fonte: Intel

p. 22 Setores Horizontais e Aplicações Verticais Onde estão as melhores oportunidades para o Brasil? Subsetores Verticais

p. 23 Prioridades do Setor de TIC Questões em tramitação (ou em vias de tramitação) no Congresso Nacional ▶ PLC 57/ Propomos a Reoneração Republicana da Folha de Pagamentos. ▶ PLC 30/ Discutir aperfeiçoamentos no Projeto de Lei de Terceirização. ▶ PLP 366/2015 – Discutir alterações na LC nº 116/2003, que dispõe sobre o ISSQN. ▶ Uniformização do PIS/Cofins no regime não-cumulativo - Risco de aumento de carga tributária. Políticas públicas e instrumentos de fomento ▶ Aperfeiçoar a Lei do Bem visando maior aplicabilidade para desenvolvimento de software ▶ Aperfeiçoar os processos produtivos visando agilidade e redução de preços. ▶ Aumentar a inserção em cadeias globais de produção e a agregação local de valor. ▶ Desoneração investimento em datacenters, ▶ Fomento à exportação de hardware, software e serviços ▶ Apoio à internacionalização de empresas brasileiras, acordos bilaterais e multilaterais ▶ Adequar os marcos regulatórios de compras públicas às peculiaridades do setor de TIC, especialmente para software e serviços, alavancando o poder de indução do Estado.

p. 24 Prioridades do Setor de TIC (cont.) Internet das Coisas ▶ Engajamento com a esfera pública visando identificar oportunidades com escala global ▶ Alinhamento com padrões internacionais e fomento à prototipação e desenvolvimento local. Inovação e Propriedade Intelectual ▶ Aceleração do reconhecimento da propriedade intelectual e fortalecimento dos mecanismos de proteção. ▶ Fomento à pesquisa e ao desenvolvimento de soluções para problemas concretos e relevantes e produção de patentes. Capital Humano ▶ Massificar a formação de mão de obra em alinhamento com as novas tendências ▶ Aumentar o intercâmbio profissional e de pesquisa e desenvolvimento com outros países. Relações Laborais ▶ Oportunizar abertura de diálogo para compreensão da natureza das relações de trabalho no mercado de TIC, e eventual propositura de aprimoramentos normativos. Sugerimos à esta Comissão de Ciência e Tecnologia, nos termos do art. 73 do Regimento Interno do Senado Federal, a criação de Subcomissão com o objetivo de estudar, discutir e propor políticas públicas para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação.