Universidade Estadual de Feira de Santana Licenciatura em Pedagogia Docente: Poliana Santana Discentes: Ana Bárbara Reis, Ana Paula Ferreira, Ana Paula.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
Advertisements

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Programa de Ética e Cidadania
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Projeto Educação e Relações Raciais: apostando na participação da comunidade escolar Realização: Ação Educativa Apoio: União Européia Contrapartida.
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
PNEDH e compromisso do Estado
FORTALECIMENTO DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO PARA A INDÚSTRIA BRASILEIRA – FSSTIB Treinamento Sub-programa 2 e GT Diversidade Conceitos-chave Ana Claudia.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
EDUCAÇÃO PARA AS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS:
CONAE 2014 – Conferência Nacional de Educação
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
PARECER Nº 003/ CP Políticas de Reparações, de Reconhecimento e Valorização, de ações Afirmativas necessita: Políticas de reparação voltadas para.
World Education Research Association (WERA)
José Elias de Almeida EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS Pensando Referenciais para a organização da prática pedagógica José.
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. Síntese.
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Parecer CNE/CP nº3/04 Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais, Afro Brasileira e Africana Silvana Sahez.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
AFRODESCENDENTES.
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Conferência Municipal de Educação
BREVE HISTÓRIA DA POBREZA
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MEC/SECAD/UFS/UFPB PROJETO CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE BÁSICA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – REDH BRASIL PROJETO:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Uma Escola do Tamanho do Brasil
QUILOMBOLAS.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
Currículo e diversidade
Seminário: Formação de professores no limiar dos 20 anos da LDB Natalino N. da Silva
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
UNIAFRO Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Especialização - EaD.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS GAYS E AIDS DA ARTAGAY JOVEM ‘Construindo uma agenda política, para uma juventude sem AIDS e livre da homofobia’ 27 de maio.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Professora Hilda Beatriz Dmitruk
O EDUCADOR AMBIENTAL NA CIEA: um recorte histórico.
PLANOS E POLÍTICAS INSTITUCIONAIS 1. PLANO DE PASTORAL DA UNIVERSIDADE (PdU) Objetivo geral: Favorecer, segundo o carisma e a pedagogia salesiana – nos.
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
POLÍTICA NACIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESCOLA DE CONSELHOS PARÁ NÚCLEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
Educação Indígena Paulo Gilberto Cogo Leivas Procurador Regional da República Procuradoria Regional da República da 4ª Região Coordenador do GT Educação.
CONSELHO ESCOLAR E DIVERSIDADE INTERSECÇÕES NECESSÁRIAS Ma. Janaina Amorim da Silva.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
LEGISLAÇÃO ANTI-RACISTA NO CAMPO EDUCACIONAL BRASILEIRO A LEI Nº /2003 PARECER CNE/CP Nº 3/2004 – CP – APROVADO EM DIRETRIZES CURRICULARES.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO
CURRÍCULO E DIVERSIDADES: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
07 de Julho de 2008, Brasília Maria das Graças Xavier Apresentação para as Conselheiras e os Conselheiros do Conselho Nacional das Cidades.
A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL – UMA PERSPECTIVA CONTEXTUALIZADA GRISPUN, Mirian P.S. Zippin (org.) A prática dos orientadores educacionais. São Paulo: Cortez,
POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA SITUAÇÃO ATUAL Brasília – DF Outubro de 2011 Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas SEPPIR-PR.
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: perspectivas internacional e nacional Virgínia Feix Mestre em Direito Coordenadora da Cátedra de Direitos Humanos/Centro.
Transcrição da apresentação:

Universidade Estadual de Feira de Santana Licenciatura em Pedagogia Docente: Poliana Santana Discentes: Ana Bárbara Reis, Ana Paula Ferreira, Ana Paula Paz, Beatriz Mello, Ester Marques, Kamilla Peixinho, Sara Barbosa, Taiara Brandão ÁFRICA: DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS E ELEMENTOS PARA O ENSINO DA HISTÓRIA AFRICANA

Introdução O presente seminário tem como objetivo apresentar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, bem como alguns elementos que facilitem o ensino da história africana e afro-brasileira. Perpassando por abordagens históricas e culturais do Brasil.

Apresentação do MEC O Ministério da Educação, comprometido com a pauta de políticas afirmativas do Governo Federal, vem instituindo e implementando um conjunto de medidas e ações. Com o objetivo de corrigir injustiças, eliminar discriminações e promover a inclusão social. Para democratizar a Educação é preciso mobilizar toda a sociedade, o MEC por intermédio da Secad tema missão de promover a união de esforços. O Brasil ao longo de sua história estabeleceu um modelo de desenvolvimento excludente. Criação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad).

 Desafio para a educação garantir esses direitos Decisões inovadoras Reestruturação do MEC Fortalecimento de políticas Criação de instrumentos de gestão para afirmação cidadã Valorizando a riqueza da diversidade étnico-racial e cultural  A constituição do Secad traduz uma inovação institucional Permite uma estrutura de articulação de programas Tarefa articular as competências e experiências desenvolvidas

 Aspectos Históricos Decreto n 1.331, de 17 de fevereiro de Decreto de n A, 6 de setembro de  Após a promulgação da constituição de 1988, o Brasil busca efetivar a condição de um estado democrático. A educação é um dos principais meios de transformação de um povo, e é papel da escola, de forma democrática e comprometida com a promoção ser humano na sua integridade

 Ao analisar os dados percebe-se: Pessoas negras têm menor número de anos de estudos do que pessoas brancas (4,2 para negros e 6,2 para brancos) Faixa etária de 14e 15 anos índice de negros não alfabetizados é 12% maior. Cerca de 15% das crianças brancas entre 10 e 14 anos encontram-se no mercado de trabalho enquanto 40,5% negras.  O governo Federal sancionou em março de 2003, a Lei n /03, que altera a LDB (Lei Diretrizes e Bases) Em 21 de março de 2003 criou a Seppir( Secretaria Especial de Políticas Públicas de Promoção a Igualdade Racial) O governo Federal, por meio da Seppir, assume o compromisso histórico de romper com os entraves que impedem o desenvolvimento pleno da população brasileira.

Políticas de reparações, de reconhecimento e valorização de ações afirmativas Papel do estado em medidas de concretização de iniciativas de combate ao racismo e a toda sorte de discriminação; O que devem as políticas de reparações voltadas para a educação dos negros oferecer? Promulgação da Lei /2003; Implicações de reconhecimento; Ações afirmativas;

Educação das relações Étnico-Raciais  Condições pra o ensino e aprendizagens;  Reeducação – relações étnico-raciais;  Mudanças éticas, culturais, pedagógicas e políticas não se limitam a escola;  Re-significação do termo Raça/ Movimento Negro/ Sentido político e de valorização deixado pelos africanos;

Imaginário étnico-racial brasileiro A Carne Farofa Carioca A carne mais barata do mercado é a carne negra Que vai de graça pro presídio E para debaixo do plástico Que vai de graça pro subemprego E pros hospitais psiquiátricos A carne mais barata do mercado é a carne negra Que fez e faz história pra caralho Segurando esse país no braço, meu irmão. O gado aqui não se sente revoltado Porque o revólver já está engatilhado E o vingador é lento, mas muito bem intencionado Esse país vai deixando todo mundo preto E o cabelo esticado E mesmo assim, ainda guardo o direito De algum antepassado da cor Brigar por justiça e por respeito De algum antepassado da cor Brigar bravamente por respeito Carne negra

Educação das relações Étnico-Raciais  Pedagogia do racismo; 1.Construção da identidade; 2.Políticas de branqueamento (pós abolição);  Pedagogias de combate ao racismo; “Tais pedagogias precisam estar atentas para que todos, negros e não negro, além de ter acesso a conhecimentos básicos tidos como fundamentais para a vida integrada à sociedade, exercício profissional competente, recebam formação que os capacite para forjar novas relações étnico- raciais.”

História e cultura Afro-Brasileira e Africana - determinações  Valorização da história e da cultura;  Ampliação do foco dos currículos escolares;

História e cultura Afro-Brasileira e Africana - determinações  Valorização da história e da cultura;  Ampliação do foco dos currículos escolares;

Fortalecimento de identidades e de direitos O princípio deve orientar para:  O desencadeamento de processo de afirmação de identidades, de historicidade negada ou distorcida

 O rompimento com imagens negativas forjadas por diferentes meios de comunicação, contra os negros e os povos indígenas

 O esclarecimento a respeito de equívocos quanto a uma identidade humana universal;  O combate a privação e violação de direitos;  As excelentes condições de formação e de instrução que precisam ser oferecidas, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, em todos os estabelecimentos, inclusive os localizados nas chamadas periferias urbanas e nas zonas rurais

Ações educativas de combate ao racismo e a discriminações O princípio encaminha para:  A crítica pelos coordenadores pedagógicos das representações dos negros e de outras minorias nos textos, materiais didáticos, bem como providências para corrigi-las ;

 Valorização da oralidade, da corporeidade e da arte;  Educação patrimonial, aprendizado a partir do patrimônio cultural afro-brasileiro

 O cuidado para que se dê um sentido construtivo à participação dos diferentes grupos sociais, étnico-raciais na construção da nação brasileira.  Participação de grupos do movimento negro na elaboração de projetos político-pedagógicos que contemplem a diversidade étnico-racial

Sobre o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana O ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, a educação das relações étnico-raciais, tal como explicita o presente parecer, se desenvolverão no cotidiano das escolas, nos diferentes níveis e modalidades de ensino

O ensino de historia afro-brasileira abrangerá, entre outros conteúdos, iniciativas e organizações negras, incluindo a história dos quilombos, a começar pelo de Palmares.

Em historia da África, tratada em perspectiva positiva, não só de denuncia da miséria e discriminações que atingem o continente, mas tratar principalmente as contribuições do Egito, entre outros.

Diretrizes  Dimensões normativas, reguladoras de caminho, embora não fechada; Obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro- brasileiras, educação das relações étnico-raciais e os conselhos de educação