O ser humano natureza ou cultura?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ser humano é um ser social
Advertisements

Diversidade Cultural Cultura
Prof. Everton da Silva Correa
Revisão para Avaliação I
A CONDIÇÃO HUMANA.
A NATUREZA E A CULTURA ENQUANTO DIMENSÕES DA EXISTÊNCIA HUMANA
A atitude e a experiência filosófica
sociedade capitalista.
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
Adaptado pela Professora Maria Zélia Araújo.
Lev S. Vygotsky Desenvolvimento humano numa perspectiva sócio-histórica.
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
O estudo da Cultura Aulas 19, 20, 21 e 22 O estudo da Cultura  Cultura corresponde ao conjunto de saberes coletivos compartilhados e transmitidos no interior.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL ( AO) E COMPETÊNCIAS: CONCEITOS E MÉTODOS Marcelo Alves Carrera.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
O estudo da Cultura Cultura corresponde ao conjunto de saberes coletivos compartilhados e transmitidos no interior de uma sociedade. A cultura é um processo.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
As atividades rurais são muito importantes para o Brasil: *geram emprego e renda; *alimentam a população; * fornecem matérias-primas para as indústrias;
LÍNGUA PORTUGUESA COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E LÍNGUA 1.
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
Gêneros textuais – Gêneros do discurso Professor: Marcel Matias.
ÉTICA E MORAL
Prof. Ricardo Lima Filosofia
«Alienação» | 1 Tanto em Marx quanto em Hegel, a alienação está ligada ao trabalho. Todavia, para Hegel, o trabalho é a essência do homem, quer dizer,
Ecologia.
SOCIOLOGIA WEBERIANA Prof. Saulo Carvalho. Karl Emil Maximilian Weber ( ) Entre os fatores de importância incontestável estão as estruturas racionais.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
Revisão para PO2 – Ciências Professora Patrícia. O que estudamos na ecologia? É um ramo da biologia que estuda os seres vivos e suas interações com o.
Frente 1B Aula 03 Pirâmides Ecológicas: Quantificando o ecossistema.
Comportamento Respondente
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
Charles-Louis de Secondat: Barão de Montesquieu (nascido em 1689 e morto em 1755).
L ITERATURA E ESTUDOS CULTURAIS Pontos para debate sobre a obra Teoria literária: uma introdução, de Jonathan Culler. Professor: Marcel Lúcio Matias Ribeiro.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
Trabalhando com produção textual
Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado Para uma Escola que Protege Módulo III.
Conceitos fundamentais em genética.
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
ELEMENTOS TEÓRICOS CONCEITUAIS DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA AS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL Bloco 3 – Aula 2 Profa. Cláudia Galian.
classificação dos seres vivos
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
O QUE É FILOSOFIA?.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
As grandes regiões culturais
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Bases Biológicas do Comportamento. Adaptação Processo lento, que envolve muitas gerações de indivíduos de uma mesma espécie.
Individualismo e Coletividade
CULTURA É a resposta do ser humano aos desafios da vida e da natureza gerando conhecimento, valores, linguagem, tecnologia. Conjunto de valores, idéias.
E. E Avelino Ferreira Apresenta: SEMINARIO –GEOGRAFIA Por: Kerolin n°18 Mylena n°25 Gabriela n°12 Vitoria n°35.
Prof. Erika Bataglia Divisão disciplinar da Filosofia Metafísica : Filosofia primeira. Tematizar os princípios e as causas.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
- Introdução à Semiótica - Prof. Marcel Matias. Primeiros passos para a Semiótica O nome Semiótica vem da raiz grega semeion, que quer dizer signo. Semiótica.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA DEZEMBRO DE 2014 OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.
O RIENTAÇÃO E DUCACIONAL. S EXUALIDADE Relações de Gênero.
Betty Neuman Teoria de Sistemas.
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Professora: Luciana Campos Aula 4 – A palavra Gestalt vem do alemão e significa forma. Alguns estudiosos da Psicofísica (que estudavam as sensações)
LIÇÃO 5 - A MARAVILHOSA GRAÇA Prof. Lucas Neto. INTRODUÇÃO A GLÓRIA É DE DEUS.
Diversidade Cultural Cultura
Transcrição da apresentação:

O ser humano natureza ou cultura? Um ser entre dois mundos

CULTURA “… é tudo aquilo que recebemos do ambiente social em que nos criamos e desenvolvemos. Foi tudo o que aprendemos dos nossos pais e companheiros de folguedos, tudo o que fomos recebendo pela vida fora daqueles com quem convivemos.” Jorge Dias

Engloba as normas de conduta e de pensamento aprendidas e partilhadas que são características de uma sociedade. Etnia Grupo de indivíduos que apresenta um conjunto de características sociais comuns como: a língua, os costumes e a religião.

A cultura é formada por um conjunto de elementos: Materiais: Formas de produção; Gastronomia; Técnicas de construção; Vestuário; Etc.

Não materiais: Língua; Religião; Arte; Crenças; Etc

Humanos e outros animais O ser humano nasce ou torna-se humano? Se compararmos o corpo humano com o de outros animais, veremos que não somos tão capacitados quanto o deles para enfrentar as dificuldades. Os seres humanos modificam a natureza. Isso significa que os humanos são também seres culturais. Contudo, em algumas espécies encontramos reações mais flexíveis. Até atos inteligentes e uma capacidade elementar de raciocínio.

Condutas inatas e aprendidas Aprendemos em biologia que boa parte do comportamento dos animais está vinculada a reflexos e instintos. Assim, o comportamento de um inseto é praticamente igual ao de qualquer outro de sua espécie.

O ser humano tem individualmente e como espécie, a capacidade de questionar, produzir e mudar. O ser humanos não nasce pronto pelas “mãos da natureza”. O homem é um ser ao mesmo tempo biológico e cultural. Mediante a cultura, criou um mundo novo. Dentro da biosfera ( parte do planeta que reúne condições para o surgimento da vida), ele criou a antroposfera( a parte do mundo que resulta do ajustamento da natureza às necessidades humanas.

Identifique elementos de seu meio e de sua experiência cotidiana, distinguindo entre aqueles que pertencem à biosfera e à antroposfera.

Ponto de Transição Onde acaba no ser humano a natureza e começa a cultura?

Linguagem e Comunicação De acordo com alguns estudiosos, o fator determinante da transição natureza-cultura é a linguagem. É ela que permite o intercâmbio das experiências e as aquisições culturais.

Trabalho Principal defensor: Karl Marx. Seria a partir do Trabalho - e da forma como se da o processo de produção da vida material das comunidades humanas – que se desenvolveriam todas as outras formas de manifestação humana. É o modo como os homens constroem sua vida material que dá origem a todas as outras relações sociais, formando um conjunto que constitui a cultura.

Debate DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DOS ANIMAIS. Artigo 11 – o ato que lava a morte uma animal sem necessidade é um biocídio, ou seja, um crime contra a vida. Artigo 12 – cada ato que leva a morte um grande número de animais selvagens é genocídio, ou seja, um delito contra a espécie.

Você conhece os conceitos destacados acima Você conhece os conceitos destacados acima? Sabia que eles podem ser aplicados tanto aos animais humanos quanto aos animais não humanos? Concorda que os animais não humanos possam ter direitos e que seja um crime matá-los, mesmo de forma indireta, pela poluição de seu hábitat? Você aprova o chamado especicismo, isto é a crença na superioridade de uma espécie ( humana) sobre as outras? Há semelhanças do especicismo com o racismo e o sexismo ( crença na superioridade de um gênero, comumente o masculino)?