1 Personal Unified Communications – PUC 48244 – David Martins 48248 – Eurico Frade 13 Jan 2004 Apresentação do Relatório Preliminar.

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Janeiro D S T Q Q S S
Transcrição da apresentação:

1 Personal Unified Communications – PUC – David Martins – Eurico Frade 13 Jan 2004 Apresentação do Relatório Preliminar

2 Contexto do TFC Projecto de I&D, resultante de uma colaboração entre o INESCID e a PT-Inovação –principal objectivo é a concepção de um sistema constituído por múltiplos serviços pessoais serviço de comunicações pessoais (myCom – WebMail e Instant Messaging); serviço de contactos (myContacts); serviço de agenda e de compromissos (myAgenda). –os serviços são desenvolvidos e subscritos de forma dinâmica e integrada; –os serviços são acedidos através de diferentes tipos de terminais (e.g., telefone fixo ou móvel, PC ou PDA) oferecendo diferentes tipos de interacção pessoa-máquina.

3 Overview da Área Expectativas criadas no período especulativo das “dot coms” –serviços que sustentem e rentabilizem os investimentos; Substituição das redes antigas por redes de nova geração –os serviços de dados e multimédia irão ultrapassar, em termos de tráfego, os serviços de voz ; –redes que integram e disponibilizam um conjunto de características técnicas extremamente avançadas, integrando: serviços de comunicação fixos com móvel; voz com dados simples (e.g., SMS) ou multimédia (e.g., MMS); acesso a outras redes externas (e.g., Internet, iTV).

4 Problema Como integrar os vários serviços já desenvolvidos –Arquitectura a utilizar; Alternativas viáveis ao servidor aplicacional para um melhor desempenho.

5 Proposta Como integrar os vários serviços já desenvolvidos –Adaptação da arquitectura do serviço myCom à arquitectura dos serviços myAgenda e myContacts Alternativas viáveis ao servidor aplicacional para um melhor desempenho –Enhydra; –Geronimo; –JOnAS.

6 Arquitectura do Sistema

7 Arquitectura de Software

8 Demonstração

9

10 Conclusão Principais Contribuições (até ao momento) –Estudo da arquitectura e das tecnologias utilizadas nos serviços myAgenda e myContacts –Implementação dos casos de uso da secção de Notas do serviço myAgenda da secção de Favoritos do serviço myAgenda Trabalho Futuro (até final do TFC) –Integração dos vários serviços já desenvolvidos Integração das interfaces para serviços móveis com os serviços myAgenda e myContacts Integração do serviço myCom com os serviços myAgenda e myContacts –Estudo de alternativas ao servidor aplicacional utilizado

11 ANEXO - Planeamento Janeiro –Estudo da arquitectura do serviço myCom Fevereiro –Estudo da arquitectura das interfaces para dispositivos móveis Março –Integração das interfaces para serviços móveis com os serviços myAgenda e myContacts –Integração do serviço myCom com os serviços myAgenda e myContacts (1/2) Abril –Integração do serviço myCom com os serviços myAgenda e myContacts (2/2) Maio –Estudos das alternativas ao servidor aplicacional –Testes de desempenho às alternativas ao servidor aplicacional (1/2) Junho –Testes de desempenho às alternativas ao servidor aplicacional (2/2) Julho –Elaboração do Relatório Final –Entrega do Relatório Final