O estudo da Cultura Cultura corresponde ao conjunto de saberes coletivos compartilhados e transmitidos no interior de uma sociedade. A cultura é um processo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ser humano é um ser social
Advertisements

Serão os valores morais universais?
A CULTURA.
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
Lev S. Vygotsky Desenvolvimento humano numa perspectiva sócio-histórica.
Definição de Comportamento no Behaviorismo Radical  Compromissos filosóficos, dinâmica do comportamento, eventos- estados-processos: relação organismo.
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
1 -Descreve por palavras tuas a teoria do Big-Bang. É uma teoria que explica a origem do universo através de uma grande explosão de onde proveio o tempo,
Filosofia. Os valores  Juízos de realidade (fato) X Juízos de valor;  Teoria dos valores = axiologia;  Valor  afetividade  não- indiferença;  Os.
O estudo da Cultura Aulas 19, 20, 21 e 22 O estudo da Cultura  Cultura corresponde ao conjunto de saberes coletivos compartilhados e transmitidos no interior.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
SAÚDE - conceitos algo difícil de definir não é concreto uma construção mental um artefacto ou construção lógica* “ uma palavra que expressa uma abstração.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
O ser humano natureza ou cultura?
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Do que tratam os mitos? Surgimento do mundo e dos homens. Origem dos deuses e seres sobrenaturais. Formação social e como os homens devem se comportar.
ÉTICA E MORAL. O QUE É ÉTICA? Tradicionalmente é entendida como um estudo ou uma reflexão sobre os costumes ou sobre as ações humanas.
O nascimento da Filosofia
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
Aula 6: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu
Lugar, paisagem e espaço geográfico
ÉTICA E MORAL
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Metodologia científica 2016/01 Prof. Enir da Silva Fonseca.
SOCIOLOGIA WEBERIANA Prof. Saulo Carvalho. Karl Emil Maximilian Weber ( ) Entre os fatores de importância incontestável estão as estruturas racionais.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Aula 4: Escola e Trabalho.  Retomar aula anterior  Educação no campo político pedagógico  Proposições de Marx sobre educação  Modelos de instituições.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Charles-Louis de Secondat: Barão de Montesquieu (nascido em 1689 e morto em 1755).
Introdução às Ciências Políticas Atividade 6 – Introdução às Ciências Políticas Significados do termo Política Significados do termo Política: ação coletiva.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
Patrimônio cultural.
Piaget (1896 – 1980) Vygotsky ( – 1934) Psicologia da Educação.
Conceitos fundamentais em genética.
Currículo, Diferença Cultural e Diálogo Disciplina: Multiculturalismo e Educação Faculdade Adventista da Bahia.
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
Somos todos seres sociais
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Preconceito linguístico: o que é, como se faz.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
1 FAMÍLIA HISTÓRICO.. 2 A CONFIGURAÇÃO DE FAMÍLIA NO SEU SURGIMENTO ESTÁ ATRELADA AO CASAMENTO MONOGÂMICO, HETEROSSEXUAL, AO MODELO PATRIARCAL E A PROPRIEDADE.
PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA
Individualismo e Coletividade
CULTURA É a resposta do ser humano aos desafios da vida e da natureza gerando conhecimento, valores, linguagem, tecnologia. Conjunto de valores, idéias.
E. E Avelino Ferreira Apresenta: SEMINARIO –GEOGRAFIA Por: Kerolin n°18 Mylena n°25 Gabriela n°12 Vitoria n°35.
OS IDEAIS DA LUTA EMANCIPACIONISTA
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
Aula 4 – 31/3/2016 Cartas patrimoniais e o instrumental da UNESCO para registro do patrimônio imaterial mundial A Arte Kusiwa – pintura corporal e Arte.
SIGNIFICADO DO TRABALHO UMA PERSPECTIVA PSICOSSOCIAL
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA DEZEMBRO DE 2014 OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
MÚSICAS DO MUNDO Magda Dourado Pucci Berenice de Almeida Vivemos um momento especial da história da Educação Musical Brasileira merecedor de um “abre-te.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

O estudo da Cultura Cultura corresponde ao conjunto de saberes coletivos compartilhados e transmitidos no interior de uma sociedade. A cultura é um processo acumulativo, resultante de toda a experiência histórica das gerações anteriores. Os homens são, ao mesmo tempo, construídos pela sua cultura e construtores dela. Cultura é o que diferencia os humanos dos demais animais. A cultura é o que diferencia os homens entre si.

Cultura A cultura, portanto, pode ser analisada, ao mesmo tempo, sob vários enfoques: Ideias (conhecimento e filosofia); Crenças (religião e superstição); Valores (ideologia e moral); Normas (costumes e leis); Padrões de conduta (monogamia, tabu); Atitudes (preconceito e respeito ao próximo); Instituições (família e sistemas econômicos); Técnicas (artes e habilidades); Abstração do comportamento (símbolos e compromissos); Artefatos (machado de pedra, telefone).

Características da cultura Não é algo de estático, fixo, mas é… Dinâmica, construída É universal, porque todas as sociedades têm uma cultura. É aprendida; é transmitida de geração em geração: o homem é um ser biológico, é a aprendizagem da cultura, a formação do seu carácter sócio-cultural que o torna realmente humano. É partilhada pelos membros de uma mesma sociedade. É geral, porque todos os homens pertencem a uma sociedade, aprendem a viver conforme os padões dessa cultura.

Cultura Tanto o determinismo biológico quanto o determinismo geográfico não são suficientes para explicar o dilema da pluralidade cultural. Adquirindo cultura, o homem passou a depender muito mais do aprendizado do que a agir através de atitudes geneticamente determinadas (instintos). Para alguns pensadores, é tudo o que o ser humano produz, tudo o que não é natureza.

Natureza X Cultura É o campo instituído pela ação dos homens, que agem escolhendo livremente seus atos, dando a eles sentido, finalidade e valor. O tempo da cultura, o da transformação (isto é, das mudanças nos costumes, nas leis, nas emoções, nas técnicas, no vestuário, na alimentação, na linguagem, nas instituições sociais e políticas, etc.) É tudo o que existe no Universo sem a intervenção da ação humana. A natureza é a ordem e a conexão universal e necessária entre as coisas, expressas em leis naturais. Na natureza o tempo é o da repetição (o dia sempre sucede a noite,, as espécies vegetais e animais se reproduzem sempre da mesma maneira, os astros realizam sempre os mesmos movimentos, etc.)

Quando surge a Cultura? A proibição (o universo da regra) O Trabalho Para vários filósofos e historiadores, a cultura surge quando os homens produzem as primeiras transformações na natureza pela ação do trabalho. A proibição (o universo da regra) Para muitos antropólogos a cultura foi instituída quando os humanos marcaram simbolicamente sua diferença com relação à natureza, decretando uma lei que não poderia ser transgredida. A diferença entre homem e natureza, que dá origem à cultura, surge com a lei da proibição do incesto, lei inexistente entre os animais.

Diversidade Cultural Não são apenas as crenças culturais que diferem através das culturas. A diversidade das práticas e do comportamento humano é também notável! Formas aceitáveis de comportamento variam amplamente de cultura para cultura e, com frequência, contrastam drasticamente com o que as pessoas das sociedades ocidentais consideram “normal”.

Curiosidades! Por exemplo, no Ocidente moderno consideramos crianças com idades entre 12 ou 13 anos como sendo muito novas para o casamento. Mas, em algumas culturas, casamentos são arranjados entre crianças dessa idade como algo natural. Os ocidentais consideram beijar como uma parte normal do comportamento sexual, mas em muitas outras culturas essa prática é tanto desconhecida como considerada repulsiva! No Ocidente, comemos ostras, mas não comemos gatinhos ou cães de estimação, sendo que ambos são considerados especiarias em algumas partes do mundo. Os judeus não comem porco, enquanto os indianos comem porco, mas evitam carne de gado.

Etnocentrismo Corresponde a ideia ou sentimento de considerar os elementos da própria sociedade ou cultura como superiores ou melhores que as outras. Os demais grupos sociais tendem as ser classificados, avaliados e hierarquizados em relação aos padrões e realidade de nossa própria cultura. O etnocentrismo é uma avaliação pautada em juízos de valor daquilo que é considerado diferente.

Quando surge a Cultura? A proibição (o universo da regra) O Trabalho Para vários filósofos e historiadores, a cultura surge quando os homens produzem as primeiras transformações na natureza pela ação do trabalho. A proibição (o universo da regra) Para muitos antropólogos a cultura foi instituída quando os humanos marcaram simbolicamente sua diferença com relação à natureza, decretando uma lei que não poderia ser transgredida. A diferença entre homem e natureza, que dá origem à cultura, surge com a lei da proibição do incesto, lei inexistente entre os animais.

Cultura É a vida total de um povo, a herança social que o indivíduo recebe de seu grupo, ou pode ser considerada a parte do ambiente que o próprio homem criou. É por meio dela que os membros de uma mesma coletividade interpretam o mundo de modo mais ou menos parecido, uma vez que a cultura também remete a formas abstratas de pensamento, aos símbolos pelos quais compreendemos e avaliamos o que ocorre a nossa volta.

Transmissão da Cultura Quando surge a Cultura? Transmissão da Cultura Sociedades tribais (antes da escrita) Memória (coletiva x individual) Linguagem Sociedades modernas (capitalistas) Desenvolvimento da cultura material A transmissão das informações e do conhecimento tornou-se cada vez mais impessoal (exterior ao indivíduo). Ex: escrita, alfabetização, imprensa, literatura, obras de arte, informática, etc.

Tem uma relação direta com o estilo de vida dessa sociedade. Cultura Herança Social Cultura não-material A cultura não-material, em contrapartida, abrange todos os aspectos morais e intelectuais da sociedade, tais como: língua, normas sociais, religião, mitos, costumes, ideologia, manifestações artísticas, folclore, entre outros aspectos. Cultura Material A cultura material consiste em todo tipo de utensílios produzidos em uma sociedade - ferramentas, instrumentos, construções, habitações, obras de arte, escrita (livros e textos), etc. Tem uma relação direta com o estilo de vida dessa sociedade. Na verdade, a interdependência entre esses dois aspectos é intrínseca a qualquer cultura, pois um grupo só pode realizar sua cultura não-material apoiado em meios concretos de expressão que fazem parte de sua cultura material.

Exemplo: No futebol, a cultura material são as traves, os uniformes, a bola, chuteiras, caneleiras, o escudo, gramado, luvas, joelheiras e apito. A cultura não-material, nesse caso, é o hino do time, o grito da torcida, as regras de arbitragem, os jargões dos comentaristas esportivos.

A partir do século XVIII, a cultura torna-se sinônimo de civilização porque os pensadores julgavam que os resultados da formação-educação se manifestam com maior clareza e nitidez nas formas de organização da vida social e política ou na vida civil. A cultura passa a significar os resultados e as conseqüências da formação ou educação dos seres humanos, resultados expressos em obras, feitos, ações e instituições: as técnicas e os ofícios, as artes, a religião, as ciências, a filosofia, a vida moral e a vida política ou o Estado.

UEM/2012 – 14) Considerando as definições sociológicas para o conceito de cultura, assinale o que for correto. 01) A cultura está vinculada à vida humana, pois revela a capacidade do homem para simbolizar os objetos e conferir sentido a suas ações. 02) A cultura é definida por costumes, hábitos, valores e processos de transmissão de tradição, o que singulariza a existência humana. 04) Os comportamentos culturais socialmente aceitos são definidos a partir de escolhas individuais feitas em consonância com as normas e as regras estabelecidas por cada cultura. 08) As identidades culturais são dinâmicas e têm o poder de se autoinfluenciarem sem que exista total descaracterização dos patrimônios materiais e imateriais. 16) As diferenças culturais entre os povos só podem ser compreendidas a partir do momento em que aceitamos que os aspectos geográficos e biológicos não determinam exclusivamente os padrões de cultura.

Enem/2009

ENEM / 2007 – 1) Não só de aspectos físicos se constitui a cultura de um povo. Há muito mais, contido nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. A essa porção intangível da herança cultural dos povos dá-se o nome de patrimônio cultural imaterial. Internet: <www.unesco.org.br>. Qual das figuras abaixo retrata patrimônio imaterial da cultura de um povo?