PROTOCOLO SAPO DE AVALIAÇÃO POSTURAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLUNA VERTEBRAL.
Advertisements

Ossos do Crânio Anatomia da cabeça Crânio 8 ossos cabeça Face 14 ossos
ERRADO Quando trabalha com o teclado, procure manter as mãos alinhadas com o ante braço CERTO André Coutinho.
COLUNA VERTEBRAL 1- Coluna cervical 2- Coluna toráxica
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES Como trabalhar com o computador?
O Arremesso de Peso A bola oficial, feita de bronze, ferro fundidou ou chumbo, pesa: - Masculino: 7,26 e possui cerca de 12 cm de diâmetro; - Feminino:
Como manter uma Boa Postura?
Curso Profissional Técnico de Multimédia – turma M
Coluna Vertebral.
Criando uma formatação
ESTUDO DO MOVIMENTO MODULO 1 OSSOS DA COLUNA VERTEBRAL
Grupo de Estágio de Educação Física 2013/2014
Coluna vertebral.
Concepção do espaço e dos planos de trabalho
NADO CRAWL.
Sistema Ósseo.
Jogos Pedagógicos – Nível 3 Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2010.
Avaliação Fisioterapêutica do Ombro
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
Programas do Livro Camila de Oliveira COARE/CGPLI.
GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Programa 5’S GEAL Apresentações.
INTRODUÇÃO AO MICROSOFT EXCEL 2007 Disciplina - Intermática Prof.ª Andréia Vieira do Nascimento.
Locomoção: ossos e músculos
Cálculo Numérico Computacional Prof. Linder Cândido da Silva.
ELEMENTOS DE ANATOMIA HUMANA
Geografia.
Cotagem em Desenho Técnico
Atletismo Educação Física
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS Professora: Ana Elza Dalla Roza Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Campus Sinop – FACET – Engenharia.
Métodos de Avaliação Osteomioarticular Caso Clínico: Quadril – Respostas Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Profa. Dra.
ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO RODRIGUES LOBO. Sumário Movimento sob ação de uma força resultante constante. A importância das condições iniciais do movimento.
AULA RESUMO EM POWER POINT
Rosto Cânone de Representação.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA INSTRUTORA: JOSILENE BRAGA
Distúrbio da consciência Caso Clínico – Neurologia Milena Rios Nara Lima Nayra Mascarenhas Thiago Lopes Vítor Reis.
Conceitos Básicos e Diagnóstico em Dependência Química Processos Psicológicos Básicos III: Aconselhamento em Dependência Química Prof.ª Carla Eloá Ferraz.
Experiência 07 Fluidos em Equilíbrio Simone Fraiha.
Trabalho Realizado por: Jorge Rodrigues Escola Básica Integrada da Boa Água.
AAHPERD Youth Fitness Test
BADMINTON. O BJECTIVO DO J OGO Enviar o volante por cima da rede, respeitando as regras de jogo, fazendo-o cair no campo adversário (acção ofensiva) e.
Prof. João Ricardo Andrêo Programação p/ INTERNET - HTML 2/6/ :22 1 Neste exercício vamos testar os diversos tipos de links comentados. Para isso.
Docente: Thaís D. A. Conde 2007/02
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Programa de Treinamento
Programação p/ INTERNET - HTML Prof. João Ricardo Andrêo 2/6/ :46 1 TABELAS A TAG é utilizada para apresentação de dados no formato de tabelas (apresentação.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Fotos: Cleber Reis Fotografia REGRA DOS TERÇOS Fotografia.
Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA IFSC – Campus Joinville - SC Disciplina : Fenômenos de transporte Mecânica dos Fluidos.
ALAVANCAS Sistema Biológico.
Sound & Structure John Paynter Adriana - MEMES II, 2014.
Óptica Geométrica Professor: Reinaldo.
Estatística Aplicada à Administração Profº Alessandro Moura Costa
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Distribuição Física Parte I. 2 Conceito Ramo da logística empresarial que trata da movimentação, estocagem e processamento de pedidos dos produtos finais.
Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi.
Alvenaria Estrutural.
ANATOMIA.
TRANSPORTE DE PASSAGEIROS. Características dos Equipamentos ABNT NBR 14022:2009 Acessibilidade condição para utilização, com segurança e autonomia, total.
Aula 3 - Escalares, Vetores,
EDITOR DE PLANILHAS MICROSOFT EXCEL 2010
Músculos que movem o Braço em relação ao tronco
Física I Aula 10 Movimento Oscilatório I 2009/2010.
Teorias de Enfermagem necessidades humanas Virginia Henderson
SPS - ACORDO SOBRE A APLICAÇÃO DE MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSSANITÁRIAS SPS Agreement.
Lesões Desportivas Cabeça e Tronco.
ERGONOMIA Prof.: BLAKE CHARLES DINIZ MARQUES NR 17 – ASPECTOS GERAIS.
Uso Correto de EPI's: Abafadores
 SISTEMA DE AVALIAÇÃO CORREÇÃO COREOGRÁFICA.   A partir - No que se refere a passos, deve ser considerado apenas após a conclusão do mesmo. No que.
Transcrição da apresentação:

PROTOCOLO SAPO DE AVALIAÇÃO POSTURAL Radamés Maciel Vítor Medeiros

AVALIAÇÃO POSTURAL Procedimento fundamental no diagnóstico do alinhamento dos segmentos corporais de um indivíduo; Amplamente utilizada pelos profissionais da saúde e áreas afins; Passo inicial e de acompanhamento para a avaliação e tratamento clínico e prescrição de atividade física.

A Coluna Vertebral FUNÇÕES: Proteção (órgãos e vísceras vitais são protegidos pela barreira óssea ao redor da medula espinhal com auxílio das costelas) Suporte da cabeça, dos braços, e do tronco contra a força da gravidade Viabiliza a postura ereta do tronco para oferecer mobilidade dos membros superiores e inferiores Flexibilidade (as vértebras permitem a movimentação do tronco e da cabeça).

A Coluna Vertebral A coluna vertebral é dividida em quatro partes: Sete vértebras cervicais Doze vértebras torácicas Cinco vértebras lombares Sacro (5) contendo o cóccix (4).

PROBLEMAS POSTURAIS Problemas na Coluna Vertebral

PROBLEMAS POSTURAIS

PROBLEMAS POSTURAIS Geno Flexo Geno Recurvato

PROBLEMAS POSTURAIS

Centro de Gravidade (CG) O centro de gravidade de uma pessoa normal está localizado cerca de 58% da altura. Uma condição de sobrecarga pode deslocar o CG para frente de modo que a projeção vertical dele passe debaixo da sola dos pés, fazendo o corpo compensar assumindo uma posição não natural.

Centro de Gravidade (CG) O corpo permanece estável enquanto a projeção do CG permanece dentro da área marcada entre os pés. (a) a área estável quando os pés estão mais juntos. (b) a área estável quando os pés estão afastados e (c) a área estável quando uma bengala ou muleta é usada.

SAPO Programa de computador gratuito para avaliação postural, com uma fundamentação científica adequada e disponibilização baseada na Internet; Iniciado em 2003 com um projeto de pesquisa (CNPQ E FAPESP); Objetivo Geral: Desenvolver uma ferramenta com embasamento científico que possa ser utilizada de forma simples e barata.

SAPO Objetivos específicos: Desenvolvimento de software livre para avaliação postural; Desenvolvimento de estudos metrológicos sobre avaliação postural computadorizada; Criação de tutoriais científicos sobre avaliação postural e o software; Criação de banco de dados com resultados de avaliações feitas pelos centros colaboradores.

SAPO Procedimentos: Indumentário; Local de avaliação (Privacidade, Iluminação, espaço mínimo com cerca de 4x1m); Orientações para o avaliado (comportamento de respeito por parte do avaliador); Equipamentos Computador, câmera fotográfica, tripé, fio de prumo, marcas para colocar nos pontos anatômicos.

SAPO Procedimentos: Fotografia Pendure o fio de prumo no teto no espaço apropriado; Posicione o sujeito de tal modo que o fio de prumo e o sujeito fiquem num mesmo plano perpendicular ao eixo da câmera; Posicione a câmera a no mínimo 3 metros de distância do sujeito e a uma altura de cerca da metade da estatura do sujeito; Enquadre a imagem do sujeito com o fio de prumo (que deve aparecer ao lado do sujeito) na câmera e deixe na imagem cerca de meio metro acima e abaixo do sujeito;

SAPO Procedimentos: Fotografia Se você quiser garantir a mesma base de sustentação nas fotografias nas diferentes vistas (o que é necessário para o protocolo SAPO), pode ser utilizado um tapete de borracha preto no qual o indivíduo posiciona-se livremente para a primeira tomada de fotografia. O comando verbal dado pode ser "você vai ficar em pé neste tapete preto numa posição que te seja familiar e confortável, posicione seus pés do jeito que for mais confortável para você"; A seguir, desenhe com um giz o contorno do pé direito e do pé esquerdo do sujeito no tapete;

SAPO Procedimentos: Fotografia Após a tomada da foto em determinada vista, rode o tapete em 90 graus e oriente o sujeito a posicionar-se em cima do tapete com os pés em cima do desenho feito com giz; Tire a outra foto; Repita esses procedimentos quantas vezes forem necessárias; Transfira as fotos para o computador e você está pronto para começar a avaliação.

Objetivo: Verificar possível associação entre ângulo quadriciptal (ÂQ) e distribuição de pressão plantar em jogadores de futebol, comparando-os com indivíduos não praticantes da modalidade.

Ponto médio da face anterior da patela Espinha ilíaca ântero-superior Tuberosidade da Tíbia

TESTE DE PRESSÃO PLANTAR (PLATAFORMA DE BAROPODOMETRIA

http://puig.pro.br/sapo/

OBRIGADO!