PROGRAMA ECO-ESCOLAS 2014-2015 Agrupamento Damião de Goes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

O Projeto.
CONCURSO DE PROTÓTIPOS
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Exposição “Tetra Pak Protege o que é bom”
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Fóruns de debates 2011 Processo e resultados do grupo de discussão
Nome do Município data Uma educação básica de qualidade para todos é condição para o desenvolvimento do País A educação é compromisso de todos nós -
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
Escola Secundária Dr. Jaime M. Lima Parlamento dos Jovens
Agrupamento de Escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância do Concelho de Castro Verde Projecto Educativo 2005 /2008.
Projeto Ler é saber Edição Algumas datas importantes.
Avaliação de desempenho dos docentes
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
U4energy - O Desafio da escola Europeia U4energy – O Desafio da escola Europeia.
“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V
2.ºEco-conselho- EB1 Areias de Vilar 2009/2010 O que fizemos ao longo do ano no âmbito do Programa Eco- Escolas?
E OUTROS PROJECTOS PARA AS Eco-Escolas Margarida Gomes - ABAE.
O problema do lixo termina
Objectivos A Agência Cascais Energia é uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais Objectivos: Promover o uso racional de energia Potenciar o aproveitamento.
Comunicação, divulgação de informação e interactividade Actividades socio culturais, desportivas e ocupação de tempos livres/apoio ao estudo Acções de.
Santarém Março a Julho de 2007
O que é o Projecto Eco-Escolas?
PROGRAMA EMPREENDER NA ESCOLA
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Agenda 21 nas Universidades
EMPREENDER Jovem e m p r e e n d e r n o 2º e 3º c i c l o Organização.
A Escola AA virtual INTERNETINTERNET INTERNETINTERNET SITE ou Página WEB Plataforma Moodle antonioarroio.crie.fc.ul.pt Correio eletrónico.
Tiago Costa Nº20 8ºC  Isolamento térmico  Organização dos espaços  Iluminação  Equipamento eléctricos  Aquecimento\Refrigeração.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
A primeira edição do Prêmio Fundação La Salle irá contemplar projetos voltados para as Comunidades Educativas de Educação Básica e Obras Assistenciais.
Programa Eco-Escolas ESCOLA BÁSICA DE GAVIÃO Ano letivo Coordenação: Cristina Mingacho/Fernanda Pereira.
Programa Eco-Escolas ESCOLA BÁSICA DE GAVIÃO
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
Índice 1.O que é o Projecto Limpar Portugal ? 2.A Inspiração 3.Porquê o dia 20 de Março? 4.Organização do PLP 5.Como participar.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
Arronches /2012 Agrupamento de Escolas de Arronches.
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
EB1/JI de Lameiras 7 de novembro de 2013
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SERRA DAS MINAS Projecto Ambiental
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Externato Cooperativo da Benedita Feira Eco - Solidária 4 de.
QUADRO EXPLICATIVO DO PROJETO. OBJETIVO DO PROJETO Proporcionar mediações conducentes a uma tomada de posição sobre o sentido da existência, contribuindo.
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
Projeto Agenda 2011 Rede Azul de Educação. Objetivo principal Divulgar os colégios da Rede de Azul de Educação pelos temas que serão trabalhados na agenda.
26 de setembro de 2011 Escola Sec/3 de Santa Maria da Feira Coordenadora Interconcelhia RBE Elisabete Carvalho.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
“Conhecer para cuidar, cuidar para preservar.” Os caminhos para um amanhã melhor para nós e para as futuras gerações.
Instalações Técnicas:
“A Supervisão pedagógica nas Escolas TEIP”
Actividades de Educação Ambiental Grupo Flamingo – Associação
Câmara Municipal da Póvoa de Varzim Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos Educação Ambiental 2006/ de Setembro de 2005 Plano de Actividades de.
Q2 Gestão sustentável dos resíduos CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Educação e Sensibilização Ambiental Plano de Actividades LIPOR 2006/2007 Gabinete de Informação Lipor.
O projeto Profissão Catador objetiva: Contribuir com a construção de alternativas coletivas para a organização dos Catadores de Cruz Alta, através da.
Parceiros ZENITTE Renováveis Zenitte | LE Consult Leonardo Rocha Mar_16 Parceiros ZENITTE Renováveis.
APRESENTAÇÃO GERAL. O que é? É uma competição de empreendedorismo e inovação onde os participantes, por meio de suas ideias de negócios, participam de.
PROJETO ECO-ESCOLAS ESCOLA BÁSICA DE LEÇA DO BALIO.
Escola E. B. 2,3 c/ Sec. José Falcão de Miranda do Corvo
AUDITORIA E ATIVIDADES Dia Internacional Eco-Escolas - 7 de Novembro Eco-Borboletas Auditoria Informal Lançámos um desafio em todas as turmas: Sugerir.
EU CUIDO, EU LIMPO! CAMPANHA AMBIENTE E CIDADANIA.
Principais objetivos do Programa Eco-Escolas/Escola Estimular o hábito de participação envolvendo ativamente as crianças na tomada de decisões e implementação.
Programa Eco- Escolas  Programa direccionado para a Educação Ambiental e para a cidadania, implementado pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE),
Barcos Reciclados.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA ECO-ESCOLAS Agrupamento Damião de Goes

O que é um programa eco escola?  Este é um Programa vocacionado para a educação ambiental e para a cidadania, que a Fundação para a Educação Ambiental (FEE), implementa em vários países da Europa desde o início dos anos 90.  Está a ser implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, desde o ano lectivo 1996/97.

Programa Eco-escola Programa Eco-escola  Visa encorajar ações e reconhece o trabalho desenvolvido pela Escola em benefício do ambiente.  Visa a aplicação de conceitos e ideias de educação e gestão ambiental à vida quotidiana da escola.  As ações concretas desenvolvidas pelos alunos e por toda a comunidade educativa, visam a tomada de consciência de que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o Ambiente global.

Eco- Escola  A proposta às escolas consiste na adopção de uma metodologia de trabalho que, articulando actividades de exploração de diversos temas, contribua para uma melhoria global do ambiente da escola e da comunidade.  Este esforço é reconhecido através da atribuição de uma Bandeira Verde, que certifica a existência, naquela escola, de uma educação ambiental coerente e de qualidade.

Eco- Escola  O Galardão Bandeira Verde é um certificado de qualidade ambiental da escola. Não é um prémio monetário mas um prémio de reconhecimento público da existência, naquela escola, duma educação pelo ambiente. O Galardão consiste em:  - Bandeira que poderá ser colocada no átrio da escola ou hasteada num mastro;  - Certificado de Eco-Escola;  - Autorização de utilização do logótipo das Eco-Escolas.  Para uma escola obter o Galardão Eco-Escola terá de estar registada no Programa e apresentar uma candidatura ao Galardão.

Os sete passos do programa Eco-Escolas:  OS 1.Constituição do Conselho Eco-Escolas 2.Realização da Auditoria Ambiental 3.Elaboração de um plano de ação para as Escolas 4.Monitorização e avaliação 5.Trabalho curricular 6.Momentos de Divulgação 7.Elaboração do Eco-código Finalmente a Candidatura ao Galardão Constituição do Conselho Eco-Escolas Alunos. Professores Assistentes Operacionais Administrativos Direção Escola Associação de Estudantes Pais / Associação de Pais Câmara Municipal Comunicação social ONGAS Escola Segura SEPNA Proteção Civil

Temas a abordar  Temas base: - água, resíduos e energia.  Temas do ano: - agricultura Biológica, mar e floresta.  Temas complementares: -transportes, ruído, espaços exteriores, biodiversidade e alterações climáticas.

Ações - Elaboração de inquéritos e realização da auditoria ambiental. - Participação na geração depositrão. - Campanha “Green Cork”. - Recolha de pilhas. - Recolha de papel. - Recolha de tampinhas - Diminuição do consumo de água e luz. - Medição do ruído. - Reciclagem de materiais. - Sementeira de plantas aromáticas. - Elaboração de cartazes de sensibilização.

Participação na geração depositrão

Campanha “Green Cork”.  - Candeeiros com cortiça.  - Construção do rolhinhas.  - Recolha de rolhas.

Recolha de tampinhas  Continuar-se com a recolha de tampinhas

Recolha de pilhas. A Escola promove junto dos alunos a recolha de pilhas e baterias portáteis usadas. Uma vez recolhidas as pilhas e baterias são colocadas dentro dos Pilhões. Cada Pilhão cheio vale pontos (ler regulamento) que podem ser trocados por material destinado a atividades escolares e lúdicas, de acordo com o catálogo de prémios da iniciativa "Pilhão vai à Escola".

 No seguimento da vossa inscrição na 7ª edição da campanha Geração Depositrão, gostaríamos de destacar alguns aspetos a considerar ao longo deste desafio.  Assim, lembramos que já no 1º período premiaremos todas as escolas que recolherem o mínimo de 50 kg de pilhas e/ou baterias em fim de vida (em anexo seguem exemplos). As escolas poderão selecionar um dos prémios abaixo: . Gravador DVD . Mesa Digitalização . Câmara Web . Coluna Bluetooth . Leitor DVD

A 1ª fase da recolha terá lugar entre os dias 1 e 19 de dezembro, de acordo com as datas a comunicar muito em breve. Verificar-se-ão, ainda, mais dois períodos de recolha neste ano letivo, respetivamente: ·. 2ª recolha >> 2 a 20 de março ·. 3ª recolha >> 1 a 19 de junho Sublinhamos que a atividade de recolha premiará 10 escolas a nível nacional, 5 em peso total e outras 5 em peso por aluno. Os resíduos a recolher incluem: a) Resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos. grandes eletrodomésticos (máquinas de lavar e secar roupa, fornos, fogões, micro ondas,…);. frigoríficos, arcas congeladoras, aparelhos de ar condicionado;. televisões/monitores, LCDs e plasmas;. computadores, impressoras, ratos, teclados, colunas, scanners, rádios, máquinas fotográficas, calculadoras, etc.;. pequenos eletrodomésticos (varinhas mágicas, torradeiras, fritadeiras, batedeiras, balanças, secadores de cabelo, ferros de engomar,…).

b) Resíduos de pilhas e acumuladores. pilhas de comandos, brinquedos, relógios, máquinas fotográficas, balanças, etc.;. baterias de ferramentas, telemóveis, computadores portáteis, entre outras. Os prémios podem ser consultados em: Os procedimentos relativos aos pedidos de recolha, serão encaminhados aquando da informação sobre as datas definidas para todas as escolas. Os pedidos de recolha só deverão ser enviados na semana anterior à data definida para cada escola.

Recolha de papel.  Recolha de papel, para a Renova.

Diminuição do consumo de água e luz.  Controle de gastos desnecessários de água e luz.

Medição do ruído. Medição do ruído.  Medição do ruído e campanha de sensibilização para a diminuição do mesmo.

Reciclagem de materiais. Reciclagem de materiais.  A importância de separar os resíduos. Concurso Inter-escolas no amarelo: Concurso interescolar de reciclagem (ecoponto amarelo). As escolas devem acondicionar o material e permitir a recolha semanal pelos serviços da autarquia.  Período: De Janeiro a Maio de Inscrições: Até 06 de Dezembro 2014.

Visitas às Instalações da Valorsul Em 2014 – Total 1 visita: Centro de Tratamento de Resíduos do Oeste (CTRO) Em 2015 – Total 2 visitas: Centro de Tratamento de Resíduos do Oeste (CTRO) Visitas às Instalações da Valorsul. Sessões EcoJornalistas: Missão 3R Visita ás instalações do Diário das Notícias, e elaboração de uma notícia de teor ambiental, no período da manhã, com início ás 9h.45m.

PROJETOS-CONCURSOS-ATIVIDADES Ao longo do ano letivo poderão surgir mais atividades ou concursos

Sementeira de plantas aromáticas. Sementeira de plantas aromáticas.

Elaboração de cartazes de sensibilização.

Inquérito aos Alunos (realizar 1 por cada aluno)

Funções do Delegado Ambiental  1. Cumprir e dinamizar na sua turma o sentido do cumprimento dos principais objetivos ambientais, exercendo uma vigilância ativa em defesa do ambiente.  2. Participar nas reuniões do Concelho Eco- escolas.