1 Cap 1: FUNDAMENTOS Perls F. (1988). A Abordagem Gestáltica e testemunha ocular da terapia. RJ: LTC. UNIP13/04/2011AHP.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GESTALT Termo do alemão que significa: FORMA FIGURA FUNDO EXEMPLO:
Advertisements

UNIP AHP Profa. Msc. Carolina Brum Março/2011
A ELABORAÇÃO DO UNIVERSO PELA CRIANÇA
Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte
Dinâmica e Gênese dos Grupos
A teoria pulsional freudiana
Como obter decisões para Jesus e levar pessoas ao batismo? Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador.
Estruturalismo e Funcionalismo
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
CULTURA ORGANIZACIONAL
Organização e Gestão da Biblioteca Escolar ☺
Epistemologia genética – Jean Piaget
PIAGET.
EPICURISMO PRAZER E SENSAÇÃO
RAZÃO E INSTINTO Pascal “ O Coração tem razões que a razão desconhece
SIMULAÇÃO EM COMPUTADOR: O PENSAMENTO COMO PROCESSAMENTO DE INFORMÇÕES
Movimentos da Psicologia
Emergências e Desastres
EDUCAÇÃO e seus sentidos
Teoria de Sistemas Origens
Disciplina: FCA II Aula 9: Teoria Sistêmica
Primeiro o Mais Importante Depois Ser Compreendido
Pressupostos básicos GESTALT: configuração
O TERAPÊUTA É O MELHOR PROFISSIONAL, QUANDO TORNA- SE O MELHOR PACIENTE DE SI MESMO!
Blz?.
Percepção e Fund. Das Artes Visuais
Administração Geral - Aula 05
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
Aula 4 – Psicologia da Gestalt – Escola Forma
Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”.
Professora Suraia Rahmé
Adriana Oliveira nº1 Filipa Martins nº13
“Psicologia da Forma - Gestalt.”
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
Comunicação & Expressão Professora Louise Lage Módulo 3
Modelo de Incapacidade Cognitiva Cláudia Allen
Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”.
O trabalho de Jean Piaget
Parte II – Os grandes teóricos e suas escolas de pensamento
Trabalho realizado por : DCA António Moreira nº5
HISTÓRIA E DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
PERCEPÇÃO É O PROCESSO DE ORGANIZAR E INTERPRETAR DADOS SENSORIAIS RECEBIDOS PARA DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA DO AMBIENTE QUE NOS CERCA E DE NÓS MESMOS.
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
ADAMUS – “Além da Mente” – 01/10 A Série e2012: SHOUD 1 "Vivendo Sua Consciência” - Canalizado por Geoffrey Hoppe, em 06/08/2011 Onde a batalha da energia.
Teoria Geral dos Sistemas
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
A Psicologia científica e suas implicações DOCENTE:Gisele Andrade
(A psicologia da Forma)
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
Gestaltismo ..
CONCEITOS BÁSICOS I Gestalt-terapia parte II
PROCESSO DE FORMAÇÃO E DESTRUIÇÃO DE GESTALT
UNIP AHP Profa. Msc. Carolina Brum Abril/ 2011
Desenvolvimento da Psicologia Científica
“Criatividade sob vários pontos de vista”
A Gestalt-terapia, sofrendo influências dos conceitos da Psicologia da Gestalt, incentiva a formação flexível de gestalt sucessivas, adaptadas à relação.
Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical
A ABORDAGEM GESTÁLTICA
Períodos no desenvolvimento da terapia centrada na pessoa (HART, 1970)
A FAMILIA SISTEMA VIVO.
Psicologia da Educação (Filosofia)
TEORIA COMPORTAMENTAL Surgiu no final da década de 40 e
TEORIA DO CONHECIMENTO. CONHECIMENTO POSSIBILIDADE Dogmatismo Dogmatismo Sofistas Sofistas Desconsideração da função mediadora do conhecimento Desconsideração.
PERSONALIDADE: por que estudar?
blogspot.com GESTALT A psicologia das formas.
Psicologia Jurídica 2ª aula PSICOLOGIA – CONCEITOS INTRODUTÓRIOS.
Fundamentos de Psicologia Experimental
Diferenciação e Dialética das Polaridades  Início do processo de formação de Gestalt: ponto de indiferença criativa  Abertura  possibilidades criativas.
Transcrição da apresentação:

1 Cap 1: FUNDAMENTOS Perls F. (1988). A Abordagem Gestáltica e testemunha ocular da terapia. RJ: LTC. UNIP13/04/2011AHP

2 Psicologia da Gestalt  Psicologia lida com objeto de maior interesse para os seres humanos: nós próprios e os outros.  Abordagem nova: organização de fatos, percepções, comportamentos ou fenômenos.  Também conhecida como psicologia da forma ou psicologia da percepção  Originalmente desenvolvido por um grupo de psicólogos alemães que trabalhavam com percepção.

3 Psicologia da Gestalt  Até então, a percepção humana era explicada segundo uma análise atomista e associacionista, ou seja, vigorava a idéia de que percebemos uma figura a partir de seus elementos e partes componentes, e a compreendemos por associação com experiências passadas. Em contraposição a essa noção, os psicólogos da Gestalt defendem que a percepção não é o resultado da soma de sensações de pontos luminosos individuais, mas uma apreensão imediata e unificada do todo, devido a uma necessidade interna de organização.

4 Psicologia da Gestalt  Figura e fundo. Ex. festa.  Princípio da boa forma.  Gestalt: Palavra alemã que não tem tradução em português. Gestalt; uma forma, uma configuração, uma composição.

5

6 Homeostase  Adaptação  Equilíbrio  Provisão de energia que é constante e tende a se distribuir uniformemente por todo o organismo. Energia = tensão normal do organismo.  Auto-regulação  O organismo tem necessidade de contato.  Fechar a gestalt – satisfazer suas necessidades

7 A doutrina holística O Homem é um organismo unificado e funciona em 2 níveis: pensar e agir. O Homem é um organismo unificado e funciona em 2 níveis: pensar e agir. Capacidade de abstração e conscientização. Capacidade de abstração e conscientização. Lidar com o homem global: mente e corpo. Lidar com o homem global: mente e corpo.

8 Limite de contato  Fronteira de contato  Ser em relação com o meio  Campos  Contatar é todo tipo de relação viva que se dê na fronteira, na interação entre o organismo e o ambiente, é um processo contínuo de reciprocidade em que homem e mundo se transformam.  O contato acontece no diferente, é o reconhecimento do outro, o lidar com o outro, o que eu sou, o diferente, o novo, o estranho.  O contato acontece na fronteira eu-outro.

9 Limite de contato  A origem do contato é em uma sensação, que leva a uma ação, que responde a necessidade emergente, e o processo se encerra, quando o organismo chega no equilíbrio e novas figuras começam se formar. Assim, o contato é o processo de formação de uma figura contra um fundo, no campo organismo/meio, é um processo continuo de surgimento de figuras que ativam o organismo como um todo, seu sistema vegetativo, sensorial, motor e cognitivo.  A fronteira de contato é ao mesmo tempo o ponto de divisa e o ponto de união, à medida que delimita, ela não é fixa, possibilita o encontro com o novo, o diferente. É na fronteira de contato que pode ocorrer mudança, transformação. O indivíduo precisa aproximar-se ou retrair-se na fronteira de contato a fim de satisfazer suas necessidades.

10 Limite de contato  Para Yontef (1998) uma fronteira eficaz exige permeabilidade suficiente para permitir o acesso da nutrição, e impermeabilidade suficiente para manter a autonomia e deixar o que é tóxico fora. Fronteiras eficazes são suficientemente flexíveis para ir de um grau de abertura/fechamento a outro.