NIGÉRIA (Oeste da África) O norte é predominantemente muçulmano. Cristianismo é majoritário no oeste e é praticado no sudeste junto a islamismo e cultos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os conflitos e os refugiados
Advertisements

Conflitos Nacionais na África.
E.M. NEIL FIORAVANTI - CAIC ALUNO: JOÃO GABRIEL CABRAL BELINI ANO: 7º B – 2014 DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: IRENE VIANA.
ÁFRICA um continente de muitas riquezas
Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH.
" Situação da Política Internacional da Mudança Climática em 2013 e Perspectivas Futuras Recife,31/10/2013 Eduardo Viola Professor Titular Instituto de.
Neocolonialismo.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
África Aspectos Gerais e Conflitos Ensino Médio e Curso Prof. Eli Toledo.
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA PROF. JHONNY. Crise de Imigração na Europa.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PARTE I Natania A S Nogueira
Aspectos Naturais, econômicos, políticos e sociais
Tráfico negreiro e escravidão
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA: café, indústria e movimento operário.
África no Brasil Povos Africanos.
História do Brasil No tempo dos Coronéis
Fatores que impulsionam as migrações internacionais
Países Produtores e Exportadores de Petróleo (OPEP)
CT&I e a Geração de Riqueza “O Ambiente de apoio a P&D” Lynaldo Cavalcanti Albuquerque Secretário Executivo ABIPTI
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
Formação da sociedade Urbano- Industrial Professor: Jeferson Geografia 220.
II Guerra Mundial
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
Crises Imperialistas e a Primeira Guerra Mundial ( ) Prof. Alan
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
Farroupilha Roberto filho.
Quadro de Portinari que representa a chegada da família real ao Brasil.
A EXPANSÃO MUÇULMANA As três razões principais que levaram os muçulmanos a lançar- se à conquista de novos territórios: - A pobreza e o superpovoamento.
A NÚBIA E O REINO DE CUXE. NÚBIA, BERÇO DA CIVILIZAÇÃO NA ÁFRICA Situada a nordeste da África Serviu nos tempos antigos como elo entre povos da África.
África do Sul Angola Argélia Benim Botsuana Burquina Faso.
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. O Estado Islâmico Nome Oficial  Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Jordânia, Israel, Palestina, Líbano, Chipre e.
Repórteres de Guerra Cultura, Língua e Comunicação Mass Media Fábio Rodrigues, Rafael Lourenço e Rui Cura.
Os Tempos Modernos Séculos XV e XVI
Capítulo 40 pág.571 a 583.   Atualmente passa por mudanças politicas e sociais.  Possui a maior cadeia de montanas da América.  Possui o maior Bioma.
As grandes regiões culturais
Professor responsável: Jorge Pacheco Feito por: Mafalda Aguiar nº22 6ºG.
URBANIZAÇÃO E ECONOMIA DO LESTE EUROPEU
O AVANÇO DA AGROPECUÁRIA NO BRASIL
A guerra Civil da Síria.
O OURO NO BRASIL.
Segunda Guerra Mundial
TEMA III: Mundo Fragmentado Fluxos de bens e serviços Por: Inês Gomes.
Brasil Colônia: a expansão territorial (séculos XVII e XVIII)
Migrações 2º EM – 2015 Jeferson. Migração Deslocamento populacional representativo que possui diversas causas. Problemas Políticos;  Curdos, Palestinos.
Trbalho de Geografia Prof: Karina Aluno: Arthur de Oliveira Moteiro.
Geografia geral >> O Talibã
Trabalho de história nome:Leticia n°12 nome:Paulo n°15 nome:iasmim n° 07 nome:thais n°18 profª:joelma E.E. Braz sinigaglia.
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense.
Tibete “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Dalai Lama.
REGIÃO NORTE.
O desenvolvimento do conflito Trabalho realizado por: Beatriz Ferreira de Pinho Nº8.
O mundo subdesenvolvido. Origens do subdesenvolvimento O Neocolonialismo Durante o século XIX, principalmente em sua 2ª metade, desenvolveu- se um processo.
Colégio de Nossa Senhora de Fátima Geografia 9º ano Filipe Miguel Botelho.
POPULAÇÃO MUNDIAL E SEU CRESCIMENTO. Em maio de 2006 a população mundial era de 6,800,000,000. Dados do IBGE.
BRASIL: OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTOS Luiz Fernando Furlan Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
O CONTINENTE AFRICANO  Prof.º Fylipe Alves Minikovski (capítulo 4 e 5 pág. 48 a 74) (capítulo 4 e 5 pág. 48 a 74)
Programa do Décimo terceiro Sábado Divisão do Sul do Pacífico
INSTITUTO SANTA LUZIA GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira 3ª Série – EM.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
Mais de 50 países. A África tem 1 bilhão de habitantes, cerca de 15% da Humanidade, que aliás foi nela que teve a sua origem. Nos países africanos mais.
GEOGRAFIA ÁFRICA Prof. Jhonny.
GEOPOLÍTICA DA ÁFRICA CIC/GEOGRAFIA
Revisão TSE 8 ano geografia
China regiões autônomas e províncias
China regiões autônomas e províncias
Transcrição da apresentação:

NIGÉRIA (Oeste da África) O norte é predominantemente muçulmano. Cristianismo é majoritário no oeste e é praticado no sudeste junto a islamismo e cultos tradicionais africanos. A produção de petróleo está centralizada na região sudeste, onde os ibos (etnia cristianizada) já tentaram sua independência (Guerra de Biafra). A região sudoeste concentra a atividade industrial e é majoritariamente iorubá (islamizados).

REGIÃO DO “CHIFRE” AFRICANO Área: km2. População: 60 milhões. Composição étnica: mais de 90 etnias. Religião: católicos ortodoxos muçulmanos e religiões africanas. Etiópia

Em um país cercado pelos conflitos da Somália, Etiópia e Sudão, as tensões da guerra são temas de debates em Fóruns Mundiais. A Etiópia foi à guerra na Somália com o apoio da União Africana, contra os Tribunais Islâmicos que detinham o controle de toda parte sul do país vizinho, incluindo a capital, Mogadiscio. Estes tribunais, por sua vez, têm apoio de outro país do Corno da África, a Eritréia, e, segundo os Estados Unidos, do líder da Al Qaeda, Ayman Al-Zawahiri.

O grupo de nações em conflito constituem, acima do Quênia, a área geográfica que tem a forma de um chifre de rinoceronte, daí o nome da vizinhança explosiva. Ela fervilha com mais de uma guerra. Ao lado da Etiópia, a noroeste do Quênia, está o Sudão, que atravessa dias não menos dramáticos, com nada menos que 2,5 milhões de habitantes desabrigados, procurando refúgio dentro e fora do país.

A tragédia vem de alguns anos, enquanto a ONU decidia se o que estava ocorrendo lá era ou não genocídio. O fato é que mais de 200 mil pessoas foram dizimadas na região da capital, a cidade de Darfur, desde A população africana negra acusa até hoje as milícias árabes, chamadas Janjaweed e apoiadoras do governo sudanes, de junto com este terem promovido tal genocídio.

LESTE DA ÁFRICA Porção ocidental: terras baixas drenadas pelos rios da bacia do Congo, recobertas por florestas equatoriais. Região de Zaire, Ruanda e Burundi (colôniasbelgas até 1960).

Ruanda e Burundi - conflitos étnicos (hutus, majoritários - 80% da população - e tutsis - 10%). Fronteiras com Zaire: expressivas minorias hutus e tutsis. Conflitos entre hutus e tutsis, em Ruanda (1994). Movimentos migratórios para países vizinhos. Campos de refugiados ao leste do Zaire (1 milhão de hutus). Problemática: 200 etnias e fronteira com nove países africanos. Intervenção da ONU e um cessar - fogo entre Uganda e Ruanda (08/06/00).

Em Ruanda, no ano de 1994, um conflito político levou à morte quase um milhão de ruandeses, no decorrer de apenas cem dias. O mundo fechou os olhos para Ruanda. Mas um homem abriu seus braços e coração e fez a diferença. Paul Rusesabagina era gerente do Hotel Milles Collines, em Kigali, capital de Ruanda, quando o conflito começou. Munido apenas da sua coragem, ele protegeu quem chegava ao hotel, adultos e crianças, mas de pessoas, assim como sua própria família. Indicado a 3 Oscar, baseado em uma história real Hotel Ruanda conta a história de Paul para contar a história de Ruanda, como um alerta ao mundo.

ÁFRICA DO SUL A África do Sul tem uma economia de mercado que se baseia nos serviços, na indústria, na exploração mineradora e na agricultura. As principais riquezas do país encontram-se sobretudo nos recursos minerais, como o carvão, o cobre, o manganês, o ouro, a cromita, o urânio, o ferro e os diamantes. No entanto, a exploração de minérios é liderada pela extracção do ouro. Os principais parceiros comerciais da África do Sul são os EUA, a Itália, o Japão, a Alemanha, Holanda, Brasil e o Reino Unido.

É baseado nas memórias do guarda prisional que acompanhou Nelson Mandela durante o seu cárcere de 26 anos imposto pelo regime do Apartheid, acusado de planejar ações armadas e sabotagens, acusação essa que Mandela confirma. É o relato de uma progressiva mudança de mentalidade de um homem que cresceu ouvindo mensagens racistas e que aprendeu a duvidar de tudo o tinha aprendido depois de conhecer um homem fora do comum: Nelson Mandela.

Jardim Botânico - RJ