UniCuritiba Diagrama das Áreas de Concentração Monografia Ciência Política Prof. MSc. Marlus Vinícius Forigo Política e Ideologia na Contemporaneidade:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria Geral. O Direito Econômico  É o direito das políticas públicas na economia.  Conjunto de normas e institutos jurídicos que permitem ao Estado.
Advertisements

Brunno Rafael Marini AD8A12 Profº Enzo.  Por que o comércio global é importante para os Estados Unidos e como é avaliado?  Por que as nações.
" Situação da Política Internacional da Mudança Climática em 2013 e Perspectivas Futuras Recife,31/10/2013 Eduardo Viola Professor Titular Instituto de.
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 2015/2016 Os obstáculos ao desenvolvimento Filipe Botelho.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
Comércio Internacional Comércio Comércio = atividade de distribuição e venda dos bens criados pelas atividades industriais e agrícolas. Origens do Comércio:
CONSELHO MUNICIPAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO Campinas PARTICIPAÇÃO SOCIAL CRISE OU MUDANÇA? Profa.Doraci Alves Lopes PUC-CAMPINAS Abril 2011.
Os Alicerces A Declaração Universal dos Direitos Humanos(1948) anunciaram uma nova era de empenhamento internacional na promoção e na proteção dos direitos.
AS ERAS DA ADMINISTRAÇÃO Aula 02. VISÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO Revolução Industrial substituiu a Era da agricultura pela Era da Industrial O desenvolvimento.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
ICS – Instituto de Ciências da Sociedade SINT / IBR 29 e 30 de outubro de 2012.
PROGRAMA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PCEDR BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS.
O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
VI SIMPÓSIO REGIONAL – Licitação, Contratos e Controle de Atos Administrativos Gestão Socioambiental na Administração Pública.
1 Direitos Humanos e Desenvolvimento Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP 1.
Os chamados “Novos Movimentos Sociais” (NMS)
DIREITO CONSTITUCIONAL Prof.º Paulo Rodrigues Teoria Geral da Constituição.
UNIP Prof. Flávio Henrique de Sarmento Seixas 1/34 Ambiente Econômico Global Integração Regional Blocos Econômicos.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
ESTADO-NAÇÃO E TERRITÓRIO Prof. Geová Ferreira. 1.Estados territoriais e Estados nacionais O A fronteira é o limite entre duas partes distintas, por exemplo,
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Regionalização Brasileira Educador: Luiz Lourenço.
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL PFF Prof. Abimael Costa.
NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO 2 ANO, APOSTILA 12.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NPGA – NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PROGESP – PROGRAMA DE ESTUDOS, PESQUISA E FORMAÇÃO.
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional - Senado Federal Brasília, 20 de agosto de 2013 O MERCOSUL e os acordos internacionais de comércio- José.
Crises Imperialistas e a Primeira Guerra Mundial ( ) Prof. Alan
Internacionalização do Agronegócio Brasileiro. Esquema da apresentação Internacionalização Inserção internacional da agricultura brasileira Oportunidades.
Resumo Boaventura S. Santos (p ) As sociedades capitalistas são constituídas por mercado, Estado e Comunidade. Em geral esta última sempre esteve.
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
O BRASIL NO SISTEMA INTERNACIONAL. As relações internacionais do Brasil ocorre: * com outros países * organismos internacionais * baseado na Constituição.
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
A controvérsia do planejamento: Eugênio Gudin x Roberto Simonsen  Agosto 1944 – Roberto Simonsen elabora Planificação da economia brasileira quadruplicação.
Nova Ordem Mundial A construção da nova ordem Crise da URSS e as reformas de Gorbachev: Perestróica e Glasnost. Queda do Muro de Berlim: Falência.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia Luis E.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
GEOPOLÍTICA DA NOVA ORDEM MUNDIAL – CAP. 17 JANDERSON - CIC.
Max Weber Prof Dr. Robson Santos de Oliveira FAFICA
Economia Contemporânea Carlos Augusto da Silva Souza.
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Capítulo 40 pág.571 a 583.   Atualmente passa por mudanças politicas e sociais.  Possui a maior cadeia de montanas da América.  Possui o maior Bioma.
A Rússia na nova ordem Geopolítica
Movimentos Migratórios e suas Motivações
Mercosul Nome: Guilherme dos S. Silva e Enzo N: 5 Ano: 8D.
Trabalho de Geografia sobre o MERCOSUL Alunas: Gabriela Samara Lozekam Luciana Rosset 1 Imagem 1. Disponível em:. Acesso em: 06/03/2016.
1. 2 O que são blocos econômicos
Revisando Modo de Produção Feudalismo A Nova Relação Cidade-Campo A Burguesia Os Estados Nacionais Centralização Política e Econômica Capitalismo Mercantil.
A americanização ( perversa) da seguridade social no Brasil
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
1 Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira Relações laborais nas empresas multinacionais.
GEOGRAFIA Professor: Wilson Forti Maria Clara Samapaio Nº 14 8ºB Pedro Henrique Ambrósio Nº 18 8ºB Rafaella Montebello Nº 19 8ºB.
INTCEX 2. INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR FMI O Fundo Monetário Internacional é uma organização internacional que pretende assegurar o bom.
RECUPERAÇÃO ANUAL Aspectos de uma economia globalizada 3º BIMESTRE O papel dos grandes organismos internacionais na economia: (GATT) OMC, FMI, BANCO MUNDIAL.
O mundo subdesenvolvido. Origens do subdesenvolvimento O Neocolonialismo Durante o século XIX, principalmente em sua 2ª metade, desenvolveu- se um processo.
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
SPS - ACORDO SOBRE A APLICAÇÃO DE MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSSANITÁRIAS SPS Agreement.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Aula 2. Operação Pan-Americana e os fatores sistêmicos FLP Política Externa Brasileira Instituto de Relações Internacionais – USP Prof. Pedro Feliú.
A Formação sindical sobre Normas Internacionais do Trabalho Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa (DECLARAÇÃO DA JUSTIÇA.
Globalização e Integração Econômica. Economia Global define uma nova era na história da humanidade, em que a interdependência entre os povos será tão.
Políticas culturais no Brasil contemporâneo Antonio Albino Canelas Rubim
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
Transcrição da apresentação:

UniCuritiba Diagrama das Áreas de Concentração Monografia Ciência Política Prof. MSc. Marlus Vinícius Forigo Política e Ideologia na Contemporaneidade: Política e Ideologia. Regimes autoritários. Cultura e Poder. Poder, ideologia e meios de comunicação. Aspectos políticos e sociológicos da Nova Economia. A democracia. Poder e discurso. Ditadura militar brasileira. Pensamento político clássico. Estado e poder. Ética e política.

UniCuritiba Diagrama das Áreas de Concentração Monografia UniCuritiba Diagrama das Áreas de Concentração Monografia Política Internacional Geografia Política: Rede, Território e Poder. Cultura e Poder. Formação Territorial do Brasil. Política Externa Brasileira. Globalização, Democracia e Terrorismo. África: território, cultura e política. Mercosul. Guerra do Paraguai. Questões Ambientais Nacionais e Internacionais. Políticas Ambientais Nacionais e Internacionais. Amazônia e Geopolítica. Organizações Internacionais (ONU, OEA, etc.). Geopolítica Mundial e Geopolítica do Brasil. Ditaduras na América do Sul. Continente Antártico. Guerra Fria e "Nova Ordem Mundial". Prof. Dr. Nilson Cesar Fraga

UniCuritiba Diagrama das Áreas de Concentração Monografia Relações Internacionais Prof. MSc. Rafael Pons Reis Relações Internacionais Contemporâneas e Política Externa Brasileira: Emergência e evolução das Teorias de Relações Internacionais e suas aplicações históricas: Idealismo, Realismo, Pluralismo, Teoria Crítica, Pluralismo, Interdependência, etc. Negociações internacionais de caráter público e privado. O papel e a influência das Organizações Internacionais (OIs) e Organizações Não- Governamentais (ONGs) no cenário internacional. Segurança Ambiental Internacional. Regimes Ambientais Internacionais: Biossegurança e Mudança Climática. O Brasil e os grupos de interesses brasileiros na política ambiental internacional. A política externa do Brasil, de Getúlio Vargas (1930) aos dias de hoje.

UniCuritiba Diagrama das Áreas de Concentração Monografia História História das Relações Internacionais (século XX, Europa-Américas); História da Política Exterior do Brasil (Período Republicano): Relações políticas e econômicas do Brasil com seus principais parceiros na Europa e nas Américas. Elaboração de política externa no Brasil durante o período republicano. História Militar: participação do Brasil nas guerras mundiais e em conflitos internacionais depois da Segunda Guerra Mundial. Política externa de Getúlio Vargas em seus dois governos. Política externa brasileira durante o Regime Militar. Visão de política internacional dos partidos políticos brasileiros. Formação e educação de diplomatas brasileiros no século XX. Historiografia de relações internacionais no Brasil. Prof. Dr. Wilson Maske

UniCuritiba Diagrama das Áreas de Concentração Monografia História História Política, Cultura e Poder Recorte temporal: Idade Contemporânea. Recorte espacial: Ocidente. Linha de pesquisa com o objetivo de estudar personalidades (biografias) públicas e políticas a partir do espaço privado e sua influência nos espaços público e/ou político. Compreender o papel dos sentimentos, dentro de uma perspectiva histórica, na tomada de decisões políticas, sociais, religiosas, culturais, etc... Entender a participação de indivíduos e grupos, bem como suas motivações e emoções no processo histórico. Temas de estudo: História do Brasil História norte-americana História da Europa Profa. Dra. Etiane Caloy Bovkalovski

UniCuritiba Diagrama das Áreas de Concentração Monografia História Prof. MSc. Renato Augusto Carneiro Junior História, Política, Religião e Sentimentos: História Moderna e Contemporânea (geral). História do Brasil República. História da América Latina Formação dos Estados latino americanos. Influência norte-americana na América Latina. Ditaduras militares na América Latina. Autoritarismo, Totalitarismo e Populismo. Guerra Fria. História da Igreja Católica. Teologia da Libertação na América Latina. Cultura e patrimônio cultural latino-americano. Mercosul e sistemas de integração na América. Sentimentos na política. História do Paraná Republicano.

UniCuritiba Diagrama das Áreas de Concentração Monografia Direito Internacional Regulamentação e Solução de Conflitos do Comércio Internacional e Investimentos Estrangeiros: OMC: origens, estrutura, funcionamento e normas. Comércio internacional de bens: barreiras tarifárias; barreiras não-tarifárias: padrões técnicos, medidas sanitárias e fitossanitárias, cláusula social, cláusula ambiental, exigências burocráticas. Comércio Agrícola. Medidas de defesa comercial: antidumping, salvaguardas e subsídios. Comércio de serviços. Comércio internacional e políticas nacionais de desenvolvimento. Solução de controvérsias na OMC. Regulamentação bilateral, regional e multilateral de investimentos estrangeiros. Legislação brasileira sobre investimentos estrangeiros. Solução de conflitos internacionais sobre investimentos estrangeiros. Profa. MSc. Karla Closs Fonseca

UniCuritiba Diagrama das Áreas de Concentração Monografia Direito Internacional Profa. MSc. Elizabeth Höller Lee Direitos Humanos, Organizações Internacionais e Direito Penal Internacional: As três gerações de direitos humanos. Universalidade e Relativismo Cultural. Técnicas Internacionais de Proteção dos Direitos Humanos. Sistema das Nações Unidas. Sistema Europeu de Direitos Humanos. Sistema Interamericano. Sistema Africano. Direito Humanitário. Direitos Humanos no Brasil (mulheres, crianças, discriminação racial, tortura e tráfico de pessoas). Estrutura e funcionamento das principais organizações de caráter político (ONU e OEA) e técnico (OIT, OMS, AIEA, UNESCO, FAO). Direito Penal Internacional: Tratado de Roma de 1998 e Tribunais penais internacionais.

UniCuritiba Diagrama das Áreas de Concentração Monografia Direito Internacional Profa. Camila Marquez Bresolin Bressanelli Os Direitos Internacionais do Homem; Direito Internacional Público e sua importância no mundo contemporâneo. Direitos Humanos: as gerações de direitos humanos. As Declarações de Direitos Humanos. Universalidade e Relativismo Cultural. Técnicas Internacionais de Proteção dos Direitos Humanos. Sistemas de proteção a Direitos Humanos: das Nações Unidas, Europeu, Interamericano, Africano. Direito Humanitário. Direitos Humanos no Brasil (mulheres, crianças, discriminação racial, tortura e tráfico de pessoas). A Conferência de Viena e suas repercussões nas Relações Internacionais. A proteção da saúde e da vida e a proteção das minorias. Noção, fundamento e desenvolvimento histórico do direito internacional público e as pessoas internacionais.

UniCuritiba Diagrama das Áreas de Concentração Monografia Economia Economia Brasileira e Economia Mundial: A inserção econômica do Brasil na economia mundial. Etapas da industrialização brasileira e contexto econômico internacional. As crises econômicas brasileiras e suas relações com o cenário econômico mundial. Planos econômicos e de desenvolvimento nacionais e seus fatores condicionantes endógenos e exógenos. Capitais estrangeiros no Brasil. Privatizações e liberalização econômica no Brasil, após O comércio exterior do Brasil. Estudos comparativos dos modelos de integração econômica internacional (UE, MERCOSUL, NAFTA, etc...) e seus reflexos sócio-políticos e econômicos sobre os países que os adotaram. Profa. MSc. Patrícia Tendolini Oliveira

UniCuritiba Diagrama das Áreas de Concentração Monografia Economia Prof. Dr. Carlos-Magno Esteves Vasconcellos Economia Política Internacional: Os arranjos econômicos, políticos e financeiros pós-2ª Guerra Mundial (Bretton Woods, Plano Marshall, Acordos Yalta-Potsdam) e suas conseqüências no reordenamento do capitalismo internacional. A construção e a desconstrução da hegemonia econômica mundial dos Estados Unidos. A Guerra Fria, a corrida armamentista e a nova divisão internacional capitalista do trabalho. A expansão das grandes corporações multinacionais e o imperialismo. As crises econômicas do capitalismo após a 2ª Guerra Mundial e seus reflexos sobre a economia brasileira. O FMI e seus “Programas de Ajuste Estrutural” para países subdesenvolvidos. A economia política do petróleo. O colapso econômico das sociedades socialistas e sua reinserção no capitalismo Mundial. A financiarização do capital e suas conseqüências para a economia mundial e brasileira. O neoliberalismo e a globalização do capital. O capitalismo global e a nova dependência econômica dos países subdesenvolvidos. Integração econômica latino-americana.

UniCuritiba Diagrama das Áreas de Concentração Monografia Economia Profª Drª Cintia Rubim Economia Latino-americana e Economia Internacional A abertura comercial no Brasil e na América Latina. Estudos comparativos das diferentes experiências de abertura econômica e comercial na América Latina e nos países asiáticos e seus impactos sobre os fundamentos macroeconômicos. As crises econômicas internacionais dos anos 90 à crise de 2008: aspectos comuns e contraditórios. O desempenho recente do setor externo brasileiro. O Balanço de Pagamentos e as transações econômicas e financeiras internacionais dos países latino-americanos. Política comercial externa e impactos sobre o desempenho dos setores exportadores dos países no sistema econômico internacional.